segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FIQUE SABENDO - Alimentos detergentes !! Conhece ?

 http://www.psfsantamarta.com/
Alimentos detergentes !! Conhece ?:




Uma boa higiene bucal está intimamente ligada a uma alimentação equilibrada. Frutas, verduras e legumes são ótimos aliados na prevenção de doenças e na manutenção da saúde bucal.
Alguns alimentos, no entanto, são mais eficazes no combate ao mau hálito, à gengivite e também à cárie: são os chamados alimentos detergentes. Como o próprio nome diz, esses alimentos têm características que os fazem funcionar como uma espécie de sabão, reduzindo a gordura e a sujeira dos dentes.
“Eles são capazes de limpar a superfície dos dentes durante a mastigação, combater as cáries e remover placas bacterianas”, explica o dentista Anderson Bernal.
 Os considerados mais detergentes são aqueles com talos, como o aipo, brócolis, e couve-flor. A ação deles nos dentes é mecânica, ou seja, a limpeza é realizada por meio do atrito entre as fibras desses alimentos e os dentes. Da mesma forma, alimentos consistentes, como a cenoura, a pera, a melancia e o kiwi, também são indicados para essa finalidade.
“O atrito decorrente do ato de mastigar ajuda a remover resíduos e bactérias. Além disso, a grande quantidade de fibras destes alimentos proporciona um considerável aumento na produção da saliva e eleva o PH da boca, o que reduz acidez”, explica o dentista, especialista em estética e reabilitação oral.
Acelga, pepino e maçã completam a lista dos ingredientes que podem ajudar a manter a boca limpa, caso a escova de dentes e a pasta não estejam disponíveis no momento.
“Eles podem ajudar, mas nunca substituem uma limpeza bucal feita corretamente. O principal é realizar uma boa escovação, independente da marca da pasta de dente. Uma limpeza completa é composta pelas seguintes etapas: passar o fio dental, escovar os dentes e passar o fio dental”, ensina o dentista.
E se alguns alimentos podem ser aliados, outros com certeza podem ser inimigos de uma boca bonita e saudável. Balas, doces e chocolate, ou seja, tudo o que tiver muito açúcar tem grande potencial de estrago. O açúcar fermenta na boca e reduz o PH da saliva, deixando-a ácida e ideal para proliferação de bactérias.
“É necessário diminuir o consumo de refrigerantes entre as refeições, o café adoçado de hora em hora, adição de açúcar em qualquer suco de frutas, pois vai ter uma ação formadora de ácido e cáries”, orienta o especialista.

FONTE:  http://saude.ig.com.br/alimentacao-bemestar/2013-01-14/voce-sabe-o-que-sao-alimentos-detergentes.html







FIQUE SABENDO - Vitamina D: quando vale a pena suplementar?

 http://www.blogdasaude.com.br/
Vitamina D: quando vale a pena suplementar?:
Para um número cada vez maior de cientistas, a protagonista desta reportagem merecia ser eleita a molécula do século no que sito longevidade. Depois de provar seu papel protetor aos ossos, ela acumula de tempos em tempos um novo potencial preventivo ou até terapêutico. De doenças cardíacas a câncer, a impressão é que boa parte dos males crônicos tem menos probabilidade de aparecer quando os níveis da substância — que dentro do corpo trabalha como hormônio — estão em alta. A história seria perfeita se todas as pessoas tomassem banhos diários de sol, se abastecessem de salmão e sardinha e, acima de tudo, não houvesse fatores capazes de atrapalhar a produção da vitamina pela pele.
A realidade, porém, é diferente: estima- se que entre 30 e 50% da população mundial apresente taxas inadequadas de vitamina D — fenômeno que não poupa um país tropical como o Brasil. Essa defasagem tende a ser maior nas grandes cidades, porque, dentro de casa, do escritório ou do carro, as pessoas acabam fugindo do sol. Para atingir a cota, de 400 a 600 unidades internacionais, não é necessário muito esforço. “Bastaria caminhar no parque permanecendo com braços e pernas expostos ao sol, sem filtro solar, durante 15 minutos pela manhã”, diz a nutricionista Lígia Martini, da Universidade de São Paulo.
Com o avançar da idade, nossa pele perde a capacidade de sintetizar a substância a contento. Daí, não adianta torrar sob o sol. O fato é que, se os níveis da molécula no sangue ameaçam minguar, é recomendável estudar a possibilidade de recorrer à suplementação, ou seja, às gotas da versão sintética da vitamina. “Além de contribuir com a osteoporose, o déficit desse hormônio provoca dores nos ossos e fraqueza”, avisa a reumatologista Vera Szejnfeld, da Universidade Federal de São Paulo. Bem indicados, os suplementos exibem altos índices de segurança. “As doses recomendadas não oferecem o risco de intoxicação nem efeitos colaterais”, garante a professora.
Existem grupos para os quais a suplementação é extremamente bem-vinda. Isso significa que entre essa gente faz todo o sentido dosar a molécula no sangue e, se necessário, adotar em seguida o conta-gotas. Encabeçam a lista as mulheres na menopausa, alvos fáceis da osteoporose. Sozinho, o cálcio não faz milagre pelos ossos: é a vitamina D que assegura sua absorção no intestino. Quem tem mais de 65 anos também deve investigar suas taxas. Além de o organismo perder a competência para produzi-la, essa turma está mais ameaçada de fraturas. “E a vitamina D ajuda inclusive a evitar a perda da massa muscular”, afirma a nutricionista Camila Freitas, de São Paulo.
Todas as pessoas privadas de saídas frequentes ao ar livre precisam ficar de olho na concentração de vitamina D que corre em suas veias. “Devemos avaliar a necessidade de suplementação em indivíduos doentes, acamados e naqueles que apresentam sérias restrições para tomar sol”, afirma a endocrinologista Victoria Borba, presidente do Departamento de Metabolismo Ósseo e Mineral da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Faz parte desse grupo, por exemplo, quem já teve um câncer na pele e, assim, é orientado a se esquivar do astro rei.
Por falar no tecido que reveste o corpo inteiro, sua tonalidade interfere na fabricação da vitamina. A pele dos negros, por exemplo, pena para sintetizá-la, e, por isso, eles costumam padecer mais facilmente com níveis insuficientes. “A melanina, o pigmento da epiderme, funciona como uma barreira natural contra os raios solares”, justifica Vera Szejnfeld. Nesse aspecto, essa proteção não é 100% benéfica.
A obesidade é outro capítulo à parte quando rastreamos os estoques da prestigiada molécula. A vitamina D é normalmente armazenada no fígado e nas células de gordura — quando é requisitada, migra desse depósito para a circulação. “Só que nos obesos ela acaba presa no tecido adiposo”, diz Vera. Resultado: falta vitamina no sangue e, assim, não é de jogar fora a ideia de recorrer à suplementação. Mesmo quem se submete a uma cirurgia bariátrica não escapa desse déficit. “Como alguns desses procedimentos promovem um desvio no intestino, há um comprometimento na absorção da substância”, avisa Victoria. E, aí, chamem as gotinhas.
Terapia D
A vitamina também se destaca como uma patrocinadora do sistema imune. “As células de defesa usam esse hormônio, que ajuda a regular sua atividade”, explica o neurologista Cícero Galli Coimbra, da Universidade Federal de São Paulo. Mais do que debandar infecções, nossa protagonista vem sendo explorada no contraataque às doenças autoimunes, como a artrite reumatoide — uma das hipóteses para a erupção desses distúrbios, aliás, é justamente a carência da molécula. “Na esclerose múltipla, que ataca o sistema nervoso, corrigir essa deficiência permite que muitos pacientes fiquem livres das manifestações do problema”, afirma Coimbra. As doses, nessas condições, costumam ser mais elevadas, é claro.
A substância ainda é empregada contra a psoríase, doença crônica marcada por lesões na pele. Mas, em vez do suplemento, o médico receita uma pomada à base da vitamina. “Na psoríase, as células da pele estão desreguladas e se multiplicam num ritmo acelerado, gerando as crostas”, explica a dermatologista Letícia Secco, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. “O creme permite que essas células voltem a replicar em velocidade normal e os sintomas tendem a zerar.” Seja dentro de uma loção, seja em forma de gotas; seja com as bênçãos do sol, seja na degustação de um salmão: cada vez mais se reconhecem os méritos da vitamina D — e quem ganha com essa fama somos nós.
O banho de sol
O corpo fabrica vitamina D graças ao contato com os raios solares. O ideal é se expor diariamente em média 15 minutos entre as 10 e as 15 horas. Passe o filtro solar no rosto e deixe pernas e braços livres, já que o creme limita a absorção da luz. “No entanto, pessoas mais claras, que necessitam de proteção solar absoluta, obtêm a vitamina mais facilmente, se expondo menos de 15 minutos três vezes por semana”, diz o dermatologista Marcus Maia, da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Parceira do cálcio
Calcula-se que apenas 15% desse mineral vindo da alimentação é absorvido pelo intestino na ausência da vitamina D. É por isso que ela tem papel de destaque na prevenção e no controle da osteoporose, o mal dos ossos fracos. Não bastasse isso, estudos sugerem o seguinte: quem suplementa cálcio sem se abastecer de vitamina D corre mais risco de sofrer uma calcificação nas artérias, fenômeno que precede ataques cardíacos.
A pitada da alimentação
O sol é a principal fonte de vitamina D, mas o cardápio pode reforçar essa cota. Para facilitar a vida, chegam agora ao mercado iogurtes e leites enriquecidos com a substância
Fonte: Revista Saúde

FIQUE SABENDO - Conheça os principais prêmios de Educação do Brasil

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Conheça os principais prêmios de Educação do Brasil:

As premiações são voltadas a alunos, professores e gestores, de todo o país.
Disseminar e valorizar boas práticas educacionais, além de mobilizar alunos, professores e gestores para a construção coletiva de experiências pedagógicas inovadoras. Esse é o objetivo da maioria das premiações na área. Se você participa de um projeto interessante na sua escola e não vê a hora de inscrevê-lo ou se só quer saber mais sobre o assunto, confira a seleção de concursos e olimpíadas nacionais, divididos por público-alvo, feita pelo movimento Todos Pela Educação. Acompanhe o cronograma de inscrições nos respectivos sites e boa sorte!
Educadores
Professores do Brasil
Criado pelo do Ministério da Educação (MEC) e por instituições parceiras, o concurso busca reconhecer a contribuição dos docentes da rede pública para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Dessa forma, seleciona as melhores e mais criativas experiências pedagógicas desenvolvidas por professores que tenham êxito no enfrentamento de situações-problema. O objetivo é resgatar o papel dos professores como agentes fundamentais no processo de formação das novas gerações.
Prêmio Victor Civita Educador Nota 10
A premiação visa identificar e valorizar os profissionais da educação que adotam boas práticas em sala de aula. A cada edição, mais de 4 mil professores, diretores escolares e coordenadores pedagógicos inscrevem seus trabalhos, em diferentes áreas de conhecimento. Uma comissão analisa os trabalhos e escolhe dez Professores Nota 10 e um Gestor Nota 10.
Prêmio Viva Leitura
Trata-se de uma parceria do MEC, do Ministério da Cultura e da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) para estimular experiências que promovam a leitura no País. O Viva Leitura integra o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e pretende colaborar para democratizar o acesso à literatura, promover a formação cidadã e apoiar a criação e a produção literária.
Prêmio Arte na Escola Cidadã
Com o intuito de evidenciar experiências educativas de qualidade no ensino da arte, são premiadas boas práticas de professores da disciplina no Ensino Infantil, Fundamental, Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) em todo o país. A premiação é uma iniciativa do Instituto Arte na Escola, organização social que incentiva e qualifica o ensino da arte por meio da formação continuada de docentes da Educação Básica.

Prêmio Microsoft Educadores Inovadores
São reconhecidos projetos educacionais que utilizam a tecnologia para melhorar a qualidade do ensino em qualquer região do Brasil. A ideia é estimular o desenvolvimento de ações de incorporação das tecnologias em atividades que melhorem o desempenho escolar dos estudantes.
Gestores
Prêmio Gestão Escolar
O concurso seleciona experiências bem-sucedidas na gestão de escolas públicas brasileiras e podem participar instituições de ensino de Educação Básica das redes públicas estaduais e municipais de todo o Brasil. Os comitês estaduais avaliam as escolas inscritas e escolhem as representantes de cada estado, em seguida são escolhidas seis que irão concorrer ao título de “Escola Referência Brasil”.
Prêmio Escola Voluntária
A premiação busca divulgar e incentivar instituições de ensino responsáveis por projetos que estimulem o trabalho voluntário entre os alunos. Para concorrer, o voluntariado deve ser realizado em uma comunidade com a participação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ou de qualquer série do Ensino Médio.
ONG
Prêmio Itaú Unicef
A iniciativa reconhece e estimula o trabalho de ONGs, que contribuem para a Educação integral de alunos brasileiros, em articulação com as políticas públicas de ensino e assistência social. Podem se inscritos projetos socioeducativos, de atendimento direto a crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 18 anos, planejados e executados por organizações não governamentais e sem fins lucrativos, constituídas e com sede no território nacional. Trata-se de uma ação da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que acontece a cada dois anos
Alunos
Prêmio Ciências no Ensino Médio
São premiados trabalhos de investigação científica nas diferentes áreas do conhecimento executados por alunos do Ensino Médio da rede pública, sob a supervisão de professores e gestores. Dessa forma, procura incentivar o desenvolvimento da formação científica dos jovens, por meio de projetos escolares inovadores.
Olimpíadas
De Física e Matemática a História e Biologia, o Brasil conta com Olimpíadas nas mais diversas áreas do conhecimento,voltadas à participação de estudantes. Conheça as principais delas:
Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)
Olimpíada Brasileira de Física (OBF)
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)
Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)
Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro
Olimpíada Nacional em História do Brasil

DICAS - Cartazes - Seja bem vindo - volta as aulas

 http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com/
Muito lindos!!!
Cartazes - Seja bem vindo - volta as aulas:
Lindos cartazes de boas vindas para volta as aulas. Para imprimir, colorir.
Ao todo 10 imagens. Esses vou pintar, plastificar e preparar moldura em eva.












Receba nossas atividades Digite aqui seu email:

Secretaria do Trabalho oferece mais de 1,5 mil vagas de emprego

FONTE: PORTAL DA PCRJ

Há vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior, completo ou incompleto

14/01/2013

A Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego oferece 1.690 oportunidades no mercado profissional. Para realizar o cadastro, o trabalhador deverá levar a um dos Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda (CPTRs) documentos como carteiras de identidade, trabalho e CPF. Há vagas para candidatos com ensino fundamental, médio e superior, completo ou incompleto. Há oportunidades para cozinheiros, arrumadeiras de hotel, repositor de supermercados, operador de vendas, fiscal de loja gerente de restaurante, operador de telemarketing e analista de suporte, entre outros.

Os candidatos poderão se inscrever nos seguintes postos: Tijuca (Rua Camaragibe, 25); Jacarepaguá (Estrada do Guerenguê, 1.630); Méier (Rua Vinte e Quatro de Maio, 931); Ilha do Governador (Estrada do Dendê, 2.080), Campo Grande (Rua Barcelos Domingos, 162); Região Portuária (Rua da América, 81), Santo Cristo, Morro da Providência e Centro (Av. Presidente Vargas, 1997).

FIQUE LIGADA NA SUA SAÚDE - Brasil supera EUA em mortes por câncer de mama por falta de diagnóstico precoce

 http://drauziovarella.com.br/
mama 
Segundo um estudo da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu, a mortalidade por câncer de mama no Brasil é maior que nos EUA devido à falta de diagnóstico precoce. Não fosse isso, a sobrevida das brasileiras seria equivalente à das estadunidenses.
O estudo, iniciado em 2011, levantou dados de pacientes diagnosticadas entre 1998 e 2001, para que pudessem ser observadas as taxas de sobrevida dez anos após o início do tratamento. A pesquisa comparou informações de 834 pacientes do Hospital do Câncer de Barretos, em São Paulo, com os dados de cerca de 47 mil mulheres com câncer de mama dos Estados Unidos, obtidos do programa SEER (The Surveillance, Epidemiology and End Results).
O levantamento mostrou que 50,1% das mulheres norte-americanas diagnosticadas com câncer de mama estavam no estágio inicial do doença, com tumores menores do que 2 centímetros e ainda não palpáveis. Já no Brasil, diagnósticos nesse estágio precoce ocorreram em apenas 10% dos casos. Nesse estágio, as chances de cura a partir de um tratamento chegam a 90%.
A detecção do câncer de mama em estágios mais avançados foi observada em 45,8% das pacientes brasileiras, enquanto as norte-americanas somavam apenas 8,4%. Nessa situação, a taxa de sobrevida após dez anos cai para apenas 17% dos casos.
Em países desenvolvidos, a relação de mortes por câncer de mama anualmente é de 19 a cada 100 diagnósticos. Na América do Sul a proporção sobe para 29,8 mortes. No continente africano, a situação é ainda pior: a cada 100 mulheres com a doença, 60 morrem.

DICA DE SAÚDE - Limpe seu corpo das toxinas adquiridas nas festas de fim de ano

 http://drauziovarella.com.br/
Limpe seu corpo das toxinas adquiridas nas festas de fim de ano:
barrigaNão há quem resista às diversas gostosuras que compõem a mesa do Natal e do Ano-Novo. Para o brasileiro, as festas de fim de ano são pratos cheios para saciar a gula, considerada oficialmente permitida nessa época. O problema é que o exagero cobra um preço alto, principalmente para as mulheres: quilinhos a mais. É nessa hora que bate o desespero e as dietas milagrosas vem à tona. Afinal, logo mais vem o Carnaval e todos querem entrar ou voltar à forma.
Porém, segundo a nutricionista Camila Leonel, professora do curso de Nutrição da Faculdade Santa Marcelina, é preciso ter cautela na hora de escolher a dieta. O imediatismo e a desinformação levam milhares de pessoas a tentar fórmulas fáceis para adquirir o corpo sonhado que colocam a saúde em perigo. “É consenso entre os especialistas que chegar e principalmente manter o peso adequado é um projeto de longo prazo.”
A principal recomendação dos nutricionistas para uma alimentação saudável pós-festas é investir no consumo alimentar consciente, em vez de se privar dos prazeres da mesa ou sentir-se culpado pelo consumo de certos alimentos, bebidas e preparações. Antes de iniciar a alimentação regrada regular, entretanto, é recomendável uma dieta especial evitando alimentos específicos para fazer uma “faxina” no corpo e se livrar das toxinas adquiridas em excesso.
“Diariamente o organismo é intoxicado por diversas substâncias químicas (nitratos, nitritos, aminoácidos, proteínas, aminas, alcaloides, glicosídeos e numerosos compostos fenólicos) que causam reações adversas no corpo. Esses componentes estão presentes no ar que respiramos e também na feijoada mais gordurosa que comemos. Mas claro que o nível de toxidade varia de acordo com o teor de poluentes, gorduras, agrotóxicos, temperos e conservantes presentes nos alimentos”, afirma Leonel.
Quando esses itens são consumidos em excesso, como acontece frequentemente em ceias de fim de ano, ficam sobrecarregadas as mitocôndrias, organela responsável pela respiração das células. Uma vez agredidas, elas passam a produzir radicais livres, moléculas com elétrons altamente instáveis e reativos e que podem causar doenças degenerativas. Os radicais oxidam as células, ou seja, queimam o oxigênio responsável por funções celulares vitais, intoxicando o corpo e desequilibrando sua bioquímica. Fora isso, o fígado e os rins, órgãos com papel fundamental na tarefas de filtrar as impurezas do organismo, acabam comprometidos, já que são obrigados a trabalhar com uma carga além de sua capacidade, e acabam não exercendo completamente sua função.
Consequências
As consequências mais aparentes são baixa resistência, cansaço, retenção de líquidos (o que dá o aspecto “inchado”) e pele mais opaca. Entre os efeitos mais graves ligados ao acúmulos de toxinas estão o câncer e a doença de Alzheimer. Mas não há motivo para alarme. O corpo elimina naturalmente toxinas por meio da transpiração, respiração, fezes e urina, mas quando há excesso deve-se ajudar o organismo com uma dieta desintoxicante. São necessários apenas sete dias de boa alimentação e mudança de hábitos para conseguir se livrar do resultado de quatro dias de exagero.
“A intenção é otimizar o funcionamento do organismo e eliminar toxinas adquiridas por uma alimentação desequilibrada, cheia de agrotóxicos e industrializados, poluição ambiental, cigarros, entre outros”, afirma Leonel. “Entretanto, essa dieta não pode ser encarada como solução única nem ser adotada permanentemente, mas sim vista como uma ajuda temporária”, alerta a nutricionista.
Camila Leonel listou cinco dicas que vão ajudar a desintoxicar o organismo de maneira coerente e sem colocar em risco sua saúde:
1) Arrume seu cardápio – Nesse período de desintoxicação, consuma mais vegetais da classe das oleaginosas, como as castanhas, avelã e nozes, que possuem vitamina E, ômega-3, cálcio, magnésio, zinco, selênio, cobre e manganês. Inclua também os da classe das brássicas, como o agrião, brócolis, couve-chinesa, couve de folha, couve-flor, mostarda, nabo, rabanete, repolho e rúcula, pois todos têm ação anti-inflamatória e antioxidante (inibe a oxidação causada pela emissão de radicais livres). Coma frutas aquosas, como melancia, abacaxi e laranja. Por possuírem muita água, essas frutas aumentam a produção de urina e melhoram o funcionamento dos rins.
2) Evite bebidas alcoólicas nesse período – A dica parece óbvia, mas nem todos fazem ideia de como o álcool atrapalha o processo de limpeza do organismo. O etanol presente nas bebidas inibe a produção do hormônio antidiurético, ou seja, tem poder de aumentar a diurese. Esse até poderia ser um sinal positivo, afinal, como as frutas aquosas citadas acima, o etanol ajudaria os rins a trabalhar. O problema é que as idas frequentes ao banheiro fazem com que a água seja totalmente eliminada do corpo, restando apenas o etanol, que desidrata o organismo. Sem água, os rins não conseguem trabalhar e a purificação do organismo fica prejudicada.
3) Beba bastante água – Além de hidratar, a água estimula a circulação sanguínea, o que ajuda a purificar o sangue, além de fazer os rins trabalharem, auxiliando na filtragem do que foi ingerido. Sem contar que água contribui para a formação do bolo alimentar, o que melhora o funcionamento intestinal e regula a excreção.
4) Evite doces e comidas muito salgadas – Antes de o açúcar cair na corrente sanguínea, ele passa pelo pâncreas, glândula que secreta insulina para quebrar a glicose e controlar a quantidade que irá chegar à corrente sanguínea. Quando o alimento contém muito açúcar, como os doces, a insulina encontra dificuldades para fazer seu trabalho e acaba permitindo que grande quantidade de glicose vá para o sangue. Altas taxas de açúcar na corrente sanguínea são muito nocivas e estão ligadas a diabetes e doenças cardiovasculares graves. Já o sal é rico em cloreto de sódio, componente com alta propriedade osmótica, que acaba atraindo moléculas de água para si e levando à retenção de líquidos e desidratação.
5) Dê preferência aos alimentos orgânicos – São mais caros, mas se puder, opte por eles. Esse alimentos são livres de agrotóxicos, que são ricos em organoclorados, um solvente composto de carbono que tem a propriedade de diminuir a produção do TSH, hormônio estimulante da tireoide. Com menos TSH, o metabolismo (conjunto de transformações químicas que ocorrem nas células) fica mais lento, prejudicando a desintoxicação.

Na dose certa: perfume no trabalho

 http://www.blogdasaude.com.br/
Todo mundo gosta de passar um perfume e ficar com um cheiro bom na pele, não é verdade? Só não pode exagerar na dose. Além de incomodar os seus parceiros de trabalho, o excesso de perfume pode também causar dores de cabeça e crises de espirro.
A dica para usar na dose certa é aplicar o perfume nos pontos – nuca, atrás das orelhas, punhos e dobras dos braços – que concentram maior calor e circulação, pois assim exalam mais o cheiro e você não corre o risco de exagerar.
Arte: portal G1
Essas dicas não estão restritas ao convívio no trabalho, elas são bem genéricas e valem para o seu dia a dia. Afinal, o cheiro forte de perfume incomoda a todos, não é verdade? 

Anorexia e hiperatividade são ligadas por mecanismo comum

 http://www.blogdasaude.com.br/
 
A anorexia nervosa, um distúrbio alimentar grave, e a hiperatividade física estão ligadas por um mecanismo molecular comum, uma descoberta que pode levar a um tratamento desta doença que afeta principalmente as adolescentes, de acordo com um estudo recente.
Enquanto acreditava-se que a hiperatividade dos anoréxicos era intencional e tinha como objetivo a perda de mais peso com a queima de calorias, uma equipe conjunta de pesquisadores do Inserm, do CNRS e das universidades Montpellier e Nîmes descobriu um mecanismo comum que explica o elo entre os dois comportamentos.
Usando ratos geneticamente modificados que imitam o comportamento da anorexia humana, os pesquisadores descobriram que eles apresentavam uma anormalidade molecular em uma região do cérebro relacionada à recompensa. Esta anomalia corresponde à “super-expressão” (excesso de expressão de genes) do receptor 5-HT4 a serotonina, um receptor celular que controla a hiperatividade motora nos ratos.
“Nós identificamos pela primeira vez ao nosso conhecimento uma via molecular comum envolvida na anorexia e hiperatividade”, explica Valérie Compan, que liderou o estudo publicado no final do ano passado na revista Translational Psychiatry.
O trabalho também confirmou a existência de semelhanças entre a anorexia e o vício. “A anorexia e a cocaína trilham o mesmo caminho molecular, o que tende a confirmar que a anorexia é um vício“, acrescenta Compan.
Os pesquisadores também descobriram que o receptor poderia tornar-se completamente inativo e provocar “um excesso de consumo de alimento”, como o encontrado especialmente na bulimia. ”Os distúrbios que afetam este receptor – às vezes muito ativo e supressor do apetite e às vezes inativo – podem explicar as oscilações entre a anorexia e a bulimia em alguns pacientes”, ressalta a pesquisadora, que espera que o trabalho possa ser reproduzido em seres humanos.
“Na ausência total de medicamentos para o tratamento da anorexia, este receptor pode representar um alvo terapêutico eficaz, já que ao desativá-lo os pacientes estariam mais dispostos a se alimentar e ao reativá-lo poderia moderar a ingestão de alimentos “, acrescenta.
Fonte: Exame

Saúde abre seleção de R$ 4 milhões para pesquisas em DST, aids e hepatites virais

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (11) seleção para pesquisas em DST, aids e hepatites virais. O edital contempla 23 linhas de pesquisa. Um dos temas que poderá ser estudado é a aceitabilidade e a efetividade de novas tecnologias de prevenção ao HIV, como profilaxia pré-exposição sexual, circuncisão, tratamento como prevenção e microbicidas. Outro exemplo de pesquisa a ser abordada é sobre a ocorrência de casos de hepatite D fora da Amazônia Ocidental.
Ao todo, serão investidos R$ 4 milhões no financiamento desses estudos, que englobam questões relacionadas à aids, outras doenças sexualmente transmissíveis (DST) e hepatites virais. As inscrições estão abertas e o edital completo pode ser acessado no site aids.gov.br.
Os projetos devem se alinhar a três grandes temas propostos: 1) prevenção e epidemiologia; 2) diagnóstico e desenvolvimento tecnológico; 3) gestão e avaliação de políticas públicas de saúde. A maior parte dos recursos – R$ 2 milhões – se destina a pesquisas voltadas para prevenção e epidemiologia.
Na prática, os estudos precisam conter aspectos como análises das condições de vida e de saúde de pessoas vivendo com esses agravos e definição de novas estratégias de testagem. A abrangência do levantamento incluirá também a integração dos instrumentos de planejamento e gestão regionais.
Entre as populações-alvo dos estudos estão profissionais do sexo, homens que fazem sexo com homens, travestis e transgêneros. O investimento em pesquisas tem como foco, ainda, pessoas privadas de liberdade e população de rua. “É fundamental conhecer as metodologias de intervenções locais bem-sucedidas, principalmente com foco em populações em situação de maior vulnerabilidade”, avalia o diretor do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Dirceu Greco. Segundo ele, o incentivo à pesquisa contribui para o aprimoramento da política brasileira de aids e hepatites virais, e para a implementação de políticas públicas de saúde.
Podem participar da seleção instituições de ensino superior, institutos e centros de pesquisa e desenvolvimento, públicos ou privados, sem fins lucrativos. Empresas públicas, organizações não governamentais e serviços de saúde que desenvolvam atividades de pesquisa também estão aptos a concorrer ao financiamento. A data limite de recebimento no protocolo do Departamento é 11 de março de 2013. O resultado final da seleção deve ser divulgado no dia 28 de março, por meio do site.

Agência determina apreensão de medicamento falsificado

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a suspensão e apreensão, em todo o país, de medicamentos e produtos com irregularidades, na última sexta-feira (11/1), no Diário Oficial da União (DOU).
O lote CC10303 do medicamento Hormotrop na apresentação de 12 unidades, pó liofilizado injetável foi apreendido. O produto, fabricado pelo Laboratório Químico Farmacêutico Bergamo Ltda, sofreu falsificação.
Já o lote 12090993 do medicamento Hytropin (Sulfato de Atropina), 0,50 mg/ml, fabricado pela empresa Hypofarma Instituto de Hypodermia e Farmácia Ltda., foi suspenso pela Agência. O lote citado deve ser fabricado apenas na quantidade de 0,25 mg/ml.
O Creme Fitomedic, feito da semente de Sucupira, fabricado pela empresa D.M. Cucio ME., também foi suspenso. A empresa fabricante não possui Autorização de Funcionamento na Anvisa.
A suspensão é definitiva e tem validade imediata após sua publicação no Diário Oficial. As pessoas que já tiverem adquirido algum dos lotes ou produtos suspensos devem procurar orientação médica e interromper o uso.
Recolhimento Voluntário - A empresa Zydus Healthcare Brasil Ltda. vai realizar o recolhimento voluntário do lote 2063110 do medicamento Valeriane (Valeriana Officinalis). Foi detectado na embalagem primária a presença do medicamento Regorgan (Aspartato de Arginina), que também é produzido pela empresa.
Fonte: Imprensa/Anvisa

Proteja seu coração comendo uma maçã por dia

 http://www.blogdasaude.com.br/
Apelidada de fruto proibido, ela mostra, em laboratórios mundo afora, que proibido mesmo é deixá-la longe do cardápio. A última prova vem da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, onde se constatou que o consumo de uma unidade diária – sim, apenas uma maçã, nem uma mordida a mais – diminui os níveis de LDL oxidado no sangue. E esse é aquele colesterol ruim pra valer, que todos querem varrer das artérias. “Os compostos fenólicos da fruta parecem eliminar os radicais livres no sangue antes que eles possam chegar ao LDL”, explica Robert DiSilvestro, líder da pesquisa.
“A vantagem da fruta é que, nela, há vários compostos que agem em conjunto, somando ações positivas no organismo“, justifica a nutricionista Pamela Cristiani Dias Pereira, mestranda em ciências da saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Uma dessas substâncias parceiras na batalha contra o colesterol é a pectina, uma fibra solúvel encontrada em doses generosas na casca do fruto da macieira. É ali, aliás, que boa parte dos seus antioxidantes fica retida – aproximadamente 50% dos compostos fenólicos. “O resultado desse trabalho deve ser reflexo da sinergia das fibras, como a pectina, com os polifenóis da fruta, os compostos fenólicos”, arrisca a nutricionista Laryssa Maria Mendes de Geus, professora do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (Cescage), em Ponta Grossa, no interior do Paraná.
Com casca e tudo
Para aproveitar o efeito anticolesterol da maçã, o melhor é consumi-la inteira. Afinal, é na película que reveste a fruta que encontramos a pectina, fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção da substância pelo intestino. “A casca também concentra grande parte dos compostos fenólicos do alimento”, reforça a nutricionista Laryssa Maria Mendes de Geus, professora do Cescage, em Ponta Grossa, no interior do Paraná. Só não se esqueça de higienizá-la bem, para reduzir a quantidade de agrotóxicos.
Coma só uma. Mesmo!
Sabe aquela história de que tudo em excesso faz mal? Pois é. Até os compostos fenólicos, grandes trunfos da maçã, viram inimigos quando ingeridos de forma desenfreada. Isso porque, daí, em vez de combaterem os radicais livres, eles passam a ter atividade pró-oxidante. O segredo para não deixar seus poderes se esvaírem é se limitar a uma unidade. Se não resistir, a cota máxima pra valer seriam três.
As variedades mais comuns
As diferenças entre as maçãs mais presentes nas feiras e supermercados do Brasil
Fuji: A polpa é aromática, firme e crocante. Uma leve acidez caracteriza seu sabor, resultado de cruzamentos feitos no Japão.
Verde:É desta cor porque não tem o pigmento antocianina na casca. Apresenta alta acidez e baixo teor de açúcares.
Gala: A polpa é firme e bem docinha. Trata-se do cultivar considerado mais rico em antioxidantes
Argentina: O certo, certo seria chamá-la de red. Sua polpa é mais esbranquiçada. Para alguns, menos atraente para o paladar. Isso porque a maturidade não lhe cai bem: dá a impressão que esfarela na boca.
Fonte: M de Mulher

Brasil inaugura Universidade da Primeira Infância

 http://primeirainfancia.org.br/
Brasil inaugura Universidade da Primeira Infância: A cidade de Petrolina (PE) será pioneira na implantação da Universidade da Primeira Infância, que tem foco na capacitação de professores da educação infantil. A UPI formará, em média, 600 educadores, que serão treinados a implementar novas metodologias e técnicas … Continuar lendo →

CAMINHAR - Um Ótimo Exercício...

 http://ligadasaude.blogspot.com/
CAMINHAR - Um Ótimo Exercício...:

Você provavelmente deve ter feito isto sozinho antes mesmo de completar um ano de idade, mas por que, atualmente, os estudiosos do movimento vem falando tanto sobre este tipo de atividade física como benéfica para a saúde? Porque talvez seja a forma mais fácil de colocar nosso corpo em movimento, já que não existem grandes restrições (custos, vestimentas, calçados); basta querer e a possibilidade de lesionar-se é muito pequena.

Mas, embora uma atividade simples, que todos podem realizar voluntariamente, é importante que quando se utilize o andar como forma de exercício físico se tenha alguns cuidados básicos que este artigo se propõe a destacar. Muitos deles você provavelmente já conheça.

Então, somente para relembrar ou reforçar aqui vão alguns:

Antes de iniciar a caminhada

1- Escolha um horário do dia que preferir (manhã ou tarde) em que o sol esteja mais ameno;
2- Procure colocar uma roupa confortável (leve e clara). Se estiver frio ou ventando, agasalhe-se;
3- O calçado é muito importante. Quando caminha num ritmo rápido, você dá cerca de 120 passos por minuto; agora multiplique pelo número de minutos que pretende caminhar e verá que se o calçado for inadequado, quantas vezes seus pés sofrerão maus tratos. Tênis são os mais indicados;
4- Mesmo que não tenha sede, sempre tome um pouco de água antes de iniciar a caminhada, pois, quando sentí-la, seu corpo já está com falta de água. Se pretende caminhar bastante tempo e/ou está muito quente, levar uma garrafinha com água é uma boa idéia;

Durante a caminhada

1-   Nunca inicie muito rapidamente. Dê um tempo (pelo menos uns 5 minutos) para aquecer seu corpo antes de intensificar seu ritmo;

2- A vantagem desse tipo de atividade é que você pode concentrar-se em vários aspectos do seu corpo, como: colocação dos pés (tocar os calcanhares primeiro no solo), postura ereta, olhar dirigido à frente, balanço dos braços alternados com pernas, palmas das mãos voltadas para as laterais das coxas, respirar profundamente inspirando pelas narinas, ou ainda apenas observar a paisagem, ou conversar com alguém;
3-  Sempre que caminhar com alguém, um dos dois estará num ritmo que é mais acelerado, ou menos, do que seria ideal para você. Então, como não existem duas pessoas exatamente iguais, é mais difícil ainda encontrar alguém com o mesmo nível de condicionamento físico. O melhor a fazer é curtir a conversa, evitando falar de problemas ou aborrecimentos enquanto caminha. Quando você exercita seu corpo, seu cérebro também que ser bem tratado. A caminhada tem que ser algo agradável para você.
4-  Se for sozinho, avise alguém, e, caso não se sinta bem durante a caminhada, não continue. Por isso, mesmo com o inconveniente de você estar com alguém com pernas mais curtas ou compridas que as suas, é melhor ter companhia.

5- Se faz muito tempo que não faz exercícios (sedentário), não tente compensar todos os excessos que cometeu no final de semana, ou a falta de exercícios dos últimos meses, apenas num dia; vá com calma! Não existe nada que diga que você tem que ir até determinado ponto. O ideal é você prestar atenção às respostas que seu corpo lhe dá; aprenda a escutá-lo. Não peque por excesso, você pode sentir-se atordoado, desmaiar ou ganhar uma tendinite. Respeite seus limites.
Depois da caminhada:

1- Mais uma vez, tome água; você não perde água pelo corpo apenas suando, respirando também você estará perdendo água;

2- Realizar uma série de alongamentos (exercícios para manter ou desenvolver a flexibilidade do seu corpo) será ótimo neste momento. porque você está aquecido e estará trazendo seu corpo gradativamente a condição de repouso;

3- Se faz tempo que não faz atividades físicas, não sente ou deite-se logo que termina a caminhada, fique pelo menos uns 10 minutos em pé ou caminhando mais lentamente para trazer todo seu metabolismo o mais próximo das condições que você estava.
Finalizando, esperamos que você perceba mais seu corpo, procure sentí-lo e, quem sabe, a caminhada é o primeiro passo para exercícios ou atividades mais intensas (correr, jogar futsal, ou entrar numa academia de ginástica). Afinal, nosso corpo foi feito para movimentar-se e a caminhada, embora seja uma atividade fácil, que não exige nada além da força de vontade e alguns minutos, é apenas um dos tipos.

Caminhe mais e seu corpo e mente agradecerão por serem bem cuidados!

Fonte: http://www.abcdasaude.com.br/

*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.