quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

ATENÇÃO - NSEC05 E NSEC06 - REUNIÕES PARA PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DO PSE 2013

Reservem as datas abaixo:
Tendo em vista o início do ano letivo e a necessidade de planejarmos as atividades do PSE para 2013, solicitamos a presença dos gerentes ou, na impossibilidade, de algum representante da unidade de saúde que tenha poder de decisão, e dos representantes PSE das unidades de saúde na reunião programada com os diretores das escolas e representantes das CREs de nossa área.

Segue o cronograma das reuniões conforme o território:

Eixo 1 - Guadalupe / Marechal Hermes - 25/02/2013 - 8:00 às 12h - Auditório da 6ª CRE R dos Abacates - Vila Militar 

Unidades de Saúde: 1- CMS Augusto Amaral Peixoto, 2-  CSF Josuete Sant'Anna, 3- CSF Raimundo Alves, 4- CSF Maestro Celestino , 5- CSF Dante Romanó.


Eixo 2 - Pavuna / Anchieta - 25/02/2013 - 13:30 às 17h - Auditório da E.M. Grandjean de Montigny Praça dos UcranianosS/n - Pavuna

Unidades de Saúde : 1- CSF Epitácio Soares, 2- CSF Manoel Fernandes - Seu Neco, 3- CSF Maria Azevedo - Santinha , 4- CMS Flávio do Couto Vieira, 5- CMS Nascimento Gurgel.


Eixo 3 - Acari / Costa Barros - 27/02/2013 - 13:30 às 17h - Auditório da E.M Monte Castelo R. Ouseley, s/n - Coelho Neto

Unidades de Saúde: 1- CMS Sylvio Brauner , 2- CMS Portus e Quitanda, 3- CMS Fazenda Botafogo , 4- CMS Edma Valadão, 5- CSF Marcos Valadão.


Eixo 4 - Irajá / Rocha Miranda - 28/02/2013 - 8:00 às 12h - Auditório da 5ª CRE R. Guarama, 186 - Rocha Miranda

Unidades de Saúde: 1- CMS Alice Tibiriçá, 2- CMS Carlos Cruz Lima, 3- CMS Clementino Fraga, 4- CSF Ana Conceição (IPASE), 5- CMS Morro União, 6- CMS Carmela Dutra.


Eixo 5 - Madureira / Cascadura - 28/02/2013 - 13:30 às 17h - Auditório da 5ª CRE R. Guarama, 186 - Rocha Miranda

Unidades de Saúde: 1-CMS Alberto Borgerth, 2- CMS Mário Olinto, 3- CSF Souza Marques, 4- CSF Carlos Nery, 5- PAM Cavalcante.


Favor acusar recebimento, confirmando a presença.

DICA - Folião Consciente

 http://www.blogdasaude.com.br/
Amanhã, 08/01, os brasileiros entrarão, oficialmente, no clima de Carnaval. Viagens, desfiles de escolas de samba, blocos de rua, trios elétricos, festas à fantasia… o feriado pode ser aproveitado de várias maneiras, mas no fundo todos querem a mesma coisa: cair na folia e se divertir!
Curtir o Carnaval, no entanto, não precisa ser sinônimo de irresponsabilidade e destruição. Dá para aproveitar os quatro dias de festa com muita alegria e sem contribuir para a depredação da cidade onde você está e do meio ambiente. Duvida?
Confira, abaixo, 10 dicas supersimples para os foliões que estão dispostos a aproveitar o Carnaval sem deixar de lado a consciência socioambiental.
1- SEJA UMA BOA VISITA
Não importa se você vai viajar nesse feriado ou ficará na sua cidade: quando estiver curtindo o Carnaval, na rua, respeite o espaço público! Fazer xixi no asfalto, destruir placas de sinalização, subir em cima de árvores e depredar monumentos não tem nada a ver com diversão, mas sim com falta de cidadania.
2- FAÇA DO DITADO UMA MARCHINHA: LUGAR DE LIXO É NO LIXO
A sujeira que o Carnaval deixa nas cidades é um dos maiores problemas do pós-feriado: latas de alumínio, garrafas de vidro, copos plásticos e panfletos de divulgação são facilmente encontrados nas ruas, entupindo bueiros e aumentando o risco de enchentes. Até mesmo os mares são feitos de lixeira pelos foliões, o que polui a água e prejudica a biodiversidade marinha. Em 2010, a ONG internacional Global Garbagepostou fotos chocantes do fundo do mar de Salvador, 10 dias depois do Carnaval: mais de 1.500 latinhas e garrafas, além de pedaços de abadás e outros objetos plásticos, foram encontrados por mergulhadores. Jogar o lixo no lixo, durante a folia, daria muito menos dor de cabeça na ressaca do pós-Carnaval!
3- GASTE ENERGIA, APENAS, NAS COMEMORAÇÕES
Se você for viajar, não esqueça de tirar da tomada todos os aparelhos eletroeletrônicos – como televisão, computador e microondas -, que ficam na sua casa. Segundo o Instituto Akatu pelo Consumo Consciente, tirar esses equipamentos da tomada, quando eles estão fora de uso, pode reduzir a conta de luz em até 25%. Com o dinheiro que você economizar, dá até para trazer umas lembrancinhas de artesanato para os amigos e, de quebra, incentivar a economia local da cidade que você visitar.
4- NÃO TOLERE A EXPLORAÇÃO
O problema acontece o ano inteiro, mas no Carnaval – por conta do aumento da circulação de pessoas nas cidades e, também, do clima de “pode tudo” – a incidência de crimes sexuais contra crianças e adolescentes aumenta. Em 2012, entre os meses de janeiro e abril, a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) recebeu mais de 34 mil denúncias de abuso e exploração sexual de menores, o que representa um aumento de 71%, em relação ao mesmo período de 2011. Para tentar mudar essa realidade, o governo preparou para 2013 a campanha Não desvie o olhar. Divulgada por todo o Brasil, a ação incentiva a população a denunciar esses casos no Disque 100, que funciona 24h por dia. Portanto, já sabe: se você presenciar alguma cena de exploração neste feriado, não exite em denunciar e aproveite para transmitir essa mensagem para todos os seus amigos e parentes.
5- ABUSE DA CRIATIVIDADE PARA SE FANTASIAR
Viagens e abadás já custam tanto dinheiro que economizar na hora de se fantasiar é uma ótima ideia. Que tal liberar a criatividade e utilizar materiais usados para confeccionar sua roupa de Carnaval? Além de poupar o bolso, você dá uma trégua para o meio ambiente e, depois da folia, dá para reciclar a fantasia ou, então, trocá-la com amigos. Aproveite e já combine com eles o roteiro do próximo Carnaval!
6 – PROGRAME O FERIADO DOS SEUS ANIMAIS
Acredite: tem gente que planeja a viagem de Carnaval com tanto entusiasmo e fica tão ansioso para os dias de folia que acaba esquecendo dos cuidados que deve tomar com os animais de estimação enquanto estiver fora. Ou, pior, os abandona na rua. Se seu bicho não o acompanhar na viagem, lembre de deixá-lo aos cuidados de um vizinho ou parente. O ideal é que alguém passe na sua casa todos os dias, para brincar com ele, passear e limpar a sujeira. Também há a opção de hotéis para animais domésticos, que dispensam a preocupação do viajante.
7 – ECONOMIZE COM O TRANSPORTE
Se optar por viajar de carro, lembre de oferecer carona para amigos e parentes que vão ao mesmo destino ou, então, que passem pelo seu caminho. Com mais gente no carro, todos economizam dinheiro e também poupam o meio ambiente, que deixa de receber os gases do efeito estufaliberados pela queima do combustível. A carona ainda alivia o trânsito, que pode ser infernal em feriados prolongados. Quão desagradável não é uma viagem que dura o dobro – ou mais – do que o necessário por causa do excesso de veículos?
8 – PREPARE O SEU CARRO
Para pegar a estrada e dirigir de forma confortável, lembre-se de fazer uma vistoria geral no seu veículo. A atitude garante mais segurança para você e, também, para os outros motoristas. Pneus calibrados, água no depósito do limpador pára-brisa, nível certo do óleo e parte elétrica em dia são, apenas, alguns dos itens necessários. Não se esqueça também do kit macaco, triângulo e chave de roda, para o caso do pneu furar.
9 – CAMISINHA NA CABEÇA E SAMBA NO PÉ
Faça as contas: nove meses depois do Carnaval, o número de bebês chegando ao mundo cresce bastante. Além de evitar a gravidez indesejada, a camisinha previne da contaminação de doenças sexualmente transmissíveis. Por isso, como faz todos os anos, o Ministério da Saúde já lançou sua campanha para 2013: a A vida é melhor sem Aids, que lembra os foliões a respeito da importância de usar preservativo nas relações sexuais. Não dá nem para usar a desculpa de que esqueceu de levar a camisinha para a festa: o governo anunciou que distribuirá gratuitamente aos foliões 68 milhões de preservativos durante as festas de Carnaval de todo o Brasil.
10 – MANEIRE NO ÁLCOOL
Lembre-se que condutores de veículos são proibidos de consumir bebidas alcoólicas. A lei que mudou o Código de Trânsito Brasileiro não é à toa: o álcool altera a capacidade de reação e prolonga a resposta do motorista. Trata-se de um poderoso catalisador de acidentes. De acordo com especialistas, não existe uma quantidade segura para se beber e dirigir. Então, para se divertir sem preocupação, combine com a turma quem será o motorista da vez e não beberá – ou pegue um taxi. Também é importante ter em mente que o álcool desidrata o organismo: para evitar a ressaca, beba água, isotônicos e sucos naturais.
Fonte: Planeta Sustentável

ATENÇÃO - Beijar várias bocas no carnaval pode trazer doenças, diz médico da UFSCar

 http://g1.globo.com/
Beijar várias bocas no carnaval pode trazer doenças, diz médico da UFSCar:
 Beijar várias bocas no carnaval pode trazer doenças, diz médico da UFSCar
Pela boca, podem ser transmitidos desde resfriado e gripe, até hepatite B. Mesmo que a pessoa não esteja com o sintoma, pode contaminar a outra.

DICA - Beber água e comer maçã ajudam a proteger a voz e evitar a rouquidão

 http://g1.globo.com/
Beber água e comer maçã ajudam a proteger a voz e evitar a rouquidão:
Beber água e comer maçã ajudam a proteger a voz e evitar a rouquidão
Em um ambiente barulhento, falar perto da pessoa também ajuda. Médicos deram dicas também para aliviar e tratar a dor de garganta.

Caso Diane-35: médico explica condições propensas à trombose [vídeo]

 http://www.blogdasaude.com.br/
Caso Diane-35: médico explica condições propensas à trombose [vídeo]:
O médico José Bento falou durante o programa Bem-Estar, da rede Globo, sobre a suspensão do Diane-35 na França. Ele ressalta que a pílula anticoncepcional pode causar trombose, mas só em alguns tipos de mulheres: “obesas, fumantes e acima dos 35 anos de idade”. E ainda, completa, “andar de avião, o próprio cigarro, o sedentarismo também podem dar a trombose”.
Leitoras e usuárias de Diane-35, vale assistir o vídeo para ver que não há motivos para pânico. Clique na imagem para acessar o programa.

Imagem: rede Globo

ATENÇÃO - Saúde faz alerta para homens caírem na folia com segurança, sem abusar do álcool

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Daniel Reiter/Stock4B/Corbis
De acordo com a última pesquisa Vigitel – Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico – do Ministério da Saúde, 26% dos homens brasileiros fazem uso abusivo de bebidas alcóolicas. Por isso, o Governo Federal faz um alerta para aqueles que vão aproveitar os dias de folia.
Para evitar acidentes de trânsito ou brigas fatais, por exemplo, o coordenador da Saúde do Homem do Ministério da Saúde, Eduardo Chakora, pede para que o público masculino aproveite o feriado com moderação. “Beba moderadamente. Se for dirigir não beba, se beber não dirija. Vá pela carona solidária, pegue transporte coletivo e aproveite tudo, mas aproveite tudo com consciência, saiba o que está fazendo. Um dos maiores prazeres da vida é você poder fazer as coisas de forma lúcida e podendo aproveitar o prazer mesmo de cada situação.”
Eduardo Chakora lembra que tradicionalmente são os homens que mais se envolvem em acidentes fatais ou em casos de violência, especialmente em períodos de festas, quando aumentam a ingestão de bebidas alcoólicas. “Ele geralmente corre risco desnecessários porque ele pode não morrer, mas ele pode ficar tetraplégico, paraplégico, ou pode ficar com alguma sequela, em função de uma bala tomada de uma arma de fogo, ou muitas vezes leva a óbito mesmo. São vidas que teriam um longo caminho à frente, um belo percurso, que simplesmente são perdidas. É uma festa, uma festa coletiva maravilhosa e de celebração. Então celebrar com consciência e não celebrar com acidentes. Essa é a mensagem que fica para os jovens brasileiros.”
A Política de Atenção Integral à Saúde do Homem do Ministério da Saúde desenvolve ações de prevenção aos acidentes ao longo de todo o ano. Para saber mais acesse a área de Saúde do Homem no Portal da Saúde.
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Seja um doador - Estoques de sangue caem durante o carnaval.

http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Doe Sangue
Com o ato de doar sangue, você dá esperança para outras pessoas. Esta é a definição do agente administrativo Euclides José de Santana, 30 anos, sobre a importância da doação do sangue. Para ele, a atitude se torna mais solidária nesta época do ano, período do carnaval, quando há queda nos estoques dos hemocentros brasileiros.
O coordenador da Área Técnica de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, afirma que as viagens e o maior número de pessoas nas ruas aumentam os casos de acidentes e as pessoas necessitam de mais transfusões. Esses são os fatores que contribuem para a redução do estoque de bolsas de sangue nos hemocentros.
Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais necessitam de doações, pois a queda de doadores chega a 40%. Hoje, cerca de 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que representa 1,8% da população brasileira.
O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição do estoque. “Com o estoque em dia, é possível atender pessoas com doenças crônicas e também as emergências que surgem nos hospitais”, diz o coordenador. Segundo ele, pacientes com anemias, com doenças como talassemia, malária, entre além de situações de traumas e cirurgias, costumam recorrer aos hemocentros.
Para evitar a redução do estoque, no caso de viagens de férias, o doador tem como opção procurar o serviço de saúde mais próximo do local onde esteja. O servidor Euclides marcou a sua ida ao Hemocentro de Brasília, onde mora, para a próxima semana. “Há cinco anos faço doação de sangue. Comecei por acaso, por influência de amigos e percebi a solidariedade deste gesto”, diz o servidor do edifício-sede do Ministério da Saúde.
Quem pode doar – Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Quem não pode doar – Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
  • Recomendações:
  • Nunca vá doar sangue em jejum;
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
  • Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.
Doações virtuais – O Ministério da Saúde possui uma ferramenta de incentivo à doação de sangue no Facebook. Na fan page Doe Sangue, o aplicativo do Banco Virtual de Doadores tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Atualmente, 10 mil 320 pessoas fizeram o cadastro nesta ferramenta.
Entenda como funciona: A pessoa faz um cadastro simples com tipo sanguíneo, estado, idade e e-mail no link: http://on.fb.me/JbvCdw
Caso uma pessoa precise de uma doação de tipo sanguíneo específico, um parente ou amigo pode clicar no aplicativo e pedir apenas aos doadores virtuais daquele estado e daquele tipo sanguíneo pra doarem sangue, para aderirem à causa.
O banco virtual também tem outra novidade: a busca ativa. Caso aceite no ato do cadastro, o Hemocentro da região onde a pessoa está poderá chamá-la pra doação quando o estoque de um tipo sanguíneo estiver baixo.
Fonte: Maria Vitória/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

COLOQUE SAÚDE NA ESCOLA 3

Alguns textos interessantes editados pelo Programa "Um Salto para o futuro" - Canal Futura, que falam um pouca deste trabalho de Promoção de Saúde na Escola.

COLOQUE SAÚDE NA ESCOLA 2

Mais uma idéia interessante com atividades já organizadas, pelo Ministério da Saúde, para serem utilizadas:

COLOQUE SAÚDE NA ESCOLA -- NO SEU PLANEJAMENTO POLÍTICO PEDAGÓGICO

Vamos colocar no Blog algumas sugestões e leituras para a abordagem de temas de saúde na escola, usaremos para isso todas as ferramentas já disponibilizadas pelo pelo MEC, MS, Canal Futura e muitas outras que nos ajude a pensar Saúde dentro do espeço escolar.

1ª idéia é leiam os Parâmetros Curriculares - Temas Transversais - SAÚDE


Espero que gostem!!!

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE - Orientação Vocal - Creche Hebert de Souza

 http://smsdc-cms-morrouniao.blogspot.com/
2013 já começou para as equipes do PSE.  Parabéns a todos e todas, que tenhamos um ano com muito trabalho, muitas alegrias e muita Saúde!!! 
Orientação Vocal - Creche Hebert de Souza:
Hoje o Centro Municipal de Saúde Morro União através do Programa Saúde nas Escolas realizou na Creche Hebert de Souza orientação vocal, técnicas de higiene vocal e exercícios com a fonoaudiologa Priscila  com o assistente social Elias da equipe NASF e Agente Comunitário de Saúde Washington.