sexta-feira, 8 de março de 2013

FIQUE SABENDO - FLÁVIO COUTO - CRONOGRAMA HORTA MEDICINAL

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CRONOGRAMA HORTA MEDICINAL:
 1° SEMESTRE/2013

DATA/HORA
OFICINA
MATERIAL NECESSÁRIO
05/03/2013 – 14 HS

REPELENTE DE CITRONELA

02/04/2013 – 14HS
COMPOSTAGEM CASEIRA
TRAZER CASCAS DE LEGUMES E CASCA DE OVOS
07/05/2013 – 14HS

SABONETE ARTESANAL
TRAZER FORMAS DE BOMBOM
04/06/2013 – 14HS

TEMPERO COM ERVAS DESIDRATADAS


FIQUE SABENDO - FLÁVIO COUTO - PLANEJAMENTO FAMILIAR 2013

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PLANEJAMENTO FAMILIAR 2013:
ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA

MES                                                   DIAS

MARÇO                                           08-15-22
ABRIL                                             12-19-26
MAIO                                              10-17-24
JUNHO                                            14-21-28
JULHO                                             12-19-26
AGOSTO                                         09-16-23
SETEMBRO                                    13-20-27
OUTUBRO                                       11-18-25
NOVEMBRO                                   08-22-29
DEZEMBRO                                    13-20-27


HORÁRIO: 14:00 HORAS
RESPONSÁVEL: ENFERMEIRA LIANE

Saiba quais são os exercícios físicos mais indicados para as grávidas

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A mulher que nunca se exercitou e sabe que os benefícios das atividades físicas durante a gestação são poderosos não só para ela, mas também para o bebê pode começar a fazer exercícios leves ou de baixo impacto.
Para quem já tem uma rotina de malhação e acabou de engravidar, o ideal é manter o tipo e o ritmo dos exercícios caso o médico dê aval para isso. “Se ela já pratica esportes, pode manter o mesmo ritmo até o oitavo mês de gravidez. Essa mulher e a que nunca se exercitou precisam, sempre, ter um acompanhamento médico“, salienta o fisioterapeuta Bruno Andrade Costa, especialista em fisioterapia músculo-esquelética do Zahra Spa & Estética.
Controle do ganho de peso, fortalecimento muscular – não só da região lombar evitando as dores nas costas -,  melhora do condicionamento cardiovascular e do sistema respiratório, além de melhora do retorno venoso e linfático, diminuindo o inchaço são alguns dos benefícios. Entenda abaixo quais são os exercícios mais indicados na gravidez:

HIDROGINÁSTICA

Hidroginástica é o exercício mais indicado pelos médicos para as grávidas. De acordo com Luciana Flor, a água traz conforto para as gestantes. “Na água elas não sentem o peso da barriga, o que aumenta a segurança para praticar exercícios”, diz a professora. Ela explica que o water relax, espécie de aula de alongamento dentro d’água, também é muito bem-vinda para as gestantes, já que melhora a circulação e diminui inchaços.
Uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com 50 grávidas mostrou que a hidroginástica pode ajudar a diminuir as dores no parto, já que apenas 27% das pesquisadas que praticavam exercícios na água solicitou algum tipo de analgésico para dor durante as contrações.

CAMINHADA

A caminhada está entre as atividades mais democráticas, já que não é necessário estar matriculada em uma academia para praticá-la.
Após a liberação do obstetra, em geral, a gestante pode praticar exercícios físicos durante uma hora por dia, até 5 vezes por semana. O mais importante é respeitar a frequência cardíaca, que não deve ultrapassar 140bpm. Isso significa que é possível conversar com tranquilidade durante a caminhada.”, diz a professora de educação física Mariana Furtado, do Espaço Bella Gestante.

MUSCULAÇÃO

A musculação não é contraindicada para gestantes. Bem orientada, fortalece os músculos, melhora a postura e diminui as dores nas costas, provenientes do peso da barriga. “Na musculação é possível trabalhar cada grupamento muscular de forma segura. Gestantes que nunca praticaram exercícios devem começar aos poucos, com 15, 20 minutos, avançando aos poucos. O ideal, sempre, é conciliar o trabalho muscular com atividades aeróbicas, como caminhada, hidroginástica e bicicleta ergométrica”, diz Luciana Flor.

PILATES

O exercício utiliza o próprio peso corporal para trabalhar diferentes grupamentos musculares. Apesar de parecer ser um exercício leve, o pilates não é indicado para todas as gestantes. “O pilates melhora a postura, evita dores lombares e fortalece os músculos das costas, preparando para o peso da barriga, mas só recomendamos para quem já praticava antes da gravidez. No pilates a gestante trabalhará o tempo todo com o abdômen contraído, o que pode gerar estresse desnecessário para quem nunca praticou”. Ou seja, quem deseja aproveitar os benefícios do pilates deve começar bem antes da gravidez.

YOGA

A yoga trabalha corpo e mente, ajudando no relaxamento da gestante. “Assim como o pilates, a yoga trabalha o abdômen e só é recomendo para aquelas que praticavam antes da gravidez.Com o passar das semanas e o crescimento da barriga, ficará mais difícil fazer determinadas posturas, mas as academias já contam com programas específicos para gestantes”, explica a professora de educação física Luciana Flor, da Companhia Atlética.
Fonte: Gnt

5 histórias inspiradoras de pessoas que lutam pelos direitos das mulheres

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É estranho, em pleno século XXI, falar em direitos das mulheres. Depois de tantas conquistas realizadas nos dois últimos séculos, muitas ainda sofrem com a falta de controle sobre o próprio corpo e com as desigualdades entre os gêneros.
Para aderir às celebrações do Dia Internacional da Mulher, 08/03, reunimos histórias inspiradoras de gente que luta para fazer valer esses direitos. Entre elas, muitas mulheres, mas também homens como o economista brasileiro Sérgio Besserman, que diz que o desenvolvimento sustentável só será possível se for mais feminino.
1) Homem de verdade não bate em mulher
No Brasil, estima-se que uma em cada cinco mulheres já sofreu violência dentro de casa. Para chamar a atenção para o problema e acabar com o estigma de que a Lei Maria da Penha é contra os homens, a campanha “Homem de Verdade Não Bate em Mulher”, lançada em 01/03 pelo Banco Mundial, tem a adesão de dez brasileiros famosos.
2) “A burca não é uma jaula”
 
Considerada uma das dez melhores artistas do Afeganistão, Shamsia Hassanigrafita as ruas de Cabul para mostrar que “a burca não é uma jaula”. Aos 25 anos, a artista de rua acredita que a liberdade não é o que vestimos, mas “o que decidimos, o que dizemos, o que fazemos para estarmos confortáveis e para termos paz”.
Para esta jovem professora de arte da Universidade de Cabul, mudar o sentido da burca com a arte para mostrar mulheres felizes é uma forma de mudar como as pessoas enxergam a mulher. Ela não se engana: existem outros grandes problemas em sua sociedade. Mas crê que, mesmo com a burca, as mulheres podem fazer de tudo: estudar, trabalhar, fazer arte e muitas outras atividades.
Por ser mulher, seu trabalho como artista é complicado: a reação negativa das pessoas – inclusive de outras mulheres – e os problemas de segurança são alguns dos motivos que a impedem de pintar seus grafites em ruas que não conhece.
3) “Garotas não são tão inocentes”
Mais conhecida como Maria João Barbosa, a webdesigner e ilustradora portuguesaLuna Kirsche exalta a “feminilidade não esterotipada” com seu recente trabalho criativo “Girls aren’t so innocent”. Para a artista, que sempre cria desenhos arrojados e com muita personalidade, as mulheres devem ser retratadas sem tabus para que a imagem preconcebida que algumas pessoas têm das mulheres não motive preconceitos e discriminação.
Com muita cor, sensualidade e tatuagens, as mulheres retratadas por Luna têm longos cabelos armados, usam corpete e cinta-liga e tem símbolos – de diversas culturas – espalhados pelos cabelos, pela pele ou pelas roupas. Todas podem ser vistas em seu site.
 
4) Até que a morte os separe
Para sensibilizar a população de Portugal sobre a violência contra mulheres, a Associação Portuguesa de Apoio à Vítima lançou, no final do ano passado, uma campanha que inclui retratos de duas vítimas. Ambas apresentam marcas da agressão e estão vestidas de noiva. Ao lado das imagens, a frase “até que a morte nos separe”, que sugere o crescente número de mulheres assassinadas por seus maridos.
5) Contra o tráfico de mulheres
É contra o universo pavoroso do tráfico humano para exploração sexual – terceira maior fonte de renda ilegal do mundo e também a que mais cresce – que luta a jornalista brasileira Priscila Siqueira. “Muita gente ainda duvida de que esse comércio exista ou fica indiferente, talvez acreditando que o problema é grande demais para ser enfrentado”, declarou a autora do livro Tráfico de Mulheres: Oferta, Demanda e Impunidade em entrevista à revista Claudia, na edição de abril de 2009.
Para se ter ideia da dimensão do problema, na reportagem Priscila cita o depoimento de um cafetão canadense que declarou publicamente que preferia vender mulheres a drogas e armas porque as últimas só se vendem uma vez – e a mulher pode ser revendida até morrer, ficar louca ou se matar.
Conhece outras histórias ou iniciativas inspiradoras em prol dos direitos das mulheres? Compartilhe com a gente pelos comentários. FELIZ DIA DA MULHER!
 
 
Fonte: Planeta Sustentável

PARABÉNS!!!Feliz Dia das Mulheres

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Parabéns Meninas!!!
Feliz Dia das Mulheres:


Feliz Dia das Mulheres






O CMS Morro União parabeniza todas as mulheres que dia após dia ajudam milhares de vidas 
com sua criatividade e dedicação profissial, parabéns mulheres do CMS Morro União 
Ricardo Freire.













BOA DICA - Curso de inglês gratuito na Praça e Naves do Conhecimento

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Curso de inglês gratuito na Praça e Naves do Conhecimento:

Comunicado SECT de 07/03/2013 (D.O. Rio nº 236 de 08/03/2013 – p. 69 e 70).
Estão abertas até o dia 15 de março as inscrições para a segunda turma do curso de inglês para o turismo na Praça do Conhecimento de Padre Miguel e nas Naves do Conhecimento de Santa Cruz, Madureira, Irajá, Penha e Vila Aliança, em Bangu. São 840 vagas, distribuídas em 24 turmas, com aulas a serem realizadas de 20 e março a 9 de agosto. Iniciativa da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, o curso está focado na capacidade de comunicação para o mercado de turismo, tendo em vista os grandes eventos que a cidade sediará nos próximos anos.
(Publicado no Ecoando n.º 27 - 2013)

Cardápios a Serem Praticados nas Unidades Escolares – Semana de 11 a 17/03/2013

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Aviso E/SUBG/CIN de 07/03/2013 (D.O. Rio nº 236 de 07/03/2013 – p. 51 a 56).
O Coordenador da Coordenadoria de Infraestrutura em atendimento ao Decreto nº 30.863 de 02/07/2009 divulga os cardápios do Programa de Alimentação Escolar a serem praticados na semana de 11 a 17/03/2013.
A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, através do Programa de Alimentação Escolar (PAE), atende aos alunos matriculados na rede municipal de ensino, escolas e creches, com cardápios elaborados por nutricionistas, tendo o objetivo de garantir às crianças o acesso a uma alimentação saudável e adequada, que compreende o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura e que promovam a formação de hábitos alimentares saudáveis, levando em consideração o tempo de permanência do aluno na unidade e a faixa etária nas creches.
O planejamento dos cardápios é composto por quatro semanas (semana A, semana B, semana C e semana D) de acordo com o tipo de refeição a ser fornecida. Os cardápios são os mesmos para toda a rede municipal de ensino e a sua execução ocorre de forma alternada, ou seja, as Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) utilizam semanas diferentes, conforme anexos.

FIQUE SABENDO Prefeitura comemora Dia Internacional da Mulher com novos espaços e prêmio

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Prefeitura comemora Dia Internacional da Mulher com novos espaços e prêmio:

Decreto nº 36.851 de 07/03/2013 (D.O. Rio nº 236 de 08/03/2013 – p. 03).
Dispõe sobre a estrutura organizacional da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres – SPM – Rio.
Para celebrar o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura do Rio e a recém-criada Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres anunciam hoje a criação das Casas da Mulher Carioca, espaços que visam o fortalecimento da cidadania e autoestima das mulheres, operando na defesa de seus direitos. Nessas unidades haverá a ampliação do acesso das mulheres ao mercado de trabalho, educação e orientação profissional, além de equipamentos de lazer, cultura e serviços de saúde. Esses locais contarão com equipe formada por assistentes sociais, advogados, pedagogos e psicólogos, profissionais que atuarão em diversas frentes, como apoio jurídico e inserção social.
A data será marcada também pelo lançamento do Prêmio Nise da Silveira e o anúncio dos nomes das homenageadas deste ano. O prêmio, que ocorrerá todo mês de março, é um reconhecimento às mulheres que se destacaram em várias áreas, como saúde, educação, esportes, cultura e luta pelos direitos do trabalhador. A médica homenageada Nise da Silveira se destacou ao revolucionar a psiquiatria propondo o tratamento de seus pacientes por meio da arte. O prêmio significa também uma ação de estímulo ao empreendedorismo das mulheres.

Exercício físico fortalece articulações e músculos e ajuda a prevenir quedas

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 Exercício físico fortalece articulações e músculos e ajuda a prevenir quedas

Obstáculos nas calçadas são um dos motivos principais de queda nas ruas. Prestar atenção ao caminhar é essencial para se proteger; veja mais dicas.

Dia das Mulheres: Oito nomes que revolucionaram a educação

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A história da educação é construída por mulheres que, desde os primórdios, lutaram pela democratização da construção do conhecimento e por processos educativos que tivessem os alunos como sujeitos ativos. Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, o Portal Aprendiz reuniu uma lista com oito nomes importantes para a educação, que vão de pedagogas e psicólogas à ativistas sociais, nacionais e internacionais. Confira!
Sabina Spielrein

 A russa estudou os efeitos da psicanálise na infância.
Uma das primeiras mulheres psicanalistas do mundo, foi pioneira no estudo do método voltado à infância. Russa e judia, revolucionou a educação infantil ao criar, em 1923 junto com Vera Schmidt, a primeira creche que utilizava noções de psicanálise, em Moscou, na então União Soviética.  Conhecido como “Berçário Branco”, já que todas as paredes e mobiliários eram brancos, tinha como prioridade o amadurecimento crítico e analítico das crianças. A instituição foi fechada três anos depois por autoridades soviéticas com a acusação de que o local estimulava prática de “perversões sexuais”. O trabalho de Sabina influenciou o de Carl Gustav Jung, psiquiatra que a tratou com métodos freudianos quando foi diagnosticada com histeria durante a juventude e que, depois, foi seu amante.
Stefa Wilczynska
Filha de família judia, a pedagoga foi influenciada pelos pensamentos da Escola Nova, que defende que a educação deve se basear nas experiências dos indivíduos e que as instituições de ensino devem deixar de ser meros locais de transmissão de conhecimentos para tornarem-se pequenas comunidades. Ao lado de Janusz Korczak, pedagogo referência na criação da “Declaração Universal dos Direito das Crianças”, Stefa criou um orfanato em Varsóvia (Polônia) que instituía uma República das Crianças, organizado sobre os princípios da justiça, fraternidade, igualdade de direitos e obrigações. O local contava com confortáveis salas de estar e de refeições, biblioteca e dormitórios claros. Entretanto, esse ambiente acolhedor foi perdido quando a Gestapo – a polícia política do Estado nazista -transferiu para uma pequena casa com quartos sujos, apertados e sem mobília. De lá, Korczak, Stefa e as 200 crianças foram levados para as câmaras de gás.
Maria Montessori

A italiana criou o método Montessori.
A primeira mulher a se formar em Medicina na Itália foi também responsável por criar um método educacional, que leva o seu nome, e é aplicado até hoje em escolas públicas e privadas de todo o mundo. Maria Montessori criou, em 1907, a primeira Casa dei Bambini, colocando em prática a teoria que visava uma “educação para a vida” e a formação integral dos indivíduos. A educadora acreditava que as crianças eram capazes de conduzir o seu próprio aprendizado, cabendo ao professor apenas acompanhar esse processo. Nesse sentido, a função da educação seria estimular um impulso interior que se manifesta no trabalho espontâneo do intelecto. A pedagogia se insere no movimento da Escola Nova ao se opor aos métodos tradicionais que não respeitam as necessidades e os mecanismos evolutivos do desenvolvimento de meninos e meninas.
Rosa-María Torres
A linguista, educadora e ativista social participou de movimentos em defesa de uma educação de qualidade e assumiu cargos importantes em organismos internacionais da área. Durante 22 anos, foi diretora pedagógica da Campanha Nacional pelo Letramento, no Equador, e após a Conferência Mundial de Educação para Todos em 1990, tornou-se assessora educacional da UNICEF em Nova York. Esteve à frente de programas para a América Latina e o Caribe na Fundação W.K. Kellogg (1996-1998), onde desenvolveu a iniciativa para o ensino fundamental denominada “Learning Community”, que levou para a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e continuou a desenvolver na instituição, de 1998 a 2000. Em 2003, assumiu o ministério da Educação e Cultura do Equador.
Emília Ferreiro

A argentina influenciou a alfabetização.
A psicóloga e pedagoga argentina, radicada no México, desvendou os mecanismos pelos quais as crianças aprendem a ler e escrever, o que levou muitos educadores a rever radicalmente seus métodos. Seu nome passou a ser ligado ao construtivismo, campo de estudos inaugurado pelas descobertas de Jean Piaget.  As pesquisas de ambos levam à conclusão de que as meninos e meninas têm um papel ativo no aprendizado, construindo seu próprio conhecimento – como já diz o nome construtivismo. Diante disso, Emilia inverteu a lógica tradicional de educadores que só se preocupavam com a aprendizagem quando o aluno parecia não aprender, transferindo o foco da alfabetização para o sujeito que aprende. Suas conclusões inspiraram políticas públicas educacionais em diversos estados brasileiros, a partir dos anos 1980.
Mariazinha Fusari
A arte-educadora Maria Felisminda de Rezende e Fusari, conhecida como Mariazinha Fusari, foi co-fundadora do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE), da Universidade de São Paulo (USP) e através de seus projetos de pesquisa no campo da relação entre mídia e infância colaborou para a ampliação do diálogo entre os campos de conhecimento da comunicação e da educação. É considerada até hoje um dos principais nomes da educomunicação no Brasil.
Êda Luiz

A educadora brasileira defende um modelo de escola democrática.
Coordenadora pedagógica do Centro de Integração de Jovens e Adultos (Cieja) do Campo Limpo, na zona sul de São Paulo, transformou a instituição em um lugar onde o aprendizado é percebido e experimentado dentro e fora da sala de aula, extrapolando as disciplinas curriculares. Êda é responsável por tentar desenvolver um modelo de escola democrática: um espaço educativo aberto à comunidade, com acesso livre, sem trancas e de mútuo respeito entre as pessoas. A educadora assume influência de Paulo Freire, quem conheceu em um curso na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Protagonista de uma história de dedicação à educação, ela já foi também professora em escola rural e na antiga Fundação Estadual do Bem Estar do Menor (Febem).
Maria Teresa Mantoan
A pedagoga brasileira dedica-se, nas áreas de pesquisa, docência e extensão na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ao direito incondicional de todos os alunos à educação escolar de nível básico e superior de ensino. Uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, Maria Teresa Mantoan é crítica convicta das chamadas escolas especiais. Oficial na Ordem Nacional do Mérito Educacional no Grau de Cavaleiro, recebeu reconhecimento a contribuição à educação no Brasil.

DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES - PARABÉNS GUERREIRAS

Guerreiras sem perder a sensibilidade e a ternura!!
Parabéns, meninas mais do que especiais!!
NSEC06

Mulheres



Elas sorriem quando querem gritar.

Elas cantam quando querem chorar.

Elas choram quando estão felizes.

E riem quando estão nervosas.


Elas brigam por aquilo que acreditam.

Elas levantam-se para injustiça.

Elas não levam "não" como resposta quando

acreditam que existe melhor solução.


Elas andam sem novos sapatos para

suas crianças poder tê-los.

Elas vão ao medico com uma amiga assustada.

Elas amam incondicionalmente.


Elas choram quando suas crianças adoecem

e se alegram quando suas crianças ganham prêmios.

Elas ficam contentes quando ouvem sobre

um aniversario ou um novo casamento.

INSCRIÇÕES PARA O PREVI EDUCAÇÃO E AUXÍLIO MATERIAL TERMINAM NESTA SEXTA-FEIRA, 8 DE MARÇO

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O Previ-Educação, no valor de R$ 678, será pago de uma só vez, por filho menor matriculado na escola, aos segurados do Instituto que receberam até R$ 2.488, em dezembro de 2012, bem como aos pensionistas estudantes menores de 18 anos, com pensão integral do mesmo valor. Já o Previ-Material Escolar, no valor de R$50 por filho menor, ou de R$ 100, para quem tem mais de um, pago também em uma só vez, independentemente da faixa salarial do servidor estatutário.

As inscrições para os dois benefícios devem ser feitas exclusivamente, na página do PREVI-RIO. As inscrições para o Auxílio Creche (a terceira modalidade do Auxílio Educação 2013) - no valor de R$250 mensais, concedido para servidores segurados, que receberam, até R$ 1.866, em dezembro de 2012, e que tenham filhos de até seis anos, matriculados em estabelecimento particular - ficam abertas até o dia 30 de novembro deste ano.

PREVI-RIO DIVULGA PRAZO PARA RECURSOS DO AUXÍLIO CRECHE 2012

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O PREVI-RIO comunica aos servidores que tiveram suas solicitações indeferidas no Previ-Creche 2012 que poderão apresentar recurso juntamente com contracheque ou identificação funcional no prazo de 30 dias corridos a contar desta publicação, na Central de Atendimentos do Previ-Rio, no Centro Administrativo São Sebastião, Rua Afonso Cavalcanti 455, Bloco 2, Térreo, Cidade Nova das 9 às 16 horas, ou no posto de atendimento do PREVI-RIO no Poupa Tempo, localizado no 2º andar do Shopping Bangu, das 8 às 18 horas, de segunda à sexta-feira, e aos sábados no horário de 9 às 13 horas, excetuados os dias e horários em que não haja expediente normal no serviço público municipal.

Em caso de indeferimento por motivo de documentação escolar, o requerente deverá apresentar nova declaração original do estabelecimento de ensino, comprovando o período em que o menor esteve inscrito no ano de 2012, em papel timbrado, assinado pelo responsável da escola com respectivo carimbo, contendo ato de autorização de funcionamento e CNPJ, conforme modelo do Anexo I da Portaria Previ-Rio Nº 903 de 03 de dezembro de 2012.

As declarações que não apresentarem o nº do CNPJ da Instituição de Ensino, bem como, o nº do ato de autorização de funcionamento, serão consideradas inválidas.

Clique aqui e veja a relação de matrículas indeferidas:

Disponível em <http://doweb.rio.rj.gov.br/> acesso em 07 mar. 2013 (edição de 07 mar. 2013)

Qualificação do professor é o que mais influencia bom desempenho de aluno

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Priscilla Borges
Estudo da UFMG e da Universidade de Stanford avaliou impacto dos docentes na qualidade educacional. Contratação por concurso público também alavanca ensino
Para os pesquisadores, não há dúvidas de que o papel do professor é determinante para o bom desempenho escolar dos alunos. Embora outros fatores – como escolaridade dos pais; infraestrutura escolar; acesso a materiais didáticos – influenciem a aprendizagem, estudo mostra que a qualificação do professor e sua forma de contratação são os quesitos que mais impactam no sucesso de um aluno.

Leia mais: Professores não são preparados para ensinar 
Os resultados identificados pela pesquisadora Raquel Rangel mostram que o País precisa investir muito em formação dos professores e na valorização da carreira. Raquel explica que considerou na pesquisa dados de provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental da rede pública, aplicadas entre 1999 e 2003, e do questionário respondido por professores destes alunos.
Raquel criou uma escala, baseada na Teoria de Resposta ao Item, para comparar a evolução do desempenho dos alunos em cada série avaliada ao longo desse período. Em sua amostra, escolheu tratar dos dados apenas dos seis Estados com piores indicadores à época: Rondônia, Pará, Pernambuco, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Goiás. Ao todo, os desempenhos de 1,2 mil alunos em português e matemática foram avaliados e as respostas de 581 docentes.
“Fomos muito rigorosos para medir esse impacto. Utilizamos um método estatístico que calculou o efeito médio de desempenho dos alunos a cada ‘dose de qualidade do professor’. Estatisticamente, o impacto da qualificação e da contratação por concurso público foi muito maior do que a experiência e o capital cultural do professor, a formação continuada, o uso de recursos pedagógicos, as estratégias de avaliação”, conta.
Raquel é estudante do doutorado em Demografia do Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (Cedeplar) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e realizou o estudo como mestrado na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Orientada pelo professor Martin Carnoy, a pesquisadora comparou a situação brasileira à norte-americana e aponta que as realidades são muito distintas.
Segundo Raquel, nos Estados Unidos, como ter um diploma de ensino superior e de cursos de pós-graduação ou especialização é natural entre a maioria dos docentes, as discussões sobre “qualidade” do professor são bem diferentes. “Eles já avaliam o domínio da disciplina, o conhecimento didático, as técnicas pedagógicas, a motivação desse professor. O que queremos mostrar é que temos ainda problemas básicos para resolver. Como a formação”, diz.
Matemática X Português
O argumento de Raquel encontra força nos resultados de diferentes avaliações em larga escala feitas pelos estudantes brasileiros. Nesta quarta-feira, por exemplo, um levantamento realizado pela ONG Todos pela Educação mostrou que o desempenho dos alunos do ensino médio na Prova Brasil de 2011 piorou. Apenas 10% deles aprende o necessário em matemática e 29% em Língua Portuguesa.
“É importante ressaltar que avaliei o desempenho de seis Estados, que os dados não são recentes, mas os nossos problemas ainda são muitos e precários. Todos os indicadores de desempenho mostram que temos muito o que alcançar, especialmente nas escolas públicas”, pondera. Ela espera que os gestores se utilizem dessa constatação para investir na formação dos professores e na criação de atratividades para a carreira docente.
A diferença mais significativa de desempenho dos estudantes submetidos a aulas de professores com boa qualificação e contratados por concurso público ocorreu nas avaliações de matemática. Raquel diz que isso mostra que, para ensinar bem a disciplina, a formação do docente é ainda mais determinante, por uma necessidade da área. “O que não quer dizer que não é preciso investir na formação dos professores de português”, enfatiza.

Médicos querem refrigerantes mais caros para combater obesidade...

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Médicos da Grã-Bretanha estão propondo um aumento de 20% no preço dos refrigerantes para combater a obesidade no país.
A associação Real Academia de Médicos da Grã-Bretanha  diz que a obesidade é responsável por uma "grande crise" de saúde no país.
A região tem um dos maiores índices de obesidade no mundo - cerca de um quarto dos britânicos estão acima do peso e a expectativa é de que esse número dobre até 2050.
Além de maiores impostos para elevar o preço dos refrigerantes, a associação defende o fim da publicidade de produtos com alta concentração de gordura saturada, sal e açúcar até às 21h e a redução de pontos de venda de fast food próximo às escolas.
Refrigerantes, cigarro e bebidas alcoólicas
O diretor da academia, Terence Stephenson, disse que não há uma "bala de prata" para atacar a obesidade e que é preciso mudar a cultura de alimentação.
Ele defende uma estratégia similar à do combate ao cigarro.
"Foi preciso o fim da publicidade (do cigarro) e a redução do mercado, além de atividades esportivas para ajudar as pessoas a largar o fumo", diz.
Stephenson também atacou a indústria alimentícia ao dizer que refrigerantes, por exemplo, são apenas "água e açúcar". Ele criticou ainda os hábitos alimentares em muitos países, onde é habitual "beber um litro de refrigerante no cinema".
Recentemente, um outro estudo mostrou que bebidas mais caras reduzem as mortes ligadas ao alcoolismo.
Fonte: Diário da Saúde