sexta-feira, 26 de abril de 2013

26 de abril - Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hipertensão Arteria

http://smsdc-cfepitaciosoaresreis.blogspot.com/
Viver mais é uma escolha que você faz.


O que é a Hipertensão?

Hipertensão arterial acontece quando a nossa pressão está acima do limite considerado normal, que, na média, é máxima em 120 e mínima em 80 milímetros de mercúrio, ou simplesmente 12 por 8. Valores inferiores a 14 por 9 podem ser considerados normais a critério médico. As pessoas que têm familiares hipertensos, que não têm hábitos alimentares saudáveis, ingerem muito sal, estão acima do peso, exageram no consumo de álcool ou são diabéticas têm mais risco de desenvolver a hipertensão.

Causas da Hipertensão
Heditariedade, obesidade, estresse, excesso em sal e uma má alimentação.

Prevenção e Tratamento
Quem tem parentes hipertensos, está acima do peso, tem mais de 40 anos de idade, é portador de diabetes ou de outros fatores de risco para as doenças cardiovasculares (como colesterol elevado, tabagismo, estresse) deve medir a pressão regularmente e fazer a prevenção da doença, pois tem maior risco de se tornar hipertenso.
Quem já é hipertenso (pressão igual ou acima de 14 por 9) ou tem a pressão arterial limítrofe (acima de 12 por 8 e inferior a 14 por 9) deve fazer controle médico periódico e seguir as orientações dadas por aquele profissional. Para prevenir e controlar a hipertensão, é importante fazer atividades físicas regulares (de pelo menos 30 minutos ao dia, 3 ou mais vezes por semana), reduzir o consumo de sal da alimentação (não use o saleiro, evite alimentos prontos e industrializados, utilize outros temperos), manter o peso adequado (reduzir o peso se tiver sobrepeso ou obesidade), controlar o estresse (sono adequado, controle da ansiedade e depressão, relaxamento) e, se necessário, utilizar medicamentos prescritos pelo médico de forma constante. A maioria dos hipertensos, mesmo com hábitos saudáveis, precisa utilizar medicamentos.
Os princípios ativos mais modernos não causam efeitos colaterais importantes e protegem os órgãos vitais (coração, cérebro, rins, olhos e artérias) dos riscos da hipertensão.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA - PSE - Aprendendo a combater um grande inimigo!

 http://ciepglauberocha.blogspot.com/
PSE - Aprendendo a combater um grande inimigo!:
...
...
...
...
...


AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 27 de abril a 03 de maio

 http://elosdasaude.wordpress.com/
ze-gotinha 
SÁBADO: VACINA CONTRA A GRIPE
Neste sábado, 27 de abril, todas as clínicas da família e os centros municipais de saúde do Rio de Janeiro estarão de portas abertas para receber a população que precisa se vacinar contra a gripe. Os postos vão funcionar em horário ampliado, de 8h às 17h, e a expectativa é imunizar 50 mil pessoas. Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), as unidades de saúde do Rio  vão oferecer a vacina que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A campanha prossegue até o dia 10 de maio. Devem se vacinar idosos, crianças de seis a 23 meses, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, doentes crônicos e profissionais da saúde. A vacinação é segura e é a melhor forma para impedir doenças graves, internações ou mesmo óbitos associados à gripe. Estudos demonstram que a imunização pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina é constituída por vírus inativados, por isso não causa a doença. Mas pessoas febris, portadores de doenças neurológicas, com história de alergia grave relacionada a ovo e reação a doses anteriores devem consultar um médico antes de tomar a vacina. Os endereços dos postos de vacinação podem ser consultados pela Central 1746.
postal da saúde: equidade
SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA
Acontece nesta terça-feira, 30 de abril, o lançamento dos vídeos “Saúde da População Negra: Variável Raça/Cor” e “Saúde da População Negra: Saúde Mental”, produzidos pela Coordenação de Educação em Saúde da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Os vídeos são materiais educativos elaborados a partir das imagens registradas durante seminários que abordaram a temática e estimulam o debate sobre a implantação da Política Nacional de Atenção à Saúde da População Negra no município do Rio de Janeiro. O evento será realizado de 9h ao meio-dia no auditório do Otics da CAP 1.0 (Rua Evaristo da Veiga, 16, 2º andar, Cinelândia). Mais informações: (21) 2273-7398.
CANAL SAÚDE COM NOVA PROGRAMAÇÃO
canalsaudeO Canal Saúde estreia na próxima segunda-feira, 29 de abril, uma nova grade de programação, com mais quatro horas, totalizando 14 horas no ar. O motivo do aumento é o cumprimento de uma meta acordada com o Ministério da Saúde e com a Oi TV, que transmite a programação do Canal. O intuito é materializar o Canal como uma emissora de televisão, e não um espaço de provimento de conteúdo.  A nova grade, que será transmitida de 8h às 22h, inclui novos programas, entre produções próprias e aquisições, novos cenários, todos virtuais, para os programas em estúdio, produções repaginadas e a divisão da programação em faixas. Saiba mais  sobre a nova programação do Canal Saúde.
edital-contempla-projetos-sociais-comunitarios
GESTÃO DE PROJETOS SOCIOCOMUNITÁRIOS
Estão abertas até 30 de abril, terça-feira, as inscrições para o Curso de Elaboração e Gestão de Projetos Sociocomunitários, promovido pela Fiocruz. Sem pré-requisito , o curso tem o objetivo de preparar os participantes para lidar com recursos privados com fins não lucrativos. O curso acontecerá de maio a agosto e as aulas serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 9h às 13h, na na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp), em Manguinhos. Candidatos devem preencher a ficha de pré inscrição e enviar para o e-mail patricianassif@fiocruz.br.
TUBERCULOSE EM POVOS INDÍGENAS
seminario tuberculose 
A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz) promove nesta segunda-feira, 29 de abril, o seminário Epidemiologia, sanitarismo, povos indígenase controle da tuberculose: a atualidade da agenda de Noel Nutels. O encontro pretende elucidar aspectos históricos relativos ao programa de controle da doença entre os indígenas, apresentar indicadores epidemiológicos atualizados e debater aspectos operacionais. Participam o diretor da Ensp, Antônio Ivo de Carvalho, e os pesquisadores Carlos Coimbra Jr. e Otávio Porto. O evento é aberto ao público e será realizado no salão internacional da Ensp, das 9h às 17h.


LAICIDADE NO BRASIL
topo_2_pt 
A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Observatório da Laicidade do Estado promovem, de 7 de maio a 9 de julho, o curso de extensão Laicidade do Estado no Brasil : Direitos Humanos, Religião e Educação. O curso  está organizado em 10 sessões, uma por semana, e as aulas acontecem sempre às terças-feiras, de 18h às 20h, no auditório do anexo do Centro de Filosofia e Ciências Humanas, no campus Praia Vermelha. Estão disponíveis 40 vagas e as s inscrições podem ser feitas até terça-feira, 30 de abril, pelo email laicidade@nepp-dh.ufrj.brConfira a programação completa!


SAÚDE PRESENTE NA C. M. YEDA LAMOUNIER

 http://smsdc-clinicadafamilia-edmavaladao.blogspot.com/
 Atividade de PSE da Equipe União na creche YEDDA LAMOUNIER,realizada no dia 04/04/2013. Com a presença do Dr. Maurício,Técnica de Enfermagem Selma, Nutricionista Patrícia e os ACS Aline Cruz,Jorge Braga e Michelle Gomes.