domingo, 25 de novembro de 2012

DICAS DE NATAL - Faça-você-mesmo a sua árvore de Natal!

 http://www.blog.geckostickers.com.br/
Faça-você-mesmo a sua árvore de Natal!: O Natal está chegando e os amantes de decoração já começam a enfeitar suas casas.

Inspirados pela data nós selecionamos 10 ideias simples e bem criativas para quem quiser construir uma árvore natalina diferente, usando materiais como...

1) Rolhas de vinho:




2) Escada e luzes pisca-pisca:



3) Legumes!



4) Guarda-chuva + balde:



5) Livros:



6) Pedaços de frutas:




7) Forminhas de doces:



8) Pompons:



9) Queijo + geleia + legumes:



10) Bolinhas de Natal pendurada por fios:



Agora só falta pôr a mão na massa! Escolha o seu modelo preferido e comemore esse Natal de uma forma nova, por que não?

; )

ATENÇÃO CÂNCER DE PELE - SBD faz campanha para prevenção do câncer de pele em todo o País

 http://drauziovarella.com.br/
SBD faz campanha para prevenção do câncer de pele em todo o País:

A SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) vai promover uma campanha de prevenção contra o câncer de pele nesse sábado (24/11/2012), das 9h às 15h, em todos os estados brasileiros. Serão disponibilizados cerca de 1500 médicos voluntários para fazer atendimentos e diagnósticos em 144 postos por todo o País.
Como o enfoque da campanha é a prevenção do câncer de pele, os postos credenciados vão oferecer exame clínico gratuito às pessoas que apresentam fatores de risco para a doença. Fazem parte desse grupo indivíduos com histórico de câncer na família; pele, cabelo e/ou olhos muito claros; pintas pelo corpo; sardas na face e/ou nos ombros; feridas que não cicatrizam; pacientes que já sofreram queimaduras provocadas pelo sol ou já tiveram câncer de pele; pessoas que ficam muito tempo expostas ao sol; e idosos.
O dermatologista Marcus Maia, coordenador do Programa Nacional de Controle do Câncer da Pele, recomenda que todas as pessoas que apresentem um ou mais desses fatores façam o exame preventivo. “Vamos analisar se a pele possui alguma lesão. Caso haja, será realizado o exame clínico de dermatoscopia, que permite visualizar mais precisamente a lesão para identificar possíveis sinais pré-malignos. Dependendo do resultado, vamos orientá-la e encaminhá-la para tratamentos específicos”.
O câncer da pele é muito comum comum no Brasil e representa 25% dos tumores malignos diagnosticados. A principal responsável pelo desenvolvimento do tumor é a exposição excessiva aos raios ultravioleta do sol.
Os tipos mais encontrados são os carcinomas (carcinoma basocelular e carcinoma epidermoide), com incidência mais alta e menos gravidade, e os melanomas, que são menos frequentes e mais graves, devido ao alto potencial de desenvolvimento de metástases.
Para informações sobre os locais que prestarão o serviço, ligue para 0800-7013187 ou acesse www.sbd.org.br.
Proteção contra o câncer de pele
A prevenção primária contra o câncer de pele é feita por meio da proteção contra os raios solares. Mas, ao contrário do que muitos imaginam,  a fotoproteção não é feita apenas com filtro solar. “Ninguém utiliza o filtro solar de maneira correta. Para conseguir fazer fotoproteção somente com ele é preciso usar 40 ml do produto a cada uma hora, o que é impraticável, além de caro”, afirma Maia.
O ideal é adotar várias medidas de proteção. Além do protetor, devem ser respeitados os melhores horários para ficar exposto ao sol (até as 10h da manhã e depois das 16h), procurar, sempre que possível, permanecer embaixo de uma sombra, utilizar chapéu, camiseta e óculos escuros.
Como identificar o câncer da pele
Fique atento a sinais como:
- Crescimento na pele de lesão elevada e brilhante, translúcida, avermelhada, castanha, rósea ou multicolorida;
- Existência de pinta preta ou castanha que mude de cor ou textura, torne-se irregular nas bordas ou cresça de tamanho ao longo do tempo;
- Aparecimento de mancha ou ferida que não cicatrize e que continue a crescer apresentando coceira, crostas, erosões ou sangramento.

ATENÇÃO - Horário de Funcionamento das Unidades Escolares no dia 26/11/2012

Horário de Funcionamento das Unidades Escolares no dia 26/11/2012:

Resolução SME nº 1.215 de 22/11/2012 (D.O. Rio nº 168 de 23/11/2012 – p. 18)
Estabelece o horário de funcionamento das Unidades Escolares no dia 26 de novembro de 2012.
“Art.1º. O atendimento aos alunos das Escolas, Creches e EDI da Rede Pública Municipal de Ensino, no dia 26 de novembro de 2012, será exclusivamente no primeiro turno. Parágrafo Único. Excetuam-se do caput as Unidades Escolares de Turno Único, que atenderão até as 13 horas.”
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)






Consumo de vitamina D ajuda na prevenção de diabetes

 http://www.ecologiamedica.net/
Consumo de vitamina D ajuda na prevenção de diabetes:

Segundo um estudo feito por cientistas do Tufts Medical Center, em Boston, a vitamina D pode ajudar a prevenir diabetes em pessoas com grandes chances de desenvolver a doença. Mesmo que o controle de outros fatores de risco, como obesidade e sedentarismo, ainda seja a melhor maneira de prevenir a doença, ingerir mais vitamina D aparentemente também reduz os riscos da doença.

A pesquisa durou três anos e foi feita com duas mil pessoas com altos níveis de açúcar no sangue, mas que ainda não tinham diabetes - estágio chamado pré-diabetes. Elas foram divididas em três grupos. O primeiro grupo recebia suplementos de vitamina D, o segundo ingeria placebo e o terceiro não recebeu nenhum tipo de complemento na dieta. 

Segundo os cientistas, os participantes que tomaram suplementos de vitamina D, e que tinham em média 30 nanogramas da vitamina para cada mililitro de sangue, estavam 38% menos propensos a desenvolver diabetes do que aqueles que apresentavam 13 nanogramas por mililitros.

De acordo com os autores do estudo, isso acontece porque a vitamina D, aparentemente, melhora a produção de insulina pelo organismo. Como esse hormônio é responsável pela quebra do açúcar e é necessário para que as células consigam absorver a glicose, a vitamina D consequentemente ajuda a controlar o nível de açúcar no sangue. 

A vitamina D pode ser encontrada no leite, óleo de fígado de peixe e alguns cereais que são fortificados com essa vitamina. O corpo pode absorver boa quantidade de vitamina D com exposição à luz solar de 10 a 15 minutos, duas vezes ao dia.

A ingestão recomendada pelo U.S. Dietary Reference Intake para crianças e adultos de até 50 anos é de cinco microgramas por dia (200 UI/dia). A recomendação aumenta para 10 microgramas/dia (400 UI/dia) para pessoas entre 50-71 anos de idade e para 15 microgramas/dia para idosos acima dos 70 anos. Para saber como ingerir corretamente essas doses, vale ficar atento aos rótulos dos alimentos.

Fonte: http://migre.me/bKrla

FIQUE SABENDO - 8 frutas para a sua saúde

 http://www.ecologiamedica.net/
8 frutas para a sua saúde:

Muitas sugestões de enfeites de Natal, guirlandas, árvore de Natal com fotos dos pequenos no Polo Municipal Luz do Saber!

 http://espacoeducar-liza.blogspot.com/
Muitas sugestões de enfeites de Natal, guirlandas, árvore de Natal com fotos dos pequenos no Polo Municipal Luz do Saber!:     O Polo Municipal Luz do Saber já está prontinho para o Natal. E a querida Cirlaine nos disponibilizou essas imagens preciosas que posto aqui para vocês! Fiquei emocionada porque segundo ela, os trabalhos foram desenvolvidos a partir das dicas e sugestões da página do Espaço Educar no Facebook. É muito bom saber que conseguimos auxiliar, de algum modo!



   Os trabalhos estão lindos! E com

SAÚDE MENTAL - Guia da Gestão Autônoma da Medicação

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Guia da Gestão Autônoma da Medicação:

 "Existem diversos caminhos para melhorar sua qualidade de vida. O importante é conhecer alguns pontos básicos e adaptá-los para a sua própria situação. É para isto que serve o Guia de Gestão Autônoma da Medicação".
"No Brasil, pesquisadores da UNICAMP, UFRJ, UFF, UFRGS e trabalhadores e usuários de Campinas/SP, Rio de Janeiro/RJ e Novo Hamburgo/RS, com financiamento do CNPq (o principal órgão de financiamento de pesquisas do Brasil), desenvolveu este guia a partir da proposta do Quebec.
Para tanto, definiu-se como metodologia a adaptação participativa do Guia, envolvendo esses pesquisadores, trabalhadores e usuários em espaços grupais, nos serviços públicos de saúde mental das três cidades mencionadas. A proposta de trabalho do guia em espaços grupais parte justamente do entendimento de que autonomia não se constrói de maneira solitária, mas sim na relação com o outro". (Guia de Gestão Autônoma da Medicação)

  Disponível para download   Link do Guia