sábado, 12 de janeiro de 2013

Carteira de serviços: Centros de Atenção Psicossocial

Carteira de serviços: Centros de Atenção Psicossocial:


A Carteira de Centros de Atenção Psicossocial é um documento que visa nortear as ações de saúde mental dos serviços de atenção diária na Atenção Secundária à Saúde (ASS), oferecidas à população no Município do Rio de Janeiro. Todos os profissionais, gestores e população devem se informar acerca do funcionamento destes serviços. 
Este guia é um esforço coletivo da Coordenação de Saúde Mental e dos Centros de Atenção Psicossocial/CAPS da Cidade do Rio de Janeiro, para divulgar o trabalho técnico, cuidadoso e responsável realizado pelos profissionais de Saúde Mental dos CAPS.

Alimentos anti-inflamatórios naturais

 http://www.ecologiamedica.net/
Alimentos anti-inflamatórios naturais:
Alimentos anti-inflamatórios naturais
A grande novidade do momento, no campo da Nutrologia, é a alimentação anti-inflamatória. Temos uma compreensão cada vez maior e mais ampla, sobre o papel dos alimentos na saúde, e na forma como o nosso corpo se comporta quando submetido a agressores diversos, como vírus, bactérias, fungos, fadiga, stress, agentes químicos e muitos outros perigos, visíveis ou invisíveis. Nada mais natural que encarar o cardápio diário como fonte de defesa do organismo, procurando aumentar a resistência e habilidade das nossas células, trilhões delas, e ajudar o nosso sistema imune na árdua tarefa de manter o corpo são.
Os mais cotados na anti-inflamação
Hortaliças – alho, alho-poro, azeitona, acelga, agrião, aipo, batata doce, batata yacon, brócolis, broto de alfafa, broto de feijão, cebola, cebolinha verde, cenoura, couve, couve-flor, couve chinesa, couve de bruxelas, cogumelo, espinafre, funcho, nabiça, pepino, pimentão verde, vermelho ou amarelo, rabanete, repolho, tomate, vagem.
Frutas – abacate, abacaxi, acerola, açaí, amora, cereja, coco, framboesa, goiaba, groselha, jabuticaba, kiwi, laranja, limão, lima, maçã, mamão, maracujá, mirtilo, morango, nectarina, pêra, pêssego, romã, ruibarbo, tangerina, uva.
Peixes e frutos do mar – anchova, atum, arenque, bacalhau, cavala, linguado, marisco, ostra, salmão, sardinha, truta.
Condimentos e especiarias – açafrão, alecrim, anis, basilicão, cacau, canela, cravo, coentro, cúrcuma, gengibre, hortelã, menta, orégano, pimenta, salsa, tomilho, vinagre de maçã.
Nozes e sementes – amêndoa, avelã, castanha do para, castanha de caju, girassol, gergelim, linhaça, noz, amendoim.
Óleos – azeite extravirgem, óleo de coco, óleo de palma.
Bebidas – camelia sinensis (chá verde, chá preto, chá branco, chá vermelho), chá de camomila, chá de erva-doce, chá de erva cidreira, chá de hortelã, chá de boldo, chá de carqueja, chá mate, água de coco.
Montando o cardápio anti-inflamatório
Hortaliças variadas: cruas ou cozidas, sempre que possível opte pelos orgânicos.
Função: fonte de fibras, vitaminas, minerais e fitonutrientes, como bioflavonóides e carotenóides, com ação antioxidante e protetora da membrana celular. Com poucas calorias ajudam a saciar e a equilibrar o peso corporal.
Porção: 1 xícara da hortaliça crua ou ½ xícara da hortaliça cozida.
Quantidade recomendada: 4 a 5 porções diárias.
Frutas: de preferência da estação e frescas, mas a opção congelada (polpas) também vale.
Função: fonte de fibras, vitaminas, minerais e fitoquímicos antioxidantes, servem como a sobremesa ideal ou um lanche a qualquer hora.
Porção: 1 unidade das frutas menores, ou 1 xícara das maiores, ou 1 copo de suco, ou 1 polpa.
Quantidade recomendada: 3 a 4 porções diárias.
Berries: frescas ou congeladas. Atualmente o açaí é considerado o mais potente anti-inflamatório conhecido no reino vegetal, e nós o temos à vontade. Cerejas também são excepcionais mas, além de caras, é mais difícil obtê-las.
Função: seu benefício anti-inflamatório é inquestionável, fonte de fitonutrientes como os polifenóis e antocianidinas, responsáveis pela reparação tecidual e pela prevenção do dano a membrana celular.
Porção: 30 a 50 g.
Quantidade recomendada: 4 ou mais porções por semana.
Leguminosas: procure variar entre os diferentes tipos de feijões, ervilha, grão de bico e lentilha. Os grãos devem ser bem cozidos.
Função: fonte de proteína, carboidratos complexos e fibras solúveis, contem ácido fólico e minerais como magnésio, potássio e ferro.
Porção: 1 concha.
Quantidade recomendada: 1 a 2 porções diárias.
Cereais: este grupo inclui massa sem trigo, arroz,  quinua, aveia, sempre na versão integral.
Função: fonte de carboidratos complexos, fibras e proteína, aumentam o estoque de glicogênio muscular adiando a fadiga. Devido à quantidade de fibras são absorvidos mais lentamente, evitando picos de insulina (excesso de insulina tem ação inflamatória).
Porção: 1 fatia de pão, 2 colheres de sopa de cereal cozido, 1 colher de sopa de cereal cru, 1 concha de massa.
Quantidade recomendada: 3 a 5 porções diárias.
Atenção: a massa é sempre “al dente” e deve ser consumida no máximo 2 vêzes por semana.
Pescados: prefira os peixes mais gordos, ricos em omega-3, mas qualquer peixe da sua escolha vai ter uma ação anti-inflamatória positiva.
Função: fonte de proteína, sais minerais e omega-3, principalmente DHA (ácido docosahexanoico), uma gordura da família omega-3 com potente efeito anti-inflamatório.
Porção: 150 g.
Quantidade recomendada: 4 a 6 porções por semana.
Carne e frango: prefira os cortes magros, sem gordura aparente e sem pele. A versão caipira do frango é melhor. O gado no Brasil é excelente porque se alimenta em pastagens.
Função: fonte de proteína, aminoácidos, carnitina, creatina, vitamina B12 e CLA (ácido linoleico conjugado).
Porção: 100 a 120 g.
Quantidade recomendada: 4 porções por semana.
Gorduras boas: neste grupo estão o azeite, óleo de coco, abacate, linhaça, nozes e sementes; use todas as opções.
Função: fonte de gorduras benéficas, os omegas, reconhecidamente anti-inflamatórios.
Porção: 1 colher de chá dos óleos, 1 colher de sopa das sementes e nozes, ½ xícara de abacate.
Quantidade recomendada: 5 porções por dia.
Ovos: uma grande fonte de proteína e todos os nutrientes conhecidos, exceto vitamina C. Prefira os ovos tipo caipira ou orgânicos. Ovo de codorna também vale.
Função: reparação tecidual, energia, saúde dos olhos, fonte de omegas e carotenóides anti-inflamatórios como luteína e zeaxantina. Apesar de conter colesterol, estudos recentes mostraram que consumir ovos com frequencia não eleva o nível de colesterol no sangue.
Porção: 1 ovo de galinha ou 5 ovos de codorna.
Quantidade recomendada: 1 a 2 porções 3 a 4 vêzes por semana.
Fonte: http://www.buscasaude.com.br/ortomolecular/alimentos-anti-inflamatorios/

Praticar atividade física pode tornar adultos mais inteligentes...

  http://ligadasaude.blogspot.com/

Uma série de estudos recentes vem comprovando que os benefícios do hábito de exercitar-se vão muito além da saúde física. Uma pesquisa americana publicada na última semana, por exemplo, concluiu que aumentar a carga de atividade física que um jovem pratica afeta de forma positiva o quão satisfeito ele se sente em relação a sua vida. Dias depois, foi divulgado um trabalho britânico cujos resultados sugeriram que o exercício físico é melhor do que atividades intelectuais para proteger a memória e o cérebro dos idosos.
Uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira no Congresso Cardiovascular Canadense de 2012, em Toronto, também encontrou uma relação entre atividade física e benefícios à saúde mental. Segundo o estudo, feito no Instituto do Coração de Montreal (MHI, sigla em inglês), adultos que passam a se exercitar tornam-se mais inteligentes: o hábito melhora a memória e as capacidades de raciocínio e de tomada de decisões.
O trabalho selecionou seis adultos de 49 anos que tinham sobrepeso ou obesidade leve, ou seja, um índice de massa corporal entre 25 e 31. Todos eram sedentários e apresentavam ao menos um fator de risco para doenças cardiovasculares, fora o excesso de peso e o sedentarismo — como tabagismo ou histórico da condição na família. Durante quatro meses, os participantes seguiram um programa de atividade física que incluía a prática de atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, duas vezes por semana, e exercícios de resistência, como musculação, também dois dias na semana.
A equipe aplicou testes cognitivos, biológicos e fisiológicos nos adultos quando o estudo começou e quando terminou. “Fizemos isso para determinar as alterações de memória, de raciocínio, de composição corporal e do risco cardiovascular dos participantes com a prática das atividades”, diz Anil Nigam, coordenador da pesquisa. Ao final do estudo, os participantes apresentaram melhores resultados em todos os testes. Ou seja, como o esperado, eles perderam medidas na circunferência abdominal, reduziram a massa gorda e melhoraram os quadros de resistência à insulina. Além disso, obtiveram maiores notas nos testes cognitivos.
Para os autores da pesquisa, uma possível explicação para os achados está no fato de que a atividade física aumenta a oxigenação do cérebro e, portanto, é benéfica a todas as habilidades mentais. “O declínio cognitivo é algo que ocorre naturalmente com o envelhecimento. É reconfortante saber que há formas de reduzir esse dano”, diz Martin Juneau, um dos autores do estudo. Segundo os pesquisadores, a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada ou intensa já é capaz de melhorar aspectos tanto da saúde física quanto da mental.
Fonte: Revista VEJA

Praticar atividade física pode tornar adultos mais inteligentes...

 http://ligadasaude.blogspot.com/

Uma série de estudos recentes vem comprovando que os benefícios do hábito de exercitar-se vão muito além da saúde física. Uma pesquisa americana publicada na última semana, por exemplo, concluiu que aumentar a carga de atividade física que um jovem pratica afeta de forma positiva o quão satisfeito ele se sente em relação a sua vida. Dias depois, foi divulgado um trabalho britânico cujos resultados sugeriram que o exercício físico é melhor do que atividades intelectuais para proteger a memória e o cérebro dos idosos.
Uma pesquisa apresentada nesta segunda-feira no Congresso Cardiovascular Canadense de 2012, em Toronto, também encontrou uma relação entre atividade física e benefícios à saúde mental. Segundo o estudo, feito no Instituto do Coração de Montreal (MHI, sigla em inglês), adultos que passam a se exercitar tornam-se mais inteligentes: o hábito melhora a memória e as capacidades de raciocínio e de tomada de decisões.
O trabalho selecionou seis adultos de 49 anos que tinham sobrepeso ou obesidade leve, ou seja, um índice de massa corporal entre 25 e 31. Todos eram sedentários e apresentavam ao menos um fator de risco para doenças cardiovasculares, fora o excesso de peso e o sedentarismo — como tabagismo ou histórico da condição na família. Durante quatro meses, os participantes seguiram um programa de atividade física que incluía a prática de atividades aeróbicas, como corrida e caminhada, duas vezes por semana, e exercícios de resistência, como musculação, também dois dias na semana.
A equipe aplicou testes cognitivos, biológicos e fisiológicos nos adultos quando o estudo começou e quando terminou. “Fizemos isso para determinar as alterações de memória, de raciocínio, de composição corporal e do risco cardiovascular dos participantes com a prática das atividades”, diz Anil Nigam, coordenador da pesquisa. Ao final do estudo, os participantes apresentaram melhores resultados em todos os testes. Ou seja, como o esperado, eles perderam medidas na circunferência abdominal, reduziram a massa gorda e melhoraram os quadros de resistência à insulina. Além disso, obtiveram maiores notas nos testes cognitivos.
Para os autores da pesquisa, uma possível explicação para os achados está no fato de que a atividade física aumenta a oxigenação do cérebro e, portanto, é benéfica a todas as habilidades mentais. “O declínio cognitivo é algo que ocorre naturalmente com o envelhecimento. É reconfortante saber que há formas de reduzir esse dano”, diz Martin Juneau, um dos autores do estudo. Segundo os pesquisadores, a prática de 150 minutos semanais de atividade física moderada ou intensa já é capaz de melhorar aspectos tanto da saúde física quanto da mental.
Fonte: Revista VEJA

