segunda-feira, 10 de junho de 2013

AGENDA DA PROMOÇÃO DA SAÚDE: 10 a 16 de Junho

http://elosdasaude.wordpress.com/
NAMORO SAUDÁVEL
namoro-frente2
Promovido em junho, o Mês de Prevenção das Violências no Namoro é uma iniciativa para a valorização do cuidado e da gentileza nas relações amorosas, na perspectiva de que namoro saudável é namoro sem violência: quem ama cuida, confia, respeita e conversa. A mobilização envolve unidades de saúde, escolas e outros parceiros da promoção da saúde em atividades que buscam proporcionar reflexões sobre o tema. Esta semana, a Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde (Rap da Saúde) investe em diversas ações relacionadas à prevenção das violências no namoro. Na tarde desta segunda-feira, dia 10, integrantes polo Maré levam o debate para a Escola Municipal Tenente General Napion, onde a integração entre saúde e educação acontece na prática. Na terça-feira, a roda de conversa “Pegação, ficar e namoro!”, promovida pelo polo Acari, promete movimentar a Clinica da Família Otto Alves de Carvalho, em Rio das Pedras, a partir das 14h. No Centro Municipal de Saúde Professor Masao Goto, em Sulacap, a programação acontece no dia 12 de junho, a partir das 14h. Quatro esquetes sobre namoro saudável serão apresentadas por jovens surdos e ouvintes durante o momento da sala de espera. Ao final, da sessão, o público será convidado a participar de uma roda de conversa sobre as situações encenadas. E todos receberão o kit da gentileza, com o laço verde, símbolo da campanha do Mês de Prevenção das Violências no Namoro. Consulte nossa biblioteca sobre namoro saudável e acesse materiais educativos e informativos que podem inspirar ações. Conheça também alguns vídeos que abordam a temática. E participe da mobilização! Envie a programação de sua instituição para elosdasaude@gmail.com.

MADUREIRA: PREVENÇÃO DAS DST
green-ribbon1

A mobilização em torno do namoro saudável chega também a Madureira, com a Campanha de Prevenção às DST/Aids e Promoção da Saúde, que a Secretaria Municipal de Saúde e o Grupo Pela Vidda promovem no Madureira Shopping, de quarta-feira a sábado (12 a 15 de junho). De 16h às 20h, profissionais de saúde e voluntários do Grupo Pela Vidda e do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro estarão concentrados em um estande educativo, distribuindo materiais informativos, kits com preservativo e gel lubrificante e, claro, conversando e tirando dúvidas. Quem passar por ali terá a oportunidade de fazer a testagem rápida de HIV e sífilis e medir o nível de monóxido de carbono no pulmão – uma das consequências do tabagismo. E quem estiver interessado em parar de fumar, encontrará todo o apoio no estande, junto aos profissionais do Programa Municipal de Controle do Tabagismo.
VACINAÇÃO CONTRA PARALISIA INFANTIL
Faixa-Vacinacao-3x1
Teve início no último sábado, 8 de junho, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, promovida pelo Ministério da Saúde. A mobilização para imunização de crianças de seis meses a cinco anos de idade segue até 21 de junho, em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, 215 unidades de saúde oferecem a vacina, que protege contra a poliomielite – uma doença infectocontagiosa aguda transmitida por vírus, que pode provocar a paralisia infantil ou até mesmo levar à morte.  Não existe tratamento para a poliomielite e a única forma de prevenir a doença é a imunização. A vacina é extremamente segura e protege contra os três sorotipos do poliovírus. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95% e não há contraindicações. A vacina é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Ao levar seus filhos ao posto de saúde, os pais devem ter em mãos a carteira de vacinação, para que o profissional de saúde possa conhecer o histórico da criança e seguir o esquema sequencial da vacina. O documento deve ser apresentado mesmo que não esteja atualizado. Faça sua parte! Ajude a manter o Brasil livre da poliomielite!

DIREITOS HUMANOS
ConvitePré-ConferênciaDH (3)

Têm início esta semana o ciclo de pré-conferências preparatórias para a Conferência Municipal de Direitos Humanos – Por um Rio de Direitos, que será realizada de 06 a 08 de dezembro no Rio de Janeiro, sob coordenação da Secretária Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Direitos Humanos. A Conferência dará origem ao Plano Nacional dos Direitos Humanos, que adotará um conjunto de estratégias, medidas e mecanismo para corrigir desigualdades e os efeitos diretos e indiretos de práticas discriminatórias. O compromisso é fortalecer propostas já aprovadas nas diversas conferências municipais temáticas, como a Conferência Municipal das Políticas para as Mulheres, Crianças e Adolescentes e a Conferência Regional LGBT. Enquanto a data não chega, cinco pré-conferências serão realizadas ao longo do ano, com a proposta de ampliar a discussão sobre o assunto no município. A primeira delas, envolvendo as áreas programáticas 5.1, 5.2 e 5.3, na Zona Oeste, acontece na próxima terça-feira, 11 de junho, de 13h às 17h, na Fundação Educacional Unificada Campograndense, em Campo Grande.

CIA NÓS DA DANÇA NA PAVUNA
autorretrato-ricardo-adami-detalhe-065-copy1

A Cia Nós da Dança apresenta na próxima quinta-feira, 13 de junho, o espetáculo Autorretrato – montagem que está em circulação por toda a cidade do Rio de janeiro e agora chega à Pavuna. O espetáculo constrói a autoimagem da companhia, a partir de sonhos, projeções e perspectivas de seus integrantes. A próxima apresentação acontece de 14h30 às 15h50, na Arena Carioca Jovelina Pérola Negra, localizada na Praça Enio s/nº, ao lado da Escola Telêmaco.  Ingressos a R$1,00! O projeto foi contemplado pelo Fundo de Apoio à Dança – FADA 2012 e tem patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura. Não perca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário