sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Exercício físico antes do carnaval garante mais ânimo, mas é importante não exagerar

 http://www.blog.saude.gov.br/



Foto: Divulgação
O verão é o período mais movimentado nas academias. E depois das festividades de virada de ano e das férias, a preocupação é passar o carnaval com o corpo em forma e ter energia para aguentar a folia. Com o tempo curto, os exercícios que trazem benefício para nossa saúde podem se tornar perigosos pelo exagero e os excessos na pressa de conseguir bons resultados. Com moderação, disciplina e acompanhamento profissional, ainda dá tempo de garantir um fôlego extra para as festas sem arriscar a saúde.
Segundo os professores do Programa de Melhoria da Qualidade de Vida, o Geração Saúde (CGESP/SAA/SE/MS), em poucas semanas já não dá mais tempo de eliminar aquela gordurinha extra, mas começar um exercício agora ajuda a aguentar na maratona carnavalesca. “Para ganhar um condicionamento físico e ter fôlego ao acompanhar festas e trios elétricos, já se consegue bons resultados. Mas em termos de estética, não vai ter muita diferença”, explica o coordenador Rodrigo Rocha.
Isso porque nosso corpo passa por um processo de adaptação ao se iniciar uma atividade física, variável para cada pessoa, e a visibilidade dessas mudanças no corpo levam tempo. Respeitar a individualidade e o aumento gradual dos exercícios fazem parte desse período e é importante para evitar lesões. “Se uma pessoa sair do ócio agora, no carnaval estará na metade do período de adaptação. O bom é que com a preocupação do carnaval, ela nota que precisa sair do sedentarismo. Então mesmo que não haja mudanças estéticas, para a saúde já começam a surgir melhorias”, garante a professora Lucinéa Fernandes.
E não adiantar exagerar nos treinos na tentativa de apressar os resultados. Além de arriscado, pegar pesado logo de início pode desestimular a prática dos exercícios. “Nós temos que ter por objetivo a saúde e não só a parte estética. O professor não pode passar um treino para o aluno hoje e no dia seguinte ele não conseguir voltar. Através do planejamento, o condicionamento físico se vai lapidando para que haja um aumento gradativo no treinamento e melhores resultados”, afirma o professor Josimar Barbosa.
Malhar sem se matar – Segundo Rodrigo, para garantir um bom condicionamento físico de forma saudável e com qualidade de vida, não se deve ir à academia com o objetivo de malhar até a completa exaustão. “A pessoa pode alcançar seu objetivo malhando três ou quatro vezes por semana ou meia hora todos os dias, por exemplo. Isso vai depender muito do planejamento e da orientação profissional. Quando alguém vai para a academia com o pensamento que precisa se esforçar ao máximo vai colocar a própria saúde em risco.”
Fonte: Fabiana Conte/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Fumar maconha pode duplicar o risco de AVC em adultos jovens

 http://www.sautil.com.br/
Fumar maconha pode duplicar o risco de AVC em adultos jovens: Pessoas que sofreram derrame isquêmico eram 2,3 vezes mais propensas a ter cannabis detectada em exames de urina

BATATA DOCE - DE VILÃ A QUERIDNHA..

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Crouton de batata doce...:
Eu sempre amei e indiquei batata doce. Por muito tempo ela foi considerada um pouco vilãzinha por se achar que ela era, sei lá, meio prima-irmã da batata inglesa (a branca mais tradicional). E, por isso, carboidrato simples (aquele que vira rapidinho açúcar no sangue). A verdade é que as duas batatas têm em comum apenas o fato de serem raízes e fontes de carboidrato.
A batata doce, diferente da inglesa, possui uma carga glicêmica mais baixa, devido a presença de fibras. Ela começa a chamar a atenção por ter se tornado a queridinha dos marombeiros. E não é por acaso: ela libera a glicose devagar, favorecendo a queima de gordura e o ganho de massa magra (Quem não quer?). Esse último efeito ocorre também por seu potencial alcalinizante sanguíneo. A situação é fundamental para o ganho de massa e para asreações bioquímicas acontecerem direitinho. É ou não é uma doçura do bem essa batata, minha gente?
Eu estava aqui de bobeira e umas batatas doces ali na geladeira. E começou o processo do famoso: “O que temos para hoje?”. Piquei em quadradinho nem sei porque. No meio do caminho vi que estavam parecendo croutons e pensei: “E se coloco azeite, sal e alecrim e forno, será que funciona?”. Funcionou tanto que fui beliscando, quase comi tudo e não sobrou para a salada. Joguei sobre uma salada de alface, tomatinho e salmão (que tinha sobrado do almoço rs).
Crouton de batata doce
Ingredientes
1 batata doce média picada em cubinhos
1 colher de sobremesa de azeite
sal e alecrim a gosto
Modo de fazer:
Coloque os cubinhos de batata em uma forma antiaderente, jogue por cima o azeite mexendo para que ele envolva todos os cubinhos, o sal e o alecrim. Leve ao forno alto (aqui coloquei 300 graus. Mas meu forno é daqueles mais baratinhos e elétricos, então é bom que você conheça o potencial do seu forno). Mexa sempre para não queimar e fique de olho. A idéia é formar crostinhas por fora e ficar cozidinho por dentro. Vai lá e ahaza fia!
Beijinhos. Carol!

*** O Texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.