sábado, 9 de março de 2013

FIQUE SABENDO - Preventivo pode identificar HPV e evitar câncer de colo de útero

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
O papiloma vírus humano (HPV) não é apenas um vírus e sim uma família com cerca de 200 tipos. Classificados por ‘alto’ ou ‘baixo’ risco de câncer, a maioria é sexualmente transmissível e pode provocar lesões na pele ou mucosa. Os de alto risco, geralmente, estão relacionados a tumores malignos e são eles que causam 90% dos cânceres de colo de útero. Alguns estudos indicam que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas, no mundo, serão infectadas por um ou mais tipos de HPV, em algum momento da vida.
A transmissão do papiloma acontece por meio do contato direto com a pele infectada. Os HPV genitais são transmitidos em relações sexuais, podendo causar ferimentos na vagina, colo do útero, pênis e ânus. O uso da camisinha é a maneira mais eficaz para reduzir a possibilidade de contágio. Por isso, a utilização do preservativo é recomendada em qualquer tipo de relação, mesmo naquela entre casais estáveis.
A maioria das infecções do HPV é combatida espontaneamente pelo sistema imunológico. Mas nem sempre os anticorpos são capazes de eliminar o vírus. As infecções mais comuns são as verrugas, popularmente conhecidas como “crista de galo” e são tratadas com cauterização. Entretanto, são as infecções que não apresentam sintomas que podem progredir e gerar o câncer do colo do útero.
 
Diagnóstico – o HPV pode ser diagnosticado por meio de exames ginecológicos. As lesões precursoras do câncer podem ser identificadas através do exame preventivo chamado Papanicolau e o diagnóstico é confirmado através de exames laboratoriais como o teste de captura híbrida e o exame de sangue PCR. Ambos estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS), gratuitamente, em todos os estados do país.
A coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher do MS, Esther Vilela, garante que medidas estão sendo tomadas para que o diagnóstico seja ainda mais preciso. “O Ministério da Saúde está investindo no controle de qualidade dos laboratórios que realizam os exames de prevenção, pois a qualidade do resultado deles interfere diretamente no laudo. E se esse resultado for positivo para HPV, nós temos uma lesão precursora e temos que tratá-la antes de virar um câncer”, diz Esther.
A doença matou mais de cinco mil mulheres em 2011. A coordenadora explica porque esse número ainda é alto: “As mulheres não precisam morrer de câncer de colo de útero. Nós temos que romper a barreira do preconceito por falta de acesso a informação e ao exame de prevenção. Se as mulheres que tem de 25 a 64 anos fizerem anualmente o exame ginecológico, preventivo, podemos tratar dos casos no inicio e esses números de óbitos vão reduzir”.
Tratamento – Diversos tipos de tratamento são oferecidos pelo SUS, inclusive o tratamento com laser e o procedimento cirúrgico. Entretanto, é o médico que recomenda a conduta mais adequada, após a avaliação de cada caso.
Transmissão do homem para a mulher – O fato de o homem ter tido relação sexual com uma mulher infectada pelo HPV não significa que ele transmitirá a infecção. Entretanto, é recomendado que os homens procurem um urologista para realizar a peniscopia ou o teste de biológico que detecta a presença do DNA do HPV.
Mulheres grávidas – A grávida tem o sistema de defesa mais baixo e pode ser mais receptível a desenvolver o vírus. Mas a ocorrência de HPV durante a gravidez não implica, obrigatoriamente, na má formação do feto e não impede o parto normal ou a cesariana.
Camilla Terra / Blog da Saúde

FIQUE SABENDO - SUS oferta novo medicamento a hemofílicos

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Divulgação
O Sistema Único de Saúde (SUS) beneficiará cerca de 10 mil brasileiros com a oferta gratuita de um medicamento de alta tecnologia no controle de sangramentos para pacientes com hemofilia A. O Ministério da Saúde aprovou nesta quinta-feira (7) o uso do fator VIII recombinante, que estará disponível em até seis meses nos hemocentros do país, para esse tipo de tratamento.
O Brasil também passa a produzir nacionalmente o medicamento, por meio de transferência de tecnologia. É o resultado da Parceria de Desenvolvimento Produtivo (PDP) firmada em outubro de 2012 com a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). A expectativa é de que o ministério passe a adquirir o medicamento a preço quatro vezes menor do que o valor médio atual pago para atender a demandas judiciais.
A parceria amplia o acesso da população a medicamentos mais modernos e eficazes e qualifica a atenção prestada aos pacientes hemofílicos. “Esse tratamento é o que existe de mais avançado no mundo. Com a produção nacional, o país conseguirá atender a cerca de 90% dos portadores da doença, com exceção dos pacientes intolerantes ao tratamento”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Com a mesma eficácia e segurança que o do fator plasmático, já ofertado no SUS, o novo medicamento tem a vantagem de não depender de doações de sangue, o que limita a produção. Estudos apontam que a taxa de sucesso no tratamento com o fator VIII recombinante é igual ou superior a 90%. Atualmente, 97% dos tratamentos para hemofilia realizados no SUS ocorrem com uso de plasma humano (plasmático).
Os 3% restantes são pacientes que já recebem o tratamento com o fator VIII recombinante por meio de ações judiciais. Para cumpri-las, o ministério gastava entre U$ 1,5 a U$ 1,75 por unidade do medicamento. Com essa nova PDP, estima-se que até 2014 o uso do fator VIII recombinante deve corresponder a 20% do total de tratamentos.
Parceria – Ainda em 2013, a Hemobrás fornecerá 350 milhões de unidades internacionais do fator VIII recombinante, ao custo de US$ 120 milhões. Esse valor inclui a transferência de tecnologia.
Atualmente, apenas três empresas no mundo produzem a droga. Por meio da PDP entre a Hemobrás e o laboratório privado americano Baxter, o Brasil irá incorporar a tecnologia e no decorrer dos próximos 10 anos passará a produzir o medicamento.
“Esse é um grande avanço que alia desenvolvimento tecnológico, inovação e economia para os cofres públicos. Trata-se de uma política tecnológica a serviço da demanda social”, afirma o secretário de Ciência e Tecnologia do ministério, Carlos Gadelha.
Doença – A hemofilia é uma doença hemorrágica, de herança genética, que leva à perda de mobilidade do paciente. Traumas – até os mais leves que ocorrem na vida de qualquer criança – podem causar hemorragias graves e que ameaçam a vida ou causam sequelas. Atualmente, 16 mil hemofílicos são assistidos pelo SUS, 10,5 mil deles com hemofilia A e B. Desse total, 3,4 mil são portadores da forma grave da doença, caracterizada por sangramentos em uma mesma articulação, que pode levar ao dano articular e em alguns casos à invalidez.
Os portadores dependem de transfusões de sangue repetidas e da administração dos fatores de coagulação que eles não conseguem produzir. Nos hemofílicos do tipo A, o fator da coagulação que está faltando no corpo da pessoa é o fator VIII, e é esse que deve ser reposto.
Se não forem tratadas, as repetidas hemorragias nas articulações causam deformidades e perda de mobilidade. A profilaxia com fator VIII aplicado regularmente durante o período de crescimento das crianças evita sangramentos e previne deformidades.
Fonte: Rhaiana Rondon / Agência Saúde 

Ministro apresenta a blogueiras as prioridades do MS em Saúde da Mulher

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Durante Encontro com Blogueiras, realizado ontem (7), em Brasília, o ministro Alexandre Padilha destacou os três grandes desafios do Ministério da Saúde na atenção à saúde da mulher. “A primeira prioridade é o câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil. A segunda prioridade é o momento da gravidez e do nascimento, com a Rede Cegonha garantindo o cuidado humanizado dessas pacientes. A terceira grande prioridade é o cuidado á mulher vítima de violência, disponibilizando espaços especializados neste tipo de acolhimento tanto em Unidades Básicas de Saúde, como em hospitais”, explanou o ministro.

Foto: Erasmo Salomão/ ASCOM-MS
As blogueiras questionaram o ministro sobre diversos temas, como os incentivos para redução da obesidade, os cuidados com as gestantes e diminuição do número de cesáreas desnecessárias, parcerias para o consumo de alimentos saudáveis, dentre outros. Priscilla Perlatti, do blog Mamatraca, se interessou por saber mais sobre medidas contra a violência obstétrica, tanto física como psicológica. “A mulher, acho que por falta de informação, não sabe na hora (do parto) que foi vítima de uma violência obstétrica, porque ela pode ser tanto física como psicológica. Eu queria saber o que o Ministério faz para que esta informação chegue à mulher e também aos profissionais”, questionou a blogueira.
O ministro Padilha concordou com Priscilla e destacou a importância da ouvidoria da Rede Cegonha. “Essa é uma situação inaceitável mesmo, então é fundamental que ofereçamos o cuidado humanizado e acolhedor. Por isso criamos a ouvidoria da Rede Cegonha, para que a gente possa dar para esta mulher a oportunidade de denunciar, reclamar, falar o que aconteceu e levar esta informação até o gestor”, explicou Padilha.
Para as blogueiras, a iniciativa do Ministério da Saúde de promover ações como este encontro aproxima a população e garante o acesso a informações sobre seus direitos em saúde, conforme destacou Aline Kelly de Almeida, do blog A Vida Quer. “Eu acredito muito que a informação é o vetor de qualquer mudança, que faz qualquer coisa se transformar. O principal dessa iniciativa é que está levando informação de uma forma mais acessível, sem ser aquela coisa muito formal. Achei o encontro muito legal por causa disso, foi um bate-papo bem descontraído, onde foi possível tirar várias dúvidas”, disse.
Alexandre Padilha também ficou satisfeito com o Encontro e agradeceu a participação tanto das blogueiras, como dos internautas. “Ajuda muito o Ministério da Saúde poder conversar com estas mulheres e ouvir as preocupações, as críticas, as demandas, isso nos ajuda a aprimorar e melhorar, não só as políticas do Ministério da Saúde, mas também os serviços de saúde em todo o Brasil”.
O Encontro –  O objetivo é facilitar a disseminação de informações de promoção da saúde. Estudos mostram que cada vez mais as pessoas buscam conhecimento em saúde na Internet, a ação funciona para esclarecer de forma correta as dúvidas das pessoas e promover o autocuidado.
A reunião, que aconteceu nesta quinta-feira (7) no gabinete do ministro, em Brasília, e foi transmitida ao vivo via hangout, contou com a participação de nove blogueiras. Durante todo o evento houve interações de outras pessoas por meio de e-mails e nas redes sociais do Ministério da Saúde.
Antes do Encontro, as blogueiras visitaram a ”Carreta da Mulher”, implantada na capital há um ano, em 8 de março de 2012, e que já realizou mais de 32 mil exames, entre mamografias, ultrassonografias e preventivos do câncer de colo de útero.
Conheça as blogueiras e saiba o que elas acharam do Encontro
Jéssica Macêdo / Blog da Saúde

DICA - Coelhinhos de Páscoa

 http://www.copyepaste.com/
Coelhinhos de Páscoa:
A casa merece uma decoração especial em um dos feriados mais tentadores do ano. Por isso entre no clima de corpo e alma, inspire-se nas fotos e encante toda a família. Espalhe muitos coelhinhos.
via

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 09 a 15 de março

 http://elosdasaude.wordpress.com/
postal da saúde: violência contra a mulher 
APOIO AS MULHERES
A mobilização “Mulher – Poder Público Presente” movimenta o Largo da Carioca nesta quinta-feira, 14 de março. Organizado pela Rede Capital de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, o evento divulgará, de 10h às 17h, diversos serviços de apoio à mulher e exibirá o filme de uma campanha nacional contra a violência doméstica. A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde também estará presente, para interagir com os transeuntes e estimular debates e reflexões sobre o tema. A iniciativa conta com o apoio da Subsecretaria de Direitos das Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
governança ambiental 
GOVERNANÇA AMBIENTAL
Desgovernança da Sustentabilidade é o tema de um debate que acontece na próxima quarta-feira, 13 de março, a partir das 14h, no salão internacional Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). O evento conta com a participação do especialista em desenvolvimento, José Eli da Veiga, professor de pós-graduação do Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (IRI/USP) e do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ). O convidado abordará os dilemas e desafios da governança ambiental e do desenvolvimento sustentável. A palestra é aberta ao público e terá transmissão ao vivo pela pelo site da ENSP.
SABORES DO CACAUSabores do Cacau
A Páscoa está chegando e para os chocólatras de plantão o SESC Duque de Caxias oferece no dia 15 de março, a partir das 14h, uma edição especial da Oficina Culinária. No encontro, o público poderá conferir palestras sobre os benefícios do cacau e aprender receitas de chocolates dietéticos e à base de soja. O evento, com entrada franca e classificação de 12 anos, acontece na Rua General Argolo, 47.

feira yabas
 
FEIRA DAS YABAS
Todo segundo domingo de cada mês o samba invade as ruas de Oswaldo Cruz com a Feira das Yabás. No próximo dia 10 de março, não poderia ser diferente. A convite do sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, Dona Ivone Lara é quem comanda a festa. A Velha Guarda da Portela também marca presença. O famoso mocotó e aipim com carne-seca da Tia Surica e a tradicional rabada Dona Neném são as atrações principais. A feira acontece na Praça Paulo da Portela, a partir do meio-dia.


SAÚDE PRESENTE NO CIEP ANTÔNIO CANDEIA FILHO A SAÚDE DA MULHER

 http://pejantoniocandeia.blogspot.com/
Conversando e informando sobre saúde.  Parabéns Profª Mariana!!
A SAÚDE DA MULHER:

    A propósito do Dia Internacional da mulher, os professores do PEJA I e II do CIEP Candeia organizaram uma homenagem especialmente às alunas no dia 7/03/2013, o tema principal foi a saúde da mulher e a palestrante foi a professora Mariana, que soube trazer informações relevantes, ilustrações e vídeos, além de dialogar e esclarecer as questões colocadas pelos alunos.

    Os demais professores comentaram o tema, buscando a integração interdisciplinar e foram sorteados brindes de lembranças para as alunas.

   Obs: Os professores decidiram continuar a divulgação do trabalho com o PEJA em 2013 criando uma página no Facebook, para facilitar a participaçao de todos.