terça-feira, 30 de abril de 2013

A música a favor da apropriação do bairro

 http://bairroeducador.blogspot.com/
Repassando este trabalho muito interessante do Bairro Educador.
O BE Costa Barros deu continuidade, no dia 16 de abril, às atividades da trilha educativa Costa Barros nos trilhos da cultura, no CIEP Anton Makarenko, que tem como finalidade identificar, por meio de imagens projetadas do bairro, quais os pontos comuns reconhecidos pelos estudantes no percurso para a escola, tendo como estímulo a música produzida por Carlos Carvalho, gestor de projetos do Bairro Educador, que conta a trajetória diária de casa para escola de um estudante. Este trabalho envolve também a conscientização ambiental e o respeito aos mais velhos.


A proposta de apropriação da cidade, implementada pelo Projeto Bairro Educador Costa Barros no CIEP, dialoga com a identificação do local de origem por meio de aspectos geográficos e do reconhecimento histórico. A trilha educativa tem por objetivo evidenciar junto aos professores, estudantes e responsáveis a importância de Costa Barros. Com atividades voltadas para a história local e suas potencialidades, o Bairro Educador busca parcerias com a comunidade para a construção da história social do bairro, identificando seus primeiros moradores por meio do resgate de registros fotográficos pessoais que revelam alguns momentos de importância do bairro.

Praça do Skate, em Costa Barros

O elevado nível de participação dos estudantes em atividades é comum, como comentou a professora Cláudia Queirós: “Os alunos buscam meios para exporem seus sentimentos e, quando os colocamos como atores principais do processo de ensino-aprendizagem, o resultado está além da mensuração de uma avaliação, esse resultado é apresentado na vida e na conscientização da cidadania”.


Esta ação demonstra para os estudantes o valor de registrar as impressões quanto às modificações encontradas no bairro e, como o reconhecimento do mesmo, pode proporcionar a satisfação a respeito do lugar onde se vive.

Por Amarildo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário