terça-feira, 26 de março de 2013

Campanha de vacinação contra gripe quer imunizar 31,3 milhões de pessoas em abril

 http://www.blogdasaude.com.br/
IS6064O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (26) que pretende imunizar 31,3 milhões de brasileiros com a 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe entre os dias 15 a 26 de abril. A campanha irá contar com 65 mil postos de saúde e é resultado de uma parceria entre as três esferas gestoras do Sistema Único de Saúde (SUS) – Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde.
A meta equivale a 80% do público-alvo, que representa aproximadamente 39,2 milhões de pessoas. Na campanha do ano passado, 26 milhões de pessoas foram vacinadas, o índice superou a meta prevista, que era a mesma desse ano (80%). Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses da vacina, que protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).
Devem ser vacinados os integrantes do grupo prioritário, formado por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, pessoas privadas de liberdade, profissionais de saúde, além dos doentes crônicos, que este ano terão o acesso ampliado a todos os postos de saúde e não apenas aos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (CRIEs).
Durante a apresentação da campanha, o ministro da saúde, Alexandre Padilha,  fez um apelo para que todos os integrantes do grupo prioritário se vacinem. “É importante que estas pessoas, com doenças cardíacas, pulmonares, obesos, transplantados renais ou que tenham alguma doença crônica associada, procurem os postos de vacinação e levem a prescrição”, explicou Padilha.
Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. O objetivo da vacinação é contribuir para a redução das complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe.
blog_piscandoVermelhoDoentes crônicos
Os doentes crônicos precisam apresentar prescrição médica no ato da vacinação. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, deverão se dirigir aos postos em que estão cadastrados para receberem a vacina. Se na unidade de saúde onde são atendidos regularmente não existir um posto de vacinação, os pacientes devem solicitar prescrição médica na próxima consulta.
doenças crônicas_BemEstar
blog_piscandoNo lançamento da Campanha de vacinação contra a gripe de 2013, o Ministério da Saúde também fará uma ampla divulgação das medidas de prevenção que as pessoas devem adotar para evitar a gripe, como lavar as mãos várias vezes ao dia, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações, se estiver com sintomas da gripe, além de proteger a tosse e o espirro com lenços descartáveis.
*Informações do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário