quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

FIQUE SABENDO - Hospitais federais e Into têm novo sistema de marcação de consultas

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
A partir deste ano, os seis hospitais federais sediados no Rio de Janeiro mudam o sistema de agendamento de consultas. Todos os primeiros atendimentos ambulatoriais e exames (como colonoscopia, endoscopia digestiva, mamografia, entre outros) serão exclusivamente agendados pela Rede de Atenção Básica de Saúde. A nova regra entrou em vigor nesta quarta-feira (2) e vale para quem procura agendar o primeiro exame ou consulta nestes hospitais e também no Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into).
O agendamento passa a ser feito por meio de um sistema informatizado disponível em todas as unidades de saúde do Rio de Janeiro – o SISREG. Pacientes que moram na capital fluminense poderão procurar qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) para marcar diretamente a consulta ou o exame nos hospitais federais ou no Into. Já os que vivem em outros municípios deverão buscar a UBS em que são acompanhados ou a Secretaria Municipal de Saúde para agendar o procedimento especializado na rede federal.
A medida foi tomada pelo Departamento de Gestão Hospitalar (DGH) do Ministério da Saúde no Rio e a direção do Into, em atendimento à determinação do ministro Alexandre Padilha. O objetivo é reestruturar a lógica de acesso de novos pacientes aos serviços especializados de saúde que funcionam no município do Rio de Janeiro.
Os seis hospitais federais no Rio – Andaraí, Bonsucesso, Cardoso Fontes, Ipanema, Lagoa e Servidores do Estado – prestam atendimento de média e alta complexidade nas mais diversas especialidades, como ortopedia, oncologia, oftalmologia, nefrologia, otorrinolaringologia, urologia, clínica médica e obstetrícia de alto risco, além de transplantes. O Into oferece assistência especializada em traumato-ortopedia.
Fonte: Ascom do DGH/MS e Ascom do Into

Nenhum comentário:

Postar um comentário