quinta-feira, 14 de março de 2013

FIQUE SABENDO - Excesso de sal e proteína pode afetar rins e aumentar risco de cálculo renal

 http://g1.globo.com/

Excesso de sal e proteína pode afetar rins e aumentar risco de cálculo renal: Excesso de sal e proteína pode afetar rins e aumentar risco de cálculo renal
Ver a cor da urina ajuda a identificar se paciente bebe muita água ou não. Ideal é tomar de 2 a 3 litros de água por dia para manter corpo hidratado.

Parceria entre o BE e a Arena Jovelina Pérola Negra da Pavuna

 http://bairroeducador.blogspot.com/
No dia 07 de março, a equipe do projeto Bairro Educador se reuniu com o coordenador da Arena Jovelina Pérola Negra da Pavuna, Anderson Barnabé e a produtora e articuladora da Arena, Cíntia Monsores, para estabelecer uma parceria entre o espaço cultural e o projeto.


Participaram da reunião os gestores de projeto dos BE’s Pavuna (BE Débora Sobrino), Coelho Neto (Cristina Moreira), Acari (Carlos Carvalho), Anchieta (Roberta Gonçalves) e Costa Barros (Amarildo Silva) e o gestor de núcleo, Anderson Correia. Foi acordado que serão cedidos ingressos para que os estudantes das unidades escolares atendidas pelo BE possam assistir apresentações de peças teatrais, dança e exposições de artistas. Essas atividades também poderão ser oferecidas aos responsáveis, ampliando e fortalecendo a integração família-escola.


Outro destaque ficou por conta da possibilidade de realização de rodas de conversa com os estudantes, promovidas pela Arena a respeito das profissões, reforçando umas das estratégias de ação do Bairro Educador que é investir no diálogo com jovens sobre a importância do estudo na ampliação das perspectivas de vida, inclusive no que se refere ao aspecto profissional.


“É necessário romper os muros dessa sociedade e estimular nos alunos as mais diversas culturas por meio da acessibilidade”, disse Anderson Barnabé. Ele argumenta que a sociedade só mudará a partir do momento que “novas fórmulas de educação surjam, propiciando também diferentes formas de pensamento e de ação”.
Por Débora Sobrino

BAIRRO EDUCADOR - Educação e saúde caminhando juntas


No dia 06 de março, a equipe do BE Pavuna e os agentes comunitários Wander Luiz Mello e Eliane Gomes, a dentista Raphaela Soares, a médica Erika de Abreu, a sanitarista da equipe 3.3 do Programa Escolas do Amanhã (Adriana Rocha) e a assistente social Maria da Graça, do Projeto AMAR, participaram de uma reunião para desenvolver ações de reforço escolar. O encontro teve como objetivo buscar a união das potencialidades que cada projeto desenvolve junto às Escolas Municipais Alberto José Sampaio e Zilda Nunes da Costa.


O projeto Bairro Educador foi representado pelos gestores de projeto da Pavuna, Déborah Sobrino e Diogo Dutra e pela gestora de projetos do BE Anchieta, Roberta Gonçalves. Todos concordaram que para o êxito das ações coletivas é necessário elaborar primeiramente planos de trabalho por unidade escolar. Sendo assim, após a conclusão dessa etapa, será realizada uma nova reunião para que sejam organizadas as atividades, considerando a perspectiva de integração das equipes envolvidas. Algumas possibilidades de ações seriam: palestras para responsáveis, participação em feira de profissões, ações educativas relacionadas à saúde da criança e do adolescente, bem como sugestões das unidades escolares.


Todos que participaram da reunião estavam imbuídos do desejo de fazer a diferença para os estudantes, aliando à educação, a informação, a acessibilidade e a viabilização de direitos e o cumprimento dos deveres.

Por Déborah Sobrino