segunda-feira, 15 de abril de 2013

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA E. M. ALEXANDRE DE GUSMÃO

Dia 11 de abril, estiveram mais uma vez na E. M. ALEXANDRE DE GUSMÃO a equipe referência da CLÍNICA DA FAMÍLIA MARCOS VALADÃO, e mais um trabalho de Saúde Bucal foi realizado.
  1.  Escovação supervisionada
  2. Levantamento Epidemiológico
  3. Distribuição de Kits


PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

FIQUE SABENDO - Sintomas de dengue em crianças podem ser confundidos com gripe ou virose

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Blend Images / Corbis
A dengue continua circulando entre nós. Por isso, além de continuar no combate, temos que ficar atentos aos possíveis sintomas da doença. As crianças são motivo de preocupação, porque além de fazerem parte do grupo de risco juntamente com doentes crônicos, idosos e gestantes, nelas os sintomas podem ser facilmente confundidos com os sinais de gripe ou de viroses comuns. O que se torna arriscado, pois a dificuldade de chegar ao diagnóstico correto pode levar à demora do tratamento. Nas últimas epidemias, 25% das vítimas de dengue eram menores de 15 anos.
A infectologista e pediatra do Hospital Federal dos Servidores do Estado, Márcia Galdino, explica que os pais devem ficar atentos a alguns indícios da doença: “A observação deles é muito importante para o diagnóstico. Porque a criança não vai dizer que está com dor de cabeça, não vai dizer que sente dor nas articulações. Por isso, os pais devem estar atentos a sintomas como febre, falta de apetite, se a criança está prostrada, irritada, se chora muito, sente dores na barriga, se está vomitando, não está urinando direito e se tem manchas no corpo. Não precisa ter todos esses sintomas, mas se a criança tem alguns desses os pais devem levá-la ao médico”.
A dengue não passa de pessoa para pessoa e para se infectar com o vírus a criança precisa ser picada pelo mosquito hospedeiro da doença, o Aedes aegypti. Não existe tratamento específico para a dengue, mas tomar bastante liquido é o mais recomendado pelos especialistas. “A hidratação é boa em todos os casos, mesmo que não seja dengue. O indicado é que a criança com dengue seja hidratada de 50 a 100 ml por kilo/dia. Sendo 1/3 de soro de hidratação oral e 2/3 de água, suco, chá e água de coco. Mas os médicos devem explicar muito bem, e por escrito, como essa hidratação deve ser feita”, reforça a pediatra.
Medicamentos como antiinflamatórios ou que contenham ácido acetilsalicílico na composição não podem ser ingeridos nesse período. Outro alerta é para o agravamento da doença, que ocorre de maneira repentina na criança e pode ser ainda mais perigosa nos bebês, pois a evolução do quadro pode ser súbita. Na maioria dos adultos, isso ocorre gradualmente. “Além de examinar bem as crianças, os médicos devem fazer um bom histórico clínico. Saber se ela toma alguma medicação, se não tem nenhuma outra doença e para isso, precisa das informações que a mãe fornece. A evolução da doença depende muito da resposta imunológica do paciente. Mas as crianças com menos de dois anos estão no grupo de risco dos casos de dengue. Crianças cardiopatas ou pneumopatas também merecem uma maior atenção”, alerta a pediatra.
Dengue hemorrágica- Existe uma forma mais grave da doença, a dengue hemorrágica. A ocorrência da forma mais grave acontece, na maioria das vezes, quando a criança já foi infectada anteriormente por um tipo diferente do vírus. Existem quatro tipos de dengue no Brasil e no mundo. O vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A dengue pode se apresentar, clinicamente, como infecção inaparente, dengue clássica, febre hemorrágica da dengue e síndrome de choque da dengue.
Manual de tratamento – Com o aumento de casos de dengue entre crianças e jovens com até 15 anos, nos últimos anos, o Ministério da Saúde elaborou um manual específico para orientar os profissionais quanto ao tratamento da doença nesse público alvo. O guia alerta os profissionais para que redobrem a atenção quanto aos sintomas da dengue em crianças.
 
Prevenção – Para evitar a picada do mosquito, o uso de repelente é eficiente, pelo menos, três vezes ao dia, telas na janela e mosquiteiros também ajudam. O mosquito se reproduz em ambientes que contêm água parada e limpa. Seus ovos podem sobreviver até um ano em ambiente seco e esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas e multiplicar os mosquitos.
A melhor forma de prevenir é combater o mosquito transmissor retirando possíveis criadores como pneus em áreas abertas, que podem reter água da chuva; colocando areia ao invés de água nos pratinhos de plantas; limpando sempre vasos sanitários pouco usados, vasilhames de água de animais domésticos, caixas de água e piscinas. Não existe vacina para a prevenção da dengue.
Camilla Terra / Blog da Saúde

ATENÇÃO - Perguntas e respostas sobre vacinação contra a gripe

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
O Ministério da Saúde inicia no próximo dia 15 a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Realizada, em conjunto, entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de todo o país, o principal objetivo da campanha é reduzir a mortalidade, as complicações e as internações que ocorrem em consequência das infecções pelo vírus da influenza nesta população.
O público-alvo representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 31,3 milhões de brasileiros, o que equivale a 80% do público-alvo.
Fique por dentro, tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a gripe.
A quem se destina a campanha de vacinação?
O público-alvo desta campanha contra influenza são pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e dois anos de idade, profissionais de saúde, indígenas, pessoas privadas de liberdade, além dos doentes crônicos ou com risco clínico.
O que define o risco clínico para indicação da vacina?
É recomendada a vacinação para pessoas nos seguintes casos:
HIV/aids;
Transplantados de órgãos sólidos e medula óssea;
Doadores de órgãos sólidos e medula óssea devidamente cadastrados nos programas de doação;
Imunodeficiências congênitas;
Imunodepressão devido a câncer ou imunossupressão terapêutica;
Comunicantes domiciliares de imunodeprimidos;
Profissionais de saúde;
Cardiopatias crônicas;
Pneumopatias crônicas;
Asplenia anatômica ou funcional e doenças relacionadas;
Diabetes mellitus;
Fibrose cística;
Trissomias;
Implante de cóclea;
Doenças neurológicas crônicas incapacitantes;
Usuários crônicos de ácido acetilsalicílico;
Nefropatia crônica/síndrome nefrótica;
Asma;
Hepatopatias crônicas.
Onde a categoria de risco clínico com indicação para vacina deve se vacinar?
Antes, a vacinação do grupo acima citado só era realizada nos Centros de Referencias de Imunobiológicos Especiais (CRIE). Este ano, estas pessoas poderão se vacinar também em postos de saúde.
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
O que são grupos prioritários?
São grupos que estão mais vulneráveis a contrair a forma mais grave da gripe, que pode evoluir para pneumonia e até mesmo óbito.
Por que a população prisional (pessoas privadas de liberdade) está entre os grupos prioritários?
A preocupação do Ministério em vacinar esta população contra a gripe é porque este é um grupo que tem alta prevalência, um risco mais elevado de ter uma doença respiratória. E ao proteger este grupo, nós estamos também protegendo um conjunto da sociedade.
Desta forma, a cadeia de transmissão da gripe é bloqueada para pessoas que visitam este grupo, para familiares de quem trabalha em penitenciária, para quem tem contato com trabalhador ou com visitante deste grupo.
Há alguma contraindicação?
A vacina não é recomendável para quem tem alergia à proteína do ovo – usada na sua fabricação – ou para quem teve reações adversas a doses anteriores ou a um dos componentes da vacina. Nestas situações recomendamos avaliação do medico assistente para mais orientações.
A vacina contra a gripe causa algum efeito colateral?
As vacinas influenza sazonais têm um perfil de segurança excelente e são bem toleradas.
Em alguns casos podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção ou endurecimento e surgimento de nódulo macio. Estes abscessos, geralmente, encontram-se associados à infecção secundária ou erros de técnica de aplicação.
Pessoas que não tiveram contato anterior com os antígenos – substâncias que provocam a formação de anticorpos específicos – podem apresentar mal-estar, mialgia ou febre entre 6 e 12 horas após a vacinação.
Todas estas ocorrências, por serem benignas autolimitadas, tendem a ser resolvidas em 48 horas.
Vou ficar gripado (a) após me vacinar?
Não. A vacina contra a influenza (gripe) é inativada, contendo vírus mortos, fracionados ou em subunidades não podendo, portanto, causar gripe. Quadros respiratórios simultâneos podem ocorrer sem relação causa-efeito com a vacina.
Quanto tempo leva para a vacina fazer efeito?
Em adultos saudáveis, a detecção de anticorpos protetores se dá entre 2 a 3 semanas após a vacinação e apresenta, geralmente, duração de 6 a 12 meses. O pico máximo de anticorpos ocorre após 4 a 6 semanas.
Onde está sendo realizada a vacinação?
Em 65 mil postos de vacinação do Sistema Único de Saúde (SUS) espalhados por todo o país. Estes postos estão situados em Unidades Básicas de Saúde (Postos de Saúde). Recomendamos buscar o mais próximo de sua residência.
Qual é o período de vacinação?
Entre 15 e 26 de abril de 2013.
A vacina contra gripe imuniza contra resfriado?
O resfriado é diferente de gripe. A vacina não imuniza contra o resfriado, que é causado por outros vírus.
A vacina contra a gripe tem o mesmo efeito que um antigripal?
Não, a vacina previne contra a gripe e o antigripal é um medicamento para o alívio sintomático da gripe, usado para reduzir os efeitos causados pela doença.
Por quanto tempo dura a imunização pós-vacina?
Dura de 6 a 12 meses.
É obrigatório apresentar a caderneta de vacinação?
Não é obrigatório apresentar a caderneta de vacinação, mas ela é necessária para atualização de outras vacinas do calendário de vacinação.
Quem se vacinou no ano passado, precisa se vacinar de novo?
Sim, a imunidade dura após a vacina de 6 a 12 meses. A composição da vacina e produção é anual e pode mudar conforme os vírus que circularam no ano anterior.

IDÉIAS - Pinturas com os pés - pegadas

 http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
 A idéia, muito legal, veio do Blog Meus trabalhos Pedagógicos.  Aproveitem passem no Blog pois tem muita idéia bacana.
O que pode virar a minha pegada?

Vejam só que legal essas imagens.
São o formato do pé e desenhos feito em cima do formato. Legal né!
O nome do artista é Pascal Lemaitre, então que tal fazermos um desses em sala de aula?
Vamos soltar a imaginação e esquecer o chulé!







Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

INTERESSANTE - Reflexões para enfrentar um processo de emagrecimento (e não ter recaídas)

 http://www.blogdasaude.com.br/
Durante um processo de emagrecimento – seja por dieta, balão intragástrico ou redução de estômago, por exemplo – é muito importante estar preparado para as alterações não só no físico, mas no comportamento e nos sentimentos. Viver a mudança de hábitos alimentares é um processo difícil até chegar ao resultado final almejado. Tem que estar com o emocional preparado para lidar com as “recaídas”.
Para ajudar você que pensa em iniciar algum processo de emagrecimento, vamos compartilhar as reflexões que recebemos da Dra. Sandra Aurea Hamzeh, especializada no atendimento a pacientes com depressão, transtornos de ansiedade, quadros compulsivos e transtornos alimentares.
Nestas 8 etapas, Sandra convida você a fazer uma autorreflexão sobre o seu estado, a avaliar as etapas e possíveis vulnerabilidades antes de fazer uma escolha. Confira:
obesidade 
1º. Querer: Sem o desejo da mudança nada poderá ser conquistado, portanto permita-se refletir: O desejo é seu ou do outro? O quanto essa necessidade de mudança partiu realmente de um desejo seu ou por pressão e exigências alheias? Definir isso fará toda diferença no grau de comprometimento e persistência que terá durante o processo.
2º. Acreditar: A partir do momento em que decidiu ter uma vida mais saudável, regrada e iniciou essa jornada, é preciso reavaliar no seu íntimo, quais as crenças e fantasias que cercam seu desejo. As perguntas que te ajudarão a decifrar isso são: eu desejo, mas será que acredito nessa conquista? Acredito que posso mudar meus hábitos através da satisfação e prazer ou acredito que preciso sofrer para isso? Acredito que vou melhorar ou penso que vou ser punido quando tiver que me privar de algo? As crenças tem um poder enorme sobre nossa mente, e decifrá-las pode lhe ajudar a controlar seus impulsos e evitar possíveis boicotes.
3º. Preparar: A preparação tem grande importância, pois significa todo o recurso que escolherá e deixará a sua disposição para enfrentar a jornada de mudanças com solidez e apoio. Ela representa as escolhas referentes aos métodos de emagrecimento, a equipe profissional que te acompanhará e, principalmente, a compreensão de que não existem milagres. Aceitar ajuda, encontrar recursos viáveis para seu estilo de vida e preparar seu estado psicológico para manter pensamentos positivos lhe tornará motivado durante todo processo.
4º. Planejar: Essa é uma das etapas mais divergentes, pois aqui os pacientes são testados em seu senso de prontidão, senso prático e força de vontade para a mudança de rotina. Os conflitos ficam mais evidentes entre a força do seu desejo X crença na mudança. Devemos alertar também aos pacientes que são portadores de depressão, transtornos ansiosos e/ou compulsivos que essa fase exigirá muito do emocional, e para tanto a saúde psíquica precisa estar adequada para dar sequência ao tratamento. Considere que planejar significa antecipar situações de gatilho na fome, organizar horários para as refeições, zelar para que não falte os alimentos adequados em sua dispensa e/ou geladeira, policiar-se e criar estratégias para reforçar diariamente sua dieta. Está é uma fase muito típica para recaídas, já que é o momento de colocar em prática tudo a que se propõe.
