terça-feira, 6 de novembro de 2012

SAÚDE BUCAL - Limpeza dos dentes à noite é fundamental para evitar cárie nos bebês

 http://www.blog.saude.gov.br/
Limpeza dos dentes à noite é fundamental para evitar cárie nos bebês:

Foto: Corbis Images
Graças ao programa Brasil Sorridente do Ministério da Saúde mais da metade das crianças do país estão livres das cáries desde 2010. Entre as orientações previstas no programa, está a que ressalta a importância de escovar os dentes dos bebês antes de dormir.
De acordo com o coordenador da Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, os cuidados devem começar assim que aparecerem os primeiros dentes de leite do bebê: “Assim que romper, iniciar a erupção do primeiro dente de leite, é importante que já inicie a higienização, porque aquela pequena parte do dente já está exposta a variações e se não higienizar corretamente, poderá já sofrer o processo de cárie dentária.”
Pucca falou também sobre a importância da limpeza da boca após a última mamada do bebê: ”Justamente no período noturno que a criança diminui o fluxo salivar, e a saliva é um importante veículo de limpeza da cavidade bucal e, durante a noite, o fluxo salivar fica também diminuído. Portanto, se restos alimentares ficarem na boquinha da criança durante o período noturno, esse é o período onde a maior agressão pode acontecer.”
Ainda de acordo com o coordenador da Saúde Bucal, uma alimentação saudável também é fundamental para prevenir caries nos bebês: ”Um dos fatores importantes no controle é o açúcar, que deve ser removido. Deve ser estimulada a amamentação materna, que é suficiente para a criança. Principalmente no período noturno não se recomenda mamadeira com açúcar.”
Com o programa Brasil Sorridente, as crianças podem ser atendidas de graça pelas Equipes de Saúde Bucal e nos Centros de ‘Especialidades Odontológicas do Sistema Único de Saude. Para saber mais sobre as iniciativas do Brasil Sorridente acesse: www.saude.gov.br
Fonte: Débora Rocha / Web Rádio Saúde

Vacinas gratuitas correspondem a 37,4% da meta da DGS | iOnline

 http://www.ionline.pt/opiniao/vacinas-gratuitas-correspondem-374-da-meta-da-dgs
Vacinas gratuitas correspondem a 37,4% da meta da DGS | iOnline

UNICEF promove concurso infanto-juvenil de vídeo sobre crianças com deficiência

http://portal.aprendiz.uol.com.br/

novdez


Do Unicef.
O UNICEF, em nível global, está promovendo um concurso de vídeo para pessoas de até 25 anos de idade. O concurso Tem a ver com habilidade! tem o mesmo tema do relatório do UNICEF Situação Mundial da Infância 2013: crianças com deficiência.
Crianças, adolescentes e jovens interessados em participar do concurso devem enviar para a sede do UNICEF em Nova Iorque, até o dia 15 de dezembro de 2012, um vídeo relacionado às deficiências, seja expressando uma experiência pessoal ou comentando sobre os direitos das pessoas com deficiência e os desafios que elas enfrentam. Todos os vídeos devem ter um minuto de duração.
Os vídeos – de qualquer gênero: drama, comédia, ação, documentário, ficção, animação – podem ser feitos em qualquer idioma. No entanto, os vídeos em outras línguas que não o inglês devem estar acompanhados de uma transcrição do texto em inglês ou ser legendados.
A participação pode ser individual ou em grupo, e cada indivíduo ou grupo pode concorrer com apenas um vídeo.
Seleção
Os vídeo serão analisados por um painel global formado por comunicadores e jovens, que escolherá os finalistas e o vencedor. O vídeo vencedor será usado como parte dos materiais de lançamento do relatório Situação Mundial da Infância 2013 e será também disponibilizado para divulgação em todo o mundo e apresentado por canais on-line. O realizador do vídeo vencedor receberá uma filmadora Flip HDV da Sony.
Acesse aqui a convocatória e o regulamento.

