segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

IDÉIAS - Moldes para Patch Aplique

 http://www.dicaspramamae.com/
Boas idéias são repassadas.
Moldes para Patch Aplique:
Oi mãezinhas!!

Eu trouxe mais alguns moldes que acho lindinhos para vocês fazerem patch em fraldas, com feltro, EVA ou como quiserem usar. Estes moldes são da Jacirinha e são perfeitos! Bora por a mão na massa?
  





Para ampliar é só clicar em cima do molde. Bjão! Até a Próxima!!

Ministério da Saúde conta com Manual de Atenção à mulher na menopausa

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Image Source/Corbis
A jornada dupla de trabalho e filhos, somada a vida agitada nas grandes cidades, aumentam os sintomas da menopausa, momento em que a produção de hormônios no corpo das mulheres começa a diminuir e com isso, a menstruação fica irregular. Existem ainda outros sintomas que também passam a incomodar muitas mulheres, como mau humor, cansaço e ondas de calor. A adoção de hábitos de vida saudáveis antes mesmo de os sintomas surgirem pode ser a melhor saída para evitar indisposições. O Ministério da Saúde disponibiliza em sua página na internet um manual com orientações importantes que podem amenizar os incômodos dessa fase.
A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, conta que a primeira recomendação é ter uma alimentação saudável, evitando frituras e gorduras já que, após a menopausa, o colesterol da mulher apresenta tendência a subir: “Frutas frescas, verduras, legumes, aveia, gergelim, linhaça, outros grãos integrais, que têm muito cálcio, principalmente, que têm também isoflavonas e outras substâncias que são protetoras do corpo da mulher e deixar de lado, principalmente, o fumo e também controlar ou reduzir o consumo de álcool e, principalmente, atividade física regular ou prazerosa”, explica.
A coordenadora da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde, Esther Vilela, ressalta que a menopausa é apenas uma fase que deve ser encarada com mais cuidados: “A menopausa não é uma doença. Nós não precisamos falar que menopausa é igual a tratamento, nós temos menopausa é igual orientações para uma vida saudável, para uma alimentação saudável, para um estilo de vida saudável. Alguns casos, restritos, vão precisar, talvez, do uso de alguns hormônios durante certo período de tempo, mas a principal abordagem é promoção da saúde e prevenção, lembrando que tem de fazer alguns exames, como elas já deveriam fazer também antes dessa fase de vida”, destaca.
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

Inscrições para projetos de prevenção às DSTs em 2013 encerram-se nesta sexta (25)

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Organizações não governamentais que atuam na área de aids, outras doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais já podem se candidatar ao financiamento de ações de prevenção durante as comemorações do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros). O prazo limite para envio das propostas foi prorrogado até 25 de janeiro. A iniciativa é do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, em parceria com o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime (UNODC). No total, será investido R$ 1.300 milhão. Os projetos devem ser realizados no período de abril a dezembro de 2013.
Serão priorizadas as propostas que contemplem as seguintes atividades:
  • Prevenção às DST/HIV/aids/HV e promoção à saúde da população LGBT;
  • Promoção da mobilização Fique Sabendo;
  • Estímulo à realização do teste e do diagnóstico precoce para HIV, sífilis e hepatites virais;
  • Estímulo à realização de ações voltadas para controle das hepatites virais.
Os novos prazos serão:
  • 25/01: Data limite de postagem da proposta;
  • 15/02: Data prevista da divulgação das propostas selecionadas;
  • 20/02: Data limite do recebimento dos recursos;
  • 22/02: Divulgação do resultado do julgamento dos recursos;
  • 25/02: Divulgação da lista final da seleção técnica;
  • 01/03: Data limite da postagem dos documentos.
As propostas devem ser apresentadas por organizações da sociedade civil com experiência mínima de três anos de atuação nas atividades especificadas no edital. O valor máximo de financiamento de cada proposta será de R$ 30 mil.

Casos de influenza no Hemisfério Norte: Ministério da Saúde orienta quem vai viajar

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Os países localizados no Hemisfério Norte encontram-se nesse momento na estação do inverno, quando sempre é mais intensa a circulação do vírus da influenza. As autoridades sanitárias americanas estão alertando que, no atual inverno, a transmissão de influenza teve início mais precocemente e tem sido bastante intensa, situação semelhante à identificada no Canadá, devendo-se observar as medidas de prevenção. Essa variação de intensidade e gravidade dos casos de influenza ocorre normalmente em diferentes anos e está relacionada a fatores climáticos, às características dos sorotipos do vírus de influenza que estão circulando e a maior ou menor proteção fornecida pela vacina utilizada naquele ano.
Os sorotipos do vírus que circulam atualmente nos Estados Unidos e Canadá, de maneira predominante, são o influenza A (H3N2) e o influenza B, que fazem parte da vacina de influenza do Hemisfério Norte que foi utilizada naqueles países desde o final do ano passado e que também integraram a vacina utilizada no Hemisfério Sul, incluindo o Brasil, no primeiro semestre de 2012. Cabe lembrar, entretanto, que a proteção fornecida por essa vacina é parcial e limitada no tempo, exigindo que todas as medidas de prevenção sejam sempre adotadas.
Não há recomendação de cancelamento de viagens para esses países por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) ou do Ministério da Saúde. Entretanto, é importante que todos aqueles que viajarem para os EUA e Canadá, assim como para qualquer país que agora se encontra na estação do inverno, observem os cuidados de prevenção da influenza. Esses cuidados devem ser observados, particularmente, por aquelas pessoas que apresentam condições que podem favorecer a ocorrência de casos mais graves, como os idosos, as crianças menores de 2 anos, as mulheres grávidas e os portadores de doenças que afetam a imunidade.
As medidas a serem adotadas para a prevenção da influenza são:
  •  Procurar evitar contato com pessoas doentes.
  • Lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel várias vezes ao dia.
  • Proteger-se da tosse e de espirros com lenços descartáveis.
  • Não viajar se estiver doente.
A pessoa que estiver viajando e apresentar os sintomas da gripe (febre acompanhada de tosse ou dor na garganta e dor de cabeça) deve procurar imediatamente um médico para que este avalie a necessidade de prescrever antivirais específicos.
Não há obrigatoriedade da vacinação antes de viajar. A vacina contra a gripe é fabricada todos os anos para uso imediato, no período que antecede o inverno. Assim, não há disponibilidade de vacinas contra a gripe no verão. Quem buscar vacinação em clínicas privadas deve observar cuidadosamente o prazo de validade, pois a vacina contra a influenza é preparada apenas para uso durante a estação naquele ano específico.