“É importante destacar que os obstáculos existem para serem transpostos e são oportunidades para um crescimento longínquo e sustentável. Cada dia é um recomeço e valorizar a sua escolha de vida fará o processo de emagrecimento ser sinônimo de satisfação e prazer para o resto da vida” - Dra. Sandra Aurea Hamzeh
5º. Investir: É preciso estudar, planejar e definir o quanto se pretende investir, seja em termos financeiros, de tempo ou em recursos complementares. Fazendo isso, possibilitará adequar suas metas à realidade. Aqui é definido se o seu projeto é somente um ideal para si ou realmente ele será sua realidade daqui para frente. Pergunte a si mesmo o quanto o seu sonho é importante para si e o quanto você será capaz de investir nisso? Uma vez respeitado esse preceito é só seguir para próxima etapa
6º. Valorizar: O amor próprio é fundamental para valorizar-se. Os pacientes tendem a acreditar que só podem ter essa autoestima quando conseguir atingir sua meta. Esse é um ledo engano que se torna um risco para concretização de sua mudança, já que persistirá em um padrão de comportamentos e pensamentos carregados de cobrança e negatividade na dieta. Valorizar-se em cada atitude e em cada conquista será tornará sua jornada mais prazerosa.
7º. Aceitar Riscos: Obstáculos, dificuldades, problemas e estresse fazem parte da vida de qualquer pessoa. Desconsiderar esses fatores, assim como o impacto que eles têm em nosso emocional não ajudará a enfrentá-los. Pense que temos problemas que não podemos escolher, mas a forma de enfrenta-los é uma decisão totalmente pessoal. Escolher o que é saudável para comer é importante, mas ser saudável também significa ter positividade, flexibilidade e respeito próprio.
8º. Negociar: Passamos parte de nossa vida negociando com outros sobre prazos, valores, condições, etc., mas o quanto concentramos destes esforços para com as nossas recaídas? A negociação após uma recaída significa você aceitar que pode ter seus deslizes e que não precisa ficar se punindo, mas sim aprender a administrar o que não está lhe fazendo bem. Para que isso ocorra é necessário olhar para si com profundidade e renovar os votos com seus desejos e, então, se erguer e iniciar todo o processo novamente com dignidade. Lembre-se, ninguém atinge o cume sem deslizes, retome seus objetivos na próxima refeição sem culpa e siga em frente.

BOA DICA - Oito dicas para ter olhos mais saudáveis

 http://www.blogdasaude.com.br/
The Eye 
A visão é um dos mais importantes meios de comunicação com o ambiente, já que cerca de 80% das informações que recebemos chegam pelos olhos. E alguns hábitos corriqueiros, como sair sem óculos de sol e ficar muito tempo em frente ao computador podem ser prejudiciais à visão. As pessoas normalmente negligenciam a visão como se pudessem prescindir desse sentido tão fundamental. “Basta entrar um cisco no olho para a pessoa perder a calma. É nesses momentos em que algo de errado acontece com a visão que algumas pessoas se dão conta de que precisavam cuidar melhor da saúde ocular, agindo de forma preventiva”, afirma o doutor Renato Neves, médico oftalmologista e diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos.

O especialista apontou oito dicas para ter olhos saudáveis. Confira:

1. Mantenha uma alimentação saudável.
“Abandone aqueles maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha, e adote refeições saudáveis. Durante o dia, é importante consumir frutas variadas, legumes, verduras frescas e castanhas. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína, já que os alimentos antioxidantes oferecem grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como catarata e degeneração macular.”
2. Dê um basta no cigarro.
“O fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, e afeta a visão em qualquer fase da vida, principalmente a partir dos 65 anos. Mesmo quem parou de fumar há quinze ou vinte anos apresenta mais chances de sofrer de doenças oculares do que quem nunca fumou. Portanto, quanto mais cedo parar de fumar, menores serão as chances de desenvolver catarata, glaucoma e degeneração macular relacionada à idade (DMRI).”
3. Não saia de casa sem óculos de sol… nem no inverno.
“A exposição aos altos índices de raio ultravioleta provoca degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico. Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes.”
4. Muito cuidado ao passar horas diante do computador.
“Quem trabalha ou estuda muitas horas em frente ao computador deve fazer pausas a cada duas horas para que os olhos descansem durante o período. Durante as pausas, beba muita água e pisque os olhos aceleradamente para evitar a síndrome do olho seco. Também é indicado focar um objeto ou uma paisagem ao longe para trabalhar o músculo ocular.”
5. Jogue fora a maquiagem velha.
“Leia atentamente o prazo de validade das sombras e do rímel, descartando o que já venceu. Até mesmo cremes e loções que apresentam o selo “dermatologicamente testado” devem ser utilizados com parcimônia, evitando o contato direto com a vista para que não provoquem ardor, irritação, vermelhidão e sensação de areia nos olhos”.
6. Aprenda a usar óculos de proteção.
“Assim como cada prática esportiva tem seus equipamentos de proteção, também os olhos merecem ser protegidos durante o esporte, as atividades de lazer e até mesmo durante alguns serviços manuais. Uma bolada forte nos olhos pode, por exemplo, resultar no descolamento da retina e ser responsável pela perda parcial ou total da visão.”
7. Use sempre o cinto de segurança no carro.
“Antes de se tornar obrigatório o uso do cinto de segurança, os acidentes de trânsito eram os maiores causadores de traumas oculares graves. Felizmente, esse tipo de acidente é bem menos frequente, mas ainda tem muita gente achando que não precisa do cinto para andar pequenas distâncias de carro. Ledo engano! Nesse tipo de acidente, é comum ocorrer perfuração ou laceração ocular.”
8. Não deixe de consultar um oftalmologista.
“Há pessoas que simplesmente passam anos e anos sem fazer um checkup da visão, dando como garantido um bem – a visão – que pode se deteriorar com o passar do tempo, principalmente se a pessoa não tomar os devidos cuidados. O adulto que tem presbiopia, miopia, astigmatismo e/ou hipermetropia deve visitar o oftalmologista uma vez ao ano para checar o grau e as formas de tratamento indicadas. Já quem sofre de doenças mais graves, como glaucoma, catarata e DMRI, entre outras, deve seguir recomendações médicas e consultar um especialista a cada seis meses, em geral.”

FIQUE ALERTA - ARMADILHAS PARA ACABAR COM O MOSQUITO DA DENGUE

 http://cvasrio.blogspot.com/
Iscas para ovos do Aedes aegypti e para insetos adultos estão espalhadas pela cidade

Foto: Uanderson Fernandes / Agência O Dia
Novas ‘armas’ estão sendo usadas contra um velho inimigo do Rio de Janeiro. Para calcular a quantidade de Aedes aegypti e mapear a distribuição do mosquito da dengue pela cidade, a Secretaria Municipal de Saúde espalhou armadilhas pelos bairros. A Ovitrampa consegue recolher ovos do inseto. Já a Mosquitrap captura mosquitos adultos. Com as técnicas, é possível verificar para que regiões devem ser enviados mais recursos no combate ao transmissor do vírus.

E as novidades vão além. A partir do mês que vem, cariocas vão contar com um ‘personal agente’ de endemia. Cada casa da cidade terá o seu profissional específico para orientar no combate ao inseto.

Com a Ovitrampa, é possível analisar a quantidade de ovos do mosquito em cada bairro. Mas não é preciso alto investimento. A armadilha é composta por um pequeno vaso plástico preto, uma espécie de régua de madeira e água com uma substância que atrai a fêmea do Aedes para desovar ali.

ANÁLISE EM LABORATÓRIO

Na primeira semana de cada mês, 3 mil artifícios são espalhados pelos bairros, de forma equidistante, e lá permanecem por uma semana. Quase dois mil agentes fazem o trabalho. “Os ovos são colocados na parte seca da madeira e são contados por técnicos da secretaria. Identificamos aqueles que são de Aedes aegypti e assim podemos ver como está a presença do vetor na cidade”, explica Marcus Vinicius Nunes Ferreira, coordenador de Vigilância Ambiental em Saúde.

O trabalho com as armadilhas prossegue num laboratório em São Cristóvão, para onde vão as palhetas. Após a contagem dos ovos, os pedaços de madeira são imersos em água destilada para o surgimento das larvas. Técnicos observam os pequenos insetos e identificam filhotes de Aedes. Segundo o último levantamento, em Campo Grande, havia 4,6 mil ovos (63% de Aedes). Em Realengo, foram encontrados 1,2 mil ovos (72% de aedes).

Já a Mosquitrap é um projeto piloto, parceria com a Fiocruz, que já cobre dez pontos da capital. “Com ela, vemos a quantidade de fêmeas, o que é nossa preocupação, já que são elas que transmitem a doença”, afirma Ferreira. Neste caso, são usados vasos com substâncias adesivas e que atraem os mosquitos. Quando os insetos se aproximam, acabam grudados e morrem.

Clique na imagem acima para ver o infográfico completo | Arte: O Dia

Imóveis serão visitados sempre pelo mesmo técnico

A partir do dia 26 de maio, todos os agentes de endemia da cidade estarão territorializados, ou seja, terão casas específicas para visitar e combater a dengue.

“Cada agente terá seu próprio território de atuação, bem definido. Será possível saber o nome do agente e acompanhá-lo em seu trabalho. A população poderá até solicitar visita domiciliar”, anuncia Ferreira.

O número de imóveis por profissional varia de 800 a 1,2 mil. O agente passa pelo menos cinco vezes em cada residência, no intervalo de dois meses e meio.

Entre as funções, está eliminar ou vedar focos de dengue, e educar a população.

Moradora de São Cristóvão, a aposentada Margarida Alves, 50 anos, conta que ficou mais consciente dos riscos da dengue depois que começou a receber visitas dos agentes muncipais. A casa onde ela mora com a filha foi uma das milhares escolhidas para receber a Ovitrampa. A armadilha fica no quintal da casa, em um ambiente escuro, o preferido dos mosquitos.

“Nunca tive dengue, mas fico muito atenta aos possíveis focos na minha casa. Acho muito bom o controle que o município faz”, avalia.

COMBATA A DENGUE VOCÊ TAMBÉM

DENUNCIE FOCOS
Na capital do Rio, denúncias de possíveis criadouros do inseto podem ser feitas pelo telefone 1746. O prazo de atendimento é de até cinco dias úteis. Caso o foco seja originado por resíduos, como garrafas, pneus e recipientes deixados em áreas públicas, o recolhimento deve ser solicitado à Comlurb.

RECEBA O AGENTE
Sempre uniformizados e com crachá, o agente de endemia deve inspecionar as áreas interna e externa do imóvel, incluindo caixas d’água e calhas. Caso o depósito não possa ser removido, deve ser tratado com larvicida.

VERIFIQUE SUA CASA
Mais da metade dos criadouros estão concentrados em ambiente doméstico, em locais como o pratinho do vaso de planta e caixas d’água. Dados do LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes) apontam média de 2% de infestação em todo o município (a cada mil imóveis vistoriados, 20 apresentaram criadouros do mosquito transmissor da dengue).

Reportagem de Beatriz Salomão

Disponível em <http://odia.ig.com.br/portal/cienciaesaude/armadilhas-para-acabar-com-o-mosquito-da-dengue-1.571874> acesso em 14 abr. 2013


DICA - Dia Nacional do Livro Infantil

 http://aprendendocomtiacelia.blogspot.com/


José Bento Monteiro Lobato nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Estreou no mundo das Letras com pequenos contos para os jornais estudantis dos colégios Kennedy e Paulista.
No curso de Direito da Faculdade do Largo São Francisco, em São Paulo, dividiu-se entre suas principais paixões: escrever e desenhar. Colaborou em publicações dos alunos, vencendo um concurso literário, promovido em 1904 pelo Centro Acadêmico XI de Agosto.

Morou na república do Minarete, liderou o grupo de colegas que formou o "Cenáculo" e mandou artigos para um jornalzinho de Pindamonhangaba, cujo título era o mesmo daquela república de estudantes.

Nessa fase de sua formação, Lobato realizou as leituras básicas e entrou em contato com a obra do filósofo alemão Nietzsche, cujo pensamento o guiaria vida afora.

Viveu um tempo como fazendeiro e foi editor de sucesso. Mas foi como escritor infantil que Lobato despertou para o mundo em 1917.

Escreveu, nesse período, sua primeira história infantil, "A menina do Narizinho Arrebitado". Com capa e desenhos de Voltolino, famoso ilustrador da época, o livrinho, lançado no natal de 1920, fez o maior sucesso. Dali nasceram outros episódios, tendo sempre como personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Anastácia e, é claro, Emília, a boneca mais esperta do planeta.

Insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, ele criou aventuras com figuras bem brasileiras, recuperando costumes da roça e lendas do folclore nacional. E fez mais: misturou todos eles com elementos da literatura universal da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema.

No Sítio do Picapau Amarelo, Peter Pan brinca com o Gato Félix, enquanto o Saci ensina truques a Chapeuzinho Vermelho no país das maravilhas de Alice. Mas Monteiro Lobato também fez questão de transmitir conhecimentos e ideias em livros que falam de história, geografia e matemática, tornando-se pioneiro na literatura paradidática - aquela em que se aprende brincando.

Trabalhando a todo vapor, Lobato teve que enfrentar uma série de obstáculos. Primeiro, foi a Revolução dos Tenentes que, em julho de 1924, paralisou as atividades da sua empresa durante dois meses, causando grande prejuízo. Seguiu-se uma inesperada seca, obrigando a um corte no fornecimento de energia. O maquinário gráfico só podia funcionar dois dias por semana.

E, numa brusca mudança na política econômica, Arthur Bernardes desvalorizou a moeda e suspendeu o redesconto de títulos pelo Banco do Brasil. A conseqüência foi um enorme rombo financeiro e muitas dívidas. Só restou uma alternativa a Lobato: pedir a autofalência, apresentada em julho de 1925. O que não significou o fim de seu ambicioso projeto editorial, pois ele já se preparava para criar outra empresa.

Assim surgiu a Companhia Editora Nacional. Sua produção incluía livros de todos os gêneros, entre eles traduções de Hans Staden e Jean de Léry, viajantes europeus que andaram pelo Brasil no século XVI. Lobato recobrou o antigo prestígio, reimprimindo na empresa sua marca inconfundível: livros bem impressos, com projetos gráficos apurados e enorme sucesso de público.

Sofreu perseguições políticas na época da ditadura, porém conseguiu exílio político em Buenos Aires. Lobato estava em liberdade, mas enfrentava uma das fases mais difíceis da sua vida. Perdeu Edgar, o filho mais velho, e presenciou o processo de liquidação das companhias que fundou e, o que foi pior, sofreu com a censura e atmosfera asfixiante da ditadura de Getúlio Vargas.

Partiu para a Argentina, após se associar à Brasiliense e editar suas "Obras Completas", com mais de dez mil páginas, em trinta volumes das séries adulta e infantil. Regressou de Buenos Aires em maio de 1947 para encontrar o país às voltas com situações conflituosas do governo Dutra. Indignado, escreveu "Zé Brasil".

No livro, o velho "Jeca Tatu", preguiçoso incorrigível, que Lobato depois descobriu vítima da miséria, vira um trabalhador rural sem terra. Se antes o caipira lobatiano lutava contra doenças endêmicas, agora tinha no latifúndio e na distribuição injusta da propriedade rural seu pior inimigo. Os personagens prosseguiam na luta. Porém, seu criador já estava cansado de tantas batalhas. Monteiro Lobato sofreu dois espasmos cerebrais e, no dia 4 de julho de 1948, virou "gás inteligente" - o modo como costumava definir a morte.
Monteiro Lobato foi-se aos 66 anos de idade,
deixando uma imensa obra para crianças, jovens e adultos e o exemplo de quem passou a existência sob a marca do inconformismo.

Pesquisa no site www.lobato.com.br



E A DATA SE REPETE
Ano brinca em trezentos e sessenta e tantos dias e volta às páginas dos Livros Infantis, combinando com a gente a boa lembrança de homenagear o seu dia.
Como é bom viver as cores e sentir os sabores doces de um mundo maravilhoso de contos.
Os criadores desses mundos são frutos sagrados que Deus plantou na nossa lembrança. São árvores frondosas, cheias de felicidade, que com muito amor escrevem para nós. Nada melhor do que lembrar suas criações e repetir sempre quem faz os contos infantis. Merecem estar bem pertinho do Céu e ter sempre as inspirações de como viver com os bichos falantes, os príncipes encantados e as princesas beijadas por sapos.
Contar estórias pitorescas de subir num pé de feijão pra encontrar outro mundo encantado.
Ter contato com bruxas malvadas e falar com espelhos mágicos.
Sonhar com estrelas e achar lindo o romance da Lua com o Sol.
Fazer do mar um viveiro de peixes falantes e coloridos ávidos da boa vida encantada.
Ter um velhinho de barba muito branca trazendo presentes para serem depositados numa Árvore de Natal.
São contos e realidades que fazem os meninos de hoje serem os homens sonhadores e felizes de amanhã.
Duvido que algum de nós não tenha lido um Conto Infantil, que seja, na sua vida.
Então, Mestres dos Sonhos Coloridos, muito obrigado por toda essa coletânea infindável que existe em nossas mãos, para lermos e contarmos para os nossos pequeninos antes de dormir.
Viva o dia 18 de Abril. Ele é o dia dos Contos Infantis e de seus maravilhosos criadores.
Autor: Paulo Kwamme


DIA DO LIVRO
Sempre existirá um dia em que leremos livros que ficarão em nossa memória pro resto da vida: os livros das crianças. Hoje prestamos homenagens aos pequeninos, contando fábulas e contos infantis, que os puros e fantásticos escritores criaram com as letras, suas mais belas estórias de um mundo puro, só de fantasias.
Como não navegar no mar que nos dá princesas e príncipes, bruxas e bonecas de pano, e mais bichos falantes, fadas e magos, nesse mundo maravilhoso de cores e repleto de alegrias infindáveis. Assim é a melhor parte de nossa infância. Ela é a criadora dos sonhos e da nossa transformação no mundo do bem, e que tem sempre um final feliz.Não falo o nome de ninguém na minha singela homenagem. Porque são tantos e teria que ter um milhão de braços para poder abraçá-los, um a um. E pedir, ao Pai do Céu, licença pra aqueles que já partiram.
Autor: Paulo Kwamme

MONTEIRO LOBATO(Minibiografia poética)
Taubaté=SP= 18/04/1882 +04/07/1948

Lobato, o grande autor da literatura infanto-juvenil,
Também traduziu e adaptou vários livros estrangeiros.
No livro Urupês, Jeca Tatu é o personagem central;
Rui Barbosa louvou o livro no Congresso brasileiro!
Lobato foi quem fundou a primeira editora nacional.

Após início de sua carreira, Lobato vai aos Estados Unidos.
Com o progresso lá visto, retornou com idéias diferentes,
Por defender nosso petróleo, passou situações amargas.
Sua carta, com o tema "Petróleo", ofendeu o Presidente Vargas.
Por este motivo, acabou detido no presídio Tiradentes...
Sua luta pelo petróleo brasileiro deixou-o magoado e doente!

Nacionalista, Lobato escrevia sobre o futuro da nação.
Grande parte de suas obras direcionava às crianças.
Lobato embolsava nas histórias a alegria e a confiança;
A leitura levava o transmite para a boa educação!

No livro, O Sítio do Pica-pau Amarelo,
Jeca Tatu, Boneca Emília, Narizinho, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Cuca, Saci, Pedrinho e outros,
Como personagens, vivem aventuras inacreditáveis!
Para o mundo, Lobato, é um dos escritores notáveis...

Autor: Manuel de Almeida (Manal)











PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL ROSE KLABIN

A Equipe Apartamentosda Clínica da Família ENFERMEIRO JOSUETE SANTANNA referência da ESCOLA MUNICIPAL ROSE KLABIN realizou atividade de Saúde Bucal com os alunos.


Equipe:CIRURGIÃ-DENTISTA: DRA ALBINA FANNI , TSB MARTA E ASB JANAINA
Atividades:
  1.  Roda de conversa sobre Higiene Bucal;
  2. Escovação Supervisionada;
  3. Distribuição de Kits de escovação



PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA E NA CRECHE

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL FROTA PESSOA


No dia 8 de abril a Equipe Israel 
 Equipe Israel : Enf. Maria de Lourdes, Maria da Penha, Lizete, Dr. Marcos, Dentista Fábio, ASB Sidney, Técnica de enfermagem - Viviane

Técnica Enfermagem Viviane

Agente comunitário de saúde:
Gisele, Angélica, Luciana, Eliane, Mª Janete, Rute, Roselene

  Foi realizada avaliação antropométrica e pesagem e apresentação de vídeo. Foram avaliadas 69 crianças.

IMC /PERCENTIL:

Eutrófica- 39 crianças

Baixo peso-20 crianças

Sobrepeso- o6 crianças
Obesidade – 04 crianças
PROPOSTA: 

Serão encaminhados para avaliação nutricional e Social Pelos profissionais do NASF.

















 PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA E NA CRECHE