quarta-feira, 13 de março de 2013

FIQUE SABENDO - Cartilha traz informações para familiares de adolescentes em conflito com a lei

 http://www.viablog.org.br/
Cartilha traz informações para familiares de adolescentes em conflito com a lei: O Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedeca do Rio de Janeiro disponibilizou para download a cartilha Justiça para o adolescente em conflito com a lei – Como se defender dela. O material busca informar sobre os direitos e os deveres dos adolescentes em conflito com a lei e informar as famílias sobre os procedimentos legais a eles destinados, contribuindo para a efetivação dos instrumentos legais de proteção de crianças e adolescentes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e no Artigo 227 da Constituição Federal.

PUC-Rio: II Colóquio Latino-americano sobre Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira Infância, Infância e Adolescência.



Primeira Infância, Infância e Adolescência.:  
II Colóquio Latino-americano sobre Políticas de Segurança e Direitos Humanos: Enfocando a Primeira Infância, Infância e Adolescência., Data: 21 e 22 de março de 2013. Local: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O II Colóquio é desdobramento de um trabalho conjunto entre organizações nacionais e internacionais, sendo elas a Equidade para a Infância América Latina, o Centro Internacional de Estudos e Pesquisa sobre a Infância – CIESPI/PUC-Rio, a Rede Nacional Primeira Infância - RNPI, a Pontifícia Universidade Católica - PUC-Rio, Instituto e Fundação Arcor. Público alvo: todas as pessoas engajadas na luta pela defesa e promoção dos direitos da primeira infância, infância e adolescência. Atenção: Ao final do primeiro dia do evento será exibido o documentário "Quando a casa é a rua" de Thereza Jessouroun, cujo projeto foi desenvolvido pelo CIESPI/PUC-Rio e o CODENI, com apoio do Fetzer Institute. Também será o lançamento do livro "Cuidado familiar e saúde mental" cujas autoras são as Professora Irene Rizzini, Aline Deus da Silva Leite e Cristiane Diniz de Menezes. Editoras: PUC-Rio e Reflexão." As inscrições estão abertas e foram estendidas até o dia 16 de março!!! Informações em http://www.equidadeparaainfancia.org/ Fonte Paulo Roberto Tonani do Patrocinio(por e-mail).

FIQUE SABENDO - Turma do Bem faz triagem para oferecer tratamento odontológico gratuito

 http://www.blogdasaude.com.br/
Crianças e jovens de baixa renda com graves problemas bucais e que precisem de tratamento odontológico gratuito poderão participar da megatriagem que a ONG Turma do Bem fará no próximo dia 18 em mais de 250 municípios do Brasil, em dez países da América Latina e em Portugal.
 
O processo de triagem é bem simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal do paciente e a condição socioeconômica da família.
A seleção é feita por um índice de prioridade: ela beneficia os mais pobres, os com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego.
“Estamos fazendo essa mobilização para denunciar, mais uma vez, o descaso com a saúde oral”, afirma o dentista Fábio Bibancos, líder da ONG e integrante da Rede Folha de Empreendedores Socioambientais.
“Estatisticamente sabemos que, no Brasil, o consumo de escova de dente é de, em média, uma por família, por ano. Além disso, segundo a PNAD [Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do IBGE], quase 20% da população nunca foi ao dentista, e 45% dos brasileiros praticamente não têm acesso aos serviços odontológicos particulares.”
A Turma do Bem estima que 15 mil crianças e adolescentes entre 11 e 17 anos passem pela triagem. Os selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que eles completem 18 anos, incluindo, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.
Mais de 310 mil crianças e jovens já passaram pelas triagens do Projeto Dentistas do Bem, e 31 mil já foram encaminhadas ao dentista. A Turma do Bem tem 14 mil dentistas voluntários em 1.000 municípios dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. E também na Argentina, na Bolívia, no Chile, na Colômbia, no Equador, no México, no Panamá, no Paraguai, no Peru, em Portugal e na Venezuela.
“O maior movimento de dentistas voluntários do mundo, com o apoio da Oral-B, vai às ruas em 12 países diferentes para mostrar que o problema é universal e que alguma coisa tem que ser feita”, afirma Bibancos.
As triagens do dia 18 acontecerão em lugares públicos nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Salvador, Teresina e Macapá:
São Paulo: Credicard Hall, à av. das Nações Unidas, 17.955, das 8h às 18h;
Rio de Janeiro: Vila Olímpica Mangueira, à rua Santos Melo, 73, das 10h às 17h;
Brasília: Parque da Cidade D. Sarah Kubitshek, na Asa Sul e Setor Sudoeste, das 9h às 18h;
Curitiba: Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, à rua Salvador Ferrante, 1.664, das 9h às 18h;
Salvador: Colégio Órfãos de São Joaquim, à av. Jequitaia, 375;
Teresina: Facid, à rua Veterinário Bugija Brito, 1.354;
Macapá: Emef Edmar Maia, à av. Cônego Domingos Maltes, 52.
Mais informações: www.tdb.org.br
Fonte: Folha de S. Paulo

PSE - NSEC06 - MATERIAL DISPONIBILIZADO TELESSAÚDE

Tendo em vista a campanha nacional de prevenção à obesidade infantil, lançada e promovida pelo Ministério da Saúde, o Núcleo Telessaúde RJ gostaria de disponibilizar os materiais instrucionais para famílias, comunidades e equipes escolares e os jogos virtuais, listados abaixo, para sensibilização e educação das crianças.
O material está disponível no site http://www.telessaude.uerj.br/colorindo-e-movendo/ e poderemos, também, disponibilizar os jogos em DVDs para serem distribuídos nas escolas onde não há acesso à Internet.
Slide do prato saudável
Cordialmente,
Marta

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA E. M.EUGÊNIA DUTRA





C. S. F. MARCOS VALADÃO realizou atividade no dia 21 de fevereiro sobre o tema Alimentação Saudável na E. M. EUGÊNIA DUTRA, foram momentos  de entretenimento, alegria e aprendizagem com a presença do Grupo SAÚDE CARIOCA animando o encontro.


Profissionais: CD Candida, TSB Dilmea, ASB Jacqueline



BAIRRO EDUCADOR - Conhecer para planejar

 http://bairroeducador.blogspot.com/
A equipe do Bairro Educador, representada pelos gestores de projeto da Pavuna, Diogo Dutra e Deborah Sobrinho, pela gestora do Bairro Educador Irajá, Fernanda Souza e pelo Gestor de Núcleo, Adriano de Araujo, reuniram-se na última terça-feira, 05 de março, com a direção da Escola Municipal Motorista Paschoal André, na Pavuna. A reunião teve como objetivo o planejamento do reinício das atividades na unidade escolar e a apresentação dos novos gestores de projeto Diogo e Fernanda. A diretora geral e a diretora adjunta receberam a equipe.


De acordo com as diretoras, o tema do Projeto Político Anual (PPA) é “Uma escola assim é tudo pra mim”. Com o PPA a unidade escolar busca abordar o tema da cidadania entre os estudantes e resgatar a identidade da escola. Este último aspecto é visto com grande importância, pois a escola não teve uma data oficial de fundação, sendo que as atividades voltadas para a comemoração de seu aniversário acontecem no decorrer do mês de dezembro.


A Escola Municipal Motorista Paschoal André conta com umas das melhores infraestruturas do bairro. De acordo com a diretora, pelo fato de a escola estar localizada em uma área de risco, onde os conflitos são constantes, há uma certa dificuldade em promover ações através da ida de parcerias, tendo em vista o receio dos convidados em se deslocar até o local. O Bairro Educador Pavuna terá como desafio promover a articulação entre a unidade escolar e os parceiros externos, de modo que a escola possa contar com ferramentas e colaboradores no auxílio, promoção e expansão de suas atividades.

A próxima reunião entre o BE Pavuna e a escola está agendada para o dia 13 de março e terá como objetivo a apresentação do esboço do plano de trabalho elaborado pelo gestor de projetos Diogo Dutra, quando serão detalhadas as possibilidades de ações dos próximos bimestres.

Por Diogo Dutra

PSE - NSEC06 - SAÚDE PRESENTE NA CRECHE COMUNITÁRIA PRIMEIROS PASSOS






Equipe da C. F. MARCOS VALADÃO esteve presente na CRECHE COMUNITÁRIA PRIMEIROS PASSOS.
Tema: Reunião com responsáveis e levantamento epidemiológico.

A atividade com os responsáveis foi desenvolvida com o objetivo de transmitir a importância do trabalho da Clínica da Família, como funciona e a importância da promoção de saúde que inicia com a atitude de cada indivíduo ao utilizar os serviços oferecidos de modo responsável e tentamos sempre mostrar que a participação dos pais dando suporte  para as crianças vai levar a um resultado positivo na saúde da família, para isso realizamos uma roda de conversa sobre saúde bucal, instrução de higiene oral pessoal e cuidados com as crianças, distribuição de kits.
O levantamento epidemiológico foi realizado de maneira a levar a algumas crianças um primeiro contato com o profissional e assim criar um ambiente de confiança e alegria.

Marcamos nossa próxima atividade em 25 de abril para realizar TRA .  

Total de alunos: 60

Total de alunos que participaram; 49

Responsáveis; 17

Kits adultos; 17

Kits infantis: 60 (foi entregue kits para faltosos)

Profissionais; CD Candida E TSB Dilmea
 
SAÚDE PRESENTE NA CRECHE

PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MUNICIPAL MARISE GARCIA

A ESF DE Saúde Bucal, do CMS NASCIMENTO GURGEL esteve na ESCOLA MUNICIPAL MARISE GARCIA, na Pavuna.

O foco principal foi proporcionar aos alunos através do teatro , orentaçõ prevenção e promoção da Saúde Bucal  o desenvolvimento de:
  1. Capacidades cognitivas  - imitação, imaginação, regras, transformação da realidade, acesso e ampliação de conhecimentos prévios;  
  2. Capacidades afetivas - estabelecimento dos vínculos afetivos, a expressão de sentimentos, relação de confiança, principalmente entre o educando e Técnico em Saúde Bucal, que envolve colaboração/motivação/valorização;
  3. Capacidades psicomotoras  - atuação mecânica do educando por meio do treinamento e da execução de atividades – controle da placa bacteriana por meio da escovação;
Fizemos também avaliação epidemiológica e distribuição de Kits de Saúde Bucal, assim os professores, funcionários e marendeiras darão continuidade ao trabalho de higiene bucal proposto.

PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA
GARANTINDO O SORRISO NO FUTURO


REFLEXÃO - O professor ideal

 http://www.vithais.com/


Qualidades indispensáveis para melhorar a educação
- Possui autonomia intelectual
- É capaz de estabelecer diálogo crítico com o mundo
- Facilita aprendizagem
- Interage com o contexto social e cultura dos alunos
- Tem consciência de que deve se manter atualizado  
"É um profissional do desenvolvimento da dimensão humana, da cultura e das interações sociais" Características essenciais para os cursos - Formação deve estar associada à prática - Devem ter fundamentos da educação em história, psicologia, sociologia - Devem ter disciplinas de formação pedagógica - Devem ter disciplinas dos conteúdos das séries em que vai lecionar (Fonte: Revista Educação, Ed. 150, Artigo: Raio X para novas práticas) 

Procura-se o professor ideal. Quem é ele? As informações apresentadas por revista especializada em educação, a partir de consulta com especialistas, apresentou algumas indicações daquilo que se espera deste profissional. 

Há algum tempo, em outros textos, trabalhei informações de outras fontes (como o jornal "O Estado de São Paulo"), através das quais se falava de um educador antenado, ligado nas tecnologias, capaz de estar presencial e virtualmente próximo de seus alunos. Nesta apreciação da Revista Educação, o foco é outro... 

Fala-se sobre formação mais qualificada, associação da prática profissional com aquilo que se aprende na graduação, da necessidade de sólidos fundamentos em pedagogia (com destaque para história, sociologia e psicologia), do domínio e segurança no trabalho com os conteúdos específicos de cada disciplina e ano escolar com o qual o trabalho vai ser realizado, da qualificação didática do profissional da educação. 

Temas que deveriam ser basilares para os professores e, mais ainda, cobrados, pelos estudantes e também pelo MEC, das universidades e faculdades que formam esta tão imprescindível seara profissional no país. Agora, também surgiram pormenores da formação que estão associados não apenas à graduação e às especializações na área... 

Fala-se de autonomia intelectual, criticidade na relação com o mundo, capacidade de facilitar a compreensão e o trabalho do aluno em sala de aula, atualização quanto ao que ocorre no mundo e, ainda, capacidade de interagir e se relacionar com os alunos, conhecendo sua realidade e valorizando seus saberes prévios... Fico particularmente muito feliz ao ver tudo isto sendo colocado... 

Tenho pessoalmente levantado estas bandeiras através dos artigos que escrevo desde que comecei a atuar nesta frente virtual de comunicação e troca de ideias, socializando a necessidade destas práticas desde 2002! 

Como disse, melhorar a formação dos professores na universidade é elemento primordial dessa transformação. Para os que já estão no mercado de trabalho cabe buscar aquilo que ainda não é parte de seu acervo de saberes e práticas, participando de novos cursos, formações, debates, oficinas, palestras e, também, lendo muito, trocando ideias com os colegas, experimentando e não apenas se acomodando com o que já possui ou realiza. Igualmente decisivo é o papel dos gestores da educação. A equipe com a qual se relacionam diretamente os professores, formada pelos profissionais que atuam na direção, coordenação pedagógica e orientação educacional.

A definição dos pilares desta escola, com a filosofia, os parâmetros educacionais, as metas a serem atingidas, o plano de vôo geral e específico (da escola, de cada área do conhecimento, da sintonia que deve existir), o caráter multi ou interdisciplinar, o olhar para o mundo, o ensejo ao empreendedorismo e a iniciativa do aluno, a seleção criteriosa dos recursos, a parceria vital com as famílias, a atenção ao espaço onde acontecem as aulas, experiências e contato com outros universos via web ou presencial... Há muitas ações a serem planejadas e desenvolvidas. 

É decisivo para a educação, o país, os professores e, principalmente, para nossos alunos, que estejamos conscientes e engajados para que o professor qualificado, pleno e próximo do ideal, esteja nas salas de aula brasileiras... E digo próximo do ideal porque não podemos nos iludir pensando que em algum momento já chegamos lá... Sempre precisaremos de mais subsídios, intercâmbio, informações, cursos, leituras e, neste sentido, estamos em permanente construção... 

Por João Luís de Almeida Machado

FIQUE SABENDO- CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele

 http://www.mdsaude.com/
Informe-se e  proteja-se.
CARCINOMA BASOCELULAR | Câncer de pele:
O carcinoma basocelular (CBC) é o tipo de câncer de pele mais comum no ser humano, sendo também aquele com maior taxa de cura. Apesar de ser o tipo histológico de 3 em cada 4 cânceres de pele diagnosticados, o carcinoma basocelular tem uma taxa de mortalidade abaixo de 2%.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre o carcinoma basocelular:
  • O que é o carcinoma basocelular.
  • Fatores de risco para o carcinoma basocelular.
  • Sintomas do carcinoma basocelular.
  • Tratamento do carcinoma basocelular.
Se você está à procura de informações sobre o melanoma, o tipo mais agressivo de câncer de pele, o seu texto é esse: MELANOMA | Câncer de pele.

O que é o carcinoma basocelular


A epiderme é a camada mais superficial da pele (as outras camadas são a derme e a hipoderme, esta última também é chamada de tecido subcutâneo), chegando a ter 1,5cm de espessura em áreas de pele mais grossa, como as solas dos pés e as palmas das mãos. A epiderme é subdividida em 5 camadas, sendo a mais profunda composta pelas células basais. As células basais estão constantemente se multiplicando, gerando células de pele novas, que vão empurrando as antigas para cima, de forma a renovar constantemente a epiderme. Conforme as células velhas se desprendem e descamam, as células mais novas que estão subindo vão ocupando o seu lugar.

O carcinoma basocelular é o câncer que surge das células basais. O seu aparecimento geralmente ocorre após uma lesão do DNA desta célula, fazendo com que as mesma mude suas características, tornando-se um câncer. O principal fator de agressão ao DNA das células da pele é o excesso de exposição solar (explicaremos melhor na próxima parte do texto).

Para entender melhor o processo que leva ao surgimento de um célula cancerígena, leia:
- O QUE É O CÂNCER?
- O QUE É UM CARCINOMA?

O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e, felizmente, o menos mortal. Apesar de localmente ser um tumor agressivo, capaz de destruir camadas da pele e de invadir tecidos ao redor, a sua relativa benignidade está no fato de ser um câncer com baixo potencial de causar metástases. Na verdade, menos de 1% dos casos de carcinoma basocelular metastizam. Os tumores não tratados continuam a crescer, causando significativa destruição das camadas da pele, que podem provocar lesões desfigurantes. Porém, mesmo nestes casos, o tratamento curativo é possível.

Fatores de risco para o carcinoma basocelular


A exposição crônica ao sol é o principal fator de risco para o desenvolvimento do carcinoma basocelular. Ao contrário do melanoma que surge habitualmente após um episódio de exposição excessiva ao sol, o CBC surge em pessoas que se expõem frequentemente ao sol durante anos, em geral, desde os primeiros anos de vida. Em relação à exposição solar, os seguintes fatores aumentam o risco do carcinoma basocelular:
  • Ter pele muito clara.
  • Ter olhos claros.
  • Ser ruivo ou naturalmente loiro.
  • Ter tido muitos episódios de queimadura solar ao longo da vida.
  • Ter mais de 50 anos (o dano ao DNA surge na juventude, mas o câncer só aparece décadas depois).
  • Fazer bronzeamento artificial.
  • Viver em áreas tropicais e com alta exposição solar ao longo de todo o ano.
  • Ter familiares próximos com história de câncer de pele.
  • Já ter tido um carcinoma basocelular anteriormente (o risco de novo tumor é 40% maior que na população em geral).
O excesso de sol ao longo da vida é um fator de risco importante, mas há outros fatores que também podem levar ao aparecimento do carcinoma basocelular, como:
  • Exposição excessiva à radiação, como raio X.
  • Imunossupressão (por doença ou por uso de drogas imunossupressora).
  • Exposição a arsênico.
  • Algumas raras doenças genéticas facilitam o aparecimento do CBC, como a síndrome de Goltz ou xeroderma pigmentoso.

Sintomas do carcinoma basocelular


As lesões do carcinoma basocelular habitualmente se apresentam em locais da pele mais expostos à radiação solar. Na maioria dos casos, a lesão ocorre na face. A seguir, o tronco é o local mais acometido. Eventualmente o CBC pode surgir em áreas não expostas ao sol, como órgãos genitais ou região ao redor do ânus.

Na maioria dos casos, a lesão de pele do carcinoma basocelular apresenta-se como um pequeno nódulo ou uma pápula (uma lesão com relevo, tipo uma bolinha meio achatada), da cor da pele, meio brilhosa ou perolada, frequentemente com um ou mais diminutos vasos sanguíneos visíveis. Estas lesões se ferem com facilidade, podendo formar pequenas úlceras. A forma nodular surge habitualmente na face e é responsável por 60% dos casos.
Carcinoma basocelular - fotos

Em 30% dos casos, a lesão do CBC é superficial, plana e levemente avermelhada. Esta forma ocorre mais comumente em jovens e acomete principalmente o tronco.

Carcinoma basocelular  superficial

Os 10% dos casos restantes podem apresentar uma variedade de formas. Em geral, são variações da forma nodular e superficial. Algumas lesões podem ser pigmentadas (mais escuras) ou com uma leve depressão. Outras parecem cicatrizes arrendondadas, como se o paciente tivesse tido uma ferida anterior no local.

Nem sempre é fácil para a população leiga notar a presença de um carcinoma basocelular em fase inicial. Por isso, alguns sinais de alerta devem ser conhecidos:

- Uma ferida persistente, principalmente na face, que não se cura após várias semanas.
- Uma mancha vermelha nova, que não desaparece após várias semanas.
- Um nódulo novo, brilhante. Pode ser avermelhado, translúcido ou pigmentado. Também pode haver pequenos vasos sanguíneos visíveis.
- Uma área mais branca ou amarelada, com bordas pouco definidas, parecida com uma pequena cicatriz.

O diagnóstico do carcinoma basocelular é habitualmente confirmado com uma biópsia de pele.

Tratamento do carcinoma basocelular


O tratamento do carcinoma basocelular é preferencialmente cirúrgico, com retirada completa da lesão, mas uma série de outros tratamentos estão disponíveis, dependendo do tipo, localização e gravidade do tumor. Algumas opções incluem: laserterapia, curetagem, crioterapia, eletrocoagulação e radioterapia. Lesões muito iniciais podem ser tratadas apenas com cremes à base de 5-Fluorouracil (5-FU) ou Imiquimod.

Independentemente do tratamento escolhido, praticamente todos os casos de CBC conseguem ser curados. Todavia, a taxa de recorrência é alta, cerca de 10% após 5 anos.