segunda-feira, 25 de março de 2013

Para nutricionista do HFCF, apenas refeições leves devem ser feitas à noite

 http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Karen Schuld/Corbis
Durante a noite, depois de encerrado o expediente, muitos têm dúvida sobre o que comer e se vão engordar mais por isso. Após uma rápida pesquisa na Internet, os questionamentos só aumentam. Existem artigos que dizem que as refeições noturnas não são diferentes daquelas realizadas ao longo do dia, enquanto outros falam exatamente o contrário.
A nutricionista Maria Valéria do Nascimento Fontoura, do Hospital Federal Cardoso Fontes (HFCF), ligado ao Ministério da Saúde, esclarece sobre essa questão. “O que prejudica é a qualidade da alimentação e não só o fato de ser à noite. Quando ingerimos os inimigos brancos da saúde (farinhas, açúcares e sal), há um aumento de insulina e de pressão arterial, o que provoca descontrole hormonal e desequilíbrio dos metabolismos e isso pode acontecer em qualquer horário”.
Durante a noite, o mais adequado é priorizar uma refeição leve, com peixe, frango, legumes e verduras. “Carboidratos refinados, alimentos de alto índice glicêmico e gorduras saturadas e trans, as chamadas ‘calorias vazias’, devem ser evitadas, pois levam ao ganho de peso e à deterioração da saúde, desequilibrando o metabolismo e a qualidade de vida”, destaca Maria Valéria.
Muitas vezes não se engorda em função do alimento em si, mas das atitudes que acompanham sua ingestão, como o exagero à mesa e dormir logo depois de comer. Tais atitudes destacam o valor da orientação nutricional. “Com uma orientação nutricional adequada, conseguimos equilibrar a ansiedade, que é a vilã da compulsão e do aumento da massa corporal”, explica a nutricionista.
Moderação, qualidade e horários regulares - Segundo Maria Valéria, pesquisas recentes destacam a importância destes aspectos no momento das refeições. “Para manter o peso ideal, as pesquisas apontam que devemos evitar espaços grandes entre as refeições, para que seja possível aumentar seu fracionamento e diminuir a quantidade ingerida. Também precisamos priorizar alimentos ricos em nutrientes. Necessitamos de, em média 40 nutrientes por dia, divididos de modo a equilibrar nossas refeições ao longo do período de alimentação”.
Desse modo, complementa a profissional, a moderação, a qualidade dos alimentos e os horários das refeições são fatores cruciais na manutenção da massa corporal e na promoção da saúde. “Quem não ingere alimentos em horários regulares descompensa o metabolismo, o que pode levar ao ganho de peso através do acúmulo de gordura”.
As atividades físicas não podem ser esquecidas, já que o gasto de energia ajuda a processar e queimar os alimentos ingeridos. Para a nutricionista, elas auxiliam a perda de massa corporal, compensando, assim, possíveis exageros cometidos.
Fonte: Ascom/MS/RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário