quinta-feira, 27 de junho de 2013

FIQUE SABENDO - 10 sinais de alerta para sua visão

http://www.blogdasaude.com.br/
olhos_desenhos_thinkstock
Imagem: Thinkstock
Manchas, dor súbita nos olhos, visão nublada, pontos cegos e “moscas volantes” no campo de visão são alguns dos sinais que podem indicar problemas oculares em qualquer idade. Com o envelhecimento, o risco aumenta e a melhor maneira de evitar problemas de visão a medida que a idade avança é manter os exames oftalmológicos com regularidade e saber reconhecer alguns sintomas.
“Em muitos casos, tais como um descolamento da retina ou um rápido início do glaucoma, uma intervenção rápida é essencial para evitar ou minimizar a perda permanente da visão”, alerta o oftalmologista Virgílio Centurion, diretor do IMO, Instituto de Moléstias Oculares.
Confira abaixo uma lista prepara pela equipe oftalmológica do IMO com alguns sinais e sintomas que podem indicar uma emergência médica. Na maioria dos casos listados, o mais apropriado é consultar um oftalmologista imediatamente:
  • Manchas e moscas volantes no campo de visão
Geralmente, manchas e moscas volantes são provocadas por uma condição benigna, frequentemente relacionada à idade, chamada de descolamento do vítreo. Isto ocorre quando o gel do interior do olho se liquefaz e se separa da retina, onde ocorre o processamento de visão. “Mas um súbito aparecimento de manchas e moscas volantes também pode ser causado por um problema da retina. Se, de repente, o paciente começar a enxergar pontos e moscas volantes, deve procurar um oftalmologista imediatamente”, recomenda Centurion.
  • Uma sensação de que uma cortina escura se instalou em todo o seu campo de visão
“Isto pode ser causado por um descolamento da retina, que ocorre quando a retina se separa da camada subjacente de vasos sanguíneos nutritivos (coróide). Se a retina não é recolocada em questão de horas, pode haver perda total de visão”, explica a oftalmologista Roberta Velletri do IMO.
  • Dor súbita nos olhos, visão embaçada, vermelhidão, náuseas e vômitos
“Estes sintomas podem indicar um ataque súbito (agudo) de glaucoma de ângulo estreito, que pode causar danos permanentes ao nervo óptico. O tratamento imediato é necessário para evitar a perda da visão permanente”, explica a oftalmologista.
  • Uma gradual (ou súbita) redução do seu campo de visão
“Este sintoma pode significar que o paciente desenvolveu glaucoma com perda de visão nas bordas do seu campo de visão. Sem intervenção, a perda da visão vai continuar e uma perda de visão permanente pode se instalar”, diz o oftalmologista Juan Caballerodo IMO.
  • Uma perda gradual da visão central, incluindo distorções, tais como ver ondulado em vez de linhas retas
Estes sintomas podem ser causados pela degeneração macular relacionada à idade (DMRI), principal causa de cegueira entre os idosos. “Ainda não contamos com um tratamento 100% eficaz para a doença, mas existem algumas opções terapêuticas que podem efetivamente retardar a progressão da degeneração macular. Alguns tratamentos podem até mesmo ajudar o paciente a recuperar a visão perdida devido à DMRI, se a terapia for iniciada logo no início da doença”, explica Juan Caballero.
  • Visão nublada e turva, “halos” ao redor das luzes à noite e perda de visão de cores brilhantes, lenta e progressivamente
“Estas alterações visuais podem ser devido à catarata. A catarata tende a piorar gradualmente ao longo do tempo e não é uma emergência médica. No entanto, como o cristalino se tornará cada vez mais embaçado com o envelhecimento, o paciente acabará por ficar cego, a menos que ele faça a cirurgia de catarata, que substitui o cristalino opaco por uma lente intraocular artificial (IOL)”, explica Virgílio Centurion. Se o paciente esperar muito tempo para realizar a cirurgia de catarata, pode aumentar suas chances de desenvolver outras complicações de visão, como o glaucoma.
  • Pontos cegos no campo de visão, acompanhados por moscas volantes e visão turva inexplicável
“Se o paciente tem diabetes, estes problemas de visão podem ser sintomas do aparecimento de uma retinopatia diabética. Exames oftalmológicos regulares são essenciais para os diabéticos, principalmente se o paciente tem mais de 60 anos de idade. Ao avaliar a condição da retina deste paciente, o oftalmologista também pode fornecer informações valiosas para o endocrinologista que controla a evolução e o tratamento de diabetes deste paciente”, afirma a oftalmologista Ticiana Mitsue Fujii do IMO.
  • Sensação de irritação, dor na superfície ocular, lacrimejamento e vermelhidão
“Estes sinais e sintomas estão comumente relacionados à síndrome do olho seco. O olho seco geralmente é mais um incômodo do que uma condição que oferece risco real à visão. Mas os sintomas, quando não tratados podem ser agravar, especialmente à medida que o paciente envelhece e produz menos lágrimas. É importante consultar um oftalmologista para aconselhamento sobre remédios que podem colaborar com o alívio destes sintomas”, recomenda o oftalmologista Juan Caballero.
  • Visão dupla, duas imagens ou  imagens “fantasmas”
“A visão dupla pode ser causada por muitas doenças oculares. Em alguns casos, a visão dupla também pode indicar uma emergência de saúde subjacente, tal como um acidente vascular cerebral. Se você tem um início súbito de visão dupla, consulte o oftalmologista, o médico da família ou um pronto-socorro imediatamente”, recomenda Juan Carlos Caballero.
  • Visão central embaçada súbita em um olho
“Se o paciente tem mais de 60 anos ou sofreu trauma ocular, sua chance de desenvolver um buraco macular aumenta muito. A mácula é a parte da retina responsável pela visão em detalhes. Um buraco macular pode piorar a visão de perto, principalmente por causar distorção na imagem central e causar perda permanente da visão quando resulta no descolamento de retina. É importante visitar o oftalmologista para um diagnóstico e tratamento rápidos”, diz a oftalmologista Roberta Velletri.
blog_piscandoRoxoVocê pode reduzir suas chances de desenvolver problemas oculares graves, mantendo um estilo de vida saudável e realizando exames oftalmológicos com regularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário