terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Verão: Cuidados com a alimentação infantil garantem férias saudáveis

 http://www.blog.saude.gov.br/
Verão: Cuidados com a alimentação infantil garantem férias saudáveis:

Pais devem ficar atentos para que os pequenos não extrapolem com as guloseimas nesse período do ano. Foto: Marcello Casal JR/ABr
As férias de verão tiram qualquer um do ritmo habitual, inclusive as crianças. É tempo de deixar a meninada se divertir, mas uma série de precauções deve ser tomada pelos pais para que a diversão seja garantida e completa. Em casa, na praia, no campo ou na colônia de férias, os riscos são bem parecidos e podem ser evitados. Entre eles, está um problema muito sério que parece ser inofensivo: a alimentação. Os responsáveis devem ficar atentos para que os pequenos não extrapolem com as guloseimas nesse período do ano.
A coordenadora geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, garante que isso pode ser evitado e dá algumas dicas para que as férias não se transformem em um pesadelo. “Deve-se observar a qualidade da comida, a limpeza do local onde compra, a refrigeração e optar por alimentos frescos e saudáveis sempre. Para garantir a diversão e estar preparado para a rotina de lazer ao longo de um dia de verão é importante ter um café da manha reforçado. Frutas, pães, leites e queijos magros são fundamentais para começar bem o dia”, orienta.
A má alimentação durante o recesso escolar pode trazer problemas como infecção intestinal, enjoos, diarreia e vômitos que vão fazer as crianças perderem alguns dias de diversão. Ou, se for estendida pelo restante do ano e virar hábito, pode trazer problemas futuros.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, o número de crianças e adolescentes com excesso de peso subiu mais de 300% desde a década de 1970 até hoje. Na época, o número de jovens obesos era de 4% entre os meninos e 7,5% entre as meninas. Agora, é de 18% entre o sexo masculino e 15,5% entre o sexo feminino. O que corresponde ao número alarmante de mais de seis milhões de crianças e jovens brasileiros acima do peso.
Recentemente aprovada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a prevenção da obesidade, diabetes e hipertensão infanto-juvenil passou a ser prioridade da rede de atenção às pessoas com doenças crônicas. O Programa Saúde na Escola do Ministério da Saúde também desenvolve um conjunto de ações em colégios públicos e particulares para promover a saúde da criança com uma alimentação saudável. A coordenadora lembra que mesmo durante as férias esse programa de combate e prevenção deve ser mantido. “Nesse período do ano, as crianças podem se exercitar mais e ter acesso a diferentes alimentos. Os pais devem apresentar frutas e hortaliças diferentes que não faziam parte do hábito alimentar da criança. E continuar evitando os alimentos industrializados, doces e gordurosos”, alerta.
A ingestão de líquido no verão também é fundamental. “Recomenda-se de 1,5 a dois litros, no mínimo, por dia. Esses líquidos devem contemplar principalmente água natural, mas também podem ser obtidos através de chás, sucos, de preferência de bebidas não açucaradas. Porque essas bebidas açucaradas, a exemplo dos refrigerantes, contribuem para o ganho de peso e para a obesidade na infância”, finaliza Patrícia Jaime.
Camilla Terra / Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário