quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Teatro Educativo sobre o meio ambiente

 http://bairroeducador.blogspot.com/

Parabéns a toda equipe pelo excelente trabalho realizado na nossa comunidade!!!
Teatro Educativo sobre o meio ambiente:
Em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, nos meses de outubro e novembro, o Projeto Bairro Educador promoveu apresentações teatrais sobre o meio ambiente para os CIEPs Dom Oscar Romero, Dr. Adão Pereira Nunes e as Escolas Municipais Sebastião de Lacerda, Olímpia do Couto e Cornélio Pena, BE Irajá. Cerca de 1.200 estudantes, do 1º ao 5º ano, puderam aprender de forma lúdica, e interativa, sobre a importância de preservar a natureza.


Em 2012, em consonância com a Rio + 20, todas as unidades escolares do Bairro Educador de Irajá, de primeiro segmento,desenvolveram projetos e atividades educativas relacionadas às temáticas do meio ambiente: sua preservação e sustentabilidade.  Por esta razão, a gestora de projetos decidiu junto com as unidades escolares, realizar apresentações de teatro para os estudantes nas referidas instituições de ensino. 

“Nós não somos atrizes profissionais, mas sim agentes educadoras do meio ambiente. Resolvemos criar este teatro educativo para que vocês possam aprender se divertindo”, diziam as atrizes ao final da peça teatral, que divertiu os pequenos.

Durante a peça teatral, os alunos tiveram a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentossobre como podemos preservar a natureza no nosso dia a dia, e as conseqüências dos danos causados pelo homem para a natureza.

Ao final da apresentação, as educadoras ambientais fizeram uma roda de bate-papo com os estudantes sobre os assuntos apresentados na peça. A fim de promover reflexão,convidaram alguns estudantes para participar da dinâmica “casos”, um momento onde os próprios estudantes puderam dar exemplos de preservação e/ou destruição do meio ambiente, a partir das suas próprias experiências de vida.


Após o espetáculo, alguns estudantes que participaram das dinâmicas propostas pelas educadoras, foram premiados com broches, representando a participação no grupo dos guardiões do meio ambiente. Esta é uma forma simbólica de incentivá-los a continuarem zelando pelo meio ambiente na escola e na comunidade onde vivem.

“Porque você está catando esses papéis do chão?”Perguntou uma professora ao seu aluno, que ganhou o broche. Ele respondeu: “Agora eu sou um agente do meio ambiente. “Tenho que cuidar para que tudo fique limpinho aqui no CIEP”, relatou a coordenadora pedagógica Ana Lúcia Galrão, do CIEP Dom Oscar Romero.
Ana Carolina Duarte.
Gestora de Projetos do Bairro Educador Irajá

Nenhum comentário:

Postar um comentário