quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

IDÉIAS - Mensagem de boas-vindas: Volta às aulas

 http://pedagogiccos.blogspot.com/
Mais idéias do Blog Pedagógicos, texto ótimo para Boas-vindas!!
Mensagem de boas-vindas: Volta às aulas:

Que tal entregar esta mensagem de Augusto Cury no primeiro dia de aula?


"Qual é a escola dos seus sonhos"? Para mim, é a escola que educa os jovens para extraírem segurança da terra do medo, sorriso das lágrimas e sabedoria dos fracassados. A escola dos meus sonhos une a seriedade de um executivo e a alegria de um palhaço. Na escola dos meus sonhos cada criança é uma jóia única, mas importante que todo dinheiro do mundo. Nela os professores e alunos escrevem uma belíssima história, são jardineiros que fazem da sala de aula um canteiro de pensadores.
Qual a família dos seus sonhos? A família dos meus sonhos não é perfeita. Não tem pais infalíveis, nem filhos perfeitos. Mas aqueles em que pais e filhos têm coragem de dizer um para o outro EU TE AMO, EU EXAGEREI, DESCULPE-ME.
Na família dos meus sonhos não há heróis nem gigantes, mas amigos. Nela os pais dão risadas quando perdem a paciência com os filhos. Um lugar simples, mas onde há gente feliz.
Portanto Pais sejam Bem Vindos!

Você pode copiá-la e colocar numa borda ao seu gosto ou utilizar as que já estão prontas que seguem abaixo:




IDÉIAS - Volta às aulas: modelos de crachás

 http://pedagogiccos.blogspot.com/
Idéias postadas no blog "PEDAGÓGICOS", então se são boas vamos compartilhar.
Volta às aulas: modelos de crachás:











Estes crachás que seguem abaixo foram retirados do blog Ideia Criativa da Gi Barbosa: www.gibarbosa1.blogspot.com . Lá você encontra muitas coisas legais para facilitar o nosso dia a dia de professor e deixar suas coisa muito mais criativas.

 clique na imagem para ampliar

 clique na imagem para ampliar

CMS SYLVIO BRAUNER - Ação na Comunidade - Equipe Luther King P4

 http://smsdc-cms-sylviofbrauner.blogspot.com/
Ação na Comunidade - Equipe Luther King P4:











Visita Domiciliar



FIQUE SABENDO - Posso usar o FGTS para casos de doença?

 http://www.blogdasaude.com.br/
Posso usar o FGTS para casos de doença?:
A resposta é sim. O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser usado para casos de HIV, câncer ou uma doença grave em estágio terminal. A Caixa Econômica Federal listou as situações que permitem o saque do FGTS. Confira abaixo:

Doenças

  • Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV;
  • Quando o trabalhador ou seu dependente for acometido de neoplasia maligna – câncer;
  • Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave;

Rompimento de contrato

  • Na demissão sem justa causa;
  • No término do contrato por prazo determinado;
  • Na rescisão do contrato por extinção total ou parcial da empresa;
  • Na decretação de anulação do contrato de trabalho nas hipóteses previstas no art. 37 §2º , da Constituição Federal, ocorrida após 28/07/2001, quando, mantido o direito ao salário;
  • Na rescisão do contrato por falecimento do empregador individual;
  • Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  • Na aposentadoria;

Casa própria

  • Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.

Conta inativa

  • Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos seguidos, cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90;
  • Quando o trabalhador permanecer por 03 anos seguidos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta;

Outros

  • Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos;
  • No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal;
  • Na suspensão do Trabalho Avulso;
  • No falecimento do trabalhador;
Mais dúvidas sobre o FGTS? Clique AQUI

Ação Coletiva - CMS MARCOS VALADÃO

 http://smsdc-cf-marcosvaladao.blogspot.com/
Ação Coletiva:
Ação coletiva de escovação supervisionada e atividade educativa com o tema Gentileza.









Plataforma permite o compartilhamento de video-aulas e cursos onlines

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Plataforma permite o compartilhamento de video-aulas e cursos onlines:
Por Patrícia Gomes, do Porvir

O PingMind é aberto para que professores, escolas, universidades e organizações proponham aulas gratuitas ou não.
The New York Times decretou: 2012 foi o ano dos Moocs. Mas, apesar das centenas de milhares de alunos registrados em plataformas como Coursera, edX e Udacity, especialistas ainda alertam sobre a sustentabilidade de projetos que se baseiam no ensino on-line gratuito para grandes massas. Um grupo de pernambucanos, porém, está disposto a provar que é possível ter um modelo de Mooc rentável e acaba de lançar o PingMind, uma plataforma para oferta de cursos on-line que comporta tanto aulas gratuitas quanto pagas, a depender de quem propõe a aula.
O site, desenvolvido por Marcel Caraciolo, 28, e uma equipe mais quatro jovens profissionais, provê a infraestrutura necessária para professores e instituições oferecerem cursos. “Nossa missão é dar a ferramentas para ensino on-line para qualquer um que queira aprender ou ensinar”, diz o empreendedor. A ideia surgiu no ano passado, depois de os próprios criadores terem experimentado alguns dos Moocs mais famosos e percebido que era possível fazer uma versão brasileira rentável dessas plataformas. Lançaram então o PyCursos, site especializado em aulas da linguagem Python de programação. Deu tão certo que a equipe lançou o PingMind, já incluindo nessa nova iniciativa os cursos que haviam criado e abrindo espaço para aulas de outras áreas do conhecimento. “Percebemos que havia ali uma demanda”, diz Caraciolo.
No ambiente virtual do PingMind, é possível postar textos, fotos, áudios, vídeos e slides, criar fóruns, propor exercícios e acompanhar o desempenho dos alunos. Os proponentes podem ser dos mais diferentes perfis, desde instituições que queiram fazer a capacitação dos seus profissionais; organizações, escolas ou universidades interessadas em um modelo de EAD ou híbrido de aprendizagem e até mesmo professores independentes. Cada um será um modelo de negócio distinto. Veja vídeo de apresentação da plataforma.
No caso de instituições filantrópicas, institutos, organizações sem fins lucrativos ou universidades públicas que queiram oferecer cursos gratuitamente, o PingMind dá acesso ao ambiente virtual e às suas funcionalidades sem cobrar nada por isso. Um primeiro curso nesse formato, o Projetão, já está cadastrado na plataforma e será a complementação da disciplina de projeto de desenvolvimento dada para o 5o período de ciência da computação e para o 8o de engenharia da computação da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Embora gratuito, apenas estudantes matriculados nessas disciplinas poderão cursar o Projetão. A perspectiva é que, dando certo o piloto, ele seja aberto a qualquer interessado.
otalmente gratuito e aberto a qualquer pessoa, no entanto, estarão os cursos da Udacity, uma das iniciativas pioneiras na oferta de Moocs nos EUA. O primeiro curso, sobre como abrir uma startup, do prestigiado professor Steve Blank, já está disponível. Nas próximas semanas, outros serão adicionados à plataforma e, no segundo semestre, a previsão é que eles sejam legendados para o português, facilitando o acesso dos alunos brasileiros. “É uma honra trazer a Udacity para o Brasil”, diz Caraciolo.
O segundo modelo de negócio possível na PingMind é o voltado para professores independentes e pequenas empresas que queiram cobrar pelos cursos ofertados. Nesse caso, o site recebe uma comissão por cada aluno matriculado. Alguns cursos, todos na área de tecnologia e programação, já estão disponíveis. Já a terceira possibilidade é destinada a empresas maiores, que poderão customizar a plataforma com sua identidade visual e oferecer aulas para capacitação profissional. Como terão mais alunos matriculados e a cobrança por comissão não seria interessante, esses clientes pagam mensalidade. Já há cerca de 20 empresas cadastradas, que estão em processo de elaboração dos cursos ou com as aulas já em andamento.
Como o PingMind entrou no ar em dezembro, explica Caraciolo, ele ainda está sendo aprimorado e um de seus planos para um futuro próximo é oferecer também aulas ao vivo sobre os mais variados conteúdos, sempre com a ideia de facilitar o acesso à educação.
Clique aqui para assistir o vídeo inserido.
*Fazem parte do Redação na Rua os sites Catraca LivreGuia de EmpregosPortal AprendizPorvirVilaMundo.

DICAS - BIBLIOTECA: Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Lançada em 2011, a série Saúde e Prevenção nas Escolas, fruto de uma parceria entre os ministério da Saúde e da Educação, permanece atual. São oito edições, que abordam temas como protagonismo juvenil, promoção da saúde, participação política e social e metodologias para educação entre pares.
A proposta é instrumentalizar jovens e adolescentes que atuam como promotores de saúde nas escolas brasileiras, de forma a contribuir de forma efetiva para o desenvolvimento de ações sobre saúde sexual e reprodutiva; gênero, raça e etnia; diversidades sexuais; e prevenção de DST/Aids e do uso de álcool e outras drogas.
Saúde e Prevenção nas Escolas: Adolescências, Juventudes e Participação
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Álcool e Outras Drogas
Saúde e Prevenção nas Escolas: Diversidades Sexuais
Saúde e Prevenção nas Escolas: Gêneros
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Metodologia de Educação entre Pares
Saúde e Prevenção nas Escolas: Prevenção das DST, HIV e Aids
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Raças e Etnias
 
Saúde e Prevenção nas Escolas: Sexualidades e Saúde Reprodutiva

Alimentos funcionais enriquecem dieta com nutrientes que previnem e controlam doenças

 http://www.blog.saude.gov.br/
Alimentos funcionais enriquecem dieta com nutrientes que previnem e controlam doenças:

Foto: David Papazian / Corbis
Você é o que você come, diz um ditado popular. E com razão. Os alimentos fornecem energia para o corpo, permitindo que as pessoas realizem atividades rotineiras. A alimentação adequada também produz saúde. Entre os alimentos ainda há o grupo dos funcionais, capazes de reduzir e conter o avanço de doenças crônicas degenerativas como as cardiovasculares e o câncer, além de estimular o sistema imunológico.
A nutricionista Loraine Ferraz, do Hospital Federal Cardoso Fontes, vinculado ao Ministério da Saúde, explica que os alimentos funcionais possuem efeitos metabólicos e bioquímicos que contribuem para um corpo saudável. “Estudos científicos comprovam a eficácia terapêuticas de alimentos funcionais. Eles são classificados em grupos tais como: probióticos e prebióticos, alimentos sulfurados e nitrogenados, pigmentos e vitaminas, compostos fenólicos, ácidos graxos poliinsaturados e fibras”, explica Loraine.
Os principais compostos funcionais pesquisados estão presentes na soja e seus derivados, nos peixes marinhos como salmão, atum e sardinha, nos óleos de linhaça e soja, nas amêndoas e nozes, no chá verde, nas frutas vermelhas como uvas, framboesas e cerejas, nos tomates, goiabas e melancias, nas folhas verdes e no milho, na couve-flor e nos brócolis, nos cereais integrais e grãos como o feijão, nos leites fermentados e iogurtes, dentre outros. Loraine afirma que os alimentos regionais brasileiros também possuem capacidade funcional. Ela cita o açaí, a jabuticaba, o camu-camu, o cupuaçu, a acerola, a pitanga e o pequi.
A nutricionista ensina que todos estes alimentos, para terem suas propriedades funcionais ativas, devem ser consumidos regularmente, em dietas balanceadas. “O consumo de alimentos funcionais pelo brasileiro ainda é pouco expressivo, apesar da vasta diversidade de alimentos considerados funcionais existentes em nosso país. Precisamos nos conscientizar da importância de uma alimentação saudável, de termos um prato colorido, bem balanceado. A educação nutricional é, portanto, de vital importância para a prevenção de doenças”, diz a nutricionista do Cardoso fontes.
Substância
Fontes alimentares Benefícios
Ácidos graxos ômega-3 Peixes de águas frias com alto teor de gordura; óleos vegetais (linhaça). Prevenção de doenças cardiovasculares e
prevenção e controle de doenças autoimunes e inflamatórias
Flavonóides Uva, amora, framboesa, frutas cítricas, brócolis, etc. Efeito antioxidante – ação sobre a formação de radicais livres e diminuição dos níveis de colesterol
Antocianinas Frutas em geral (principalmente em
frutas vermelho escuras e roxas)
Prevenção de doenças cardiovasculares e câncer
Catequinas Chá verde, chá preto Atividade antioxidante e inibição da
formação de ateromas,
prevenção de certos tipos de câncer.
Resveratrol e quercetina Casca de uva, vinho tinto Redução do risco de doenças cardiovasculares; inibição da formação de carcinógenos, coágulos e inflamações
Isoflavonas Soja, leguminosas, alcaçuz e ervilha Alívio dos sintomas da menopausa.
redução do risco de doenças
cardiovasculares e osteoporose e a
redução do risco de câncer de mama
Proteínas da soja Soja e derivados Redução do risco de doenças
cardiovasculares
Betaglucana Aveia e cevada Controle da glicemia e do colesterol sérico
Isotiocianatos e indol Brócolis, repolho, couve-flor, rabanete e folha de mostarda Aumento da atividade de enzimas (tipo 2), prevenindo cânceres
Licopeno Tomate, goiaba, melancia Atividade antioxidante
redução do risco de doenças cardiovasculares.
proteção contra câncer, principalmente próstata
Luteína e zeaxantina Folhas verdes (luteína)
pequi e milho (zeaxantina)
Proteção contra a degeneração macular manutenção de uma boa visão
Lignanas Linhaça Inibição de tumores hormônio dependentes
Sulfetos alílicos (alil sulfetos) Alho e cebolas Redução do risco de doenças cardiovasculares,
produção de enzimas protetoras contra o câncer gástrico
Fibras/prebióticos (fibras insolúveis e solúveis frutooligossacarödeos, inulina, etc.) Grãos integrais, frutas e vegetais em geral Melhora da saúde intestinal.
redução do risco de câncer do cólon e controle do colesterol
Probióticos (bifidobactérias e lactobacilos) Leites fermentados, iogurtes, etc. Melhora da saúde intestinal,
redução do risco de câncer do cólon e melhora da intolerância · lactose.
Fonte: Maria Vitória / Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Conselhos Tutelares: aliados dos direitos da infância

 http://www.childhood.org.br/
Conselhos Tutelares: aliados dos direitos da infância: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), implementado há duas décadas no Brasil, reconhece os direitos da infância e também deve assegurar a criação de órgãos complementares que visam garantir o cumprimento de suas diretrizes. É nesse cenário que surgem os Conselhos Tutelares. Mas, o que é o Conselho Tutelar, qual a sua função e, principalmente, qual a sua importância na garantia dos direitos de crianças e adolescentes? Integrante do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do … Continue lendo →

LEGAL - Autismo


CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM INFORMAÇÕES EM SAÚDE E REGISTROS DE CÂNCER

 http://otics-iraja.blogspot.com/
Prefeitura investindo em suas equipes de saúde.
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA EM INFORMAÇÕES EM SAÚDE E REGISTROS DE CÂNCER:
Visando à qualificação dos profissionais de saúde de nível médio, cujas atividades se relacionam com a área de Informações em Saúde, ou que tenham interesse em atuar nessa área, o Laboratório de Educação Profissional em Informações e Registros em Saúde (LIRES/EPSJV/FIOCRUZ) realizará de março a dezembro deste ano dois cursos na sede da EPSJV.

O primeiro, em parceria com o INCA, ocorrerá a partir de 12 de março (aulas às terças-feiras): “Curso de Especialização Técnica em Informações em Saúde e Registros de Câncer” (CETIS-INCA).O segundo terá início no dia 14 de março (aulas às quintas-feiras): “Curso de Especialização Técnica em Registros e Produção das Informações em Saúde” (CETREPIS).