terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FIQUE SABENDO - Dengue: LIRAa indica 487 municípios em alerta

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Fiocruz Multimagens
Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) mostra que, em janeiro deste ano, 267 municípios brasileiros estavam em situação de risco para dengue; 487 em situação de alerta e 238 em situação satisfatória. A pesquisa, que serve para identificar onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue, foi realizada em 983 municípios. No mesmo período do ano passado, 765 cidades fizeram o levantamento, sendo que 146 foram consideradas em risco; 384 em alerta e 235 em situação satisfatória.
Por região, a maior concentração das larvas do mosquito em reservatórios de água ocorreu no Nordeste, com 76,2%. Por outro lado, foi na Região Sudeste onde se concentraram os maiores focos em depósitos domiciliares, com 63,6%.
Quanto às capitais, o LIRAa deste ano apontou situação de risco em Palmas (TO) e Porto Velho (RO); de alerta em Belém (PA); Manaus (AM); Rio Branco (AC); Aracaju (SE); Fortaleza (CE); Maceió (AL); Recife (PE); Salvador (BA); São Luís (MA); Belo Horizonte (MG); Rio de Janeiro (RJ); Brasília (DF); Campo Grande (MS) e Goiânia (GO). Já Boa Vista (RR); João Pessoa (JP) e Teresina (PI) apresentaram índice satisfatório.
“O levantamento deve servir para alertar os estados e os municípios. Os gestores locais devem combinar as ações nas casas das pessoas, seja na coleta do lixo ou na limpeza das caixas d´água. Devemos agir para evitar mais óbitos e casos graves”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
Região
Abastecimento de água
Depósitos domiciliares
Lixo
Norte
26,8%
27,2%
46,1%
Nordeste
76,2%
18,7%
5,1%
Sudeste
4,9%
63,6%
31,5%
Centro-Oeste
17,7%
38,9%
43,4%
Sul
12,6%
43,4%
44%
Campanha –  Com o slogan “Dengue é fácil combater, só não pode esquecer”, a campanha desde ano incentiva a população a praticar medidas simples de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti. A campanha também alerta  sobre os sinais e sintomas da doença e quais as principais medidas que devem ser adotadas, em caso de suspeita. A campanha é dirigida à população em geral, gestores, lideranças comunitárias, movimentos sociais, entre outros.

Instituto promove fórum sobre Câncer de Próstata e Saúde do Homem

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em 2010, houve mais de 10 mil óbitos em decorrência da doença e no ano passado, mais de 60.000 homens foram acometidos por este tipo de câncer.
Para tratar do tema de forma clara e simples e conscientizar a população, o Instituto Lado a Lado pela Vida, em parceria com o Hospital São José promove o I Fórum de Debates para a Comunidade em Geral: O Câncer de Próstata e a Saúde do Homem – Prevenção e Tratamento. O encontro acontecerá no dia 2 de março de 2013 no Sheraton WTC Hotel em São Paulo, das 9h às 17h30.
Este evento pioneiro reunirá importantes especialistas que abordarão questões como, nutrição, direitos dos pacientes com câncer, o tratamento do câncer de próstata no Brasil, cuidados paliativos, integrativos e muito mais!
O encontro tem como finalidade esclarecer dúvidas, falar dos avanços da medicina através de uma abordagem acessível sobre o câncer, prevenção, tratamentos, além de ter um olhar especial para a família e o paciente, seus medos e desafios.
De acordo com a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira, esta será uma grande oportunidade para a população ter contato com grandes especialistas da área médica e poder esclarecer suas dúvidas sobre a doença e a saúde de uma forma geral. “O objetivo é que todos voltem para suas casas mais conscientes de que a saúde é realmente nosso maior patrimônio e que a prevenção e exames periódicos são fundamentais”, acrescenta.
Os principais temas que serão abordados neste Fórum serão: Bate papo sobre câncer de próstata: o que é câncer de próstata? O câncer de próstata tem cura? Quais são as novidades?; Vamos falar de Câncer! Por que eu? O impacto do câncer na família, Câncer de Próstata: Vivência e Superação; Como os pacientes e as famílias devem enfrentar um diagnóstico de câncer?, entre outros, tratados por especialistas no assunto.
As inscrições gratuitas e todas as informações estão disponíveis no site: http://www.ladoaladopelavida.org.br/i-forum-de-debates/. As vagas são limitadas.
I Fórum de Debates para a Comunidade em Geral – O Câncer de Próstata e a Saúde do Homem – Prevenção e Tratamento
Data:
02 de março de 2013
Local: Sheraton WTC Hotel
Endereço: Av. das Nações Unidas, 12559 – Brooklin Novo – São Paulo
Horário: das 9h às 17h

Dengue: número de mortes reduz, mas população deve manter vigilância

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A dengue aparece e se dissemina, especialmente, nos países tropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti, principal mosquito transmissor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em mais de 100 países da maioria dos continentes. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus de evolução benigna na maioria dos casos. Desde a década de 70, o mosquito transmissor mostrou alta capacidade de adaptação ao ambiente criado pela urbanização acelerada e pelos novos hábitos da população.
Existem dois tipos de dengue, a clássica e a hemorrágica. A primeira geralmente apresenta sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos, mas raramente causa óbito. A dengue hemorrágica é a forma mais severa da doença, pois, além dos sintomas comuns, é possível ocorrer sangramento, ocasionalmente choque e morte. A OMS estima que três bilhões de pessoas vivem em áreas de risco para contrair dengue no mundo. Estima-se que anualmente 50 milhões de pessoas se infectam e 500 mil casos são de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD), além de 21 mil óbitos, principalmente em crianças.
Giovanini Coelho, coordenador geral do Programa Nacional de Controle da Dengue, lembra que no período de janeiro a maio existe uma maior transmissão da doença no Brasil, devido às condições favoráveis para proliferação e transmissão do mosquito. “Nesse período é necessário que as ações sejam intensificadas. Tanto por parte das autoridades locais, ou seja, o município deve intensificar ações de limpeza urbana, os agentes de saúde devem visitar e orientar a população. Como também contamos com a efetiva participação da população adotando hábitos que visem à prevenção e a proteção do seu ambiente doméstico contra a proliferação do mosquito”, destaca o coordenador.
O grande desafio para combater o mosquito Aedes aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente utilizado para armazenar água, tanto em áreas de sombra, como ensolaradas. Por isso, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e a mobilização de todos, com a adoção de medidas simples, como evitar o acúmulo de água limpa nas casas, visando à interrupção do ciclo de transmissão e contaminação. Por isso, o coordenador alerta: “Cada cidadão deve fazer ações simples como, verificar se a sua caixa d’água está tampada, se a calha está desobstruída, colocar areia no pratinho do vaso de plantas. Medidas para identificar todo e qualquer recipiente que possa acumular água e que tenha potencial de se transformar em um criadouro do Aedes aegypti”.
Giovanini Coelho explica que o Ministério da Saúde não executa ações de combate a dengue, que são de responsabilidade dos estados e municípios, e reforça a real missão da pasta. “O papel do ministério é de financiamento das ações, tanto que no fim do ano passado foram repassados mais de 170 milhões para todos os municípios para aprimorar e qualificar melhor as ações de combate a dengue. O ministério também presta assessoria técnica aos estados e municípios. Além de garantir o suprimento de insumos como inseticidas e kits diagnóstico”, finaliza.
Dados – De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), divulgado nesta segunda-feira (25), pelo MS, os casos graves de dengue caíram 44% e o número de mortes teve retração de 20%, até 16 de fevereiro de 2013, em relação ao mesmo período de 2012. Apesar de os números serem positivos, o coordenador explica que o combate não pode parar. “Mesmo com a redução nos casos graves e nos óbitos, hoje, comparado com o ano passado, nós temos um aumento de casos de pessoas com dengue. É fundamental que se tenha um processo de intensificação das medidas de prevenção. Até porque, esse aumento não se dá de forma homogenia, em todas as unidades federadas e nem em todos os municípios. Eles estão concentrados, mais de 80% dos casos, em cerca de oito estados. Esses municípios devem intensificar suas medidas de resposta e os outros devem manter as medidas”, comenta Giovanini.
Histórico do Ministério no Combate – Em 1996, o Ministério da Saúde propôs o Programa de Erradicação do Aedes aegypti (PEAa). Ao longo do processo de implantação desse programa, observou-se a inviabilidade técnica de erradicação do mosquito no curto e médio prazo. O PEAa teve méritos ao propor a necessidade de atuação multissetorial e prever um modelo descentralizado de combate à doença, com a participação das três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal. Os resultados levaram o Ministério da Saúde a fazer uma nova avaliação dos avanços e das limitações. O objetivo era estabelecer um novo programa que incorporasse elementos como a mobilização social e a participação comunitária.
Tais ações são indispensáveis para responder de forma adequada a um vetor altamente domiciliado. O Ministério da Saúde implantou ações permanentes de combate à doença, como o desenvolvimento de campanhas de informação e mobilização social, o fortalecimento da vigilância epidemiológica e entomológica para detectar antecipadamente surtos da doença e o desenvolvimento de instrumentos mais eficazes de acompanhamento e supervisão das ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.
Camilla Terra / Blog da Saúde

ATENÇÃO - Álcool e Direção | A cervejinha do aniversário acabou com a vida de uma criança

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Casos tristes causados pela mistura de álcool e direção não são poucos. Hoje, é a vez da Anna Lucia Vaz Caldas contar ao Blog da Saúde como perdeu a filha, de apenas 7 anos.
“Certo dia, um mecânico estava consertando o freio de um carro, e era dia de seu aniversário. Então, durante o trabalho ele estava tomando “só” uma cervejinha e foi experimentar se o freio estava funcionando bem. Com isso, quando ele fez a curva para sair numa reta, a minha filha, de 7 anos, foi atravessar e não deu tempo de ele frear. Já era tarde, e com o impacto ele jogou o corpinho dela para cima, bateu no capô do carro e ela foi lançada para o chão, bateu com a cabeça e morreu. Tudo isso por causa só de uma cervejinha para comemorar um aniversário.
Conclusão: nunca mais ele teve paz na vida dele, pois nunca esperava acontecer aquilo e acabou perdendo também sua liberdade de viver. Espero que esta história seja publicada pois valeu a vida tanto da minha filha como a de quem não se preveniu.”
Para acabar com histórias assim, é que o Ministério da Saúde divulgou o  Vigilância de Violências e Acidentes (VIVA), mostrando confirmando os perigos da relação entre álcool e direção. O levantamento aponta que uma em cada cinco vítimas de trânsito, atendidas nos prontos-socorros brasileiros, ingeriram bebida alcoólica. Entre as pessoas envolvidas em acidentes, 22,3% dos condutores, 21,4% dos pedestres e 17,7% dos passageiros apresentavam sinais de embriaguez ou confirmaram consumo de álcool. Entre os atendimentos por acidentes, a faixa etária mais prevalente foi a de 20 a 39 anos (39,3%).
Conte ao Blog da Saúde como a relação entre o consumo de álcool e direção afetou a sua vida. Envie para o e-mail blog@saude.gov.br e nos ajude nesta mobilização contra os acidentes de trânsito.

*Este espaço é colaborativo, reservado para a promoção da saúde. As ideias e opiniões expostas nos artigos são de responsabilidade única dos seus autores.  O conteúdo é avaliado de acordo com a Política de Moderação do Blog da Saúde

Contra a violação da fragilidade de crianças e adolescentes com deficiência

 http://www.childhood.org.br/
Contra a violação da fragilidade de crianças e adolescentes com deficiência: Segundo o IBGE, 46 milhões de brasileiros apresentam alguma deficiência, sendo que 7,5% têm até 14 anos. São quase três milhões e meio de crianças e jovens que precisam ser olhados em suas necessidades para não ficarem expostos à violência. Embora instituições e profissionais venham desenvolvendo trabalhos significativos nos casos de abuso contra crianças, a socióloga Marlene Vaz, que há mais de 30 anos estuda a violência sexual infanto-juvenil afirma que faltam parcerias entre governo e instituições que atendem deficientes, … Continue lendo →

Ligue 180 já atendeu mais de 3 milhões de mulheres

 http://www.childhood.org.br/
Ligue 180 já atendeu mais de 3 milhões de mulheres: A Central de Atendimento à Mulher, conhecida como Ligue 180, foi criada em 2005 para fornecer orientação a mulheres em situação de violência, disponibilizando acolhimento, orientação com relação aos seus direitos e encaminhamento para os diversos serviços da Rede de Enfrentamento à Violência contra Mulheres em todo o Brasil. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive finais de semana e feriados. O serviço tem contribuído para que muitas mulheres consigam quebrar … Continue lendo →

Como combater a obesidade infantil na páscoa?

 http://www.dicaspramamae.com/
A Páscoa está chegando e geralmente as crianças ganham aquela montanha de chocolate. E quando elas já são obesas, estão passando por dietas e não podem se entupir dessas delícias?
Existem diversas saídas para combater a obesidade infantil na Páscoa. Um dos exemplo trago de casa, minha enteada, tem oito anos e é gordinha, já há alguns anos que o coelhinho trás para ela brinquedos e não chocolate. Se ela passa vontade? Com certeza não! Ela ganha chocolate de outras pessoas, o que nós tentamos é não aumentar ainda mais essa quantidade.

Aqui vão algumas ideias para combater a obesidade infantil na Páscoa.
  • Não substitua o chocolate comum pelo diet! Ele tem menos açúcar, mas é muito calórico e engorda do mesmo jeito. Deixe esses apenas para quem não pode consumir açúcar, como os diabéticos, ainda assim com cautela!
  • Se a criança já ganha muito chocolate, dos avós, tios e outros familiares, você pode fazer como eu faço, troque por outra coisa, pode ser brinquedo, livro etc.
  • Se a deixar o chocolate de lado for muito radical, compre ovos pequenos, aqueles de 200g, ou ainda menores. Monte uma cesta com um bichinho de pelúcia ou outro brinquedo para dar volume ao presente.
  • Prefira dar vários chocolates pequenos do que um enorme. Os pequenos permitem ter um maior controle sobre o que a criança come.
  • Faça do chocolate a sobremesa. Não permita que substitua refeições por ele, por exemplo na hora do lanche.

Via. Até mais!

DICAS DE PÁSCOA - Ovos decorados para a mesa da Páscoa

 http://www.dicaspramamae.com/
Feliz Páscoa!! Decore em sua casa ovos normais com tintas, tecidos, gliter, entre outros! Deixe a sua imaginação fluir e arrase com sua mesa de decoração!
Os ovos que você vai usar pode ser só a casca, você faz um furinho bem pequeno numa parte do ovo e tira a gema e a clara. Depois em vez de jogar a casca fora, olha ai o que você pode fazer:




Criatividade é tudo né gente?! Até a próxima dica de Páscoa!

Lembrança para a Páscoa - Envelope de coelhos

 http://www.dicaspramamae.com/
Lembrança para a Páscoa - Envelope de coelhos:
Oi mamães!

E a tão esperada páscoa está quase chegando! As crianças super ansiosas para este dia, né? O que você acha de fazer uma festinha em casa mesmo para comemorar a páscoa com a família e a criançada da casa? Ótima ideia né? 
Então para te auxiliar neste projetinho, vou postar ao longo deste mês algumas ideias de páscoa para você mesmo fazer em casa! 

Para começar bem, ai esta uma lembrancinha que você pode encher de chocolates e balas e dar para a criançada! Vamos tentar? 



Os moldes já estão até ilustrados, é só você ampliar, clicando em cima, e depois imprimir! 







Manter as unhas limpas pode evitar furúnculo e outras infecções na pele

 http://g1.globo.com/
Manter as unhas limpas pode evitar furúnculo e outras infecções na pele: Coçar a pele pode causar fissuras que favorecem a entrada de bactérias. Médicos deram dicas também para evitar e tratar a hidroadenite e o berne.