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de janeiro


http://elosdasaude.wordpress.com/
AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 12 a 18 de janeiro:
marchinhas-de-carnaval 
CARNAVAL COM PREVENÇÃO
A prevenção da dengue movimentará a Cidade do Samba na próxima segunda-feira, 14 de janeiro, durante ação de promoção da saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (SMSDC-RJ). As ações educativas têm início às 16h, durante o evento Botequim da Cidade do Samba. O objetivo é mobilizar as cerca de 10 mil pessoas que passarão pelo local para a prevenção da dengue, das DST/Aids e das hepatites virais, além dos cuidados para a saúde do homem. Profissionais de saúde e voluntários vão distribuir materiais informativos e tirar dúvidas da população sobre estes e outros temas. A programação também inclui a vacinação contra a hepatite B e o tétano, intervenções criativas da Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde – RAP da Saúde, apresentações de artistas populares e o Bloco da Prevenção da Dengue.
cais de manguinhos 
FUNK E TERRITORIALIDADE
Qual a relação entre o funk e o território? Como o funk pode ser pensado como cultura e possível ferramenta de engajamento comunitário no território? Essas questões são o ponto de partida para a reflexão promovida pela 2ªRoda de Conversa sobre Funk e Territorialidade, que acontece nesta quinta-feira, 16 de janeiro, a partir das 16h, na Biblioteca Parque de Manguinhos (Av. Dom Helder Câmara, 1184, Manguinhos). O evento, promovido pelo Projeto Cais de Manguinhos, em parceria com a Biblioteca Parque Manguinhos, a Associação de Profissionais e Amigos do Funk (APAFUNK) e o Laboratório Territorial de Manguinhos, busca retomar as discussões sobre as relações socioculturais entre o funk e o território de Manguinhos e articular a realização de uma roda de funk na região.Para ancorar a discussão, foram convidados Mano Teko e Fabiana Melo Sousa. Coletivos, artistas e demais interessados, de dentro ou de fora do território, são muito bem vindos.
cuidador_idosos 
CUIDADOR SOCIAL
Estão abertas até 18 de janeiro, sexta-feira, as inscrições para o curso de Cuidador Social, oferecido pelo Instituto Vital Brazil, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ). A iniciativa busca capacitar profissionais de saúde e cidadãos leigos para o cuidado de idosos, de forma a promover melhor qualidade de vida para esta população.  As aulas serão ministradas em março, às segundas e quartas-feiras, de 13h30 às 17h, na sede do Instituto Vital Brazil, em Niterói (Rua Vital Brasil Filho, 64, Santa Rosa). São oferecidas 40 vagas para pessoas com mais de 18 anos e Ensino Fundamental completo. Saiba como realizar a sua inscrição.
videosaude distribuidora da fiocruz 
SAÚDE NA TELA: A EXPERIÊNCIA DE OLINDA
O Canal Universitário do Rio de Janeiro – UTV (canal 11 da NET) exibe regularmente produções da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. Nesta segunda-feira, dia 14, será reprisado, às 15h,  documentário sobre Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência Secretaria Municipal de Saúde de Olinda, em Pernambuco. Na quarta-feira, dia 16, é a vez do projeto “Adolescer”, uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Olinda com o Ministério da Saúde, apresentar o programa “Adolescer na escola”. As reprises serão no sábado, dia 19, às 13h, e na segunda-feira, dia 21, às 15h.