sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

CONHEÇA O TRABALHO DOS NOSSOS PARCEIROS - Descentralizando o Atendimento

 http://smsdc-cfjosuetesantannadeoliveira.blogspot.com/
 Descentralizando o Atendimento



                 Neste ultimo semestre de 2012 todos os esforços, diante das dificuldades que se apresentaram, foram para buscar um atendimento mais próximo das comunidades além de estreitar o relacionamento com os usuários da clínica. Os profissionais buscaram dar uma atenção diferenciada aos acamados, os que tem dificuldade de locomoção, os que não por muito tempo ficaram sem auxilio para cuidar de ferimentos  e ou até mesmo orientações para casos de saúde mental.


                 O NASF também teve um papel muito importante nas ações externas, não somente com a profissional de educação física Patrícia Rodrigues mas também com a chegada dos demais nas áreas de fonoaudiologia, pscicologia, nutrição e assistência social.  Essa força somada ainda em construção está sendo aos poucos adicionada nos atendimentos como orientadores, e em casos mais extremos e específicos se faz necessária a intervenção direta ou indireta.




                O trabalho em campo é muito importante como vitrine de divulgação dos serviços que a comunidade pode receber da unidade, além do conhecimento territorial, falando em espaço físico, desta forma os profissionais de saúde que normalmente não são moradores da área podem ter uma visão melhor para o planejamento de ações e atividades voltadas para a área assistida pela equipe em questão.


      *   Equipe Luiz Coutinho sob supervisão da Enfermeira Patrícia com auxilio da Técnica de Enfermagem Lilian e os Agentes Comunitários de Saúde.  Também buscam realizar atendimentos externos com promoções de saúde voltados para crianças, adultos e idoso. Hoje a equipe tem como médica no seu quadro a Doutora Elizabeth.

Sua área de atuação extende-se para uma pequena parte da Comunidade do Muquiço e Vila Eugênia.

               *       Equipe dos Apartamentos, passa a ter uma área diferenciada das demais por não ter nenhuma parte com as comunidades já citadas contudo é uma área que embora visivelmente não aparente as necessidades mas é carente de muitas atenções pois se trata de uma área com grande índice de idosos que moram sozinhos e em muitas vezes hipertensos, com diabetes, acamados, amputados e também pessoas vivendo em condições precárias. 
                       A Equipe Apartamentos tem como enfermeiro chefe e também responsável técnico o Enfermeiro Sérgio Augusto  e a  médica Fátima Proubel que levam a equipe adiante e que tem estado a frente dos movimentos realizados na unidade, passou a ser característico desta equipe realizar ações e passeios que envolvem toda a unidade, além das confraternizações para manter um bom ambiente de trabalho e harmonioso onde todos ganham.
*      Equipe Operária, hoje está sob a supervisão do Enfermeiro Adilson que conquistou a comunidade por sua dedicação e carinho com as pessoas da comunidade.  Também contam na equipe com a prestesa do médico de equipe Doutor José Luiz que igualmente conquistou o carinho da comunidade do muquiço que é a área de atuação da equipe.  Hoje realizam a promoção saúde no quintal dentro da área  onde obtiveram uma maior proximidade com os cadastrados da clínica.
 Edição e Imagens por Marisa Serafim

Nenhum comentário:

Postar um comentário