terça-feira, 16 de abril de 2013

Dia Nacional da Voz: fonoaudióloga ressalta importância e os cuidados a serem tomados

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Divulgação
Passar um dia rouco já é suficiente para perceber a importância da voz para o ser humano. Não precisa ser professor, cantor, locutor, jornalista ou outro profissional que utiliza a voz como ferramenta de trabalho para estar consciente sobre os cuidados com as cordas vocais. Nesta terça-feira (16/4) é celebrado o Dia Nacional da Voz.
A precaução com a voz é uma necessidade e algumas atitudes permitem mantê-la mais saudável da infância até a vida adulta. “Cuidar da voz é uma questão de condicionamento físico. Ela precisa estar forte para aguentar as variações do dia a dia. Falar sem esforço, articular bem as palavras, beber bastante água, fazer repouso vocal, evitar pigarrear, sussurrar ou gritar, manter boa postura corporal ao falar são algumas das principais recomendações”, orienta a fonoaudióloga do Hospital Conceição, vinculado ao Ministério da Saúde, Gigiane Gimbre.
Determinados alimentos exercem influência direta ou indireta sobre a produção da voz e da fala. A especialista cita como exemplos água, maçã, mel, bebidas quentes, limão e soro. “Dê preferência a alimentos como a maçã, por dois motivos: sua consistência mais dura exige mais da mastigação, massageando assim os articuladores; além de possuir propriedade adstringente, o que ajuda a reduzir saliva espessa da boca e faringe. As frutas cítricas como o abacaxi, limão e laranja aumentam a salivação e com isso um maior número de deglutições, que acarretam um relaxamento na musculatura da garganta. Já os chás de frutas e as bebidas isotônicas também podem ser considerados preferenciais, pois ajudam na reposição de perdas minerais”, explica.
A fonoaudióloga alerta sobre os principais vilões da saúde vocal. “O cigarro é altamente nocivo. Quando a fumaça é tragada, por conta do calor, agride todo sistema respiratório, principalmente as pregas vocais. O excesso de bebida alcoólica também é prejudicial, porque diminui a sensibilidade. Como não conseguimos controlar o esforço que utilizamos ao falar, podemos exagerar, causando um grande desgaste nas cordas vocais”, acrescenta. “Podendo causar irritação, edema, tosse, pigarro, aumento de secreções e infecções”, diz.
Além disso, a fonoaudióloga recomenda exercícios de aquecimento e desaquecimento vocal orientado para ter uma voz mais saudável e evitar problemas futuros.
Curiosidades sobre a saúde da voz - O grito prejudica a saúde vocal? “Sim. Não grite, não sussurre, não fale em excesso. Usar a voz em tom mais alto ou mais baixo que o habitual necessita um esforço maior, que pode provocar a formação de nódulos. Por isso, fale normalmente”, alerta Gigiane Gimbre .
Café em excesso diminui a hidratação das pregas vocais? “Sim. O café faz com que a pessoa produza maior secreção no cordão vocal e comece a pigarrar. Normalmente está associado ao consumo de cigarro”.
O bocejo ajuda no relaxamento das pregas vocais? “Sim. Esse relaxamento facilita a voz e ajuda a diminuir as tensões. Existe uma série de exercícios para relaxamento. Procure sempre um profissional”.
O ato de pigarrear gera um alto impacto das pregas vocais? “Sim. O pigarrar pode ocasionar futuras lesões. É importante saber a causa deste pigarro. O excesso de muco na laringe pode ser decorrente do fumo, alergias respiratórias e desidratação. A produção demasiada desse muco é a defesa do organismo diante desses quadros irritativos. Não pigarre e beba bastante água”, finaliza.
Nos quadros mais agudos, consulte um especialista.
Fonte: Érica Santos / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Imagina na Copa: Vamos focar menos em “a culpa de quem?” e mais em “a responsa é minha também”!

 http://www.blogdasaude.com.br/
imaginanacopa 
O metrô está cheio? Imagina na copa! O trânsito, os assaltos, a desorganização… Ta ruim agora? Imagina na copa!  Quantas vezes você já ouviu essa frase? Ela tem sido repetida inúmeras vezes, nas ruas e bares, e acabou virando um bordão. Se, por um lado, a frase traz um tom de bom-humor para a conversa, por outro, ela reflete um pessimismo verdadeiro sobre estaremos prontos para receber a Copa do Mundo em 2014.
Temos de concordar que melhorias, muitas, são necessárias. Mas, e se ao invés de ficarmos estancados e empacados nesse pessimismo, juntássemos forças para fazer dar certo? Tem gente que não só acredita nisso como já está colocando em prática!
Um grupo de amigos resolveu se reunir e montar um projeto, aproveitando esse momento para mudar nosso país pra melhor. O nome? Imagina na Copa. Fernanda Cabral, Mariana Campanatti, Mariana Ribeiro e Tiago Pereira resolveram propor a todos uma força-tarefa para promover uma virada para o Brasil, até 2014.
Essa virada começa com uma mudança de atitude. Vai da própria inversão de sentido da frase imagina na Copa até a virada da nossa própria atitude em relação ao país. “Vamos focar menos em ‘a culpa de quem? ‘ e mais em ‘a responsa é minha também’!”. E vai além, toda semana, a equipe vai postar histórias de jovens que já estão fazendo do Brasil um lugar melhor. A ideia é também facilitar que os visitantes do site se conectem aos jovens e às iniciativas que estão sendo divulgadas. Se você conhecer [ou for] um jovem que participa de um projeto bacana, indique!

OFICINAS

O Imagina na Copa irá circular pelas 12 cidades-sede* da Copa do Mundo com oficinas presenciais para grupos de 20 – 25 jovens, com o objetivo de ajudá-los a descobrir o tipo de atuação que querem ter e se organizar para iniciar seus próprios projetos.
Essas oficinas vão combinar teoria e prática, usando conceitos de design para mudança social. Além de ser um momento para compartilhar conhecimento, elas serão fonte de novas ideias e de novas conexões entre os participantes. Serão mais projetos bacanas, mais pessoas impactadas, em mais lugares do Brasil.
*cidades-sede: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Recife e Salvador.

VOCÊ SABIA?

Segundo a pesquisa “O Sonho Brasileiro”, conduzida pela Box 1824:
  •  74% dos jovens brasileiros afirmam “se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia”;
  • 79% concordam em “utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade”.
bloguinho_coracao
É muita gente dizendo que quer fazer sua parte para melhorar a vida das pessoas e o país. Não dá pra ficar fora dessa, né? Para se inspirar, assista abaixo ao vídeo de apresentação do Imagina na Copa.
*Com informações do site Imagina na Copa

Curso a distância sobre prevenção de acidentes de trânsito para multiplicadores #GRATUITO

 http://educaja.com.br/
Curso a distância sobre prevenção de acidentes de trânsito para multiplicadores #GRATUITO: A CRIANÇA SEGURA desenvolveu um curso que vai ensinar a prevenir acidentes de trânsitocom crianças e adolescentes. Multiplique esta causa em sua comunidade! Sobre o Curso • Realizado totalmente pela internet; • Inclui artigos, vídeos e atividades práticas; • O participante … Continue reading →

ELEIÇÃO DO GRÊMIO = Normas para a realização de eleição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis

Normas para a realização de eleição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis:

SUBSECRETARIA DE GESTÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO ESCOLAR E GOVERNANÇA
 DIÁRIO OFICIAL  de 16 de abril de 2013
PORTARIA E/SUBG/CGG Nº 09 DE 15 DE ABRIL DE 2013.
 Estabelece normas para a realização de eleição dos membros da diretoria executiva dos Grêmios Estudantis      
A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE GESTÃO ESCOLAR E GOVERNANÇA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor e
CONSIDERANDO o disposto na Resolução SME N° 701 de 4/5/01 e na Portaria E/AIE N° 13 de 4/5/01 e
CONSIDERANDO a edição do Decreto Nº 38875 de 24/5/11 que dispõe sobre alteração da estrutura organizacional, onde no art.3° a Assessoria Técnica de Integração Educacional – E/AIE recebe a denominação de Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança – E/SUBG/CGG.
                
RESOLVE:         
Art. 1º As eleições para a Diretoria Executiva dos Grêmios Estudantis realizar-se-ão nas Unidades Escolares, no horário de seu funcionamento, nos dias 20 a 22 de maio de 2013, através de voto livre e secreto.
Art. 2º As etapas do processo eleitoral obedecerão ao cronograma (Anexo I) estabelecido pela Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança..
Art. 3º A eleição de que trata o art. 1º será coordenada por uma Comissão Eleitoral composta:
I - Unidade Escolar sem Programa de Educação de Jovens e Adultos - cinco alunos titulares e três suplentes .
II - Unidade Escolar com Programa de Educação de Jovens e Adultos - sete alunos titulares e quatro suplentes;
§ 1º A Comissão a que se refere o caput deste artigo será escolhida em Assembléia de alunos, realizada em cada Unidade Escolar, até dez dias antes da eleição da Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil.             
§ 2º É vedada a participação na Comissão Eleitoral de qualquer candidato à Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil.           
Art. 4º Caberá à Comissão Eleitoral:               
I - Mobilizar todos os alunos da Unidade Escolar;              
II - Divulgar as etapas do processo eleitoral, a saber:
        a) inscrição das chapas;       
        b) debate dos programas das chapas;     
        c) campanha das chapas; e  
        d) eleição. 
III - Registrar as chapas;      
IV - Realizar reuniões para apresentação das chapas;        
V - Organizar o sistema de eleição e de apuração;             
VI - Organizar o material necessário à realização da eleição;
VII - Organizar a escala de seus membros que manterão plantão na Unidade Escolar até o final da eleição, em seu horário regular de funcionamento;
VIII - Presidir os trabalhos nos dias de eleição;         
IX - Preservar a lisura do pleito até o resultado final, com o encerramento registrado em Ata a ser entregue ao Diretor da Unidade Escolar, no prazo máximo de vinte e quatro horas após o término da eleição;            
X - Decidir sobre impugnações consultando, previamente, a Direção da Unidade Escolar e a Coordenadoria Regional de Educação; e      
XI - Apurar e divulgar o resultado da eleição, logo após o seu encerramento ou, no máximo, no primeiro dia útil após seu término.   
§ 1º Os membros da Comissão Eleitoral deverão escolher:
a)      Nas Unidades Escolares que não atendam ao Programa de Educação de Jovens e Adultos: um Presidente, um Vice-Presidente, três Secretários e três Suplentes;
b) Nas Unidades Escolares que atendam ao Programa de Educação de Jovens e Adultos: um Presidente, dois Vice-Presidentes, quatro Secretários e quatro Suplentes;            
§ 2º Na ausência eventual do Presidente, o Vice-Presidente responderá como Substituto.        
§ 3º Caberá ao Presidente da Comissão Eleitoral receber, conferir e rubricar as cédulas no momento da votação, de acordo com o modelo fornecido pela Coordenadoria Regional de Educação (Anexo II).
                
Art. 5º Todos os alunos poderão candidatar-se a membro da Diretoria Executiva.
Art. 6º Os candidatos ao Grêmio Estudantil organizar-se-ão em chapas.        
§ 1º As chapas referidas no caput deste artigo indicarão o nome dos candidatos aos respectivos cargos da Diretoria Executiva a saber (Anexo III):
a)      Presidente;
b)      Vice-Presidente;
c)      1º Secretário; e
d)      2º Secretário.      
§ 2º É vedada a inscrição dos candidatos em mais de uma chapa.               
Art. 7º Cada chapa terá direito a indicar um fiscal que acompanhará o processo da eleição, apuração, abertura e lacre das urnas.   
Art. 8º É livre a divulgação dos programas, a partir do primeiro dia posterior ao encerramento das inscrições até vinte e quatro horas antes das eleições, respeitando-se o horário de funcionamento da Unidade Escolar.            
Art. 9º Todos os alunos matriculados na Unidade Escolar terão direito a voto.
       
Parágrafo único - No local da votação deverá estar afixada a relação das chapas por nome, número ou cor, bem como o nome de seus componentes.               
Art. 10. A chapa que obtiver o maior número de votos válidos será considerada eleita para um mandato de dois anos.  
§ 1º O Diretor da Unidade Escolar dará posse à Diretoria Executiva do Grêmio Estudantil.
§ 2º A posse será registrada em Ata.
                
Art. 11. Em caso de empate, haverá um segundo turno de eleição a ser realizado nos mesmos moldes do primeiro turno, na semana subsequente ao término das eleições.   
       
Art. 12. Comprovada qualquer irregularidade no Processo Eleitoral, caberá à Comissão Eleitoral decidir com a Direção da Unidade Escolar a anulação da eleição, mediante justificativa, consultando previamente a Coordenadoria Regional de Educação.
Art. 13. Os casos omissos serão resolvidos pelo Coordenador da respectiva Coordenadoria Regional de Educação.              
Art. 14. Ficam revogadas a Portaria E/SUBE/CGG nº 50 de 6/5/2011 e a Portaria E/SUBE/CGG nº 51 de 23/5/2011.
Art. 15. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.          
Kátia Maria Max Faria
Coordenadora da Coordenadoria de Gestão Escolar e Governança
ANEXO I
 CRONOGRAMA
  
24 a 26 de abril
 Assembleias nas unidades escolares para escolha da Comissão Eleitoral
7 a 9 de maio
 Reunião da Comissão Eleitoral com representantes da E/SUBE/CRE
10,13 e e 14 de maio
 Inscrições das Chapas
15 a 17 de maio
 Campanha
20 a 22 de maio
 Eleição
22 de maio ou 23 de maio
(22 de maio após término da eleição)
 Apuração
28 de maio
 Posse na unidade escolar
3 a 7 de junho
 Posse na E/SUBE/CRE

ANEXO II
MODELO DE CÉDULA PARA VOTAÇÃO
1.  Chapa única
2.      Mais de uma chapa
Observação:
Todas as Cédulas terão que estar rubricadas, no ato da votação, pelo Presidente da Comissão Eleitoral e, na sua ausência, pelo Vice-Presidente.
ANEXO III
MODELO DA FICHA DE INSCRIÇÃO DAS CHAPAS
  
Unidade Escolar:
Nome, cor ou número da Chapa:
Presidente:
Vice-Presidente:
1º Secretário:
2º Secretário:

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA E. M. JOSÉ PEDRO VARELLA

A Equipe de referência da Clínica da Família Sílvyo Frederico Baunner, esteve na E. M. JOSÉ PEDRO VARELA, realizando o trabalho de Avaliação Antropométrica dos alunos.
Medimos e Pesamos os alunos, vamos verificar o resultado e faremos outra postagem falando do avaliamos e que medidas tomaremos.




PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA E. M. PARAÍBA

A Equipe da Clínica da Família PROFª SANTINHA, esteve nos dias 8 e 10 de abril na E. M. PARAÍBA para avaliação da Saúde Bucal de algumas turmas.



  1. Escovação supervisionada
  2. Aplicação de Flúor
  3. Levantamento Epidemiológico
  4. Distribuição de Kits de higiene oral








PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA