quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

FIQUE SABENDO - Viciado nas gotinhas? Muito cuidado!

 http://www.blogdasaude.com.br/
 
É super incômodo dormir com o nariz entupido. A saída? Gotinhas “milagrosas” contidas em frascos de descongestionantes nasais. Eles são encontrados facilmente, em qualquer farmácia, podem ser adquiridos sem receita médica, são baratos e o resultado é quase que imediato. Mas, o uso desmedido pode se tornar um vício, piorar ainda mais a respiração e desencadear outros problemas.
Uma pesquisa de mercado recente, feita pela consultoria IMS Health e pela Associação Brasileira de Medicamentos Isentos de Prescrição, mostrou os medicamentos mais vendidos nas farmácias do país. E adivinhem? O Neosoro, solução nasal contendo cloreto de sódio, cloreto de benzalcônio e cloridrato de nafazolina, foi o remédio mais vendido nas farmácias no último ano. Os “fãs” das gotinhas chegam a se reunir em grupos no Facebook (“Neosoro” e “Clube dos viciados em Neosoro”), onde lamentam a rapidez com que dão cabo de um frasco. O que preocupa os médicos.
Os descongestionantes nasais são medicamentos usados de forma abusiva por quem tem obstrução nasal crônica. Eles promovem um alívio rápido, pois diminuem o calibre dos vasos por meio da vasoconstrição (processo de contração dos vasos sanguineos). Entretanto, sua ação não se restringe apenas ao nariz, já que a vasoconstrição ocorre em outras áreas do organismo, podendo causar problemas cardíacos (como aumento da pressão arterial e arritmias) e pulmonares, conta a Drª Luciana Balester Mello de Godoy, otorrinolaringologista do Hospital São Camilo. “Além disso, o uso abusivo pode causar dependência. O uso de descongestionantes em crianças pode, inclusive, levar a uma depressão do sistema cardiorrespiratório e, eventualmente, até causar a morte”, afirma.
Em algum momento eles são indicados? Sim, em caso de resfriados e gripes, que são doenças virais de curta duração, chamadas de doenças auto-limitadas, por um curto período de tempo, no máximo por 5 dias. Também podem ser indicados em caso de sangramento nasal, com o objetivo de reduzir o calibre dos vasos que estão causando o sangramento.
Para quem tem rinite alérgica a obstrução incomoda mais e com mais frequência. A Drª Luciana Balester indica alguns cuidados auxiliares. “Quem tem rinite alérgica deve evitar o contato com aqueles elementos que provocam essa reação, chamados de alérgenos. O alérgeno pode ser ácaro doméstico, fumaça de cigarro, mofo, entre outros. O paciente deve tentar eliminar o alérgeno dos ambientes que frequenta, especialmente do seu quarto e da sua casa. Evitar o uso de cobertor, retirar tapete/carpete, cortinas, bichos de pelúcia e livros do ambiente são exemplos de medidas que auxiliam no controle dos alérgenos”, alerta.
Realizar a higiene nasal diária com soro fisiológico também ajuda. “Há medicamentos à base de corticóide na forma de spray nasal e anti-histamínicos que podem ser usados nas crises de rinite alérgica para o controle do processo inflamatório e, consequentemente, melhoram a congestão nasal”, recomenda a otorrinolaringologista .

Nenhum comentário:

Postar um comentário