quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL CMS MORRO UNIÃO

 http://otics-iraja.blogspot.com/
CRECHE MUNICIPAL ZUZU ANGEL CMS MORRO UNIÃO:
No dia 12 de Novembro a equipe de saúde bucal do CMS Morro União( Dra Patrícia,ASB Viviam e TSB Cíntia ),estiveram presente na Creche Municipal Zuzu Angel para realização de Orientação em saúde bucal, avaliação e TRA em algumas crianças. Alguns alunos foram encaminhados para a unidade de saúde.










FIQUE LIGADO - Oportunidade para pessoas de baixa renda

 http://rodrigobethlem.blogspot.com/
Oportunidade para pessoas de baixa renda: Olhem que notícia boa: o Banco Carioca de Bolsas de Estudo, vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), que já ofereceu mais de 9 mil bolsas de estudo, está com inscrições abertas para 263 bolsas integrais e parciais. 

O benefício é destinado a pessoas de baixa renda interessados em ingressar, no primeiro semestre de 2013, nos ensinos fundamental, médio, superior, no pré-vestibular e inglês, no curso de idiomas Oxford. 

As bolsas integrais são voltadas para pessoas com renda per capita de até 1 salário mínimo e meio. Já as parciais são para pessoas com renda per capita entre um salário mínimo e meio até três salários mínimos. 

Ao fazer a inscrição nos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura do Rio, todos receberão as informações para a concessão de bolsas, inclusive, para saber se estão dentro do perfil da resolução nº 129, de 16/06/08. Para participar, os candidatos devem apresentar certidão de nascimento ou identidade dos filhos, CPF e identidade do responsável e comprovantes de escolaridade, residência e renda. 

Os inscritos passarão por uma avaliação técnica, realizada por assistentes sociais da SMAS, que é feita por meio de entrevistas e visitas domiciliares, caso necessário. Para informações sobre as localizações dos CRAS basta acessar o site da SMAS, www.rio.rj.gov.br/smas, ou ligar para 1746, na Central de Atendimento da Prefeitura do Rio.

Confira abaixo as datas limites para as inscrições nas instituições de ensino: 
  • Centro Educacional da Lagoa (CEL) – Até o dia 26 de novembro 
  • Instituto de Tecnologia ORT – Até o dia 23 de novembro
  • Colégio Sagrado Coração de Maria – Até o dia 30 de novembro
  • Colégio Ruth Sant'anna – Até o dia 27 de novembro
  • Faculdade Moraes Júnior – Até o dia 10 de dezembro
  • Faculdade São Judas Tadeu – Até o dia 4 de dezembro
  • Curso de Inglês Oxford – Até o dia 18 de janeiro de 2013

FIQUE LIGADO - 10 Doenças Silenciosas que devemos estar atentos

 http://br.blog.consultaclick.com/
10 Doenças Silenciosas que devemos estar atentos:
Algumas doenças possuem sintomas silenciosos que muitas vezes não são levados a sério e podem esconder os primeiros indícios de que algo não vai bem em nosso organismo.
Citamos abaixo, com base em uma matéria da Revista Womansday, exemplos de algumas doenças que possuem sintomas bem sutis.
1.    Baixos níveis de Vitamina D
Apesar de não ser facilmente notada, a falta de vitamina D pode desencadear diversos problemas, entre eles o desenvolvimento de doenças cardíacas, diabetes, alguns tipos de câncer e doenças autoimunes como a esclerose múltipla. Além disso, a Vitamina D auxilia na absorção de cálcio, tão importante para os nossos ossos.
alimentos fontes de vitamina d
Alimentos fontes de Vitamina D
Nosso organismo produz a Vitamina D quando estamos em exposição ao sol, mas também há alguns alimentos que podem fornecê-la, como peixes, queijos, ovos e fígado.
Um exame de sangue de rotina pode mostrar se há a falta desta vitamina. Converse com seu médico e solicite o exame.
2.    Osteoporose
Este é um problema principalmente para as mulheres, caracterizado por um enfraquecimento dos ossos.
Nosso organismo tem um sistema de recuperação frequente dos ossos de nosso corpo, porém isso acontece somente até os 30 anos, levando a uma perda de densidade óssea com o tempo. Isso significa que os ossos ficam mais frágeis.
Osteosporose
O que acontece com os ossos na osteosporose
Por ser uma doença silenciosa, muitas pessoas a descobrem somente quando há uma fratura. No caso das mulheres, essa perda de massa óssea é acelerada por outros fatores como a menopausa, por isso o cuidado deve ser grande.
A Densitometria óssea é o exame que deve ser feito para a identificação precoce da Osteoporose.
3.    Hipotireoidismo
A tireoide é uma glândula que ajuda a regular o metabolismo, entre outras funções. Num caso de hipotireoidismo, esta glândula não produz quantidade suficiente de alguns hormônios afetando o organismo e podendo causar aumento de peso, dores musculares, mudança na frequência cardíaca e problemas digestivos.
como tratar o hipotireoidismo
É uma doença que pode aparecer em várias fases da vida inclusive em recém-nascidos, por isso é importante fazer o teste do pezinho.
Em adulto o diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue.
4.    Diabetes Tipo dois
Ocorre quando o organismo não produz insulina suficiente para metabolizar a glicose, ou há uma resistência. Muitas pessoas possuem a doença por anos e só ficam sabendo quando os efeitos mais graves começam a surgir.
Sintomas diabetes
Além de predisposição genética, maus hábitos alimentares e o estilo de vida também influenciam no desenvolvimento da doença. É importante consultar um médico e fazer exames regulares de sangue para diabetes.
5.    Hipertensão
Estar acima do peso ou possuir histórico na família de Hipertensão são fatores que devem ser observados e monitorados com exames regulares para medição da pressão arterial.
sintomas-hipertensao
Complicações como ataques cardíacos, acidente vascular cerebral e doenças renais podem ser causados pela Hipertensão.
6.    Alto Colesterol
Ao longo dos anos a tendência para desenvolver alto colesterol aumenta, ainda mais em conjunto com maus hábitos alimentares e sedentarismo. Assim como a hipertensão o alto colesterol é uma das maiores causas de problemas cardíacos. Faça exames regulares de sangue e mude seus hábitos alimentares, além de começar a praticar alguma atividade física.
alto colesterol
7.    Fibromialgia
Mais uma doença difícil de diagnosticar, a Fibromialgia causa dores generalizadas e não há um exame específico que a identifique. Normalmente o médico descobre e indica tratamento, através da exclusão de outras doenças.
fibromialgia
As dores causadas pela fibromialgia
Além das dores, normalmente também há queixas como cansaço mental, distúrbios do sono e fadiga.
8.    Anemia
Caracterizada pela falta de oxigênio no sangue, desenvolve sintomas vagos como falta de ar, cansaço e desânimo. Uma anemia que não se trata pode evoluir para doenças mais graves. Também detectada com exame de sangue.
anemia
9.    Síndrome dos Ovários Policísticos
Algumas mulheres desenvolvem cistos nos ovários, o que leva a um desequilíbrio hormonal que pode causar infertilidade. Aumento de pelos no rosto e corpo e ganho de peso podem ser sintomas desta síndrome, que pode ser detectada com um Exame de Ultrassom.
ovarios policisticos
10. Apneia
A apneia do sono se caracteriza por uma parada respiratória de até 10 segundos nos adultos, seguida de uma respiração normal. Esse fato faz o sono ficar mais superficial e causa sonolência durante o dia, além de ser uma doença que precisa ser levada a sério e feito tratamento.
apneia
Problemas para dormir, acordar frequentemente durante a noite e sentir-se cansado durante o dia podem ser sintomas da apneia. O médico otorrinolaringologista é um dos indicados para fazer os exames e identificar se a pessoa sofre desta doença.

O post 10 Doenças Silenciosas que devemos estar atentos apareceu primeiro em Portal ConsultaClick.com.br.

Ações do Ministério da Saúde estabilizam internações do diabetes

http://www.blog.saude.gov.br/

Foto: Erasmo Salomão – Ascom/ MS
O Ministério da Saúde divulgou nesta terça-feira (13) o levantamento que indica  a estabilização no número de internações decorrentes do diabetes. Nos primeiros semestres dos anos de 2010 a 2012 foram registradas, em média, 72 mil hospitalizações.  De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, estes dados têm uma associação direta com a ampliação de medicamentos gratuitos ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e aos atendimentos prestados pelos profissionais da rede pública de saúde.
“O programa Saúde Não tem Preço é umas das ações fundamentais para o enfrentamento da doença, e já garantiu a distribuição gratuita de medicamentos às pessoas com diabetes. Desde o lançamento do programa em fevereiro de 2011 até outubro de 2012, mais de 4,1 milhões de pessoas foram beneficiadas. O número de atendimentos saltou de 306 mil em janeiro de 2011 para 1,4 milhão em outubro de 2012, o que representa aumento de 370% dos beneficiados”, afirma Padilha.
Segundo o diretor do Departamento de Atenção Básica, Heider Pinto, o Ministério da Saúde desenvolve um conjunto de ações com o objetivo de combater as doenças não transmissíveis, principalmente na questão da prevenção, controle e tratamento do diabetes. O Plano de Ações de Enfrentamento às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) prevê a queda de 2%, ao ano, das mortes prematuras por doenças crônicas a partir da melhoria de indicadores relacionados ao álcool, alimentação inadequada, sedentarismo e obesidade, fatores de risco para o diabetes.
Outra medida importante de acordo com o diretor Heider Pinto é a ampliação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF)  com equipes de multiprofissionais, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, educadores físicos e nutricionistas, importantes para complementar as ações contra as doenças crônicas, em especial o diabetes. Com estas mudanças, os municípios menores passam a contar com equipes especializadas para auxiliar no tratamento da doença.
Programas - O programa Melhor em Casa, serviço de atenção domiciliar que garante a continuidade do tratamento integrado à rede de atenção à saúde, aponta que 4,8% dos usuários atendidos têm diabetes. Outro programa que beneficia à população é o Saúde na Escola que alerta para a prevenção e cuidados desde a infância com orientações sobre alimentação saudável e atividades físicas.
“A Academia da Saúde é outra ação importante para a prevenção de doenças e promoção da saúde. Além de estimular a prática de atividades físicas, a população recebe também orientações dos profissionais na educação alimentar e nutricional. Dos 4 mil polos previstos para construção até 2014, mais de 2 mil já foram habilitados”, afirma o diretor Heider.
Na ocasião, foi lançado o site “Autocuidado do Diabetes”, ferramenta desenvolvida pelo Ministério da Saúde com informações sobre a doença, uso correto de medicações, influência dos hábitos de vida, esclarecer mitos sobre a doença. “A pessoa pode encontrar receitas de alimentos saudáveis,  recomendações de atividades físicas e depoimentos de várias pessoas falando como conseguiram com qualidade de vida mudar os seus hábitos para poder controlar a sua doença”, destaca o diretor da Atenção Básica.
A população tem acesso à página pelo endereço eletrônico: http://autocuidado.saude.gov.br/.
Atendimentos – A atenção aos pacientes com diabetes é feita no Sistema Único de Saúde (SUS) por equipes da Atenção Básica. No ano passado, o Ministério criou o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), que busca ampliar o acesso e melhorar o atendimento na Atenção Básica, garantindo aos serviços um padrão nacional de qualidade. O programa eleva os recursos para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) que cumprem metas na qualificação do trabalho das equipes de saúde. Padilha anunciou que uma das metas do PMAQ é que as equipes cadastrem 100% dos diabéticos na sua área de atuação.
Números – De 2000 a 2010, o diabetes foi responsável por mais de 470 mil mortes em todo o Brasil. Neste período, o número saltou de 35,2 mil para 54,8 mil. Isso significa que a taxa de mortalidade avançou de 20,8 para 28,7 mortes por 100 mil habitantes. As mulheres são as principais vítimas. Em 2010, foram 30,8 mil óbitos de mulheres, contra 24 mil de homens. Em 2000, eram 20 mil mulheres, enquanto 14 mil homens morreram por essa causa. A faixa etária que apresenta a maior parte das mortes em 2010 fica acima dos 80 anos de idade, na qual ocorreram 15,7 mil falecimentos. Esse número mais que dobrou, já que em 2000 foram 6,8 mil mortes de idosos diabéticos com mais de 80 anos.
Além disso, a maior concentração de óbitos pela doença foi constatada na população menos escolarizada. Foram 24 mil mortes de diabéticos com até três anos de escolaridade em 2010. Segundo a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011), realizada pelo MS, a prevalência autoreferida de diabetes é de 5,6% da população adulta (6% das mulheres e 5,2% dos homens).
 Gabriella Vieira com informações da Agência Saúde

Rede Municipal de Saúde amplia diagnóstico do teste do pezinho

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
Rede Municipal de Saúde amplia diagnóstico do teste do pezinho:

Comunicado SMSDC de 12/11/2012 (D.O. Rio nº 164 de 13/11/2012 – p. 54)
A partir de hoje, as unidades da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil poderão diagnosticar a fibrose cística através do teste do pezinho. A ação faz parte da terceira fase da triagem neonatal para os bebês recém-nascidos e terá o seu lançamento oficial, nesta terça-feira, na Clínica da Família Sérgio Vieira de Mello, no Catumbi. A atividade é uma parceria da SMSDC com a Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. A fibrose cística é uma doença genética que afeta as glândulas exócrinas, provocando alterações nos pulmões, pâncreas, fígado e intestino.
Importante para a detecção de doenças logo após o nascimento, o teste do pezinho é realizado nas unidades municipais de saúde. No exame, que deve ser feito preferencialmente na primeira semana de vida do bebê, o sangue do calcanhar do recém-nascido é coletado e levado para análise. Caso seja detectada alguma doença, o tratamento rápido pode evitar sequelas, como retardo mental e hipotireoidismo congênito ou agravamento de doenças como anemia falciforme. A Saúde realizou mais de 65 mil testes em 2011 e faz em média cinco mil exames mensais.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




FIQUE SABENDO - DIABETES

Hoje, 14 de novembro é o Dia mundial do Diabetes.
Saiba um pouco mais sobre esta doença para cuidar e prevenir




SAÚDE PRESENTE NO EDI FROTA PESSOA - Programa Saúde nas escolas e creches.

 http://emfrotapessoa.blogspot.com/
Programa Saúde nas escolas e creches.:
Atividades nas três visitas realizadas no mês de outubro,  pela equipe de Saúde Escolar do CMS SILVYO FREDERICO BRAUNNER:
  1. Aferir a Pressão arterial;
  2. Escovação;
  3. Distribuição de Kits;
  4. Sensibilizaçãoquanto ao cuidado consigo mesmo;
  5. Exame de vista;









PSE - SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA

SAÚDE PRESENTE NO EDI FROTA PESSOA - Visita dos agentes de saúde

http://emfrotapessoa.blogspot.com/

    A escola novamente recebeu os profissionais do Programa Saúde nas escolas  e creches,onde foram feitas escovação dentária supervisionada,distribuição de kit para saúde bucal,levantamento epidemiológico,triagem visual primária, atendimento da unidade móvel de oftalmologia,entrega de óculos,encaminhamentos ,exame auditivo primário , a pressão arterial também foi verificada.