FIQUE SABENDO - Excesso de sal pode causar doenças cardiovasculares

 http://www.blog.saude.gov.br/

Entenda como o sódio age no organismo e porque a redução do consumo a níveis recomendados pela OMS permitiria que 1,5 milhão de brasileiros abolissem a medicação para hipertensão. | Foto: Tetra Images/Corbis
Apesar de ter papel importante no organismo e contribuir para um bom funcionamento do corpo, o consumo abusivo do sal de cozinha pode trazer problemas à saúde. O excesso de sódio, principal componente do sal de cozinha, está associado ao desenvolvimento da hipertensão arterial, de doenças cardiovasculares, renais e outras, que estão entre as primeiras causas de internações e óbitos no Brasil e no mundo.
O sódio é responsável pela regulação da quantidade de líquidos que ficam dentro e fora das células. Quando há excesso do nutriente no sangue, ocorre uma alteração no equilíbrio entre esses líquidos. O organismo retém mais água, que aumenta o volume de líquido, sobrecarregando o coração e os rins, situação que pode levar à hipertensão. A pressão alta prejudica a flexibilidade das artérias e ataca os vasos, coração, rins e cérebro. Dados da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel 2011) do Ministério da Saúde revelam que 22,7% dos brasileiros já receberam diagnóstico de hipertensão.
Por dentro, os vasos são cobertos por uma fina camada, que é lesionada quando o sangue circula com pressão elevada. Com isso, eles se endurecem e ficam estreitos, podendo entupir ou romper com o passar dos anos. O entupimento de um vaso no coração pode levar a um infarto – 79.297 óbitos em 2010. No cérebro, o entupimento ou rompimento levam ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), conhecido como derrame – causou 99.159 mortes em 2010. Nos rins, podem ocorrer alterações na filtração do sangue e até a paralisação dos órgãos. Portanto, evitar a ingestão excessiva de sal é uma medida simples que pode prevenir contra vários problemas graves de saúde.
A recomendação de consumo máximo diário de sal pela Organização Mundial de Saúde (OMS) é de menos de cinco gramas por pessoa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela, no entanto, que o consumo do brasileiro está em 12 gramas diários, valor que ultrapassa o dobro do recomendado. Se o consumo de sódio for reduzido para a recomendação diária da OMS, os óbitos por acidentes vasculares cerebrais podem diminuir em 15%, e as mortes por infarto em 10%. Ainda estima-se que 1,5 milhão de brasileiros não precisaria de medicação para hipertensão e a expectativa de vida seria aumentada em até quatro anos.
Opção Saudável – Uma das maneiras mais práticas de diminuir o consumo de sódio é observar as informações nutricionais no verso das embalagens ao comprar alimentos industrializados. Se a quantidade for superior a 400mg em 100g do alimento, é considerado um alimento rico no nutriente, sendo prejudicial à saúde. É recomendável sempre por escolher aquele que apresentar menos sódio.
“Além de reduzir a quantidade de sal no preparo da comida, podemos substituí-lo por outros condimentos, que inclusive vão dar um sabor melhor. É melhor utilizar ervas desidratadas e temperos naturais, como salsa, cebolinha, pimenta e outros. O uso de temperos industrializados também deve ser evitado, pois contêm alto ter de sódio”, recomenda Patrícia Jaime, coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde.
Para contribuir com a diminuição do consumo de sódio, o Ministério da Saúde firmou um acordo com a indústria alimentícia pela redução gradual do teor de sódio em alimentos processados. Desde 2011, governo federal fechou três termos de compromisso para que várias categorias de alimentos sejam produzidas com menos sódio.
“Esse acordo incentiva a indústria a oferecer alimentos menos prejudiciais à saúde e reforça o compromisso do governo federal na promoção de hábitos de vida mais saudáveis dos brasileiros. Com a iniciativa, o Brasil protagoniza a elaboração de um modelo que pode virar referência para diversos países”, completa Patrícia Jaime.
Temperos, caldos, cereais matinais e margarinas vegetais, macarrões instantâneos, bisnagas e vários outros terão metas para os próximos anos de redução do teor de sódio. Somados os três convênios, a previsão é de que até 2020, estejam fora das prateleiras mais de 20 mil toneladas de sódio. O acordo determina acompanhamento das informações da rotulagem nutricional dos alimentos e as análises laboratoriais de produtos coletados no mercado.
Fonte: Samuel Bessa /Agência Saúde

Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro/RJ

 http://saudementalrj.blogspot.com/
Seminário Anual de Saúde Mental - Rio de Janeiro/RJ:


Regulamentada seleção de professores para Programa Experimental de Escolas Bilíngues

Fonte: PCRJ
Edital da Secretaria Municipal de Educação no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, dia 5, regulamenta o processo de seleção e remoção ex-ofício de professores para o Programa Experimental de Escolas Bilíngues - línguas Portuguesa e Inglesa. Para alunos da Educação Infantil até o 6º ano do Ensino Fundamental, o programa será implantado na Escola Municipal Professor Afonso Várzea e no Ciep Glauber Rocha.

Até 15 de novembro, podem se inscrever com formulário próprio on line, no site www.rio.rj.gov.br/sme ou www.rioeduca.net: professores I de Educação Física, Artes Cênicas, Artes Plásticas, Educação Musical, Inglês; e professores II ou de Educação Infantil da rede municipal de ensino. Vale ressaltar que é imprescindível o conhecimento da Língua Inglesa com capacidade de comunicação oral e escrita.

O resultado da seleção será divulgado em dezembro no Diário Oficial do Município, no site da Secretaria Municipal de Educação, nas CREs e nas escolas municipais.

PONTO FACULTATIVO NOS DIAS 16 E 19 DE NOVEMBRO

 FONTE : D. O.

DECRETO Nº 36415 DE 05 DE NOVEMBRO DE 2012



DIÁRIO OFICIAL de 6 de novembro de 2012

Estabelece ponto facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16 e 19 de novembro de 2012.

O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela legislação em vigor,

DECRETA:

Art. 1.º O ponto será facultativo nas repartições públicas municipais nos dias 16 e 19 de novembro de 2012, excluídos desta previsão os expedientes nos órgãos cujos serviços não admitam paralisação.

Art. 2.º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Rio de Janeiro, 05 de novembro de 2012; 448º ano da fundação da Cidade.

EDUARDO PAES