terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Prefeito se reúne com empresários da noite carioca

FONTE: PCRJ
Em reunião com a presença do Corpo de Bombeiros, órgãos firmam compromisso de diminuir burocracia
05/02/2013  
Autor: Foto: Beth Santos


O prefeito Eduardo Paes e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Defesa Civil do Estado, coronel Sérgio Simões, reuniram-se na manhã desta terça-feira (05/02) com empresários da noite carioca para ajustar os procedimentos com relação aos dispositivos de segurança que as casas noturnas da cidade precisam adotar para voltarem a funcionar em conformidade com as regras. Participaram também do encontro, na sede da Prefeitura do Rio, representantes do SindRio e Abrasel, ABIH, Polo Novo Rio Antigo, além dos secretários municipais de Ordem Pública, Turismo, Urbanismo, Cultura e do Patrimônio Histórico.


Segundo o prefeito Eduardo Paes, o objetivo da reunião é garantir, acima de tudo, a segurança da população e dos frequentadores da noite carioca:


- A prioridade da prefeitura e do Corpo de Bombeiros é com a segurança. Não vamos abrir mão disso. Todos os estabelecimentos precisam obedecer às exigências dos bombeiros e, na maioria das vezes, são ajustes simples a serem feitos. Por outro lado, não queremos prejudicar o lazer, o turismo ou a economia da cidade, por isso chamamos o setor para conversar.


Foi firmado o compromisso por parte do poder público de diminuir a burocracia a fim de agilizar a retirada da documentação necessária em caso de realização de obras físicas para se adequar às exigências dos bombeiros. A Prefeitura do Rio publica amanhã decreto estabelecendo prazo de 48 horas para análise documental e emissão de parecer em caso de estabelecimentos que foram fechados e já realizaram as modificações necessárias, inclusive imóveis tombados ou preservados pelo Patrimônio Municipal.


Durante as vistorias, o Corpo de Bombeiros está avaliando quesitos simples, porém essenciais para a segurança dos frequentadores. Entre os principais problemas encontrados nas casas vistoriadas estão o excesso de lotação, a desobstrução das vias de escape, a falta de padronização ou de sinalização das saídas de emergência, e dispositivos de proteção sem funcionar.
- Nosso objetivo é a parceria com os proprietários e com a prefeitura, entendendo que todos fazem parte de um processo contra a redução do risco. Tão logo as exigências apontadas pelos técnicos sejam cumpridas, as casas serão liberadas - esclareceu Simões.


Os proprietários que tiveram seus estabelecimentos fechados pelo Corpo de Bombeiros por risco à população devem se adequar aos quesitos apontados e se dirigirem ao Quartel Central. A Diretoria de Serviços Técnicos (Praça da República, 39 - Centro) vai centralizar e viabilizar os pedidos e a equipe de vistoria para, em caso de cumprimento das regras, o estabelecimento ser reaberto imediatamente.


O SindRio (Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes) estuda a criação de um selo atestando a qualidade e segurança das casas noturnas, restaurantes e bares da cidade. O sindicato mobiliza ainda todos os empresários da noite carioca para que estejam em conformidade com as exigências impostas pelos bombeiros e pela prefeitura. Aqueles com casas interditadas se comprometeram a atender os requisitos em até 24 horas para que possam voltar a funcionar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário