terça-feira, 5 de março de 2013

PSE - REPASSANDO OS COMBINADOS DA 1ª REUNIÃO


Conforme combinado em reunião, estamos enviando o Kit PSE 2013 em anexo contendo :
  • Planilha de referências de escolas da 5° e 6° CRE e CAP 3.3, 
  • Proposta de Atividades divididas por mês, 
  • Relatório das Atividades previstas no SIMEC por escola que serão preenchidas nas reuniões mensais pactuadas entre a equipe de saúde e o representante da escola,
  •  Modelo de Encaminhamento para as unidades de Saúde, 
  • Carteiras de Serviços prevista pelos NSEC's, 
  • Calendário Escolar 2013 
  • Relatório TRA Saúde Bucal para ser usado pelos Dentistas nas atividades do PSE 
  • Apresentação PSE 2013 

Posteriormente, apos o envio pelas unidades de saúde das alteracoes pactuadas nas reunioes da semana passada,  estaremos enviando a planilha de referencias com os dados atualizados.

DIVISÃO POR EIXOS


MODELO DE ENCAMINHAMENTO


MODELO DE RELATÓRIO DE TRA


CRONOGRAMA ANUAL DE ATIVIDADES


PSE - MAPA MENSAL POR UNIDADE ESCOLAR


CALENDÁRIO ESCOLAR - 2013


CARTEIRA DE SERVIÇOS PSE - VALIDADO NSEC - CS


APRESENTAÇÃO PSE  2013

ATENÇÃO ESCOLAS DO AMANHÃ 2013

Estamos enviando o calendário de visitas das equipes móveis do IABAS para ciência de todos e planejamento das atividades.



ESPORTE MAIS QUE ESPECIAL

SEMANA SAÚDE NA ESCOLA - ESCOLAS DO AMANHÃ

Conheça um pouco o que vai ser e acontecer na SEMANA DA SAÚDE NA ESCOLA.




Profissionais de saúde podem participar de curso online sobre manejo clínico da dengue

http://www.blog.saude.gov.br/
 
Por meio de casos clínicos que ocorrem comumente no dia a dia, o curso a distância Atualização no Manejo Clínico da Dengue objetiva qualificar médicos e enfermeiros da atenção básica e de urgência e emergência de todo o país sobre diagnóstico e tratamento da dengue.
O curso gratuito é resultado de uma parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS). “O curso foi desenvolvido de uma forma que o profissional de saúde é desafiado a resolver alguns problemas de diagnósticos de pacientes com dengue. É um curso que proporciona ao profissional de saúde uma atualização de forma rápida”, explica o coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue do Ministério da Saúde, Giovanini Coelho. “Sabemos que estes profissionais são muito ocupados. Esta estratégia de capacitação alia a qualidade do treinamento com a facilidade de acesso”, completa Giovanini Coelho. Podem participar 16 áreas da saúde registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), entre eles assistentes sociais, biólogos, profissionais da Educação Física, farmacêuticos e terapeutas ocupacionais.
Para adaptar-se ao ritmo de trabalho destes profissionais de saúde, o curso pode ser concluído numa média de duas horas. Ele é composto por módulos, totalmente autoinstrutivo, não há tutores, podendo ser feito diretamente pela internet. Os casos foram elaborados pelo Ministério da Saúde com a participação dos especialistas na área e escolhidos estrategicamente para abordar questões cruciais na detecção e assistência ao paciente com suspeita de dengue. Os profissionais que queiram se aprofundar no diagnóstico e tratamento da dengue podem acessar um conteúdo por meio de links de hipertexto. Giovanini Coelho explica que o curso fica disponível o ano todo.
Para efetivar a matrícula é necessário efetuar registro no Cadastro Nacional de Profissionais de Saúde (CNPS). O profissional deve se registrar na Plataforma Arouca, sistema que viabiliza o acesso aos recursos da UnA-SUS – ou acessar o material como visitante, caso não possua registro no CNES. Se entrar como visitante, o profissional não obterá o certificado ao final do curso.
O coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue destaca, ainda, que a plataforma de treinamento a distância é compatível com celulares. Assim, o profissional de saúde poderá acessar o conteúdo via Ipad ou Iphone. Outra opção é efetuar o donwload do conteúdo e desenvolver o curso sem acesso à rede, por computador ou celular. Os profissionais podem, ainda, compartilhar experiências por meio de enquetes e fórum de discussão promovida na plataforma do curso.
“É essencial que os trabalhadores da rede pública aprimorem suas habilidades, seja por cursos mais simples, autoinstrucionais, seja por meio de cursos de especialização mais complexos. Em todos os casos, quem ganha é o usuário do SUS, que é atendido por um profissional mais qualificado”, observa o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Mozart Sales.
Funcionamento – O participante irá escolher um caso clínico, clicando no mosaico da página inicial. Cada caso deve demandar, em média, 15 minutos de atenção para ser finalizado.
O profissional deve acompanhar com atenção as informações apresentadas nos casos e responder as perguntas. E quando necessário poderá consultar o fluxograma do manejo da dengue e rever os dados do paciente antes de validar a sua resposta, usando os ícones correspondentes.
Quando o profissional da saúde se sentir preparado para responder, deverá escolher uma das alternativas. Logo, o participante receberá o retorno da sua resposta. Em caso de erro, um hipertexto o guiará as informações importantes para o aprendizado. Após finalizar o curso, os profissionais de saúde vão receber a declaração de conclusão.
Fonte: Ana Paula Ferraz/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

O autismo por uma autista: a fantástica história de Carly [vídeo]

 http://www.blogdasaude.com.br/
Carly Fleischmann foi diagnosticada com autismo severo e retardo mental, condição que a impedia de falar. Os médicos previram que ela nunca iria se desenvolver intelectualmente, além da capacidade de uma criança de até 6 anos de idade. Mas algo surpreendente aconteceu.
Mesmo com progressos de anos de terapia comportamental e comunicação intensiva, Carly se manteve praticamente inacessível ao seu mundo.
Então, quando ela tinha 10 anos, estendeu a mão até o laptop e digitou as palavras “DENTES |AJUDA | DOR”. Foi uma grande surpresa. Seus pais sempre acreditaram que em algum lugar dentro daquele corpo tinha uma menina inteligente, com sentimentos e consciência do que acontece ao seu redor.
A partir daí, Carly usa o computador para se comunicar, lançou o livro Carly’s Voice com a ajuda de seu pai, Arthur Fleischmann, participa ativamente das redes sociais, como o twitter (@carlysvoice), e também mantém um canal no Youtube (aqui) com entrevistas e participações em programas como o de Larry King.
Ela abriu o seu mundo para o mundo compreender o que se passa dentro de um autista.
Algumas frases “ditas” por Carly:
“Sou autista, mas isso não me define. Conheça-me antes de me julgar”
“Se eu não bater a cabeça parece que eu vou explodir, eu tento não fazê-lo mas não é como apertar um botão”
“Eu sei o que é certo e o que é errado, mas é como se eu lutasse contra o meu cérebro o tempo todo”
“Você não faz ideia como é ser assim como eu. Eu queria que, pelo menos por um dia, você pudesse ficar dentro do meu corpo”
Este vídeo ilustra uma situação com a própria Carly, mostrando todo o seu sentimento e reação diante de uma simples ida ao Café.
Mais sobre a história de Carly 
Twitter @carlysvoice
Carly on Youtube

ATENÇÃO - Quimioterapia: cuidados com a alimentação

http://www.blogdasaude.com.br/
 
O tratamento do câncer afeta as células malignas e também as normais. Nesse período, é comum haver queda da imunidade pela expressiva redução do número de leucócitos (células de defesa do nosso organismo), deixando a pessoa mais vulnerável a toxinfecções alimentares como: vômitos, febre e diarreia.
Por isso, é fundamental ter cuidado com a alimentação durante o processo de quimioterapia, tais como:
  • Cozinhe as carnes totalmente. Não se deve manter partes rosadas nas carnes;
  • Lave frutas e hortaliças que serão consumidas com casca com uma esponja macia (separar uma esponja só para essa atividade) e sabão de coco, não se esqueça de enxugá-las por completo antes de ingeri-las;
  • Lave bem as mãos e os utensílios antes de manipular os alimentos;
  • Compre pequenas quantidades de vegetais frescos, evite fazer grandes reservas;
  • Ferva os alimentos enlatados (ou em vidro) por 15 minutos;
  • Evite leites não pasteurizados (de saco) e laticínios. Faça uso do leite pasteurizado (de caixa);
  • Evite frutos do mar crus;
  • Evite produtos fora de refrigeração;
  • Não beba água que não seja potável;
  • Não consuma alimentos moídos ou fatiados em local de procedência duvidosa;
  • Descongele a carne, o peixe ou ave na geladeira ou no micro-ondas, nunca na temperatura ambiente. Não re-congele.
A incorporação dessas medidas na rotina auxilia na redução de exposição dos alimentos a micro-organismos que podem ocasionar infecções.
Fontes: nutricionistas da Universidade Gama Filho / Assessoria de Imprensa 

FIQUE SABENDO - Operadoras terão de justificar por escrito negativas de cobertura

 http://www.blog.saude.gov.br/

Ministro Padilha anuncia novas medidas para controle da cobertura dos planos de saúde. | Fotos: Rondon Vellozo – ASCOM/MS
As operadoras de planos de saúde que negarem autorização aos seus beneficiários para a realização de procedimentos médicos deverão fazer a comunicação por escrito, sempre que o beneficiário solicitar. A informação da negativa deverá ser em linguagem clara, indicando a cláusula contratual ou o dispositivo legal que a justifique. A nova norma, que será publicada nesta quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, reforça ainda que a cobertura não poderá ser negada em casos de urgência e emergência.
A ação do Ministério da Saúde está voltada à defesa do usuário e da qualidade dos planos de saúde. Cerca de 62 milhões de brasileiros têm cobertura de planos médicos e/ou odontológicos no país. Durante o ano de 2012, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) recebeu 75.916 reclamações de consumidores de planos de saúde. Destas, 75,7% (57.509) são referentes a negativas de cobertura.
A resposta por escrito poderá ser dada por correspondência ou por meio eletrônico, conforme escolha do beneficiário do plano, no prazo máximo de 48 horas a partir do pedido. É importante observar que, para obter a negativa por escrito, o beneficiário deverá fazer a solicitação. Ele pode telefonar para a operadora e anotar o número do protocolo em que fez o pedido.
As operadoras sempre foram obrigadas a informar toda e qualquer negativa de cobertura. O que muda é que a partir de agora o usuário poderá solicitar a negativa também por escrito e contará com prazo para o recebimento. “Além de garantir um direito, a medida ajuda a aprimorar o monitoramento das operadoras de planos de saúde. Possibilita inclusive a suspensão de vendas de planos das operadoras que não estejam cumprindo os serviços com os seus usuários”, ressalta o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Acesso à Informação – A medida será publicada pela ANS na Resolução Normativa Nº 319. O objetivo é regulamentar a prestação de informação aos beneficiários, por escrito, acerca da negativa de autorização dos procedimentos solicitados pelo médico assistente. O tema também reflete uma preocupação demonstrada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) com o assunto.
“É importante que haja esta medida regulatória para garantir o acesso à informação. Houve inclusive uma recomendação do comitê do CNJ”, acrescenta Padilha, que apresentou nesta terça-feira (5) pela manhã a resolução ao ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ.
Na prática, o que acontece é que as justificativas por escrito das operadoras poderão ser anexadas a eventuais processos com que os usuários ingressem na Justiça. Se a operadora deixar de informar por escrito os motivos da negativa de cobertura previstos em lei, sempre que solicitado pelo beneficiário, pagará multa de R$ 30 mil. A multa por negativa de cobertura indevida é de R$ 80 mil e, em casos de urgência e emergência, R$ 100 mil. A norma entra em vigor em 7 de maio deste ano, 60 dias após a sua publicação no Diário Oficial da União.
“Qualquer reclamação do usuário é importante porque nos move a melhorar o serviço para a população. Para se ter uma ideia, das queixas feitas à ANS, contatamos as operadoras e chegamos a 70% de resolução. São procedimentos reparados voluntariamente”, explica o diretor-presidente da ANS, André Longo.
Suspensão – Essa nova norma não é medida isolada da ANS em favor do beneficiário de planos de saúde. Ao longo de 2012, por exemplo, foi suspensa temporariamente a venda de 396 planos de 56 operadoras que não atenderam os seus clientes dentro dos prazos máximos previstos para marcação de exames, consultas e cirurgias.
É um resultado da avaliação sobre o acesso e a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras que não se adequaram aos critérios estabelecidos na Resolução Normativa 259 da ANS. A resolução determinou prazos máximos para consultas, exames e cirurgias. O monitoramento começou em dezembro de 2011.
As operadoras que não cumprem os prazos estão sujeitas a multas de R$ 80 mil a R$ 100 mil para situações de urgência e emergência. Em casos de reincidência, podem sofrer medidas administrativas, como suspensão da comercialização de parte ou da totalidade dos seus planos de saúde e decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com afastamento dos dirigentes.

FIQUE SABENDO - Ministério da Saúde e governo do Rio inauguram Hospital da Criança

http://www.blog.saude.gov.br/

Unidade é a primeira do município a oferecer atendimento pediátrico destinado a procedimentos de alta complexidade e oncológicos. | Foto: Erasmo Salomão – ASCOM/MS
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, inauguraram nesta segunda-feira (4), na Vila Valqueire, no Rio de Janeiro, o Hospital Estadual da Criança. A nova unidade será referência para a realização de atendimentos de Média e Alta Complexidade, como ortopedia, transplantes de fígado e rim, além de oferecer uma área dedicada ao tratamento do câncer infantil. O hospital tem capacidade para atender até 3,6 mil pacientes por ano, e fará até 7,2 mil atendimentos ambulatoriais e 2,4 mil tratamentos quimioterápicos. O Ministério da Saúde vai investir, anualmente, mais de R$ 34 milhões em custeio.
Durante o lançamento do Hospital Estadual da Criança, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha afirmou que o trabalho de humanização que a unidade oferecerá – começando pela sua estrutura física, que explora as cores e os desenhos – cria um ambiente lúdico e acolhedor para os pacientes. “Este hospital vai, além de ofertar um atendimento mais humanizado, reduzir as filas para atendimento em ortopedia, transplantes e oncologia, entre outras áreas”. Para ele, o hospital representa um salto para humanização do atendimento. “Há alguns anos, lembro que o paciente não tinha direito a ficar com acompanhante. Hoje, isso está em Lei, tornando obrigatório nos hospitais públicos, e sendo cumprido também por muitos hospitais da rede privada. Todo esse conjunto, de ambiente feliz, de ter ao lado uma pessoa da família, é muito importante para a recuperação da criança”, destacou o ministro.
Já o governador do estado, Sérgio Cabral agradeceu a parceria do Ministério da Saúde para o lançamento da nova unidade hospitalar. “Agradeço a parceria com o Governo Federal e ressalto o quanto esse trabalho conjunto está melhorando a vida da população”, disse. Ele lembrou ainda que o trabalho de humanização dos hospitais do Estado teve início com as Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24h), por meio dos profissionais da Secretaria de Saúde.
Estrutura- O hospital dispõe de 86 leitos, sendo 58 em enfermarias, 16 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal, nove de UTI pediátrica e pós-operatória, além de dois leitos para quimioterapia e hemotransfusão e um leito isolamento reverso. Também estão sendo entregues oito poltronas de quimioterapia e transfusão, entre outros equipamentos.
O estabelecimento é o primeiro hospital pediátrico do Rio de Janeiro voltado para cirurgias de Média e Alta Complexidade, além do tratamento de câncer. O atendimento da unidade será referenciado pela Central de Regulação do Estado.
A unidade atenderá as seguintes especialidades: clínica pediátrica; transplante hepático e renal; oncologia pediátrica; quimioterapia;ortopedia, fisioterapia motora e respiratória;nefrologia para suporte de diálise e transplante renal; broncoscopia; laparoscopia; ultrassonografia, tomografia computadorizada eecocardiográfica; terapia ocupacional; suporte psicológico para pacientes e familiares; assistência odontológica para os pacientes internados; e outros serviços.
Dados do Ministério da Saúde revelam que cerca de três mil crianças são internadas no Sistema Único de Saúde (SUS), no município do Rio, vítima de câncer. Com a abertura do hospital, haverá a ampliação do atendimento desse público.
  • Confira as instalações da UTI Neonatal do Hospital da Criança do Rio de Janeiro
  • Veja como ficou o quarto do Hospital da Criança
Fonte: Ubirajara Rodrigues e Regina Xeyla /Agência Saúde

IDÉIAS - Dia Internacional da Mulher

 http://pedagogiccos.blogspot.com/
Dia Internacional da Mulher:
Dia 08 de março é o Dia Internacional da Mulher. Que tal fazer algumas atividades com seus alunos? Pesquisei algumas atividades na net e estou compartilhando com vocês.













INTERESSANTE - Catadores de recicláveis: como seriam as cidades sem eles?

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Catadores de recicláveis: como seriam as cidades sem eles?:
Por EcoD
Na sexta-feira (1º/3) foi celebrado o Dia Internacional dos Catadores de Recicláveis, profissional que coleta, seleciona e vende materiais como papelão, papel, metal e vidro, apenas para citar os exemplos mais comuns.
Ele pode trabalhar de forma autônoma ou em cooperativas, com outros catadores, passando em condomínios e empresas em determinados horários do dia e da semana, para recolher os materiais, que posteriormente serão separados por itens e vendidos a organizações ou cooperativas de reciclagem.
De acordo com o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), os catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo que reciclado hoje no Brasil. Ainda segundo o movimento, existem cerca de 800 mil profissionais em atividade no país.
Principais atividades de um catador de material reciclável:
• Coletar o material a ser reciclado em condomínios residenciais e públicos;
• Transportar o material até a cooperativa ou até a empresa para a qual será destinado à reciclagem;
• Separar os materiais recolhidos, em papelão, papel comum, vidro, plástico, metais e alumínio;
• Fazer a pesagem do material recolhido;
• Empacotar estes materiais para serem recolhidos pelas empresas.
Um dos principais projetos socioambientais voltados aos catadores de materiais recicláveis na América Latina é a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva, promovida pela Fundação Avina em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento e a Coca-Cola.
A parceria busca integrar os catadores informais ao mercado formal da reciclagem, por meio do fortalecimento e articulação de seus organizadores com atores dos setores público e privado.
Avanços e lutas
Em nota em seu site, o MNCR lembrou que, no passado, as pessoas que trabalhavam com materiais recicláveis eram conhecidas como “catadores de lixo, mendigos e vagabundos”, mas que depois de anos de organização e principalmente do sentimento de mudança – hoje são conhecidos como “catadores de materiais recicláveis” e importantes agentes sociais.
“Também lembramos que temos ameaças globais em relação à categoria, a organização e em relação ao meio ambiente. Essas ameaças incluem a privatização dos resíduos, o fechamento dos lixões sem a inclusão dos catadores e a incineração”, pondera a nota.
Data
No dia 1º de março de 1992, na Universidade Livre de Ottawa (Ottawa University), na Colômbia, 11 catadores informais foram brutalmente assassinados por funcionários da instituição de ensino, que teriam enganado os trabalhadores ao atrai-los para o interior do prédio, sob a oferta de entregar-lhes materiais recicláveis.
Um sobrevivente, que fingiu estar morto, contou à polícia sobre o que tinha acontecido. Em memória do massacre, e em resposta as péssimas condições de trabalho que lutam para melhorar, além do preconceito que enfrentam em muitos níveis da sociedade, o Primeiro Encontro Internacional de Catadores, realizado na Colômbia em 2008 instituiu o 1º de março como o Dia Mundial dos Catadores.

FIQUE INFORMADO - Bullying não deve ser crime, defendem organizações dos direitos da criança

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Bullying não deve ser crime, defendem organizações dos direitos da criança:
Por Luciano Nascimento, da Agência Brasil
A proposta do novo Código Penal de tipificar como crime a prática de bullying recebeu críticas de organizações da área da criança e do adolescente. “Isso é criminalizar a adolescência”, disse a assessora de Políticas Públicas da Fundação Abrinq, Katerina Volcov. As organizações defendem que a proposta seja retirada do texto do novo Código Penal. “A gente acredita que o bullying tem que ser tratado de forma pedagógica, dentro do espaço escolar”, completou Volcov.
De acordo com a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% dos casos de bullying ocorrem nas salas de aula, mesmo com os professores presentes. Classificado como “intimidação vexatória” pela proposta do novo Código Penal, o bullying – ato de agredir fisicamente ou verbalmente algum menor de idade, de forma intencional e continuada – poderá ser considerado infração se for praticado por adolescentes.
O autor da prática, de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, receberá medidas socioeducativas, como prestação de serviços, acompanhamento e internação e poderá resultar em até quatro anos de prisão quando o autor for maior de idade.
Além da proposta do novo Código Penal, as organizações analisaram 375 projetos em tramitação na Câmara e no Senado que tratam de temas envolvendo o público infantojuvenil. Entre os temas considerados prioritários estão a restrição de propaganda para crianças, o debate sobre a internação compulsória de crianças e adolescentes usuários de drogas  a redução da maioridade penal.
A adolescente Isabella Coelho Araújo, integrante do projeto Onda: Adolescentes em Movimento pelos Direitos disse ser contra a redução e defendeu a melhoria nas medidas socioeducativas. “O caminho é a gente investir em medidas para recuperar esses jovens.”
As organizações não governamentais defendem ainda a aprovação do Plano Nacional de Educação. Atualmente o projeto encontra-se no Senado. Após a aprovação na Casa, será encaminhado novamente à Câmara. A expectativa é que seja aprovado ainda em 2013. O plano, encaminhado ao Congresso em dezembro de 2010, contém as metas para os próximos dez anos na educação.
“O objetivo é construir uma agenda de prioridades para os temas relacionados a crianças e adolescentes que estão no Congresso, disse a assessora política do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), Cléo Manhas. As organizações consideram necessário mobilizar a sociedade e o Parlamento para questões considerados sensíveis. “Queremos realizar audiências públicas para debater este e outros temas, vamos fazer também uma carta pública e um abaixo-assinado virtual para pedir a retirada do bulliyng do Código Penal. Estamos sendo proativos,” acrescentou Manhas.

Cartilha da ONU orienta governos e sociedade civil sobre a garantia de direitos de LGBT

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Cartilha da ONU orienta governos e sociedade civil sobre a garantia de direitos de LGBT:
Da Rede Brasil Atual
O Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos (ACNUDH) lançou uma nova cartilha sobre orientação sexual e identidade de gênero no direito internacional dos direitos humanos.
O livro, de 60 páginas, foi concebido como uma ferramenta para ajudar os Estados a compreender melhor as suas obrigações e os passos que devem seguir para cumprir os  direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT), bem como para os ativistas da sociedade civil que querem que seus governos sejam responsabilizados por violações de direitos humanos internacionais.
“A aplicação de igualdade dos direitos para as pessoas LGBT em relação aos demais segmentos não é uma mudança radical nem complicada. Ela é baseada em dois princípios fundamentais do direito internacional dos direitos humanos: igualdade e não discriminação. As palavras de abertura da Declaração Universal dos Direitos Humanos são inequívocas: ‘Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos’”, destaca a Alta Comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, no prefácio do livro.
A cartilha centra-se em cinco obrigações básicas, onde a ação dos governos é necessária: proteger as pessoas contra a violência homofóbica, prevenir a tortura, descriminalizar a homossexualidade, proibir a discriminação e defender as liberdades de associação, expressão e reunião pacífica para todas as pessoas LGBT. O livreto também inclui exemplos de medidas que podem ser tomadas a um nível nacional para desenvolver leis, políticas e práticas em linha com as normas internacionais de direitos humanos.
A cartilha pode ser baixada aqui, em espanhol.

FIQUE SABENDO - MAR abre as portas hoje para o público

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
MAR abre as portas hoje para o público:

Comunicado SMC de 04/03/2013 (D.O. Rio nº 233 de 05/03/2013 – p. 69).
O Museu de Arte do Rio - MAR, inaugurado na Praça Mauá, abre suas portas para o público a partir de hoje. Dedicado à arte e à cultura visual, o espaço conta com quatro mostras: 
Rio de Imagens: Uma Paisagem em Construção, com mais de 400 peças que retratam a cidade; O Colecionador – Arte Brasileira e Internacional na Coleção Boghici, apresenta 136 obras pertencentes ao marchand romeno Jean Boghici; Vontade Construtiva na Coleção Fadel, com cerca de 250 obras da coleção do advogado carioca Sergio Fadel; e O Abrigo e o Terreno – Arte e Sociedade no Brasil I, coletânea de peças assinadas por artistas do Rio e de outros estados brasileiros.
O MAR ocupa dois prédios: o Palacete Dom João VI – que abriga o pavilhão de exposições, edifício tombado e de estilo eclético - e o seu vizinho, de estilo modernista, onde funcionará, sistematicamente a partir de abril, a Escola do Olhar. O edifício de quatro andares, que vai funcionar interligado à Escola do Olhar, onde estão localizadas as oito salas de exposições, num espaço que soma cerca de 2.400 metros quadrados é a primeira entrega do Porto Maravilha, um amplo projeto de revitalização da Região Portuária. O horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h, e feriados.
(Publicado no Ecoando n.º 27 - 2013)