segunda-feira, 12 de novembro de 2012

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DICA MARAVILHOSA - Colher de pau pintada com Papai Noel! Linda lembrancinha de Natal

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Colher de pau pintada com Papai Noel! Linda lembrancinha de Natal: São lindas colheres de pau transformadas em móbile, mas também servem como lembrancinha ou fantoche de Natal!


Basta riscar as colheres e depois pintar com tinta específica para madeira.

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Inscrição das matrículas para o ano de 2013 na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer.

 Fonte: D. O.de 12/11/2012
COORDENADORIA GERAL DO SUBSISTEMA DE RECURSOS HUMANOS
COORDENADORIA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR
PORTARIA A/CSRH/CVS Nº 01 DE 09 DE NOVEMBRO DE 2012.
Dispõe sobre a renovação e abertura de inscrição das matrículas para o ano de 2013 na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer.
A COORDENADORA DA COORDENADORIA DE VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação
em vigor, e Considerando a necessidade do desenvolvimento integral da criançaaté seis anos de idade em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade, conforme o disposto no art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional;exclusivamente, a filhos e/ou criança sob responsabilidade legal, devidamentecomprovada, de servidores públicos municipais efetivos, segurados do FUNPREVI, que estejam na faixa etária compreendida entre 12 (doze) meses e 5 (cinco) anos e 11 (onze) meses e serão disponibilizadas de acordo com a renovação das matrículas conforme o Inciso I do Art. 2º desta Portaria.
§ 1º O horário de atendimento às crianças será de 7:00 às 18h, admitidos, no máximo, dois atrasos, na entrada ou saída, por mês.
§ 2º As vagas serão preenchidas pelos filhos de servidores, desde que atendidas as condições estipuladas nesta Portaria.
§ 3º Poderão permanecer matriculados na Creche, até que concluam o ano letivo, os menores atualmente atendidos e que não se enquadram na condição estipulada no caput.
§ 4º Enquanto o servidor tiver sua criança matriculada na Creche, fica-lhe assegurada a vaga para outro(s) filho(s) que o mesmo possa vir a ter e/ ou adotar, sem que necessite do sorteio de vagas, caso haja vaga para a faixa etária desse(s) outro(s) filho(s).
§ 5º Serão comunicados aos responsáveis, através do Calendário Oficial da creche, os eventuais recessos e agendas para Centro de Estudos ou outra atividade onde seja necessário o não funcionamento da creche, ressalvado caso imprevistos.
Art. 2º As matrículas para o ano de 2013 serão realizadas conforme o calendário abaixo:
I – 26 de novembro de 2012 – renovação de matrícula das crianças atendidas em 2011, já freqüentando a Creche, cuja relação será afixada nas dependências da creche.
II – 27, 28 e 29 de novembro de 2012 – inscrição das crianças candidatas a 1ª matrícula na Creche para 2013 – mediante a apresentação dos seguintes documentos:
- Original do contracheque do servidor responsável.
- Original e cópia da identidade do servidor responsável.
- Original e cópia da certidão de nascimento da criança.
III – 04 de dezembro de 2012, às 14 h – sorteio público, da matrícula do servidor municipal para as vagas existentes na creche, caso haja número excedente de inscrições;
IV – 06 e 07 de dezembro de 2012 – efetivação da matrícula na Creche, das crianças que forem contempladas com a vaga, mediante a apresentação obrigatória dos seguintes documentos:
- Original e cópia do cartão de vacinação.
- 3 (três) fotos tamanho 3X4.
- Comprovante de residência
- Atestado médico
Art. 3º As inscrições e matrículas serão efetuadas na Creche Institucional Dr. Paulo Niemeyer, localizada no Centro Administrativo São Sebastião – CASS – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – das 9h às 16h.
§ 1º O ato da confirmação da matrícula do servidor responsável, ensejará automaticamente o comprometimento ao cumprimento do calendário escolar de atividades, bem como de todas as regras estabelecidas nesta Portaria e àquelas definidas pela Direção daquela unidade.
§ 2º Para que não haja o prejuízo das ações programadas, o horário de entrada na Creche deverá ser de 7h às 9h, e de saída de 17h às 18h.
Art. 4º Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

Verba para combate à aids fica parada nas contas de estados e municípios - Saúde - Notícia - VEJA.com

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Verba para combate à aids fica parada nas contas de estados e municípios - Saúde - Notícia - VEJA.com

Governo quer alfabetizar crianças até os 8 anos - Educação - Notícia - VEJA.com

 http://veja.abril.com.br/
Governo quer alfabetizar crianças até os 8 anos - Educação - Notícia - VEJA.com

Vamos passar por lá - TELESSAÚDE

Beatriz Pont: escola deve dar a pais ideia clara sobre o que se espera deles

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Beatriz Pont: escola deve dar a pais ideia clara sobre o que se espera deles:
SÃO PAULO - Quanto maior for o engajamento dos pais na vida escolar dos filhos, melhores serão os resultados educacionais das crianças. É o que pensa a analista sênior de políticas educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) Beatriz Pont. Ela liderou pesquisa da OCDE que concluiu que priorizar os vínculos entre famílias e escolas é uma das políticas que devem ser adotadas para melhorar o ambiente de aprendizado em escolas desfavorecidas — em que problemas econômicos e sociais são mais notados.
A pesquisa mostrou que a atitude positiva dos responsáveis pelos alunos ajuda a criar um ambiente que melhora o aprendizado. Para que isso aconteça, no entanto, é preciso que os sistemas priorizem a criação de políticas públicas a fim de incentivar, especialmente em áreas pobres, uma maior aproximação entre famílias e equipes pedagógicas. Beatriz estará em São Paulo, quarta-feira, para dar palestra sobre a aproximação família-escola, em evento promovido pela Fundação Itaú Social.
O estudo da OCDE diz que pais economicamente desfavorecidos tendem a se engajar menos na educação de seus filhos. Por que isso acontece?
Porque eles sofrem com mais pressões econômicas e dificuldades sociais. Muitas vezes eles não têm flexibilidade no horário de trabalho, ou trabalham por muitas horas, ou são pais solteiros. Pode faltar a eles também o conhecimento sobre o valor que a educação tem. Às vezes, veem uma grande separação entre a escola e o lar. Mandam os filhos para a escola, e é só. Escolas desfavorecidas têm muitos alunos cujas famílias não dão muito apoio e, com frequência, não dão respostas apropriadas às necessidades dos estudantes, porque não têm uma boa equipe e têm gerenciamento e práticas pobres.
O que pode mudar se os pais se engajarem mais na educação das crianças?
Sistemas escolares de alta performance estabelecem expectativas muito altas em relação a todos os estudantes, não importa se ricos ou pobres. E conseguem alcançar essas expectativas. É muito importante que não apenas a sociedade mas também os pais esperem mais dos seus filhos e do sistema educativo. Quanto mais os pais estimularem seus filhos a terem atitudes positivas em relação ao aprendizado, se envolverem na lição de casa e se engajarem na educação, mais o índice de faltas às aulas e de descompromisso com a escola cairá.
De que maneira os pais podem se engajar?
Há duas maneiras principais. Uma é dar suporte às crianças em casa, e a outra é fazer isso na escola. Dar suporte em casa é, essencialmente, ajudar os filhos a priorizarem a leitura, discutir as atividades escolares, ajudar na lição de casa e criar um ambiente de aprendizado em casa. Na escola, os pais devem participar de reuniões organizadas para eles e de outras atividades. Sabemos que os pais tendem a participar menos de atividades escolares voluntárias.
O que é mais importante: dar suporte ao filho em casa ou na escola?
As duas coisas são importantes. O que interessa é assegurar que o processo de escolarização não seja algo separado do lar. Quanto mais os estudantes sentirem que seus pais estão engajados na sua educação, trabalhando com eles em casa, eventualmente indo à escola, encontrando com os professores e vendo os progressos e áreas para melhoria, mais se engajarão no aprendizado.
Então, se as expectativas dos pais em relação à educação dos filhos forem muito baixas, os alunos estudarão menos do que deveriam?
Sim. As expectativas dos pais são a maneira de influenciar as expectativas dos filhos sobre a escolarização. Se os pais não esperam nada da criança, ela não vai se empenhar de verdade.
O que as escolas devem fazer para haver maior participação dos pais?
Sabemos que, em escolas mais favorecidas, há mais engajamento dos pais em relação ao estudo dos filhos. Eles fazem os filhos lerem mais. É por isso que, em nosso estudo, dizemos que, para fortalecer escolas desfavorecidas com baixa performance, um ponto chave a ser priorizado é reforçar a ligação entre a escola e os pais, pois isso fará aumentar as expectativas e o engajamento dos pais e, consequentemente, a expectativa e o engajamento dos estudantes. E isso é ainda mais difícil em escolas menos favorecidas, mas ao mesmo tempo, é mais importante, porque a atitude positiva que existirá no longo prazo também influenciará no ambiente escolar.
E como dever ser a comunicação?
Nós descobrimos que escolas e comunidades estão fazendo isso de diferentes maneiras. Uma delas é promover uma boa comunicação usando diferentes canais, que não sejam muito formais. As escolas devem dar aos pais uma ideia clara sobre o que é esperado deles. Frequentemente não há clareza sobre isso. E aí os pais dizem “nos engajaremos na educação, mas como?”. É preciso definir o que se espera em relação à lição de casa, se o pai deve passar 30 minutos com a criança diariamente vendo os deveres. É preciso dar diretrizes muito claras sobre o que os pais podem fazer para se engajar melhor.
Você pode citar exemplos de estratégias adotadas por outros países?
Na Irlanda, o projeto Conexão Casa-Escola-Comunidade é um serviço que foca na comunidade e tenta criar parcerias entre os pais e os professores. Na França, foi criado um projeto chamado “Caixa de ferramentas dos pais”, em que os pais recebem um DVD com informações sobre como será o ano escolar. Os pais são convidados a participar de reuniões durante o período letivo para ouvir não apenas sobre a criança mas também sobre como a escola se organiza, como ajudar na lição de casa e sobre saúde.
O estudo da OCDE diz que a lição de casa pode ser um importante canal de comunicação entre os pais e a escola. Como?
A lição de casa é importante porque é uma maneira de os pais saberem como o aluno está, se ele está aprendendo matemática, literatura e como ele está se saindo em relação ao processo de aprendizado. O dever de casa força os pais a focarem na educação de seus filhos de maneira bem clara.
Pais que não completaram os estudos podem estimular o processo de aprendizagem das crianças?
Sim. Alguns até cobram muito mais de seus filhos para que eles terminem os estudos, porque sentem que eles mesmos não tiveram essa oportunidade. Apesar de não terem concluído os estudos, podem estimular as crianças a lerem mais e a fazerem o dever de casa. Podem reservar uma área da casa e um horário para a criança fazer a lição. Podem perguntar sobre o progresso dos filhos diariamente. Em alguns países, pais que não concluíram os estudos voltaram a estudar em escolas que abriam especialmente à tarde para isso.
O estudo da OCDE diz que é importante dar boas notícias aos pais e não só más notícias. Por quê?
É importante abrir os canais de comunicação com os pais desde o início do ano escolar, e assegurar que a família saiba sobre o progresso das crianças. Isso pode ser feito de forma escrita, e com reuniões, mas não necessariamente apenas quando já é muito tarde. Se queremos desencadear uma visão positiva da escola, os estudantes também precisam ver os pais engajados com a escola, fazendo visitas, dando valor ao que os filhos estão fazendo em relação à educação.
O estudo cita projetos de fortalecimento da relação família-escola na Holanda, França e Irlanda. Eles podem ser desenvolvidos no Brasil?
Na Holanda, a Plataforma de Pais de Minorias Étnicas foi criada para fazer com que pais imigrantes se engajassem na educação de seus filhos. Professores visitavam as casas dos alunos, e foram montadas salas para os pais nas escolas, que forneceram treinamento linguístico para os pais. Na Irlanda, o projeto Conexão Casa-Escola-Comunidade foi criado para evitar que os alunos abandonassem os estudos. Eles focaram em líderes comunitários, que, às vezes, eram voluntários. Não sei qual é o orçamento do Brasil para investimentos em educação, mas é preciso achar maneiras adequadas ao contexto brasileiro para unir pais e escolas.

MEC realizará curso de formação para 360 mil professores alfabetizadores

 http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=frontpage
MEC realizará curso de formação para 360 mil professores alfabetizadores:
R$ 2,7 bilhões no PnaicLocução - O governo federal vai investir R$ 2,7 bilhões até 2014 na formação dos professores de classes de alfabetização em escolas públicas, na compra de livros didáticos e de literatura e na avaliação do aprendizado das crianças nos três primeiros anos do ensino fundamental.
Loc - Os 360 mil alfabetizadores do país vão receber uma bolsa de R$ 200,00 para fazer um curso de formação e o governo vai dar prêmios em dinheiro para professores e escolas que tiverem os melhores resultados.
Loc - Todas essas ações fazem parte do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), assunto do programa de rádio Café com a Presidente desta segunda-feira, 12, transmitido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Loc - Segundo a presidenta, 15% das crianças com 8 anos não conseguem interpretar um texto ou fazer as contas básicas. O Pnaic foi lançado semana passada com a presença do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
Loc - O objetivo de todo o esforço do governo federal com o Pnaic é atrair para a alfabetização os melhores professores das escolas públicas. O governo já reservou R$ 500 milhões para premiação de professores com projetos de sucesso na alfabetização.
Ouça o programa Café com a Presidenta

Ministério da Saúde credencia serviços privados ao SUS

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O Ministério da Saúde está ampliando e qualificando a assistência oferecida pelo projeto Olhar Brasil. Uma das medidas será a contratação de estabelecimentos de saúde privados e públicos para atender mais de quatro milhões de consultas e exames oftalmológicos. Com a formação de um cadastro nacional de estabelecimentos de saúde – públicos e privados -pretende-se aumentar a capacidade instalada de atendimento e reduzir as filas de espera. A inscrição dos serviços deve ser feito na internet pelo link que consta no Edital, publicado no dia 1º de novembro no Diário Oficial da União. O cadastro ficará disponível em um site para consulta dos gestores responsáveis pela contratação dos serviços.
O edital é uma das ações do projeto Olhar Brasil, que foi redefinido recentemente por meio de portaria interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação) e da portaria nº 1.229, de 01 de novembro de 2012, do Ministério da Saúde. Os serviços cadastrados irão contribuir para o atendimento de cerca de 10,5 milhões de crianças, jovens e adultos matriculados na rede pública e inseridos nos programas Saúde na Escola (PSE) e Brasil Alfabetizado (PBA) até 2014.
O novo projeto Olhar Brasil prevê, além oferecer tratamento oftalmológico integral, além de reajustar valores de procedimentos na tabela do SUS, a identificação de problemas de visão de estudantes de escolas públicas. No período de 2008 a 2011 foram realizadas 483 mil consultas oftalmológicas, apesar de a demanda ser ainda maior. “Nossa meta é ampliar em até nove vezes a quantidade de consultas. A grande mudança no projeto Olhar Brasil é a ampliação da oferta de consultas especializadas e exames de diagnóstico, sobretudo pelas clínicas privadas”, afirma o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Ele adianta que está sendo estudada a possibilidade de adotar essa mesma estratégia para atender outras especialidades, como doenças cardiovasculares e câncer.
De acordo com Padilha a estratégia é ampliar fortemente o número de consultas a serem oferecidas. “As secretarias municipais de saúde afirmam, e, com razão, que a maior dificuldade de oferecer consulta oftalmológica aos alunos do PSE e PBA é fixar o oftalmologista na localidade”, explica o ministro. Na sua avaliação, o cadastro vem para ajudar nesta questão. “Entre as vantagens do cadastro, está que o profissional estruturado em clínica particular é remunerado pelo número de procedimentos entregues, e não por número de horas trabalhadas. Outra vantagem é que pela escala apresentada de pacientes a serem atendidos pode atrair mais fortemente o número de clínicas e de oftalmologistas que venham prestar serviço para aqueles municípios”, destaca Padilha.
Dentro dos próximos anos, o Ministério da Saúde estima realizar, via projeto Olhar Brasil, 4,7 milhões de consultas, 871% a mais que no primeiro período do projeto, entre 2008 e 2012 (até agosto), quando foram feitas 483.898. O ministério também estima entregar 2,2 milhões óculos, 780% a mais que nos últimos quatro anos, com 258.261 óculos.
Incentivos - Os estados e municípios receberão recursos a mais para realizar todas as etapas do projeto. Para realização das consultas serão investidos cerca de R$ 100 milhões. Esses valores se somam ao financiamento do restante da assistência, como fornecimento de óculos, tratamento de doenças oculares, além do tratamento da refração, abrangendo aproximadamente 20 procedimentos, como biometria ultrassônica, mapeamento da retina com gráfico e retinografia colorida. Parte desses procedimentos terá reajuste na tabela do SUS, que irão variar entre 36,6% a 63,20%, para o atendimento no projeto Olhar Brasil.
O valor pago pela consulta terá aumento de 47%, passando de R$ 14,29 para R$ 21.
“Estamos criando uma tabela SUS específica para atender esse público definido, por se tratar de parte da população com menor condição de acesso ao atendimento especializado e a óculos, principalmente os que vivem em regiões mais pobres”, destaca o ministro Alexandre Padilha.
O edital para cadastramento traz um conjunto de normas que devem ser cumpridas pelos estabelecimentos de saúde, como normas da Vigilância Sanitária. Após a realização do cadastro e a partir do momento que passar a atender pelo projeto Olhar Brasil, o serviço terá que preencher um sistema de informação do Ministério da Saúde. Trata-se de medida de controle sobre o procedimento da consulta. Os serviços cadastrados e habilitados pelo Ministério da Saúde poderão ter seus serviços contratados diretamente pelo gestor local (estado e município) que estiver inserido no projeto. Para fazer parte do Olhar Brasil, o gestor deve aderir ao projeto por meio de solicitação ao Ministério da Saúde.
Fonte: Regina Xeyla /Agência Saúde

DIABETES - EDUCAR PARA PREVENIR - 14 DE NOVEMBRO

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14 DE NOVEMBRO:

Prefeitura entrega mais 606 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida

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Prefeitura entrega mais 606 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida:

Comunicado SMH de 09/11/2012 (D.O. Rio nº 163 de 12/11/2012 – p. 72)
A Secretaria Municipal de Habitação entregou no sábado, em parceria com a Caixa Econômica Federal, mais 606 apartamentos do Programa Minha Casa, Minha Vida para famílias com renda mensal de até R$ 1.600,00 que se inscreveram no benefício e foram sorteadas com base na extração da Loteria Federal. Os imóveis ficam em dois condomínios localizados na Estrada dos Palmares, em Paciência: 303 no Park Royal e 303 no Park Imperial. Os apartamentos têm 44 metros quadrados e possuem sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área de serviço.
Os dois condomínios são dotados de área de lazer, brinquedos e vagas para veículos. Algumas unidades no térreo dos prédios são adaptadas para cadeirantes, com cômodos maiores, portas largas e rampas de acesso. Aos idosos e portadores de outras necessidades especiais também são reservados imóveis no térreo. O Minha Casa, Minha Vida atende famílias com renda mensal de até R$ 5 mil, com prioridade, por parte da Prefeitura, para as que ganham até R$ 1.600,00.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Saúde oferece atividades especiais no Dia Mundial do Diabetes

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Saúde oferece atividades especiais no Dia Mundial do Diabetes:

Comunicado SMSDC de 09/11/2012 (D.O. Rio nº 163 de 12/11/2012 – p. 72)
A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil vai promover uma série de atividades na próxima quarta-feira, Dia Mundial do Diabetes (14 de novembro), no Parque Madureira. O evento, a ser realizado das 8h às 16h, tem o objetivo de informar e incentivar a prevenção da doença. Durante a ação, médicos, enfermeiros e nutricionistas estarão em tendas esclarecendo dúvidas e promovendo educação em saúde. Os interessados poderão participar de aulas de alongamento, caminhada, atividades lúdicas, chá da tarde e conferir a apresentação de um coral.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Conheça e acesse o Portal do Servidor

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Conheça e acesse o Portal do Servidor:

Comunicado Portal do Servidor de 09/11/2012 (D.O. Rio nº 163 de 12/11/2012 – p. 62)
Cinco seções de serviços e benefícios para quem serve a cidade. Não deixe de acessar, conhecer e usar.
(Publicado no Ecoando n.º 23 - 2012)




Alunos que fazem mais exercício físico têm melhores resultados escolares ...

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Alunos que fazem mais exercício físico têm melhores resultados escolares ...:

Os alunos que fazem exercício físico têm melhores resultados escolares, conclui uma investigação junto de três mil alunos realizada, ao longo de cinco anos, por uma equipe de investigadores da Faculdade de Motricidade Humana, da Universidade Técnica de Lisboa (FMH/UTL).

Os jovens com aptidão cardiorrespiratória saudável tiveram um maior somatório das classificações a Português, Matemática, Ciências e Inglês.

Luís Sardinha, diretor do Laboratório Exercício e Saúde, da FMH, afirma que existe "a tendência para sobrevalorizar a parte biológica" dos benefícios do exercício físico. E este estudo também os comprova, evidenciando, por exemplo, que "os alunos insuficientemente ativos", ou seja, que não cumprem as recomendações de atividade física diária (pelo menos 60 minutos por dia de atividade física moderada e vigorosa), têm maior probabilidade de serem pré-obesos ou obesos, que os jovens cuja aptidão cardiorrespiratória é saudável, decorrente do exercício, têm mais massa óssea, e os que não a têm tendem a ter uma saúde vascular pior.

Mas, para o coordenador do estudo, o resultado mais inovador desta investigação - feita em parceria com o Ministério da Educação e Ciência (MEC) e a autarquia de Oeiras - é o demonstrar que o aumento da atividade física tem reflexos "na parte psicológica, uma dimensão que tem sido menos estudada", nota. "Face à dimensão da amostra", o investigador admite que os resultados possam ser extrapolados para a população escolar.

O chamado Programa Pessoa, co-financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), estudou durante cinco anos (começou em 2007) três mil alunos de 13 escolas do conselho de Oeiras, usando desde acelerômetros, instrumentos que os alunos usavam na cintura para medir os seus tempos sedentários e ativos; ecografias para medir a espessura das camadas da artéria carótida; cronômetros para medir a performance cardiorrespiratória dentro de um determinado circuito com cadência progressiva.

O que se concluiu é que os alunos da 3a série com aptidão cardiorrespiratória saudável têm melhores classificações a Matemática e a Língua Portuguesa e que, no geral, os alunos com aptidão cardiorrespiratória saudável têm um maior somatório das classificações a Português, Matemática, Ciências e Inglês. Ou seja, o exercício físico tem efeito positivo no aproveitamento escolar, uma conclusão que estava sobretudo estudada em idades mais novas, nota.

"Esta linha de investigação vem demonstrar a importância do jogo e atividade física informal e organizada para todas as crianças em contexto escolar", defende Carlos Neto, presidente da FMH/UTL.

Mais autoestima

A explicação para este efeito foi já estudada noutras investigações: "o exercício promove a formação de novos neurônios e uma maior interação entre neurônios, que, por sua vez, promovem maior sensibilidade e desenvolvimento cognitivo".

Mas não só. É sabido que a adolescência é uma idade turbulenta, tendencialmente acompanhada pela diminuição de indicadores ligados à qualidade de vida, refere o investigador. O que este estudo também permitiu concluir é que, aumentando a atividade física, cerca de uma média de duas horas por semana, melhoraram indicadores como "a autoestima, afetos positivos, competência, autonomia, relacionamentos positivos e boas motivações". Pelo contrário, constata-se que os jovens que fizeram menos exercício desceram nestes indicadores.

Além da produção de resultados estatísticos, o Programa Pessoa esteve no terreno para tentar mudar comportamentos em termos de exercício físico e nutrição, dando ações de formação a professores das várias disciplinas, e produzindo quatro manuais. Nos alunos que revelam maior apetência para a prática desportiva, "um dos objetivos do programa foi criar uma porta de entrada à maior participação desportiva".










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