sexta-feira, 10 de maio de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 11 a 17 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
PELA SAÚDE DE NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES
000001_faca_bonito_interna_jpg_1058132790 
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, é uma conquista que demarca a luta pelos direitos humanos de crianças e adolescentes no território brasileiro. Nesta e na próxima semana, diversas atividades relacionadas ao tema acontecem em todo país.  Nesta terça-feira, 14 de maio, o III Seminário Tecendo a Rede de Proteção aborda o tema “Copas e Olimpíadas: qual legado queremos para nossas crianças e adolescentes?”. A atividade será realizada no auditório da EMERJ, das 8h às 18h, e é aberta ao público. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail seminario.fia@gmail.com e é preciso informar nome, instituição, função, telefones e e-mail. O auditório da EMERJ fica na Av. Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro. Mais informações pelos telefones: 2334-8034 e 2334-8015.A campanha Faça Bonito divulga em seu blog atividades relacionadas à data. Envie a programação do seu município para facabonito@gmail.com.
CULTURA NEGRA, EDUÇÃO E AÇÕES AFIRMATIVAS
abolicao 
Nesta segunda-feira, 13 de maio,  a Lei Áurea completa 125 anos. A partir de sua promulgação, os negros passaram a ter direito à liberdade no Brasil. Para comemorar a data, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e o Coletivo Palmares promovem o evento “125 anos de abolição: cultura negra, educação e ações afirmativas no Brasil”. A atividade, que acontece nos dias, 13 e 14 de maio, tem como objetivo lembrar a cultura negra e suas influências para o povo brasileiro. Oficinas, palestras e atividades culturais integram a programação, que acontece a partir das 14h no Centro Cultural da Uerj (em cima do restaurante universitário). Além de debater temas como racismo, educação, ações afirmativas, cultura de rua e cultura popular tradicional, os visitantes poderão participar de oficinas de jongo, contação de histórias e grafitti e de uma roda de capoeira angola, que encerra o evento, na terça-feira, dia 14, às 20h. A Uerj fica na rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã. Mais informações: 2334-0625. Confira a programação completa do evento!
LUTA PELA LIBERDADE
12333_139002546283219_193444467_n 
Dia 18 de maio é Dia Nacional da Luta Antimanicomial. O movimento luta pelo fim da internação manicomial e pela garantia da liberdade ampla e irrestrita de todo o ser humano. Na próxima sexta-feira, 17 de maio, o Coletivo Antimanicomial do Rio de Janeiro, que sustenta o lema “Por uma sociedade sem manicômios”, promove o Ato Público do Dia Nacional da Luta Antimanicomial. A ação acontece na Praça XV, a partir das 13h, com o tema “Pelas ruas e becos da cidade: liberdade! Não à privatização e encarceramento da vida!”. Durante todo o dia, apresentações, oficinas, e intervenções ocuparão o espaço. No sábado, dia 18, a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (RAP da Saúde) estará no Arpoador para sensibilizar a sociedade sobre o assunto. Participe!
PRÊMIO JOSÉ REIS 2013
premio_JR_2013 
Estão abertas até 17 de maio, sexta-feira, as inscrições para a 33ª edição do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica. Concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o prêmio é destinado aos profissionais que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. O premiado terá a oportunidade de ministrar uma conferência sobre sua contribuição para o conhecimento público da Ciêmcia, Tecnologia e Inovação, durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).  As inscrições podem ser feitas pelo próprio candidato, por seu representante legal ou por indicação de dirigentes de entidades públicas ou privadas, em conformidade com o regulamento disponível no site http://www.premiojosereis.cnpq.br.