domingo, 3 de março de 2013

VEJAM ISSO - OMS destaca queda de 71% na mortalidade global por Sarampo na última década

 http://cievsrio.wordpress.com/
WHOLogo 
Um relatório publicado recentemente pela Organização Mundial de Saúde (OMS) destacou a queda de 71% verificada na taxa de mortalidade global por Sarampo, ao longo da última década. Entre 2000 e 2011, o total de mortes no mundo associadas à doença caiu de 542 mil para 158 mil, alertou a entidade. Paralelamente, a incidência da doença também sofreu queda em relação ao mesmo período. A redução chegou a 58%, variando de 853 mil para 355 mil notificações.
Os novos dados revelam ainda que o progresso alcançado na redução da morbimortalidade tem sido associado, em grande parte, ao aumento da cobertura vacinal em muitos países. A entidade recomenda que cada criança receba duas doses da vacina contra o Sarampo.
Em geral, a cobertura estimada para a primeira dose da vacina aumentou de 72% em 2000 para 84% em 2011. Já o número de países que oferecem a segunda dose da vacina à população, através do calendário básico de rotina, subiu de 97 em 2000 para 141 em 2011. Desde 2000, com o apoio da Iniciativa Global contra o Sarampo e a Rubéola, mais de um bilhão de crianças já receberam as duas doses da vacina, através da realização de campanhas em massa.
No entanto, apesar do progresso alcançado durante a última década, algumas populações ainda permanecem vulneráveis. Estima-se que 20 milhões de crianças no mundo sequer haviam recebido a primeira dose da vacina em 2011. Mais da metade destas crianças vivem em países como: República Democrática do Congo (800 mil), Etiópia (1 milhão), Índia (6,7 milhões), Nigéria (1,7 milhões) e Paquistão (900 mil).
Também em 2011, importantes epidemias de Sarampo foram documentadas em diversos países, tais como: República Democrática do Congo (134.042 casos), Índia (29.339 casos), Nigéria (18.843 casos), França (14.949 casos), Itália (5.189 casos), Paquistão (4.386 casos), Espanha (3.802 casos) e Etiópia (3.255 casos).
Encabeçada pela OMS, a Iniciativa Global contra o Sarampo e a Rubéola conta ainda com o apoio da Cruz Vermelha, da Organização das Nações Unidas (ONU) e dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs) norte-americanos, além do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Em abril de 2012, as entidades partidárias lançaram um novo plano global para o enfrentamento da doença, o qual tem como principal objetivo ampliar a cobertura vacinal nas regiões endêmicas. Na ocasião, as metas pactuadas foram reduzir em 95% o número de mortes pela doença no mundo, até 2015, e erradicar tanto o Sarampo, quanto a Rubéola, em pelo menos cinco das seis regiões globais de abrangência da OMS, até 2020.
Até semana que vem,
Equipe CIEVS RIO.

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de março

http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 02 a 08 de março:
juventude viva 
JUVENTUDE VIVA
O Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro realiza nesta terça-feira, 5 de março, o encontro Sou Negro, Jovem e Favelado: Quero e Tenho Direito de Viver. O evento acontece de 9h30 às 13h no auditório da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Ensp/Fiocruz) e conta com o apoio do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SPS/SMSDC-RJ). A iniciativa tem o objetivo de apresentar e dar visibilidade ao Plano de Prevenção à Violência contra a Juventude Negra (Juventude Viva), incentivar novas adesões à Agenda Unificada deflagrada pelo Fórum de Juventudes do Rio sobre a mortalidade da juventude no estado, além de promover a sensibilização e comprometimento dos poderes executivo e judiciário com o tema.
projeto social sesc 
OPORTUNIDADES NO SESC
Estão abertas até sexta-feira, 8 de março, as inscrições  para o Projeto Social, iniciativa do SESC para estimular o saber coletivo, de forma a interferir na consolidação do poder local. O objetivo é garantir condições socioeconômicas e ambientais para a população, por meio de estruturações de núcleos de trabalho realizados com os alunos da Escola Sesc de Ensino Médio e a comunidade. Serão oferecidas vagas para pessoas que queiram integrar os núcleos de trabalho para desenvolver a capacidade de ser um agente social. As vagas externas serão oferecidas prioritariamente para moradores da Zona Oeste e pessoas envolvidas com instituições sociais e escolas públicas que tenham o objetivo de criar uma maior interlocução com ações socioculturais desenvolvidas nos bairros vizinhos da Escola Sesc de Ensino Médio. Conheça melhor o projeto e saiba como se inscrever.
praias acessiveis 
PRAIA PARA TODOS
O verão está acabando, mas no Rio de Janeiro a praia é opção de lazer durante todo o ano. Por isso, o projeto Praia para Todos segue até junho. A iniciativa, que é realizada todos os domingos na Barra da Tijuca e em Copacabana, de 9h às 13h, conta com atividades esportivas adaptadas como vôlei sentado de praia, frescobol, peteca e surf. E ainda, jogos recreativos e piscina infantil. Em Copacabana, há também bicicletas  para serem pedaladas com as mãos. A esteira para acesso de cadeirantes e as cadeiras anfíbias ficam aos sábados na  Praia da Barra e aos domingos em Copacabana, das 9h às 13h. Na Barra, as atividades acontecem no Posto 3 e em Copacabana, em frente à Rua Francisco Sá, entre os Postos 5 e 6. O Projeto ficará nas praias cariocas até junho deste ano.
Theatro Municipal Foto: Rio Tour 
VISITAS AO CENTRO DO RIO
Quantas vezes você já passou pelo centro da cidade e se perguntou que prédio bonito e antigo era aquele? Alguns, imponentes como o  Municipal, são imediatamente identificados. Outros dificilmente passam despercebidos, mas sempre deixam alguém em dúvida. Que prédio bonito é aquele mesmo? Até que alguém venha e diga que ali fica a Biblioteca Nacional. O que nem todo mundo sabe é que muitos dessas construções cheias de história estão de portas abertas para serem descobertas pelo público. Além de uma programação cultural muitas vezes gratuita, alguns oferecem passeios guiados. Que tal embarcar em um desses passeios? Conheça o roteiro completo e outras dicas de lazer no site Catraca Livre.