quinta-feira, 25 de abril de 2013

FIQUE SABENDO - Vitamina D

 http://drauziovarella.com.br/
Ainda trago na memória o gosto insuportável do óleo de fígado de bacalhau que minha avó me empurrava goela abaixo, antes do almoço.
A crença nos poderes milagrosos dos fígados dos bacalhaus vinha do século 19. Em 1822, um médico polonês observou que o raquitismo era mais comum nas crianças que haviam migrado para as cidades. Dois anos mais tarde, os alemães sugeriram que a doença fosse tratada com óleo de fígado de bacalhau.
Em 1848, médicos ingleses conduziram um dos primeiros ensaios clínicos da história da medicina. Mais de mil pacientes com tuberculose foram divididos em dois grupos: um deles foi tratado com três colheres diárias do insuportável óleo, enquanto o outro recebeu apenas cuidados gerais. No final, haviam morrido 33% dos pacientes do grupo controle, contra 19% do grupo tratado.
Até a descoberta de medicamentos específicos para a tuberculose em meados do século 20, os doentes eram enviados para respirar ar puro e fazer repouso, nas montanhas. Nos sanatórios, era obrigatório expô-los ao sol da manhã.
O tratamento com óleo de fígado de bacalhau e a fototerapia tinham um denominador comum: a vitamina D, só descoberta em 1922.
Ao contrário de outras vitaminas, o corpo humano produz cerca de 90% da vitamina D que necessitamos; o restante vem dos alimentos.
Sob a ação dos raios ultravioletas, uma molécula precursora existente na pele (7-dihidrocolesterol) transforma-se numa forma inativa da vitamina D, que será convertida em ativa no fígado e nos rins.
A descrição recente de que a maioria das células do organismo possui receptores para vitamina D, serviu de base para preconizar seu uso na prevenção de males crônicos, como diabetes, câncer, asma, Alzheimer e doenças cardiovasculares.
Esses conhecimentos, associados à dificuldade de exposição ao sol característica da vida urbana, criaram um mercado fértil para o consumo indiscriminado de suplementos contendo vitamina D que, nos Estados Unidos, saltou de U$ 50 milhões em 2005, para U$ 600 milhões em 2011.
Muitos pesquisadores desaprovam essa estratégia de medicar em massa. No passado, outras vitaminas que pareciam trazer benefícios à saúde, demonstraram efeito contrário.
Nos anos 1990, a crença de que o betacaroteno seria dotado de efeito antioxidante capaz de neutralizar os compostos cancerígenos do cigarro, levou os finlandeses a dividir 30 mil fumantes em dois grupos, um dos quais recebeu suplementos com betacaroteno. Para surpresa, justamente nesse grupo houve aumento de 18% na incidência de câncer de pulmão e de 8% na mortalidade geral.
Estudo semelhante conduzido nos Estados Unidos dois anos mais tarde precisou ser interrompido por causa do aumento do número de casos de câncer de pulmão e de mortes entre os que receberam betacaroteno.
Em 2008, um ensaio clínico para estudar o papel da vitamina E e do selênio na prevenção do câncer, também foi interrompido precocemente: a suplementação provocou aumento de 17% na incidência de câncer de próstata.
Enquanto uma corrente defende que níveis sanguíneos mais baixos de vitamina D estejam associados a diversas doenças crônicas, outros consideram simplista essa explicação. Para eles, a hipovitaminose é mais comum em pessoas que não tomam sol, portanto fazem menos exercício e levam vida menos saudável. Além disso, como se trata de uma vitamina solúvel em gordura, indivíduos obesos (portanto mais propensos a doenças crônicas) apresentam níveis sanguíneos mais baixos.
Depois de examinar centenas de trabalhos, o Institute of Medicine dos Estados Unidos concluiu, em 2010, que “embora haja evidência de que a vitamina D é importante para a saúde dos ossos, não há benefícios que justifiquem seu uso com outras finalidades”.
Estão em andamento diversos estudos com milhares de participantes para esclarecer o papel da vitamina D na prevenção de enfermidades crônicas. Enquanto os resultados não são conhecidos, é mais sensato confiar no método natural: expor braços e pernas ao sol durante 5 a 30 minutos (a pele escura sintetiza com mais dificuldade), duas vezes por semana, ou apanhar sol no corpo inteiro a cada dois ou três meses, por tempo suficiente para deixar a pele um pouco mais pigmentada.

