quinta-feira, 4 de abril de 2013

DICA - SAE 2013: Teleconferência aborda as diferentes dimensões da alimentação saudável

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
Na cidade do Rio de Janeiro, a SAE é comemorada na terceira semana de maio, de acordo com o Decreto Municipal n.º 22.854 de 28 de abril de 2003.

Esta é uma excelente oportunidade para valorizar a dimensão pedagógica do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) por meio da articulação para o desenvolvimento de ações de promoção de alimentação saudável junto a integrantes da comunidade escolar.

Este ano o Núcleo de Alimentação e Nutrição Escolar (NUCANE) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e os parceiros da Rede Estadual de Alimentação e Nutrição Escolar (REANE), da qual o INAD faz parte, estão propondo o tema “Diferentes dimensões da alimentação saudável”.

Tradicionalmente, as ações educativas sobre alimentação saudável apresentam foco no valor nutricional dos grupos de alimentos. Para além desta dimensão nutricional, é fundamental abordar outras dimensões igualmente importantes visando aproximar a discussão sobre alimentação saudável do cotidiano de vida das pessoas e ampliar o olhar sobre as práticas alimentares que elas vêm adotando, de forma mais ou menos consciente, para cuidar de sua própria alimentação ou da alimentação da família. Alguns exemplos dessa abordagem são:

- dimensão de acesso à alimentação saudável e adequada, que exprime as condições de segurança alimentar e nutricional de grupos ou indivíduos, considerando que a alimentação é um direito humano reconhecido na Constituição.

 - dimensão cultural, que aborda os diferentes significados e valores que as pessoas atribuem aos alimentos. Esses significados são construídos de acordo com suas histórias e influenciam suas práticas alimentares de diferentes maneiras.

- dimensão ecológica que discute as formas de produção de alimentos e os consequentes impactos para o ambiente e para a saúde da população.

Para subsidiar o planejamento das atividades, será disponibilizado um arquivo no formato de um “dicionário” apresentando as diferentes dimensões que podem ser abordadas com sugestões de textos (em pdf) e de atividades. O material poderá ser acessado no Blog do INAD (http://inad-smsdc.blogspot.com) ou no Blog da REANE (http://reanerj.blogspot.com).

Além disso, será realizada, em parceria com a REANE e com o Telessaúde da UERJ, uma teleconferência no dia 08 de abril, às 14h, para divulgação e aprofundamento conceitual sobre o tema. Quem ainda não possui cadastro, pode acessar o site http://www.telessaude.uerj.br/nucleorj/ para participar da teleconferência em tempo real com a possibilidade de fazer perguntas e trocar informações. Veja aqui a programação.

Semana Saúde na Escola

Realizada entre os dias 11 e 15 de março, a Semana de Saúde na Escola teve pela segunda vez consecutiva a “Prevenção da Obesidade” como tema. Essa decisão contribui para valorizar as ações de promoção de alimentação saudável nas escolas e para a integração das redes de ensino e de saúde. No mesmo sentido, a plenária da REANE abordará as possibilidades de interface entre o Programa Saúde na Escola (PSE) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar. O evento está previsto para acontecer no início de julho.

Para saber mais sobre o Programa Saúde na Escola, procure o Grupo de Trabalho Intersetorial do PSE ou os Núcleos de Saúde na Escola e na Creche do seu território.

FIQUE SABENDO - Manchas nos dentes podem favorecer o aparecimento de cáries e ter difícil tratamento

 http://www.blog.saude.gov.br/

Fonte: Tetra Images/Corbis
Nos dentes de leite, ou mesmo após a troca pelos permanentes, podem surgir manchas esbranquiçadas ou marrons que atrapalham o sorriso. As causas são variadas e, para algumas delas, a prevenção deve ser feita quando a criança ainda está no útero da mãe, durante a formação. As manchas podem enfraquecê-los, além de prejudicar a estética bucal, e nem sempre são de fácil tratamento.
O odontólogo Luiz Antônio Eberienos, do Hospital Federal do Andaraí (RJ), vinculado ao Ministério da Saúde, explica que o problema pode ser genético, mas intervenções medicamentosas durante a gestação podem favorecer o surgimento de manchas. “O uso de antibiótico como a tetraciclina pela mãe, ou quando é dado à criança ainda muito pequena, ocasiona essas manchas no esmalte, que chamamos de hipoplasia do esmalte, causando manchas brancas ou até mesmo a ausência dele, deixando aquelas manchas acastanhadas”, explica.
A má alimentação e o excesso do uso de flúor também são causadores do problema. “Desnutrição, raquitismo e má alimentação podem trazer essas manchas. E o flúor, apesar de benéfico na higiene bucal e para a prevenção de cáries, em excesso, que é a fluorose, também pode prejudicar. Os dentes podem se tornar mais frágeis e suscetíveis a cáries ou fraturas”, alerta o especialista.
Mesmo que nos dentes de leite as manchas não sejam tão preocupantes, nos permanentes elas podem render um tratamento trabalhoso. “As manchas podem se desenvolver por fora ou por dentro do esmalte. As de fora são passíveis de uma restauração, mas as internas são mais complicadas e exigem um tratamento diferente. O melhor é observar o tipo de mancha. Dependendo do caso, as soluções são aplicações tópicas de flúor, restaurações estéticas e até extrações para colocação de próteses de porcelana”, esclarece.
O Ministério da Saúde oferece tratamento odontológico gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do programa Brasil Sorridente. Ele inclui, além das ações de prevenção e tratamento básico, o atendimento especializado e a reabilitação em saúde bucal. Seguindo essa linha, o odontólogo recomenda que o cuidado contra as manchas deva começar na educação dos pais e com a mãe durante a gravidez. “A prevenção começa na vida intrauterina. O uso do antibiótico só deve ser administrado com orientação médica. O ideal é ter bons hábitos de saúde, como não fumar, e se alimentar bem, pois isso vai influenciar na saúde da criança”, conclui.
Fonte: Fabiana Conte / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

CAMPANHA CONTRA A GRIPE - COMPARTILHE ESSA IDEIA

 http://cvasrio.blogspot.com/
CAMPANHA CONTRA A GRIPE - COMPARTILHE ESSA IDEIA:
Colabore, Curta e Compartilhe
A Prefeitura do Rio, por meio da Coordenação do Programa de Imunização, lança a CAMPANHA CONTRA A GRIPE - COMPARTILHE ESSA IDEIA, que consiste em disponibilizar no facebook tags com informações e curiosidades sobre a vacina e prevenção da doença.

Internautas ligados ao nosso perfil na internet e que curtem nossa fanpage terão acesso ao material disponibilizado diariamente. 

Colabore, Curta, Compartilhe! 

Depressão: fique de olho!

 http://www.blogdasaude.com.br/
718808_17009395 
Mais de 350 milhões de pessoas em todo mundo têm depressão. Apesar da grande prevalência e gravidade, falar sobre essa síndrome abertamente ainda é difícil devido aos preconceitos que a envolvem. A estigmatização da depressão faz com que o tratamento da doença seja pouco procurado pelos pacientes.
A pesquisa National Health and Wellness, realizada com 12 mil brasileiros para apontar sua visão sobre diferentes condições de saúde, revela que aproximadamente 10% dos adultos no País apresentam sintomas de depressão. Neste universo, somente 28,1% recebeu diagnóstico para a síndrome e uma parcela ainda menor (15,6%) utiliza medicações prescritas por especialistas para o controle do quadro.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), mais de 80% das pessoas com depressão podem melhorar se receberem o tratamento correto. A maioria dos indivíduos, no entanto, busca auxílio médico somente para tratar os primeiros sintomas da síndrome ou as recaídas. O ideal é que, além do tratamento medicamentoso, o paciente realize acompanhamento psicoterápico para recuperar sua funcionalidade e restaurar sua capacidade plena de atuação.
“O paciente realmente tem uma melhora inicial com qualquer tratamento antidepressivo. Mas se trata de uma pequena melhora. Se não voltar completamente ao normal – o que só é possível quando recebe o tratamento adequado pelo tempo correto –, a pessoa continua a ter sintomas mais leves que, em longo prazo, geram um grande comprometimento”, explica Kalil Duailibi, professor do departamento de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro (Unisa).
Esses sintomas remanescentes da depressão – como a diminuição da memória, o aumento da irritabilidade, a queda na capacidade de concentração e até mesmo sintomas físicos dolorosos – afetam os relacionamentos, a tomada de decisões e prejudicam o desempenho no trabalho. “É uma situação que se retroalimenta. Se o paciente com depressão não retomar realmente a funcionalidade, há chances do quadro se tornar crônico. Além disso, a presença desses sintomas aumenta a chance de recaídas: nestes casos, um episódio pequeno pode desencadear a depressão de novo”, completa Duailibi.
De acordo com a psiquiatra Luciana Sarin, médica assistente do Programa de Doenças Afetivas (Prodaf) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), infelizmente cerca de 60% a 65% dos pacientes não consegue alcançar a remissão após o tratamento antidepressivo inicial. “O tratamento antidepressivo individual, customizado segundo o perfil dos sintomas do pacientes e suas características sócio-demográficas pode aumentar as chances de remissão completa e, dessa forma, diminuir o risco de recaída e recorrência”, ressalta Luciana. Desta forma, o paciente pode ser 100% reintegrado em todas as esferas de sua vida: social, afetiva e profissional.

Tratamento

Os especialistas salientam que nenhum dos tratamentos disponíveis atualmente é totalmente eficaz para todas as pessoas. “Deve-se combinar o tratamento com o paciente, não o paciente ao tratamento. Atualmente contamos com inúmeras estratégias para que a remissão dos sintomas depressivos seja alcançada e os clínicos devem tomar decisões de tratamento individualizado para cada paciente”, afirma Luciana.
Os medicamentos para o combate à depressão têm evoluído ao longo dos anos e atuado no organismo de maneira mais eficaz, com diminuição significativa dos efeitos adversos. Entre eles, a pouca interferência no peso e na libido, além de baixa probabilidade de interação medicamentosa, inclusive com anticoncepcionais, o que é um ganho para as mulheres. Essa nova era do tratamento é marcada por um importante avanço dentro da 3ª geração de medicamentos antidepressivos, os chamados duais. Um exemplo é Pristiq (desvenlafaxina), que age como inibidor da recaptação da serotonina (5-HT) e da noradrenalina (NE), substâncias do sistema nervoso que são diretamente relacionadas ao mecanismo da depressão.

Sinônimo de tristeza?

A depressão é uma síndrome. A tristeza é apenas uma das suas manifestações e, inclusive, há quadros depressivos em que ela não se manifesta. Apatia, desinteresse pelas atividades rotineiras, insônia ou excesso de sono, perda de apetite, irritabilidade, dificuldade de digestão, fadiga, sintomas físicos dolorosos e outros sinais também podem ser depressão. O diagnóstico da depressão é feito a partir da presença dos sintomas por mais de 15 dias.
bloguinho_coracaoA depressão é uma síndrome cujas reações no organismo são muito mais amplas do que as alterações de humor perceptíveis. Ela engloba desde a deficiência no nível de alguns neurotransmissores – serotonina, noradrenalina e dopamina – até alterações em níveis hormonais. Com menos “mensageiros”, a comunicação entre neurônios fica prejudicada e também a regulação das funções desses neurônios. A partir daí, o corpo – e a mente – começam a padecer. A deficiência de neurotransmissores traz ainda a diminuição de substâncias protetoras dos neurônios, podendo causar inclusive morte de células cerebrais.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE E DIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE

 http://otics-iraja.blogspot.com/
DIA MUNDIAL DA SAÚDE E DIA NACIONAL DA PROMOÇÃO DA SAÚDE:
A Superintendência de Promoção da Saúde da Subsecretaria de Atenção Primária, Vigilância e Promoção da Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro em parceria com o Ministério da Saúde convida para o evento do Dia Mundial da Saúde e Dia Nacional da Promoção da Saúde no dia 07 de abril de 2013, das 8:30 às 13 h.


Esta será mais uma das ações do MOVIMENTO CARIOCA POR UMA CIDADE MAIS SAUDÁVEL para uma mobilização cotidiana pela criação e conservação de espaços públicos e privados que favoreçam a redução das vulnerabilidades associadas aos diversos fatores que comprometem a saúde e o bem viver.

A importância desta atividade deve-se à necessidade de uma reflexão sobre Saúde, Qualidade de Vida e Cidadania com vistas a criar as oportunidades para mobilizar e incentivar ações intersetoriais e de promoção da saúde.

FIQUE SABENDO - Consulte o tempo máximo para atendimento pelos planos de saúde

 http://drauziovarella.com.br/
Os consumidores que forem lesados pelas operadoras e não conseguirem uma solução por parte dessas devem entrar em contato com a ANS e denunciar a empresa. Para isso, é importante seguir as instruções da agência:
Após agendar o atendimento, se esse não ocorrer dentro do prazo máximo previsto (veja na tabela abaixo), o consumidor deve entrar em contato com a operadora para tentar resolver o problema e anotar o número de protocolo, que servirá como comprovante da solicitação.
Se mesmo assim não houver solução, o consumidor deve denunciar a operadora usando um dos canais de atendimento da ANS, o telefone 0800 701 9656 ou a Central de Atendimento pela internet, tendo em mãos o número do protocolo.
Outro prazo que as operadoras devem obedecer é o de reembolso. Caso o beneficiário seja obrigado a pagar os custos do atendimento, a operadora deverá reembolsá-lo integralmente (inclusive as despesas com transporte) no prazo de até 30 dias, contados da data da solicitação do pagamento.
Veja os tempos máximos para atendimento, agendamento e realização de exames:
prazos_planos_de_saude
Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar