quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

VIVENDO E APRENDENDO - Câncer: entenda mais sobre a doença

 http://www.blogdasaude.com.br/


Christine Battistini
Christine Battistini teve câncer de mama e percebeu que falta informação e apoio aos pacientes. Para reverter e ajudar outras pessoas com a mesma dificuldade, fundou o Instituto Espaço de Vida.
O site conta com a participação de uma equipe multidisciplinar de médicos que orientam os pacientes, tiram dúvidas sobre medicamentos, exercícios e alimentação específica para cada patologia.
Câncer: definições das categorias
  • Carcinomas: originados nas células epiteliais ou glandulares. São os mais comuns entre todos os tipos, como o câncer de mama, de pulmão, de bexiga, de próstata, de pele, de estômago, de ovário e de pâncreas, entre outros. Podem sofrer metástase para outros tecidos e órgãos. 
  • Sarcomas: originam-se em ossos, cartilagens, gordura, músculo, vasos sanguíneos ou tecidos moles. É mais frequente em crianças e adolescentes e os mais comuns são o sarcoma de Kaposi, que atinge o tecido que reveste os vasos linfáticos; sarcoma de Ewing, atenuante no osso;  osteosarcoma, o mais comum câncer primário de osso, e o liposarcoma, que afeta os tecidos profundos das extremidades do retroperitônio.
  • Leucemias: é o câncer na medula óssea. As mais comuns são: leucemia linfoide aguda ou linfoblástica, leucemia mieloide crônica e leucemia linfocítica crônica.
  • Linfomas: Os linfomas mais comuns são o linfoma de Hodgkin e o linfoma não-Hodgkin, ambos são tumores malignos do sistema linfático.
  • Mieloma: é um grupo de doenças caracterizado pela proliferação descontrolada de células plasmáticas, principalmente na medula óssea.
  • Tumores do sistema nervoso central: esses acometem o cérebro. Os mais comuns são os meningiomas, desencadeados por meningites; meduloblastomas, que afetam o cerebelo, e os astrocitomas, que se desenvolvem nos astrócitos.
O Blog da Saúde apoia o Instituto Espaço de Vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário