segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Trabalho infantil é ainda a principal fonte de renda de muitas famílias

 http://www.viablog.org.br/
Trabalho infantil é ainda a principal fonte de renda de muitas famílias: Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, quase 660 mil adolescentes e jovens, entre 15 e 19 anos, são responsáveis pela renda de suas famílias. A pesquisa revelou ainda que mais de 131 mil crianças brasileiras, entre 10 e 14 anos, são chefes de família.

FIQUE SABENDO - Hepatite C: Novos Medicamentos terão o dobro da eficácia

 http://www.blog.saude.gov.br/
Hepatite C: Novos Medicamentos terão o dobro da eficácia:

Foto: Corbis Images
A partir de 2013, os portadores de hepatite C vão ter dois novos medicamentos mais eficazes para o tratamento da doença disponíveis no SUS. A rede pública de saúde vai começar a distribuir os antivirais boceprevir e telaprevir para doentes com hepatite C em estágio mais avançado, que é quando há um comprometimento maior do fígado com a fibrose hepática.
O Ministério da Saúde estima que mais de cinco mil pessoas vão ser beneficiadas com a distribuição dos medicamentos.O assessor técnico do departamento de DST, Aids, e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Marcelo Freitas, destaca que os novos medicamentos vão ajudar a salvar mais vidas.”Nós vamos conseguir ter mais sucesso no tratamento dessas pessoas. Elas vão conseguir se beneficiar porque nós conseguimos com esses medicamentos um sucesso no tratamento que é o dobro do sucesso que nós temos atualmente. Ou seja, a possibilidade de cura vai ser muito maior com esses novos medicamentos do que com o tratamento que era oferecido até então.”
Embora os medicamentos tenham um poder de cura maior que os já ofertados, o SUS terá que oferecer uma atenção redobrada para os pacientes que tomarem a medicação. Segundo Marcelo Freitas, os remédios causam efeitos colaterais com muita frequência.
“As pessoas que estiverem utilizando esses medicamentos vão ter que serem seguidas pelo serviço de saúde bem de perto. Elas vão ter que ser observadas, o tratamento vai ter que ser acompanhado pela equipe de saúde bem de perto porque o fundamental, apesar desses efeitos colaterais, é que eles sejam identificados logo no início e que já se faça o tratamento correto desses efeitos colaterais para que o tratamento tenha sucesso.”, destaca Marcelo Freitas.
Os dois novos medicamentos para o tratamento da hepatite C em pacientes em estágio mais avançado já começam a ser distribuídos no começo do ano que vem em todos os estados do País.
Fonte: Amanda Mendes / Web Rádio Saúde

A LUTA CONTINUA - Dengue | Saiba mais sobre a doença

 http://www.blog.saude.gov.br/
Dengue | Saiba mais sobre a doença:

Foto: Combata a Dengue
No Dia Nacional de Combate à Dengue, lembrado nesta segunda-feira (26), o Ministério da Saúde reforça a importância da prevenção e tratamento da doença. Saiba mais sobre o mosquito, sintomas e quais as medidas necessárias para combatê-la.
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, mede menos de um centímetro, tem cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas. O mosquito costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, embora nas horas quentes possa atacar à sombra, dentro ou fora de casa.
O Aedes aegypti caracteriza-se por apresentar comportamento urbano, sendo raro encontrá-lo em áreas silvestres. Em média, o mosquito vive em torno de 30 dias, e a fêmea chega a colocar entre 150 e 200 ovos de cada vez. A fêmea, apesar de copular somente uma vez, tem capacidade de desovar várias vezes durante sua vida. Essas desovas estão condicionadas à ingestão de sangue e ocorrem após 2 ou 3 dias, por isso necessita alimentar-se periodicamente. É durante essa alimentação que, se ela estiver infectada, pode transmitir o vírus da dengue ou se contaminar com o vírus, caso se alimente de uma pessoa que esteja com dengue. Uma vez infectada com o vírus da dengue, a fêmea torna-se vetor permanente da doença.
Após a picada do mosquito, os sintomas se manifestam a partir do terceiro dia. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias.O intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É depois desse período que os sintomas aparecem.
Sintomas – Os sintomas da dengue são: febre alta com início súbito, forte dor de cabeça, dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo e muitas dores nos ossos e articulações.
Os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue comum. A diferença ocorre quando acaba a febre e começam a surgir os sinais de alerta:dores abdominais fortes e contínuas;vômitos persistentes;pele pálida, fria e úmida; sangramento pelo nariz, boca e gengivas; manchas vermelhas na pele; sonolência, agitação e confusão mental; sede excessiva e boca seca; pulso rápido e fraco; dificuldade respiratória e perda de consciência.
Na dengue hemorrágica o quadro clínico se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.
Tratamento – A reidratação oral é uma medida importante e deve ser realizada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sangüínea. A pessoa deve manter-se em repouso, beber muito líquido (inclusive soro caseiro) e só usar medicamentos prescritos pelo médico, para aliviar as dores e a febre.
Ao ser observado o primeiro sintoma, deve-se buscar orientação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima. As pessoas que já contraíram a forma clássica da doença devem procurar, imediatamente, atendimento médico em caso de reaparecimento dos sintomas agravados com os sinais de alerta, pois correm o risco de estar com dengue hemorrágica, que é o tipo mais grave. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.
Blog da Saúde

Sessões do XIV Seminário serão transmitidas pelo TeleSSaúde UERJ

 http://inad-smsdc.blogspot.com/
Sessões do XIV Seminário serão transmitidas pelo TeleSSaúde UERJ:
Quem não puder participar presencialmente, poderá assistir o painel e a mesa redonda que estão na programação do evento.


Organizado pelo Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), com apoio do Instituto de Nutrição da UERJ e do Conselho Regional de Nutricionistas-4ª Região, o "XIV Seminário Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafio" terá duas sessões transmitidas ao vivo pela plataforma do Telessaúde UERJ. Para acessar a transmissão, basta entrar em http://www.telessauderj.uerj.br/ava/, clicar em Agenda e seguir as orientações disponíveis no site.

Agendado para 9h30min, o painel "Conflitos de interesses na relação público e privado em Alimentação e Nutrição em Saúde Coletiva" contará com a participação de Fabio Gomes (Instituto Nacional de Câncer) e Ruben Mattos (Instituto de Medicina Social/UERJ), com moderação de Inês Rugani (Instituto de Nutrição/UERJ).

Já a mesa redonda "Desafios da Nutrição nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis", programada para as 11h, será composta por Cristiano Boccolini (Hospital Maternidade Herculano Pinheiro/SMSDC), Carla Avesani (Instituto de Nutrição/UERJ) e Patrícia Jaime (Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição/MS), com moderação de Patrícia Costa (Instituto de Nutrição Annes Dias/SMSDC).

Clique aqui e veja a programação completa do seminário.

SAÚDE PRESENTE NO CIEP ADÃO NO Projeto África

 http://professoraclaudiamarques.blogspot.com/
Projeto África:                    
                                                        HIV ( AIDS )


      Conversando sobre os problemas sociais na África, citei o HIV, que nas últimas décadas tem impedido o desenvolvimento do continente. O que deixou os Escritores do Futuro curiosos em conhecer sobre essa doença que assola esse continente onde são aproximadamente 42 milhões infectados.
      Para tirar algumas dúvidas sobre a AIDS contamos com a colaboração da nossa Técnica de Enfermagem Geiza , que troxe dois médicos para palestrar não só sobre essa doença como outras no CIEP Adão.
    Toda turma ficou agradecida por esses profissionais da área da saúde acabarem com suas dúvidas. Que alegria temos por poder contar com parcerias tão produtivas!

























REUNIÃO DE PAIS DO MATERNAL E.M. J.I. ANA DE BARROS CÂMARA 24/11/2012

 http://smsdc-cms-fazendabotafogo.blogspot.com/
REUNIÃO DE PAIS DO MATERNAL E.M. J.I. ANA DE BARROS CÂMARA 24/11/2012:

Memorial da gestão da educação municipal é lançado na Internet

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Memorial da gestão da educação municipal é lançado na Internet:
Da Undime
A partir da próxima quarta-feira (28), o portal “Memorial da gestão da educação municipal” estará no ar. O site é uma ferramenta, criada pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), que diz respeito ao Memorial de Gestão. Um documento que registra aspectos essenciais da gestão da secretaria de Educação de cada município. Para o dirigente que assumirá no ano seguinte, servirá de planejamento e avaliação das políticas municipais de educação adotadas.
O portal foi apresentado, na última sexta-feira (23) aos secretários de educação presentes no evento formativo do Prêmio Inovação em Gestão Educacional 2011, em Brasília. A presidenta da Undime do Rio Grande do Sul, Marcia Adriana de Carvalho, explicou como vai funcionar o sistema e enfatizou a importância do instrumento. “Preencher o memorial é deixar um registro histórico do que a secretaria de Educação realizou e do que ainda precisa ser feito. É preciso entender que este é um documento importante para a construção de novas políticas públicas”.
A iniciativa é uma parceria entre Undime, Ministério da Educação, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Unicef e Unesco. O objetivo é fazer com que os gestores criem o hábito de preencher o documento ao fim de cada gestão. Assim, as informações contidas no portal poderão servir de referência para o gestor que assumir.
A coordenadora geral de redes públicas da Secretaria de Educação Básica do MEC (SEB/ MEC), Clélia Mara Santos, pediu aos gestores presentes que repassassem as informações sobre o Memorial de Gestão aos demais dirigentes. “Trata-se de uma ferramenta muito importante. Por isso, quando chegarem aos seus municípios conversem com os secretários dos municípios mais próximos e os incentivem a fazer o Memorial”, reforçou.
O portal

O sistema é fácil de ser acessado. Basta fazer o cadastro inicial e começar a preencher os dados. O documento contém indicadores e itens referentes a: Gestão Escolar; Formação de Professores e Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Lições aprendidas; Mapa da informações gerencias mais relevantes; Prática Pedagógicas e Avaliação; e Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos. Para entender melhor como funciona o sistema, criamos um passo a passo. Clique aqui para conferir.
A partir da quarta-feira (28) o portal poderá ser acessado neste endereço: memorialdagestao.undime.org.br

CAFÉ COM IDEIAS: INTERSETORIALIDADE PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

 http://elosdasaude.wordpress.com/
Como as Coordenadorias de Saúde das Áreas de Planejamento, as CAPs, podem qualificar as ações intersetoriais em seus territórios?
 
Esta pergunta foi o ponto de partida para o Café com Ideias – encontro entre coordenadores de CAPs promovido em outubro pela Coordenação de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro (CPAI/SPS/SMSDC-RJ). A dinâmica proporcionou a troca de ideias e experiências sobre o tema da intersetorialidade e fomentou o debate sobre como transformar este conceito em prática, contribuindo para ações efetivas de promoção da saúde nos territórios.
“O Café com Ideias é um processo de conversação simples e poderoso, que valoriza os diferentes saberes, vivências e pontos de vista, proporcionando um diálogo colaborativo. A atividade acessa a inteligência coletiva e cria possibilidades inovadoras de ação”, apresenta a coordenadora de Políticas e Ações Intersetoriais da Superintendência de Promoção da Saúde da SMSDC-RJ, Viviane Manso Castello Branco.

Café com Ideias: Uma dinâmica divertida e integradora para compartilhar experiências e propostas sobre intersetorialidade e promoção da saúde
A iniciativa é baseada nas metodologias “Café da Equidade” e “World Café” e convida cada participante a aproveitar a oportunidade para enriquecer-se com a experiência dos demais.  ”Na prática, a reunião se transforma em um grande toró de palpites.Os participantes são organizados em pequenos grupos, ao redor de mesas cobertas com papel para rabiscar, desenhar ou escrever e a dinâmica acontece em três rodadas de conversa, de cerca de vinte minutos cada”, explica Viviane.
Uma pessoa permanece em cada mesa, como “anfitriã”, e tem o papel de receber os novos participantes e fazer uma síntese das novidades e questões mais relevantes trazidas pelo grupo anterior. As pessoas que trocam de mesa são chamadas de “embaixadoras” e tem a missão de levar às outras mesas as ideias-chave que emergiram da conversa anterior. O troca-troca de grupos faz com que as ideias circulem por todas as mesas e contagiem todos os participantes. Ao final das três rodadas, compartilhamos a síntese do debate numa conversa ampla, envolvendo todos os parceiros
“Neste bate-papo, destacamos padrões, sistematizamos o conhecimento coletivo e levantamos as possibilidades de ação e propostas de desdobramentos. É fundamental criar um ambiente gostoso, em que as pessoas se sintam bem-vindas e à vontade. Uma boa ideia é servir um lanche saudável e saboroso, como nozes, castanhas, frutas secas, uvas, maças, sucos e chás”, conta Viviane.
Para garantir a o envolvimento de todos os participantes e o melhor aproveitamento da dinâmica, o Café com Ideias conta com uma etiqueta toda especial, que é apresentada ao grupo antes do início da atividade:
  • Foque no que interessa
  • Contribua com o seu pensamento
  • Fale com sua mente e seu coração
  • Escute para entender
  • Ligue e conecte ideias
  • Converse, rabisque, desenhe, escreva nas toalhas de mesa a sua contribuição para o debate
  • Valorize e registre ideias, descobertas e questões mais relevantes
  • Relaxe e aproveite este momento. Afinal, é conversando que a gente se entende!
Quer promover ou participar de um Café com Ideias?
Envie um email para elosdasaude@gmail.com
>> Baixe o arquivo com a Etiqueta do Café, para distribuir em seu evento
>> Acesse o relatório do Café com Ideias – Intersetorialidade para a Promoção da Saúde

Pré-escola na Suécia estimula igualdade de gênero

 http://redir.folha.com.br/redir/online/equilibrioesaude/rss091/*http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/
Pré-escola na Suécia estimula igualdade de gênero: ESTOCOLMO - Numa pré-escola de Estocolmo, os professores evitam usar os pronomes "ele" e "ela". Em vez disso, chamam seus 115 aluninhos de "amigos". O uso dos pronomes masculinos ou femininos é tabu. Eles são substituídos pelo pronome "hen", palavra sem gênero que a maioria dos suecos evita, mas que é usada em alguns círculos gays e feministas. A biblioteca da escola tem poucos contos de fada clássicos, como "Cinderela" ou "Branca de Neve", com seus estereótipos masculinos e femininos. Mas há muitas histórias sobre pais solteiros, crianças adotadas ou casais do mesmo sexo. As meninas não são incentivadas a brincar com cozinhas de brinquedo, e os blocos de montar não são vistos como brinquedos para meninos. Os professores são orientados a tratar os meninos, quando eles se machucam, com o mesmo carinho que dariam às meninas. Lá, todo mundo pode brincar com bonecas. Leia mais (26/11/2012 - 03h00)

OPORTUNIDADE - Coleção Grandes Educadores, do MEC, à disposição dos educadores

 http://programajornaleeducacao.blogspot.com/
Paulo Freire, Anísio Teixeira, Jean Piaget e Antônio Gramsci, dentre outros, fazem parte da Coleção Educadores, ao alcance de todos os interessados no portal Domínio Público do Ministério da Educação. Ao todo, a coleção reúne 31 autores brasileiros, 30 pensadores estrangeiros e um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova, escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.
Professores e estudantes de pedagogia e de cursos de licenciatura encontram um ensaio sobre cada autor, a trajetória da produção intelectual na área, uma seleção de textos. Cada publicação tem, em média, 150 páginas. Preparada pelo MEC desde 2006, a coleção integra as iniciativas do governo federal de qualificar a formação inicial e continuada de professores da educação básica pública.
Clique aqui e acesse o material. 

DIA INTERNACIONAL DE LUTA CONTRA A VIOLÊNCIA À MULHER - 25 DE NOVEMBRO

 http://www.advivo.com.br

O Dia Nacional da Luta contra a Violência sobre a Mulher

Dia de reflexão sobre violência contra a mulher
O Mundo assinala hoje o Dia Internacional de Luta contra a Violência sobre a Mulher, efeméride instituída em 1999 pela Organização das Nações Unidas.
A data foi escolhida para homenagear as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leónidas Trujillo, na República Dominicana.
A Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres teve início a 25 de Novembro de 1991, sob coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs, anualmente, 16 “dias de activismo contra a violência sobre as mulheres”. Os 16 dias começam no dia 25 de Novembro e terminam no dia 10 de Dezembro, aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, proclamado em 1948.
http://jornaldeangola.sapo.ao/18/0/dia_de_reflexao_sobre_violencia_contr...
20111125-093146.jpg

FIQUE LIGADO - 10 Coisas que Você Precisa Saber sobre Hipotireoidismo

http://www.endocrino.org.br/

O hipotireoidismo é uma disfunção na tireoide (glândula que regula importantes órgãos do organismo), que se caracteriza pela queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). É mais comum em mulheres, mas pode acometer qualquer pessoa, independente de gênero ou idade, até mesmo recém-nascidos - o chamado hipotireoidismo congênito. Confira, abaixo, as 10 coisas que você precisa saber sobre hipotireoidismo:

1. Em recém-nascidos, o hipotireoidismo pode ser diagnosticado através da triagem neonatal, pelo "Teste do Pezinho".

2. O Teste do Pezinho deve ser feito, preferencialmente, entre o terceiro e o sétimo dia de vida do bebê. Em caso de resposta positiva ao hipotireoidismo congênito, o tratamento precisa ser iniciado imediatamente, sob rigoroso controle médico, para evitar suas consequências, entre elas o retardo mental. Assim, o bebê poderá ficar curado e ter uma vida normal.

3. Cerca de um a cada 4 mil recém-nascidos possuem hipotireoidismo congênito.

4. Em adultos, na maioria das vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação denominada Tireoidite de Hashimoto.

5. O tratamento do hipotireoidismo é feito com o uso diário de levotiroxina, na quantidade prescrita pelo médico. E os comprimidos são em microgramas, variando de 25 a 200, e não em miligramas como a maioria dos medicamentos. Por isso, a levotiroxina não
deve ser feita por manipulação, pois a chance de erro é grande.

6. Para reproduzir o funcionamento normal da tireoide, a levotiroxina deve ser tomada todos os dias, em jejum (no mínimo meia hora antes do café da manhã), para que a ingestão de alimentos não diminua a sua absorção pelo intestino.

7. Se estiver usando a medicação regularmente, e dessa forma mantendo os níveis de TSH dentro dos valores normais, quem tem hipotireoidismo pode levar uma vida saudável, feliz e completamente normal.

8. Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.

9. Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.

10. Não se deve confundir hipotireoidismo com hipertireoidismo, pois as
disfunções são opostas: enquanto no "hipo" existe diminuição da produção de
hormônios; no "hiper", há o aumento.

PARTICIPE - DOE LEITE MATERNO

http://portal.saude.gov.br/saude/campanha/CARTAZ.jpg

FIQUE SABENDO - COLESTEROL

IDÉIAS PARA O NATAL - Sugestão para mural de Natal a partir de textos dos alunos!

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Sugestão para mural de Natal a partir de textos dos alunos!:     A partir de algumas perguntas,  um lindo mural pode ser confeccionado com os textos dos alunos. Você escolhe que questão será o ponto de partida de sua turma e a partir daí, eles escrevem os textos nos cartões, que podem ter um formato, uma cor etc. Todos os cartões, em seguida, são expostos num mural, formando um grande painel em formato de árvore de Natal.

Prefeitura apresenta imagem oficial do Rio na Copa do Mundo de 2014

FONTE: PCRJ

Pôster apresentado neste domingo, no Engenhão, ganhou concurso nacional com 59 inscritos

25/11/2012  » Autor: Foto: Beth Santos

Foto: Beth SantosA Prefeitura do Rio apresentou neste domingo (25/11) a imagem oficial que vai representar o Rio de Janeiro na Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O pôster, escolhido através de concurso nacional com 59 inscritos, foi exibido antes da partida entre Botafogo e Atlético Mineiro pelo Campeonato Brasileiro, no Estádio João Havelange, no Engenho de Dentro. O grande pôster com a imagem oficial ficará em exibição no lado de fora do Engenhão, onde poderá ser visto por todos os cariocas. O Rio de Janeiro receberá sete partidas da Copa do Mundo de 2014, incluindo a grande final.

A imagem do Rio na Copa foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner, da Modo Design e Informação, empresa vencedora do concurso nacional que escolheu o símbolo da cidade na competição. O pôster representa a essência do carioca, “ que se move no ritmo do mar, e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol (...) Será impossível não sentir a vibração e o ritmo da música em tudo que o cerca. Quem conhece o carioca de verdade logo percebe que é dele que o Rio de Janeiro é feito”. Em segundo e terceiro lugares ficaram João Paulo Pereira e Marcelo Fonseca da Rocha.

Desde 2006, a Federação Internacional de Futebol (Fifa) permite que cada cidade-sede crie seu próprio desenho. Para prestigiar os profissionais brasileiros, a Prefeitura do Rio optou pela realização de um concurso nacional, coordenado pela Empresa Olímpica Municipal e pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, e aberto para profissionais e empresas da área de design. O concurso foi lançado no dia 4 de julho, e contou com 59 participantes. Com o maior prêmio para concursos de cartazes no Brasil, o primeiro colocado receberá R$20 mil; o segundo, R$ 15 mil; e o terceiro, R$ 10 mil.

O júri foi composto por sete integrantes: a assessora de Eventos Técnicos da Empresa Olímpica Municipal, Barbara Bretas Pomeraniec; a Gerente do Centro Carioca de Design, Paula Camargo; a representante da Fifa Luiza Iglesias, e os designers Rico Lins, Bruno Porto, Chico Homem de Melo e Ricardo Leite. Os vencedores foram escolhidos com base nos seguintes critérios: criatividade, viabilidade técnica, conceito, originalidade da proposta, impacto visual e qualidade estética e clareza da comunicação. O projeto vencedor será encaminhado para aprovação da Fifa.

Segundo justificativa do júri, “vibrante, o pôster expressa e energia do Rio, o jeito ‘moleque’ e descompromissado de jogar futebol, com alegria, espontaneidade e arte. As cores intensas em ondas sucessivas remetem à natureza exuberante e à paixão carioca pelo futebol. O pôster sugere, ainda, um diálogo com elementos marcantes da arte moderna brasileira. De leitura imediata e de fácil assimilação pelo grande público e pela comunidade internacional, o impacto gráfico do cartaz adequa-se bem às mídias urbanas e aos diversos suportes que serão utilizados na divulgação do evento”.