segunda-feira, 8 de abril de 2013

FIQUE SABENDO - Semana Mundial da Alergia

 http://blogdalergia.blogspot.com/
O Rio de Janeiro participará da Semana Mundial de Alergia de 8 a 14 de Abril de 2013 com eventos e palestras educativas, nos principais Hospitais e Serviços de Alergia. O tema deste ano é a ALERGIA ALIMENTAR - um problema crescente de saúde global. Médicos especialistas em Alergia estão unidos na orientação e conscientização da população sobre os principais problemas relacionados à alergia alimentar.

A Policlínica Geral do Rio de Janeiro realizará palestra na sexta feira dia 12 de abril, 14 horas no CIB (Clube Israelita Brasileiro) situado à Rua Barata Ribeiro 489 em Copacabana, com participação da alergista Dra Fátima Emerson e da nutricionista Marilúcia Venda, abordando a alergia alimentar. A entrada é franca.

E no domingo, todos estão convidados para trazer seus filhos para a atividade de encerramento organizada pela Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia regional RJ (ASBAI RJ). 
                                                   Dia: 14/04/2013
Local: Parque dos Patins - Lagoa Rodrigo de Freitas
Av. Borges de Medeiros s/nº (entre o Clube Piraquê e o Heliporto). 
Horário: 9:00 às 13:00 hs. 

Durante o evento será montada uma tenda para atendimento ao público. Uma bandinha animará o local e as crianças serão acompanhadas por recreadores especializados e um palhaço perna de pau. Balões enfeitarão o local. Um dos recreadores estará fantasiado de ácaro para brincar com as crianças. A diretoria e a equipe médica da ASBAI RJ estarão no local, esclarecendo dúvidas e transmitindo informações educativas sobre a alergia e sua prevenção. 
Venha! 
Traga sua família!

Continue lendo e veja a programação completa nos principais hospitais e Serviços de Alergia e Imunologia do Rio de Janeiro 

SEMANA MUNDIAL DE ALERGIA - DE 8 A 14 DE ABRIL DE 2013


  • HOSPITAL CENTRAL DO EXÉRCITO- Rua Francisco Manuel 126 – Benfica, Rio de Janeiro RJ. Atividade será realizada no setor de ambulatórios do hospital na sexta feira dia 12 de abril com distribuição de panfletos e orientação aos pacientes 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO GAFRÉE GUINLE – Rua Mariz e Barros 775 Tijuca Rio de Janeiro RJ. Distribuição de folhetos educativos sobre doenças alérgicas para leigos nas salas de espera de atendimento ambulatorial Palestra para profissionais de saúde e estudantes de Medicina sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças alérgicas Pesquisa do conhecimento de estudantes de Medicina sobre "Alergia alimentar" Data: 12 de Abril – sexta feira - período da manhã. 
  • HOSPITAL DA LAGOA – Rua Jardim Botânico 501. Jardim Botânico Rio de janeiro, RJ. Realizará palestra no auditório do Hospital na quinta feira dia 11 de abril enfocando dúvidas mais comuns em alergia. 
  • HOSPITAL SÃO ZACHARIAS – Avenida Carlos Peixoto 124 – Botafogo – Rio de Janeiro, RJ - Palestra na quarta feira dia 10 de abril, para pacientes, familiares e moradores da comunidade esclarecendo mitos em alergia. 
  • HOSPITAL FEDERAL DOS SERVIDORES – Rua Sacadura Cabral 120 – Saúde – Rio de Janeiro RJ. Evento no pátio do hospital com distribuição de questionário para avaliação do conhecimento sobre doenças alérgicas 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO PEDRO ERNESTO - ambulatório da Policlínica Piquet Carneiro - Av. Marechal Rondon, n. 381. Atividades educativas na sala de espera do andar térreo. Dias: 09 e 11/04 - 3a e 5a feira - 10,30h as 12h. Apresentação audiovisual sobre "controle ambiental na rinite e asma brônquica" e sobre "alergia alimentar: mitos e verdades", distribuição de material impresso sobre os 2 temas e preenchimento de pesquisa sobre adesão ao controle ambiental dos pacientes com alergia respiratória.Participarão da apresentação os médicos, enfermeiros e nutricionista da PPC. 
  • HOSPITAL UNIVERSITÁRIO CLEMENTINO FRAGA FILHO (FUNDÃO)- Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco 255 – Ilha do Fundão – Rio de Janeiro, RJ. Atividades interativas com os pacientes abordando a importância das principais doenças alérgicas. Métodos que auxiliam o diagnóstico como espirometria, testes cutâneos e o tratamento com medicamentos, controle do ambiente, atividade física e reabilitação serão abordados. Haverá também orientação de uso de dispositivos inalatórios. Participarão do evento todos os profissionais do Serviço assim como os profissionais de enfermagem do Instituto Ana Neri. Local: 2° andar – Ambulatório de Imunologia Clínica - Dia: 09 de abril - terça feira - 8 às 12hs. 
  • INSTITUTO FERNANDES FIGUEIRA – FIOCRUZ – Avenida Rui Barbosa 716 Flamengo – Rio de Janeiro RJ. Realizará palestra na quinta feira dia 11 de abril enfocando a alergia alimentar e distribuição de folhetos educativos durante toda a semana. 
  • INSTITUTO DE PEDIATRIA MARTAGÃO GESTEIRA – IPPMG- Rua Bruno Lobo 50 – Cidade universitária Rio de Janeiro RJ - grupo operativo em sala de espera abordando temas relacionados às doenças alérgicas e controle ambiental na quarta feira dia 10 de abril. 
  • INSTITUTO AZULAY - SETOR DE ALERGIA E IMUNOLOGIA DERMATOLÓGICA - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA – Rua Santa Luzia nº 206, Pavilhão São Miguel – Centro - Rio de Janeiro - RJ. Fará palestra na quarta-feira dia 10 de abril, direcionada aos médicos do Serviço sobre o crescimento da alergia alimentar no Brasil e no mundo e sobre a importância da prevenção das doenças alérgicas e às 12horas, Reunião do Grupo de Apoio à Dermatite Atópica (AADA-Filiada RJ), com atividades para pacientes e seus familiares. Nos demais dias, haverá orientação dos pacientes quanto à importância do tratamento e da prevenção das doenças alérgicas, além da distribuição dos folhetos educativos fornecidos pela ASBAI. 
  • PUC – SANTA CASA – 9ª ENFERMARIA – Rua Santa Luzia 206 Centro Rio de Janeiro RJ - Palestra na quinta feira dia 11 de Abril, 12 horas com esclarecimentos sobre doenças alérgicas e formas de prevenção. Na quarta feira, a equipe participará das atividades do Setor de Alergia e Imunologia Dermatológica do Instituto Azulay 

SUB REGIONAIS: 

  • NITERÓI: distribuição de impressos sobre asma e alergias na sala de espera dos ambulatórios do Serviço de Alergia e Imunopatologia do Hospital Antônio Pedro da UFF - Av. Marquês de Paraná, 303 - Centro, Niterói - RJ, 24030-210 no período de 08 a 12 de abril. 
  • SERRANA- entrevista para o SBT abordando doenças alérgicas e o papel do alergista no tratamento e na prevenção das alergias. 
  • NORTE FLUMINENSE – distribuição de folhetos educativos sobre as principais doenças alérgicas durante a semana da Alergia. 
  • NOROESTE FLUM INENSE – Grupo operativo de sala de espera no setor de Alergia com participação de médicos e profissionais de saúde com o tema: Alergia – doença do século XXI Local: Hospital São José do Avaí R. Cel. Luiz Ferraz, 397, Centro Itaperuna - RJ, 28300-000 Data: Quinta feira dia 11 de Abril, período da manhã. 
  • SUL FLUMINENSE:  
Volta Redonda: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente, seguida de sessão com perguntas e respostas, em debate com o público para esclarecimento de dúvidas. Data: 06 de Abril de 2013 (Sábado) Horário: 09h Local: Auditório da Sede Administrativa Unimed Rodovia dos Metalúrgicos, nº 2500 – Jd Belvedere – Volta Redonda 
Resende: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente - Hospital da Unimed em Resende - Data: 13/04/2013 Horário: 10 às 12:00 hs 
Barra Mansa: Palestra: Alergias – Um problema de saúde global e crescente - dia 10 de Abril às 19 horas no Auditório da Unimed - Rua Pinto Ribeiro 103 Centro
  • LITORÂNEA: Palestra: Alergia – formas de prevenção e tratamento Local: Associação Médica de Rio das Ostras - Travessa Primavera - 75 - sala 101 - Bairro Liberdade, 28.890.000 Rio das Ostras Data: sexta feira dia 12 de Abril 2013 às 18 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário