quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Seja um doador - Estoques de sangue caem durante o carnaval.

http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Doe Sangue
Com o ato de doar sangue, você dá esperança para outras pessoas. Esta é a definição do agente administrativo Euclides José de Santana, 30 anos, sobre a importância da doação do sangue. Para ele, a atitude se torna mais solidária nesta época do ano, período do carnaval, quando há queda nos estoques dos hemocentros brasileiros.
O coordenador da Área Técnica de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Guilherme Genovez, afirma que as viagens e o maior número de pessoas nas ruas aumentam os casos de acidentes e as pessoas necessitam de mais transfusões. Esses são os fatores que contribuem para a redução do estoque de bolsas de sangue nos hemocentros.
Rio de Janeiro e São Paulo são os estados que mais necessitam de doações, pois a queda de doadores chega a 40%. Hoje, cerca de 300 mil pessoas doam sangue por mês, o que representa 1,8% da população brasileira.
O Ministério da Saúde alerta para a necessidade de reposição do estoque. “Com o estoque em dia, é possível atender pessoas com doenças crônicas e também as emergências que surgem nos hospitais”, diz o coordenador. Segundo ele, pacientes com anemias, com doenças como talassemia, malária, entre além de situações de traumas e cirurgias, costumam recorrer aos hemocentros.
Para evitar a redução do estoque, no caso de viagens de férias, o doador tem como opção procurar o serviço de saúde mais próximo do local onde esteja. O servidor Euclides marcou a sua ida ao Hemocentro de Brasília, onde mora, para a próxima semana. “Há cinco anos faço doação de sangue. Comecei por acaso, por influência de amigos e percebi a solidariedade deste gesto”, diz o servidor do edifício-sede do Ministério da Saúde.
Quem pode doar – Pessoas com peso acima de 50 quilos e idade entre 18 e 67 anos. Podem ser aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal. É necessário apresentar documento com foto, válido em todo território nacional.
Quem não pode doar – Pessoas com diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas; usuários de drogas; aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
  • Recomendações:
  • Nunca vá doar sangue em jejum;
  • Faça um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não tome bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evite fumar por, pelo menos, 2 horas antes da doação e evite alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à doação;
  • Pessoas que exercem profissões como, piloto de avião ou helicóptero, condutor de ônibus ou caminhões de grande porte e trabalhadores que sobem em andaimes – devem interromper as atividades por 12 horas, após a doação. A mesma recomendação é válida para que prática de pára-quedismo ou mergulho.
Doações virtuais – O Ministério da Saúde possui uma ferramenta de incentivo à doação de sangue no Facebook. Na fan page Doe Sangue, o aplicativo do Banco Virtual de Doadores tem a missão de agregar e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil. Atualmente, 10 mil 320 pessoas fizeram o cadastro nesta ferramenta.
Entenda como funciona: A pessoa faz um cadastro simples com tipo sanguíneo, estado, idade e e-mail no link: http://on.fb.me/JbvCdw
Caso uma pessoa precise de uma doação de tipo sanguíneo específico, um parente ou amigo pode clicar no aplicativo e pedir apenas aos doadores virtuais daquele estado e daquele tipo sanguíneo pra doarem sangue, para aderirem à causa.
O banco virtual também tem outra novidade: a busca ativa. Caso aceite no ato do cadastro, o Hemocentro da região onde a pessoa está poderá chamá-la pra doação quando o estoque de um tipo sanguíneo estiver baixo.
Fonte: Maria Vitória/ Comunicação Interna do Ministério da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário