quarta-feira, 7 de novembro de 2012

DEPOIS DO OUTUBRO ROSA, É A VEZ DOS HOMENS: NO NOVEMBRO AZUL

 http://otics-iraja.blogspot.com/
DEPOIS DO OUTUBRO ROSA, É A VEZ DOS HOMENS: NO NOVEMBRO AZUL:
Depois do Outubro Rosa, que chamou a atenção de mulheres para a prevenção do câncer de mama, vem aí o Novembro Azul, para alertar os homens sobre a importância do exame para detectar o câncer de próstata – glândula do sistema reprodutor que armazena os líquidos.

O câncer de próstata é responsável pela segunda causa de morte por câncer entre os homens, perdendo apenas para o de pulmão.

SAÚDE PRESENTE NA ESCOLA MOTORISTA PASCHOAL ANDRÉ - PSE na escola!! Confira!!

 http://emmotoristapaschoalandre.blogspot.com/
PSE na escola!! Confira!!:
 A Equipe Móvel do Programa de Saúde na Escola está hoje em nossa escola prestando diversos atendimentos, entre eles o TRA ( Tramento Restaurador Atraumático) e a distribuição de Kits






























CUIDADO - Consumo abusivo de bebidas energéticas traz danos ao coração e sobe a pressão arterial

 http://www.blog.saude.gov.br/
Publicar postagem
Foto: Corbis Images
Trabalho, estudo, buscar filhos na escola, frequentar academias. No final de semana, churrasco em casas de amigos, festas, atividades de lazer. Para aguentar tantas atividades, milhares de pessoas consomem bebidas energéticas ou produtos naturais, como o guaraná em pó. Porém, se forem consumidos em excessos, podem trazer danos à saúde.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permite a venda de bebidas energéticas no país desde 1998, depois de analisar a segurança desses produtos. Atualmente, as bebidas energéticas são dispensadas da obrigatoriedade de registro junto a Anvisa e regulamentadas como alimentos pela Resolução RDC 273/2005.
A nutricionista Leilane Fernandes, da Gerência de Alimentos da agência, afirma que as embalagens devem conter obrigatoriamente as seguintes advertências, em destaque e em negrito: “Crianças, gestantes, nutrizes, idosos e portadores de enfermidades: consultar o médico antes de consumir o produto” e “Não é recomendado o consumo com bebida alcoólica”.
Ela esclarece que ainda há o suplemento de cafeína para atletas e o suplemento energético para atletas que são regulamentados pela Resolução RDC n. 18/2010. O suplemento de cafeína para atletas é o produto destinado a aumentar a resistência aeróbia em exercícios físicos de longa duração, enquanto suplemento energético para atletas é o produto destinado a complementar as necessidades energéticas em virtude do gasto calórico aumentado.
Em relação ao guaraná em pó, Leilane explica que o produto é classificado como novo alimento e não possui e não tem comprovação de efeitos energéticos. A quantidade de cafeína no guaraná em pó varia de acordo com a matéria-prima utilizada dependendo do estágio de maturação do fruto, condições de cultivo, processo de obtenção. A regulamentação sobre o tema não exige uma padronização dos componentes ativos desse produto, visto que não há necessidade de ter um limite mínimo para que se alegue algum efeito, nem limite máximo considerando que quantidades de cafeína naturalmente presentes no guaraná são consideradas seguras.
Por determinação de Anvisa, os rótulos das bebidas consideradas energéticas devem trazer orientações sobre o consumo e advertências para grupos específicos. Isto porque qualquer alimento usado em excesso pode trazer danos à saúde. O cardiologista Stephan Lachtermacher, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC), vinculado ao Ministério da Saúde, os energéticos são ricos em cafeína, que é um estimulante do sistema nervoso.
Segundo ele, as pessoas não costumam ler os rótulos e, se não tivesse qualquer tipo de perigo, não teriam advertências nas embalagens dos produtos. O risco maior está na dose, principalmente para quem tem sensibilidade à cafeína ou predisposição às arritmias ou faz parte do grupo citado nas embalagens (crianças, idosos, nutrizes, grávidas, com problemas de saúde). Ele alerta: “A cafeína pode estimular o aumento da pressão arterial e dos batimentos cardíacos”. Por isso, pacientes cardíacos, hipertensos e renais não devem usar estas substâncias.
O médico acrescenta que também é arriscado o consumo da bebida com álcool. “Essa associação pode aumentar os efeitos excitatórios e reduzir os depressores no sistema nervoso e também precipitar ou predispor arritmias cardíacas”, diz o cardiologista.
Fonte: Maria Vitória / Agência Saúde

IDÉIAS DE NATAL - Origami de Natal - Veja como fazer uma meia

 http://www.artedefazerartesanato.com.br/

Origami de Natal - Veja como fazer uma meia: Quem gosta de origami pode aproveitar esta técnica na decoração de natal.

Vejam primeiro este sapato de dobradura:

Origami de Natal - Meia de guardanapo
Origami de Natal - Meia de guardanapo

Lindo né? feito com guardanapos coloridos.

Veja aqui o pdf de como fazer a dobradura:
PAP sapato de natal de origami

Aqui uma estrela de origami:

Estrela de origami para o natal
Estrela de origami para o natal
E aqui mais uma estrela que não é origami, mas achei linda e pertinente:
Estrela de papel para o natal
Estrela de papel para o natal



DIA MUNDIAL DO DIABETES - VAMOS PARTICIPAR

 http://otics-iraja.blogspot.com/
DIA MUNDIAL DO DIABETES:
Dia 14 de novembro é o DIA MUNDIAL DO DIABETES, portanto, estaremos
realizando em nossas unidades atividades para Promoção da saúde e Prevenção
da doença. Neste mesmo dia de 08:00 às 16:00h, estaremos  promovendo no
Parque Madureira, próximo a Nave do Conhecimento:

   - 08:00 às 08:30h - alongamento;
   - 08:30 às 09:30h - caminhada;
   - 09:30 às 10:30h - atividade lúdica;
   - 10:30h- coral com os profissionais;
   - 13:30h - atividade lúdica;
   - 14:00h - chá da tarde;
   - 15:30 - encerramento com o coral.

Durante todo o horário, estaremos promovendo educação em saúde nas
tendas com enfermeiros, nutricionistas e médico. Também estaremos
distribuindo folderes educativos e bandanas.
Estará participando destas atividades, as seguintes unidades: Cf
Souza marques e Centro de Referência da Obesidade, CF Dante Romanó Jr,
CMS Carmela Dutra, Nasf e Saúde Carioca.





FIQUE SABENDO - Nutrientes importantes no controle do colesterol....

 http://ligadasaude.blogspot.com/
Informação interessante no Blog da Liga da Saúde!!!
Nutrientes importantes no controle do colesterol....:

Você já deve estar cansado de ouvir as recomendações básicas para controle do colesterol, não é mesmo? Reduzir gorduras, frituras, praticar atividades físicas, aumentar o consumo de fibras etc.

Mas existem alguns nutrientes que tem relação estreita com a diminuição do temível colesterol e são eles:

Magnésio

Existe uma correlação importante entre a diminuição do magnésio no organismo e o aumento das patologias cardíacas como infarto e arritmias. A deficiência de magnésio provoca aumento da agregação plaquetária, aumento do colesterol e dos triglicérides. 

Fontes de magnésio: grãos integrais, folhas verdes, banana, mel, nozes, frutos do mar, espinafre, amendoim torrado, atum.

Vanádio


Ele inibe a síntese de colesterol, evitando a deposição de gorduras nas paredes das artérias, portanto, previne os ataques cardíacos e isquemia cerebral. 

Fontes de vanádio: frutos do mar, levedo de cerveja, cogumelos, salsinha, alho, arroz integral.

Niacina

A niacina ou vitamina B3 reduz triglicérides, LDL e aumenta HDL.

Fontes de niacina: Carnes magras, carnes de aves, peixes, levedo de cerveja, amendoim, aveia, leguminosas, cereais integrais.



*** O texto acima é de responsabilidade do autor. Para dúvidas sobre o conteúdo do texto, deixe seu comentário ou entre em contato com o autor através dos contatos disponibilizados em sua assinatura.

FIQUE SABENDO - No Brasil, mais de 50% das crianças de 5 anos têm cárie

 http://www.estadao.com.br/
No Brasil, mais de 50% das crianças de 5 anos têm cárie: Crianças nessa idade já têm, em média, mais de duas cáries nos dentes de leite, alerta Associação Brasileira de Odontologia



CUIDANDO DO PLANETA, CUIDANDO DA SAÚDE - Jogo de dominó com sucata

 http://moniqueiroz.blogspot.com/
Professora Mônica do CIEP SANDINO, mantém um Blog onde fala das atividades que ela realiza com os alunos e sempre vejo a preocupação com o Meio Ambiente e a Sustentabilidade.  
Percebam também, que seus alunos são do Maternal, é despertar a próxima geração para os cuidados com o Meio Ambiente.
Parabéns Profª Mônica - Parabéns CIEP SANDINO!!
PSE - SAÚDE ESCOLAR
Jogo de dominó com sucata:
A história Brinquedos nos fez pensar em muitas questões: Como estamos cuidando dos nossos pertences? Estamos consumindo e descartando muito? Será que tudo que jogamos fora é lixo? O que não serve mais para mim pode servir para outra pessoa? Quais as consequências de tudo isso para o meio ambiente?

Em resposta a algumas dessas questões, os alunos do Maternal reaproveitaram caixinhas de suco vazias para confeccionar um jogo de dominó. Assim reduzimos o consumo de brinquedos novos, diminuimos a quantidade de lixo do meio ambiente, exercitamos o cuidado com o que é nosso e ainda nos divertimos aprendendo um novo jogo.

1º passo: encher as caixinhas com jornal para dar peso e volume às peças do dominó
2º passo: encapar as caixinhas e montar as combinações de cores
3º passo: brincar muuuuuuito!!!