terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Piolhos: como combater estes seres incômodos

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Piolhos: como combater estes seres incômodos:
Embora exista um estigma social associado a ter piolhos, infestações são comuns e não há motivo para se envergonhar.
Piolho (pediculose) é sinônimo de falta de higiene?
A resposta é: NEM SEMPRE!

Como os piolhos agem?Piolhos: como combater estes seres incômodos

"Eles são atraídos por cabelos limpos e brilhantes, então a suposição de que apenas pessoas com pouca higiene tenham piolhos é falsa", explica Hannah Chow-Johnson, pediatra na universidade americana Loyola University Health System.
Do tamanho de um grão de arroz, piolhos depositam pequenos ovos esbranquiçados ou acastanhados, chamados de lêndeas, que grudam nos fios de cabelo bem perto do couro cabeludo.
Embora eles não consigam saltar ou voar, os piolhos podem ser transmitidos de pessoa para pessoa através de contato íntimo, como abraçar ou dormir na mesma cama. Partilhar chapéus, roupas ou escovas de cabelo também são formas de contágio.

Prevenir é melhor do que remediar

Verifique o cabelo do seu filho uma vez por semana

É um pouco trabalhoso, mas é muito mais fácil lidar com os piolhos logo no início do que um mês após a infestação.
• Sente a criança ao lado de uma pia de água morna e separe os fios de cabelo em pequenas partes.
• Jogue um pouco de água em pequena quantidade de cabelo e passe um pente de cerdas finas do couro cabelo até a extremidade dos fios.
• Lave o pente e limpe-o com uma toalha.
• Repita esse processo até que todo o cabelo tenha sido verificado.
Não é suficiente apenas repartir o cabelo da criança e olhar. Piolhos se movem muito rapidamente e são capazes de frustrar seus esforços.

Como acabar com os piolhos

Produtos inseticidas de farmácia

Lave o cabelo da criança com xampu, creme ou loção receitados pelo pediatra. Cada uma tem um jeito de ser usado, por isso leia a bula e siga as instruções com cuidado.
Um problema é que os piolhos podem estar resistentes ao inseticida da fórmula do produto. Assim, se você seguiu corretamente todas as recomendações, e não teve sucesso, mude de tática. Não adianta insistir com esse produto ou fazer repetidos tratamentos.

Não subestime o poder das lêndeas

Esses produtos têm um inseticida tóxico na fórmula, mas não costumam matar os ovos (só matam os piolhos)!
Lêndeas geralmente eclodem do ovo dentro de oito a nove dias, atingindo a maturidade e se tornando capaz de produzir mais lêndeas. Então, não é suficiente livrar-se apenas dos piolhos vivos. As lêndeas também deve ser eliminadas.
Tanto o medicamento quanto o pente fino devem ser repetidos a cada 2-3 dias, durante 10 dias. Mesmo se você achar que já acabou com a infestação, deve continuar examinando os cabelos uma vez por semana, removendo as lêndeas.

Mais dicas

• Ao eliminar os piolhinhos retirados da cabeça, não os jogue em qualquer lugar. Jogue na privada ou guarde em um vidrinho com álcool. Podem servir para educar pessoas que não conhecem bem os piolhos.
• Limpe bem as escovas e pentes usados para retirar os piolhos, e deixe-os separados das demais pessoas da casa.
• O secador de cabelo, usado com os fios secos, é uma arma importante para combater o piolho. Usado da maneira correta, ele pode deixar a região com até 56 graus e matar o bicho pelo excesso de calor.
• Os pais que encontrarem piolhos ou lêndeas devem tratar todas as pessoas da família e lavar as roupas de cama e toalhas em água quente. Ferva ou enxágüe com água quente a roupa de cama de quem estiver com a infestação, e depois passe tudo com ferro bem quente.
• Tudo o que não pode ser lavado deve ser colocado num saco de plástico durante pelo menos 72 horas. Assentos de carro, mochilas e jaquetas também deve ser inspecionados e tratados.
• Informe o colégio do seu filho que ele está com piolho. As escolas já estão acostumadas com esse tipo de aviso e devem manter sigilo sobre a criança, mas com certeza vão avisar os outros alunos por meio de uma circular ou um recado na agenda, para os pais tomarem alguns cuidados.
Nunca use produtos que não sejam de farmácia. Alguns criminosos vendem por aí ‘misturinhas’ de inseticidas agrícolas com xampu. Isso é veneno!
Fonte: Pediatria Brasil / Delas / Portal do Piolho / Bem Estar
Foto: Wikipedia
Última atualização: 27/12/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário