sábado, 22 de junho de 2013

DEU CERTO! Prevenção das violências no namoro em Madureira

http://elosdasaude.wordpress.com/
Na tarde do dia dos namorados, muitas pessoas que corriam para comprar presentes no Madureira Shopping, Zona Norte do Rio, foram surpreendidas por uma ação do RAP da Saúde, polo Acari. O tema: promoção da saúde e prevenção das violências no namoro. A atividade foi parte da campanha “Prevenção às DST e Aids e Promoção da Saúde no Madureira Shopping”, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS-RJ) e o Grupo Pela Vidda-RJ, de 12 a 15 de junho.
Multiplicadores do RAP e profissionais de Saúde no Madureira Shopping: prevenção às violências no namoro e às DSTMultiplicadores do RAP e profissionais de Saúde no Madureira Shopping: prevenção às violências no namoro e às DST
Além de conversar sobre o conceito de namoro saudável e falar abertamente e sem preconceitos sobre as diversas formas de violência que podem ocorrer nos relacionamentos, os integrantes do RAP da Saúde participaram de uma pesquisa sobre comportamento e prevenção das DST/Aids. Junto a profissionais do Programa Saúde da Família e da CAP 3.3, os jovens e adolescentes promoveram uma enquete sobre o uso de camisinha e a realização do teste para detecção da infecção pelo HIV e de outras doenças sexualmente transmissíveis. Os dados coletados serão sistematizados pelo Grupo Pela Vidda-RJ. A ação também orientou namorados e quem mais passava pelo shopping sobre a vacina para prevenção da Hepatite B e a testagem rápida de sífilis – ambas realizadas no trailer da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro que atua em Madureira.  Ao todo, mais de 50 mil kits com preservativos, gel lubrificante, materiais inf ormativos e postais da saúde foram entregues ao público.
Para a coordenadora geral do RAP da Saúde, Viviane Manso Castello Branco, este foi um dia para relembrar a importância do cuidado de si e do outro nas relações amorosas por meio da prevenção. “A dobradinha entre namoro saudável e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis é uma forma de chamar atenção para uma das principais questões que envolvem a violência íntima: o sexo desprotegido. Estar empoderado e bem informado é fundamental para quebrar esse ciclo”, pontua Viviane, que também é coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMS-RJ.
Para o multiplicador do polo Acari, Matheus Souza, de 15 anos, ações como essa são fundamentais para quebrar tabus muito comuns quando se fala sobre violências no namoro, sexo e prevenção. “Durante a enquete, muitas pessoas revelaram que nem sempre usam camisinha e que não se lembram se já fizeram o teste de HIV ou não. Percebemos também que muita gente ainda fica envergonhada ao conversar sobre sexo e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.  Por isso, o bate-papo é tão importante: para perder a vergonha de falar sobre esses temas e para e ver que usar camisinha sempre é normal”, avalia o adolescente.
O também multiplicador do polo Acari, João Victor Gouvea, foi um dos diretamente envolvidos na ação. Ele contou sobre como a diversidade fica evidente nas atividades em espaços movimentados como o Madureira Shopping, que recebe cerca de 60 mil pessoas por dia. “É um grande aprendizado, primeiro por estarmos ao lado de profissionais e, segundo, porque lidamos com vários tipos de personalidades. Temos que falar sobre saúde no sexo, no namoro e no dia a dia. E conversamos com pessoas de todas as idades, religiões e orientações sexuais”, comenta.
A agente comunitária de saúde Maria Luiza Santos destacou a importância de oferecer à população as coordenadas corretas para a procura de serviços de saúde. “Não estamos só falando sobre violência conjugal, no namoro, prevenção e diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis. Nosso papel é também o de promover a saúde, orientando as pessoas sobre os melhores caminhos para os serviços, ressaltando que não é preciso que estejamos doentes para buscá-los”, conclui.
Você está participando do Mês de Prevenção das Violências no Namoro?
Compartilhe sua experiência na página da campanha no Facebook ou através do email elosdasaude@gmail.com.
— Saiba mais sobre Mês de Prevenção das Violências no Namoro
— Biblioteca: namoro saudável 
— Videoteca: namoro saudável 

Nenhum comentário:

Postar um comentário