terça-feira, 19 de março de 2013

FIQUE SABENDO - Por dentro do orçamento público

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/

Projeto do Senado ensina como funciona o orçamento público do país.
Com informações do Blog da Fundação Getúlio Vargas
Você sabe o que é Plano Plurianual (PPA)? E Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)? Ou então Lei Orçamentária Anual(LOA)? Nem todos conhecem essas siglas, mas todas elas são muito importantes para o país. Pensando nisso, o Senado lançou um projeto chamado Orçamento Fácil, trata-se de uma série de animações didáticas para ensinar como funciona o planejamento do orçamento público no Brasil.
Municípios devem prestar conta de gastos com educação até abril
Investe-se o possível em educação e não o necessário, afirmam movimentos

As animações são simples, com aparência de desenho infantil, em folhas de papel, e comparam o orçamento público com o doméstico, para facilitar o entendimento do público.
Cidade Virtual
O internauta pode ainda assumir o comando de uma “cidade virtual” como prefeito e definir em quais setores o dinheiro público deve ser investido. Por meio do game Jogo da Cidadania, os usuários podem entender melhor como estabelecer prioridades, direcionar investimentos, etc.
Até o final do ano, estarão disponíveis vídeos explicando diversos temas, como a Lei de Responsabilidade Fiscal, que controla gastos dos Estados e municípios. O objetivo do projeto é aumentar a transparência dos órgãos públicos e mostrar para a população que o cidadão tem o poder de fiscalizar o governo.
Assista a um dos vídeos:

Nenhum comentário:

Postar um comentário