quinta-feira, 7 de março de 2013

DIA INTERNACIONAL DA MULHER 2013

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Nesta sexta-feira, dia 08 de março, comemoramos o Dia Internacional da Mulher. Em meio às homenagens, é importante chamar a atenção para o enfretamento da violência que ainda persiste contra as mulheres. Segundo dados do Mapa da Violência 2012, uma cada em cada cinco mulheres brasileiras considera já ter sofrido violência dentro de casa.
Atento a essa questão, o Instituto Promundo lança nesta sexta-feira, 8 de março, a campanha:  “Dê um Toque”, que busca engajar homens na luta pelo fim da violência contra mulheres. A iniciativa está alinhada à campanha global “Ring the Bell”, que será inaugurada também na sexta-feira, durante a 57ª sessão da Comissão sobre o Status das Mulheres da Organização das Nações Unidas (ONU).
A proposta é reunir, até 25 de novembro, um milhão de mensagens de homens comprometendo-se a realizar ações concretas para construir um mundo mais seguro para mulheres e meninas. E participar da iniciativa é simples! Basta compartilhar – durante o dia 8 de março e também durante todo o ano; por meio das redes sociais on-line e em ações off-line – as peças da campanha, que trazem mensagens sobre o impacto da violência contra mulher e orientações sobre como prevenir o problema. As peças da campanha estarão disponíveis nas páginas do Instituto Promundo no Facebook e no Twitter.
Atividades no Rio de Janeiro
postal da saúde: violência contra a mulher 
Na sexta-feira, 8 de março, a mesa-redonda Mulher, Esporte e Saúde recebe a coordenadora do projeto Academia Carioca da Saúde, Júnia Cardoso; Maria Isabel Alencar, a Isabel do Vôlei; e Daniele Hypólito, ginasta do Flamengo. O evento acontece no Hospital-Escola São Francisco de Assis da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Nova, de 9h às 11h. Além do debate serão realizadas atividades de orientação em saúde sexual e reprodutiva na Praça dos Correios, próxima ao Centro Cultural dos Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro).
A programação continua na semana seguinte,  com a mobilização Mulher – Poder Público Presente, que movimentará o Largo da Carioca na quinta-feira, 14 de março, de 10h às 17h. O evento, que será oportunidade para a divulgação os serviços de apoio à mulher, é organizado pela Rede Capital de Enfrentamento à Violência contra Mulheres, coordenada pela Subsecretaria de Direitos das Mulheres da Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro.
A Rede de Adolescentes e Jovens Promotores de Saúde – RAP da Saúde estará no Largo da Carioca para interagir com os transeuntes e estimular debates e reflexões sobre o tema. Promotores de Justiça e uma equipe da Ouvidoria do Ministério Público do Rio de Janeiro também participam da ação e estarão no local para prestar esclarecimentos e tirar dúvidas da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário