sexta-feira, 15 de março de 2013

Ação contra hanseníase e verminoses nas escolas começa na próxima segunda-feira

 
Na próxima segunda-feira (18) agentes comunitários e profissionais do Programa Saúde da Família vão visitar escolas públicas de 800 cidades em busca de estudantes que estejam sofrendo de hanseníase ou verminoses. A hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, que, se descoberta muito tarde, pode causar incapacidades físicas. Já a verminose, é causada quando as conhecidas lombrigas se alojam no intestino, causando anemia e diarreia, o que prejudica o desenvolvimento escolar da criança.
O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica porque as crianças têm mais chances de ter problemas como a verminose. “Elas são mais suscetíveis às verminoses porque as crianças andam descalças e muitas vezes não têm os hábitos de higiene bem desenvolvidos. É muito mais frequente que uma criança tenha verminose do que o adulto. Então a primeira ação é a gente levar para esse público um tratamento que é uma dose única de um medicamento seguro, eficaz, que consegue já reduzir muito a prevalência entre os escolares.”
Jarbas Barbosa explica que o controle da hanseníase nas escolas é importante para prevenir a doença entre toda a família. ” O objetivo é descobrir um caso na criança e utilizar esse caso como o indicador de que naquela casa na comunidade onde a criança vive, deve haver adultos com hanseníase que ainda não foram diagnosticados pelo sistema de saúde. E como a hanseníase para de se transmitir quase que imediatamente depois que a pessoa começa o tratamento, se tem uma criança, é porque tem algum adulto, que não está sendo tratado, convivendo com ela e que transmitiu”.
Também na segunda-feira o secretário de Vigilância em Saúde realiza lançamento oficial da campanha em Recife (PE).
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário