segunda-feira, 4 de março de 2013

BE participa de capacitação promovida pelo PSE

 http://bairroeducador.blogspot.com/
No dia 25 de fevereiro, o BE Pavuna foi convidado a participar da capacitação promovida pelo Programa de Saúde na Escola (PSE) na Escola Municipal Grandjean de Montigny. O encontro reuniu representantes do 2º eixo de trabalho, dos bairros Anchieta e Pavuna e teve como objetivo apresentar para os representantes das unidades escolares a equipe formada pelos agentes comunitários de saúde que atuarão nas escolas.

Durante a reunião foi possível reunir cerca de 50 pessoas, desde funcionários da Clínica da Família Epitácio Soares Reis (agente comunitário, coordenador administrativo, nutricionista), representantes das escolas (coordenadora pedagógica, professora regente, direção) até representante do PSE, tendo como mediadores Anderson Correa e Déborah Sobrino, ambos representando o Bairro Educador.


Das escolas que fazem parte do Bairro Educador Pavuna, participaram o diretor geral (Alberto Bruno) da Escola Municipal Alberto José Sampaio e a coordenadora pedagógica da Escola Municipal Motorista Paschoal André, Andrea Chaves.

Os agentes comunitários, após a apresentação das perspectivas de atuação nas escolas, tendo como suporte a Clínica da Família Epitácio Soares Reis, propuseram um debate  a fim de definirem coletivamente as possíveis ações que poderão ser desenvolvidas com os profissionais de saúde.

Durante o debate, os representantes das unidades escolares expressaram suas necessidades de suporte referentes a algumas temáticas; dentre essas se destacam: saúde preventiva, dengue e violência, esta última, considerando tanto no que se refere aos estudantes, quanto no que diz respeito às próprias equipes que atuam nas escolas.

A partir da experiência de atuação nas unidades escolares, a equipe do Bairro Educador saiu do encontro com algumas perspectivas de ação. No entanto, para a concretização das ideias, será necessária a elaboração de planos de trabalhos discutidos com os envolvidos.

Por Déborah Sobrino

Nenhum comentário:

Postar um comentário