Prazo para construção de creches e pré-escolas é ampliado pelo MEC

 http://www.blogeducacao.org.br/

Crédito: Stock Brasil
O prazo para a construção de creches e pré-escolas nos municípios foi ampliado de 720 para 1.080 dias depois do recebimento da primeira parcela do financiamento do Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil – ProInfância. A mudança foi feita pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE.
Este ano, o FNDE recebeu cerca de 100 ofícios de municípios com comunicados de que não conseguiriam cumprir o prazo estabelecido e, consequentemente, teriam o financiamento cortado e as unidades não concluídas. A partir deste diagnóstico, o Fundo definiu a ampliação do prazo.
Segundo a assessoria de imprensa do FNDE, a medida não atrapalhará a meta atual do governo de construir seis mil novas escolas de educação infantil até 2016, uma vez que será aplicada apenas aos contratos já assinados. De 2010 até agora foram entregues 755 unidades, o que corresponde a 12,6% da meta.
O Proinfância dá às prefeituras o apoio federal por meio de financiamento para a construção de unidades de educação infantil para atender a crianças de até 5 anos, faixa etária da creche à pré-escola. A prefeitura providencia o terreno e o Ministério da Educação – MEC financia a construção, os equipamentos e o mobiliário.
De acordo com o Instituto Nacional de Geografia e Estatística – IBGE, em 2010, 1.154.572 crianças na faixa de 4 a 5 anos estavam fora da escola. A matrícula na pré-escola, no entanto,  avançou na última década. Em 2000, 51,4% das crianças nessa faixa tinham acesso à educação, patamar que subiu para 80,1%, em 2010.
Com informações da Agência Brasil.

JÁ TEVE ESTA DÚVIDA - Meu filho quer um cachorro

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
por Denise Gurgel,
colunista do Pediatria Brasil e responsável pelo Curso Shantala
Quero um cachorro!
Se você ainda não escutou esse pedido do seu filho, tenho certeza que um dia ouvirá.
Ter um animal é bom demais, até hoje guardo lembranças dos meus cachorros! Já dividi pirulito com a Fofura (eu confesso) e rolei muito no chão com o Bandit!
Os cães são ótima companhia para as crianças, auxiliam no desenvolvimento dos pequenos e ensinam o significado da palavra respeito e a dar e receber carinho.
Esse contato com animais é tão positivo que muitas pessoas donas de cães dóceis realizam trabalho voluntário com seus animais em casas de repouso e instituições de crianças. Todo mundo se distrai com a presença dos animais e passa o dia de forma diferente.

Mas é preciso ter cuidado

O cachorro é frágil e necessita de cuidados diários, comida, água, banho, atenção e muito carinho. Todo esse contexto ajuda muito os pequenos a aprender a cuidar com responsabilidade e respeitar os animais. Essa troca não só influencia o comportamento das crianças, ajudando-a aprender a relação de vínculo, mas também com as outras pessoas em seu entorno.
A interação e brincadeiras com os animais ajudam até mesmo a criança na coordenação motora fina, engatinhar ou andar brincando atrás do animal./p<>
Não adianta só o filho pedir o cachorro, todos precisam “adotá-lo” como novo membro da família. Os cães fazem bagunça, principalmente quando filhotes e escolher a raça com o perfil da família é necessário.
Por isso conversar com o veterinário e escolher raças mais tranquilas e dóceis com crianças é interessante.
Converse com a dona do canil e separe para um primeiro contato cães com o perfil familiar e a sua residência (casa ou apartamento). Depois separadamente faça testes com o cão, pois sabemos que muitas vezes as crianças não sabem dosar o seu carinho com os animais.
Há um tempo atrás vi na televisão essas dicas (era o programa do Dr. Pet) e achei ótimo. Auxiliada por um veterinário, brinque com o cão usando brinquedos e perceba se é muito ativo ou não. Ofereça um osso para o cachorro e use uma mão de brinquedo e finja que pegará o osso, se o cão ficar nervoso e rosnar, talvez não seja interessante para sua família, mesmo que a raça esteja dentro do perfil. Passe a mão e toque todo o cão, deslize suas mãos pelo rabo e perceba se fica mais agitado.
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: Dog Gone City Kitty
Última atualização: 26/02/2013.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Secretarias de Assistência Social e de Saúde do Rio devem apresentar dados de atendimentos a usuários de crack | Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil
Secretarias de Assistência Social e de Saúde do Rio devem apresentar dados de atendimentos a usuários de crack | Agência Brasil

TELESSAÚDE - CURSOS GRATUITOS

 http://cvasrio.blogspot.com/
Para os profissionais que atuam nas unidades da Rede municipal de Saúde, a SMSDC, em parceria com o laboratório de Telessaúde, oferece diversos cursos, seminários e teleconferências, gratuitamente

Clique aqui e acesse a plataforma. 

TELE-EDUCAÇÃO

CURSOS EM REDES TEMÁTICAS

Cursos exclusivos

  • Febre Reumática: Diagnóstico, Prevenção e Tratamento  -
  • Tuberculose para o Clínico: do diagnóstico ao tratamento atual 
  • Temas Básicos em Psiquiatria 
  • Hepatites Virais: Prevenção, Diagnóstico e Tratamento 
  • Diagnóstico por Imagem na Criança e no Adolescente 
  • Doenças cardiometabólicas: Diagnóstico, Prevenção e Tratamento 

Rede Saúde do Idoso

  • Abordagem do Idoso com Episódios de Quedas 
  • A Reabilitação na Prática Geriátrica
  • Envelhecimento e a Atenção Integral à Saúde do Idoso 
  • Nutrição e Envelhecimento
  • Tópicos em Cuidados com o Paciente Geriátrico

Rede Cegonha

  • Avaliação Fisioterápica do Desenvolvimento Neuropsicomotor de Prematuros
  • Dez passos para a melhoria na assistência do Pré natal
  • Ocorrências no Pré Natal

Rede de Atenção Primária

  • O Trabalho de Enfermagem e a Relação Saúde-Doença 
  • Promoção da Alimentação Saudável no Ambiente Escolar
  • Aconselhamento Nutricional da Obesidade na Infância e Adolescência 
  • Animais Peçonhentos
  • Doença Renal Crônica na Atenção Básica: Abordagem pela Enfermagem
  • Doenças de Veiculação Hídrica
  • Enfermagem em Estomaterapia
  • Fisioterapia Respiratória em Domicílio 
  • Diagnóstico, Tratamento e Vigilância epidemiológica da Hanseníase
  • HAS na Atenção Básica: Abordagem pela Enfermagem
  • Incontinência Urinária Masculina - Abordagem Fisioterápica
  • Violência e Abusos: Prevenção e Intervenção com Crianças, Adolescentes, Famílias e Comunidades
  • Zoonoses de Importância Clínica

Rede de Urgência e Emergência

  • Urgência e Emergência: Temas prioritários I

Pesquisa em Saúde

  • Pesquisa Clínica Baseada em Evidências


TELECONFERÊNCIAS GRAVADAS EM VÁRIAS ÁREAS

Comunidade das Equipes de Saúde da Família

  • Tele-enfermagem
  • Tele Escola Técnica SUS
  • TeleFisioterapia
  • Saúde do Idoso
  • TeleMedicina de Família e Comunidade
  • TeleNutrição
  • Saúde Bucal


SEMINÁRIOS GRAVADOS E AGENDA COM A PROGRAMAÇÃO MENSAL DE SEMINÁRIOS EM DIVERSAS ÁREAS

Atenção Primária

  • Dia Internacional da Mulher 2012
  • Cuidados Paliativos
  • Enfermagem
  • Fisioterapia
  • Medicina de Família e Comunidade
  • Nutrição
  • Escola Técnica do SUS - RJ

Álcool e Drogas

  • Álcool e Drogas

Doenças Infecciosas

  • Assistência às Hepatites Virais no Estado do Rio de Janeiro
  • Meningite
  • Dengue
  • Hanseníase
  • Influenza A (H1N1)
  • Tuberculose

Saúde Bucal

  • Odontologia

Saúde da Criança e do Adolescente

  • Neuropediatria
  • Fibrose Cística
  • Aleitamento Materno
  • Obesidade Infantil
  • Operação Sorriso

Saúde do Idoso

  • Geriatria
Saúde Mental

  • Saúde Mental

Urgência e Emergência

  • Urgências e Emergências

Saúde do Trabalhador

  • Saúde do Trabalhador