C. M. HERBERT DE SOUZA PROMOVENDO SAÚDE - Comer, comer...

 http://cmherbertdesouza.blogspot.com/
Comer, comer...: Despertar nas crianças o interesse sobre os alimentos, aproveitando sua curiosidade natural para trabalhar a importância da alimentação saudável, é o melhor caminho para conquistá-las, seduzi-las, tornando o  ambiente da alimentação alegre e participativo...




"Se eu não como, me dá nó nas tripas
Me ataca a gripe
Não posso dormir


Incha meus olhos
Eu fico tão fraco
Que até um mosquito
Vai me destruir








Se eu não como, não posso gritar
Não consigo falar
E começo a tremer



Eu como de uma só vez
A comida de um mês
Até minha barriga crescer



Comida de um mês?
Comendo outra vez?
De uma só vez?
1, 2, 3



Comer comer, comer comer
É o melhor para poder crescer
Comer comer, comer comer
É o melhor para poder crescer!"

DICA - Projeto alia cinema e literatura nacional em escolas do Rio de Janeiro

 http://www.blogeducacao.org.br/
Alunos do ensino fundamental de nove escolas públicas das zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro (RJ) irão receber o projeto Cine Literário, criado pelo Ponto Cine. A ação tem como objetivo levar aos estudantes uma série de filmes nacionais baseados em livros e fomentar o gosto pelas obras literárias e cinematográficas.
As escolas participantes irão receber midioteca composta por aparelho de televisão, leitor de discos blu-ray, 50 filmes e exemplares dos livros que lhes deram origem, para que, além de ler, os alunos possam assistir os longas-metragens. Na lista de filmes estão Lavoura Arcaica, de Luiz Fernando Carvalho, adaptado da obra de Raduan Nassar; Desenrola, de Rosana Svartman, inspirado no livro de Juliana Lins e A Hora da Estrela, dirigido por Suzana Amaral, com base na narrativa de Clarice Lispector.
O Ponto Cine inaugurou a primeira sala popular de cinema digital do Brasil no bairro de Guadalupe. Os alunos e professores foram preparados em oficinas de exibição e de montagem da midioteca para receber os acervos. “O objetivo é estimular nos alunos a leitura por intermédio do cinema e aumentar o acesso ao cinema pela leitura. É um projeto que casa livros e filmes”, afirma o criador do Ponto Cine, Adailton Medeiros.
No mês de maio, durante a Mostra Cine Literário, serão produzidos dez DVDs de debates com escritores, diretores, produtores e atores dos filmes. “Queremos que o cinema entre no universo dos alunos e que eles sejam multiplicadores. O acervo deverá atender toda a comunidade escolar. Os livros e filmes também deverão ser utilizados por professores e pais. Essa é uma forma de quebrar o muro da escola”, diz Medeiros.
Com informações O Globo. 

IDÉIA - Se as coisas fossem mães

 http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/




















Atenção Professores que Trabalham com audiovisual: Inscrições abertas para a 3ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio

 http://conexaodasartes-sme-rj.blogspot.com/
Seria legal participar com temas de saúde.


Olá! Repassando convite compartilhado pela profª Erika Augusto Camacho:

Inscrições abertas para a 3ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio

"Estão abertas, até 10 de maio, as inscrições para a 3ª Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio, que vai selecionar vídeos produzidos por alunos matriculados nas diferentes séries do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos de todo o Brasil. Serão aceitos curtas-metragens digitais com até 15 minutos de duração, produzidos nos anos de 2011, 2012 e 2013, em qualquer formato (DVcam, Betacam, minidv etc), desde que tenham cópia de exibição em DVD" (mais informações na página de inscrição no site: cliquem aqui).


NOTAS:
Site da Fiocruz: http://portal.fiocruz.br/
Blog do evento (Mostra Audiovisual Estudantil Joaquim Venâncio): http://mostrajoaquimvenancio.wordpress.com/

Postagem: Imaculada Conceição Manhães Marins