segunda-feira, 10 de junho de 2013

FIQUE ALERTA - Endocrinologista alerta para riscos do uso de anabolizantes

http://www.blog.saude.gov.br/
Fonte: Ron Chapple/Ron Chapple Stock/Corbis
A busca pelo corpo perfeito não pode colocar a saúde do indivíduo em risco. Alguns, em nome da beleza, exageram nos exercícios físicos, dietas sem indicações nutricionais e até apelam para o auxilio de anabolizantes e medicamentos para acelerar os efeitos tão desejados. Popularmente chamados de “bomba”, os anabolizantes podem ser tomados via oral (cápsula ou comprimidos) ou serem injetados diretamente no músculo. Essa prática ilegal e sem orientação médica pode trazer uma série de riscos à saúde. O endocrinologista do Hospital Federal de Bonsucesso, Miguel Madeira, aponta os principais problemas e consequências causados pelo uso indiscriminado de anabolizantes.

O que são anabolizantes?
“Os anabolizantes ou esteroides são substâncias derivadas da testosterona, hormônio produzido pelo homem e responsável por muitas das características que diferem o sexo masculino do feminino.”


Qual o efeito da testosterona e dos anabolizantes?
“A testosterona é responsável pela distribuição de pelos corporais nos homens, formação da barba, engrossamento da voz, maior densidade mineral dos ossos e, principalmente, pelo aumento do tamanho dos músculos, resistência e força física. Para ter um corpo definido e musculoso, muitos homens e mulheres tomam ou injetam anabolizantes com a expectativa de alcançar uma imagem corporal perfeita, prejudicando a saúde em todos os aspectos.”


Quais as consequências do uso abusivo de anabolizantes?
“O anabolizante utilizado de maneira aleatória e sem recomendação médica pode acarretar efeitos colaterais, como a elevação da pressão arterial, aumento do LDL. Pode ocasionar várias alterações cardíacas, como a hipertensão arterial, doença arterial coronariana e até infarto do miocárdio. Além disto, pode surgir acne, aumento de pelos, alterar os períodos menstruais, trombose, depressão, agressividade, acelera o processo de calvície e engrossa a voz, principalmente nas mulheres. Gera ainda uma série de lesões no fígado, como o desenvolvimento de tumores ou mesmo falência hepática grave.”


Afeta o desenvolvimento dos adolescentes?
“Nos jovens, aumenta o tecido mamário, atrofia dos testículos, com redução da produção de espermatozoides. Além disso, o uso de anabolizantes pode acarretar no fechamento precoce das cartilagens de crescimento prejudicando a estatura prevista para a faixa etária.”


Quais os efeitos dos medicamentos veterinários?
“No intuito de ter o corpo perfeito e musculoso, muitos apelam para os hormônios de crescimento veterinários, substâncias tóxicas, de uso exclusivo para cavalos, vacas e cachorros. Além disso, por ser um remédio ilegal, é comprado de forma clandestina e, na maioria das vezes, vem falsificado, um risco maior ainda para saúde do usuário.”


Em quais casos os médicos podem receitar o uso de anabolizantes?
“Esse tipo de medicamento pode ser utilizado com supervisão médica em determinadas situações. Normalmente, é recomendado para homens com deficiência na produção da testosterona, evento comum na terceira idade. Entretanto, pode ocorrer em qualquer fase da vida. Os sintomas mais comuns são cansaço excessivo, falta de disposição, diminuição dos pelos corporais, redução da frequência e da intensidade das ereções. Mesmo assim, seu uso é racionado pelo médico. A reposição adequada da testosterona é de apenas uma ampola por mês. Para ter uma ideia, as pessoas que fazem uso do hormônio como anabolizante usam em média de 5 a 6 aplicações por mês, gerando uma série de efeitos colaterais que podem levar ao óbito”, finaliza.

Fonte: Érica Santos /Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário