terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Campanhas influenciam o aumento de transplantes no Brasil

 http://www.blog.saude.gov.br/
 
Campanhas de conscientização da população e outras ações de incentivo a doação de órgãos têm aumentado o número de transplantes no Brasil. Dados do Ministério da Saúde apontam um aumento de 12 por cento no número de transplantes de órgãos no país. De janeiro a julho, foram realizadas quase 12 mil e 300 cirurgias pelo Sistema Único de Saúde. No ano passado, o estudante Guilherme de Oliveira teve a vida salva depois de ter um coração doado no estado do Paraná. Ele foi diagnosticado em maio com miocardite viral, que é a inflamação do coração ocasionada por um vírus. Os médicos do menino não viam outra saída se não o transplante de coração. Com pouco mais de seis meses na fila de transplantes do Sistema Único de Saúde, Guilherme finalmente recebeu o coração que tanto esperava.
A dona de casa Sidneia de Oliveira, mãe do menino, ressalta que a atitude da família que decidiu pela doação de órgãos permitiu que uma vida fosse salva. ”Ele agora está bem, só que o que eu penso é que as pessoas tinham mesmo que doar órgãos porque a família desse menino salvou a vida do meu porque o meu hoje não estaria vivo. Salvou a vida do Guilherme, porque o Guilherme, o médico falou que ele não ia aguentar mais nem uma semana no hospital, não tinha mais medicamento, não tinha mais o que fazer.”
Em julho do ano passado, o Ministério da Saúde firmou uma parceria com o Facebook, em que o usuário da rede social no Brasil se declara doador de órgãos. O objetivo é que o internauta adicione a informação em sua linha do tempo e compartilhe sua história sobre quando, onde e porque decidiu se tornar um doador.
Na avaliação do secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Magalhães, o engajamento das pessoas para a doação de órgãos vem crescendo a cada ano. ”O número de transplantes públicos no Brasil, feitos pelo SUS tem aumentado ano a ano. Isso vai se repetir durante todo o ano de 2012, e iniciamos 2013 com muito boas perspectivas. O engajamento da população é cada vez maior, a demonstração através da nossa iniciativa junto ao Facebook, mais de cem mil pessoas já se declararam doadores. Isso significa uma mobilização dos amigos, da família. É muito significativo. Além de todas as campanhas, participação da sociedade civil, de artistas, de personalidades, das igrejas e dos movimentos sociais.”
O Ministério da Saúde utiliza as redes sociais desde 2009 para se aproximar cada vez mais da sociedade, esclarecendo dúvidas, recebendo sugestões e trabalhando para aprimorar o Sistema Único de Saúde. Para dizer no Facebook que você é um doador de órgãos, vá na linha do tempo e clique em “Evento Cotidiano”. Selecione a opção saúde e bem-estar e clique em doador de órgãos, selecionando depois quem você quer que tenha acesso a essa informação. Independente da intenção da pessoa, é a família que decide se autoriza ou não a doação de órgãos.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário