sexta-feira, 3 de maio de 2013

FIQUE SABENDO - Campanha contra a gripe segue até 10 de maio

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A campanha de vacinação contra a gripe prossegue até o dia 10 deste mês em todo o país, mas é importante que as pessoas não deixem para o último dia. Até às 17h desta quinta-feira (02), mais de 24,1 milhões de integrantes do grupo prioritário foram vacinados, o que representa 76,9% do total deste público, formado por 31,3 milhões de pessoas. Deste total, ainda não se vacinaram 7,2 milhões. Veja tabela abaixo.
A vacina contra agripe é recomendada às gestantes, em qualquer período da gravidez; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério); indígenas, pessoas privadas de liberdade; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos. Pais ou responsáveis também devem levar crianças de seis meses a menores de dois anos. “Aconselhamos às pessoas a não deixarem para o último dia de vacinação, para evitar filas desnecessárias, principalmente os idosos, as crianças e as gestantes”, observou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.
Até agora, a região Sul conseguiu vacinar o maior número de pessoas deste grupo, 3,8 milhões de pessoas, o que representa 79,8% de cobertura dos três estados. Neste cálculo estão excluídas as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. Da região Sul, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já alcançaram a meta de 80%. Em sequência, a região Sudeste atingiu a segunda maior adesão, com 8,6 milhões de pessoas, ou 62,2% do público-alvo. A região Centro-Oeste, por sua vez, vacinou 1,3 milhões de pessoas, o que representa 61,4% do total. Na região Norte foram imunizadas mais de 1,4 milhões pessoas, correspondente a 59,8% do total e região Nordeste 59,2% do público-alvo, ou seja, mais de 5 milhões de pessoas.
“O Ministério da Saúde recomenda aos municípios que não atingiram a cobertura adequada intensificarem as ações, com a abertura dos postos neste sábado (4) para que a população possa ter acesso à vacina e chegue ao inverno protegida”, recomendou o secretário. A meta do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, a 80% de cobertura. A vacina contra a gripe é segura e a forma mais eficaz para evitar complicações, internações e até mesmo óbitos por gripe. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e B).
Prevenção - O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar. Também é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.
  • Balanço Parcial da Vacinação contra a Gripe 2013
*Excluindo as doses aplicadas em doentes crônicos (3,7 milhões de doses) e pessoas privadas de liberdade (100 mil doses).

Fonte: Valéria Amaral / Agência Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário