segunda-feira, 15 de outubro de 2012

PSE - NSEC06 - PARABÉNS PROFESSORES


FIQUE SABENDO - Centro de Cultura e Ideias da CF Epitácio Soares Reis o Cine Epitácio

 http://smsdc-cfepitaciosoaresreis.blogspot.com/
Cine Epitácio
Diversão e debate para transformar a realidade

Gosta de um cineminha?! Que tal assistirmos diversos filmes que tratam de assuntos variados e depois bater aquele papinho sobre o filme?!
Todo mês acontecerá no Centro de Cultura e Ideias da CF Epitácio Soares Reis o Cine Epitácio, com a participação dos pacientes, agentes comunitários, psicóloga, farmacêutica, enfermeiro e outros profissionais de saúde.
A nossa primeira sessão será no proximo dia 25 de outubro! E nada mais justo abordarmos um tema para contemplar o Outubro Rosa e falar sobre a luta das mulheres contra o cancer de mama.
Venha se emocionar, rir, chorar, refletir e se divertir com a gente! Porque isso também é saúde!!

Portalzinho do CNJ traz informações sobre direitos para o público infantil

 http://www.childhood.org.br/
Portalzinho do CNJ traz informações sobre direitos para o público infantil: A partir de agora, a criançada tem uma nova ferramenta para aprender sobre seus direitos e conhecer melhor o sistema de acesso à justiça no Brasil. O Portalzinho CNJ, desenvolvido pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento dos Servidores do Poder Judiciário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e lançado recentemente em evento em Brasília (DF), tem como objetivo aproximar as crianças das noções jurídicas e melhorar o relacionamento da Justiça com a sociedade. O Portalzinho também traz material de apoio … Continue lendo →

Educadores vencem dificuldades e transformam processo de ensino

 http://portal.aprendiz.uol.com.br/
Educadores vencem dificuldades e transformam processo de ensino:
Por Thais Leitão, da Agência Brasil

Por meio de projeto de sustentabilidade, alunos e professores da Escola Classe Córrego das Corujas construíram brinquedos com material reciclável que virava lixo e acabava sujando a comunidade.
De calça vermelha, tênis preto de cadarços também vermelhos e camisa xadrez, o professor Wagner Júnior chama a atenção pelo visual despojado. Ele dava aulas de história geral em escolas públicas do Distrito Federal (DF) e ajudou a mudar a história de seus alunos. Com muitas ideias, conseguiu uma câmera e passou a desenvolver projetos de educação usando ferramentas da comunicação.
Um deles é o Programa Parabólica, que funciona no Centro de Ensino Médio 1 (CEM 1) de Sobradinho, cidade do DF. As produções, que abordam temas ligados à juventude, como educação, drogas, saúde e sistema de cotas em universidades, são exibidas na internet ou transmitidas pela TV Cidade Livre, de Brasília, parceira do projeto. As pautas são discutidas semanalmente por um grupo de alunos e ex-alunos da escola, que se reúne no local onde antes funcionava um depósito da unidade. Hoje, o pequeno cômodo, chamado de QG, sigla de quartel-general, tem porta grafitada, pufes coloridos e o entra e sai de quem está sempre em atividade.
São histórias assim, de educadores que vencem as dificuldades do dia a dia e transformam o processo de ensino em uma experiência democrática, criativa e bem-sucedida. Com o entusiasmo típico dos jovens, Wagner Júnior diz que decidiu trocar as salas de aula tradicionais, com mesas, cadeiras e quadro-negro, por ambientes menos formais e mais coloridos após perceber que o conteúdo de suas lições não despertava o interesse dos alunos. A inquietação diante do que via levou o professor a projetar nova prática pedagógica.
“Me angustiava muito ver que os alunos não se interessavam tanto pelo conteúdo das minhas aulas. Por outro lado, percebia que eles queriam estar conectados, estavam muito ligados às redes e mídias digitais. Decidi, então, fazer delas minhas aliadas”.
Ele acredita que o educador precisa renovar o fôlego para superar a falta de estrutura e os salários que “não estão à altura da importância da atividade”. Com mais de 20 anos de profissão, Wagner Júnior diz que a maior recompensa é ver os jovens tomando consciência de quem são e posicionando-se de forma intelectualmente autônoma diante de sua realidade.
“O educador é pouco valorizado pela lógica capitalista, do ponto de vista do rendimento financeiro, mas é muito valorizado pela lógica humana. A escola é lugar de se fazer amigos e é isso que mais ganho aqui”, acrescenta.
Ângelo Palhano, 19 anos, fugia das aulas de história do professor Wagner Júnior. Hoje, mesmo depois de ter concluído o ensino médio, volta ao CEM 1 de Sobradinho, pelo menos uma vez por semana para participar das reuniões de pauta do Parabólica.
“Com ele, aprendemos a nos conscientizar historicamente, a perceber quem somos. Nas aulas tradicionais, muitas vezes, o aluno fica angustiado poque o saber dele é ignorado. Aqui não, a gente pensa, a gente produz”, diz o jovem, aluno de filosofia na Universidade de Brasília e que, em poucos anos, deve seguir a mesma profissão de Júnior.
A paixão pelo ensino e a vontade de mudar a vida dos alunos também são as características mais evidentes na equipe pedagógica da Escola Classe Córrego das Corujas, na zona rural de Ceilândia, outra cidade do DF. Rosemar Barbosa, 48 anos, é uma das três professoras que trabalham na unidade. Para chegar à escola, ela leva, diariamente, 40 minutos e enfrenta 6 quilômetros de estrada de terra, mas diz que não “quer sair dali por nada”.
“Já trabalhei em escolas que ficavam a dez minutos da minha casa, mas sou apaixonada pelo trabalho que a gente faz aqui, com impacto direto não apenas no processo de aprendizagem do aluno, mas também na vida das famílias da comunidade”, diz. Para ela, a estrutura simples e os recursos limitados não desestimulam o trabalho de quem quer fazer a diferença.
“Não temos muitos recursos aqui, mas aproveitamos o que está disponível e provamos que é possível mudar. Ver o crescimento dessas crianças e o sorriso no rosto delas renova o nosso ânimo”, acrescenta.
De acordo com a diretora da escola, Suélia Gomes, foi essa dedicação à arte de ensinar, somada à integração entre as profissionais que levaram a escola a ser reconhecida como exemplo de sustentabilidade. Este ano, o projeto Saber Viver: Uma Escola Sustentável foi premiado durante o Circuito de Ciências de Taguatinga, promovido pela Secretaria de Educação do DF.
“Por meio do projeto, incentivamos os alunos a trazer material reciclável que virava lixo e acabava sujando a própria comunidade. Com isso, construímos vários objetos de lazer aqui na escola e conscientizamos as famílias sobre a importância do descarte responsável e do reaproveitamento de materiais”, explica.

Casinha de bonecas construída com caixa de leite.
Como resultado do projeto, os alunos construíram, com a ajuda dos professores, uma casinha de bonecas usando caixas de leite, além de mesas e cadeiras feitas com madeira de caixotes reaproveitada. As brincadeiras também foram incrementadas com castelos de princesas construídas com latas de leite em pó, flores de rolo de papel higiênico e super-heróis de garrafas PET .
Rakeu Santos, 9 anos, é aluna do terceiro ano do ensino médio e percebe a paixão das professoras pelo que fazem. Com sorriso no rosto, diz que tem orgulho de estudar em uma escola “tão legal”.
“Eu gosto muito de estudar aqui, sempre digo em casa que nunca quero sair desta escola. Aqui a gente aprende muitas coisas, como cuidar da natureza e reciclar”, diz a menina.

APRENDENDO UM POUCO COM Rubem Alves - O papel do professor

FIQUE SABENDO - Brotoejas no bebê

 http://www.pediatriabrasil.com.br/
Brotoejas no bebê:
A tão famosa brotoeja também é conhecida como miliária.
A brotoeja é causada pela obstrução dos dutos excretores das glândulas sudoríparas. Esta obstrução impede a saída do suor, levando à formação de pequenas vesículas, pápulas ou pústulas.
Na verdade, a aparência das lesões varia de acordo com a profundidade em que ocorreu o bloqueio no duto excretor, aquele que o suor percorre para alcançar o lado de fora do corpo.
Miliária cristalina
Quando o bloqueio incide em um ponto mais superficial da epiderme, as bolhas podem ser pequenas, transparentes e sem sinal de inflamação.
Miliária rubra
Quando a obstrução ocorre em região intermediária, as lesões têm aspecto de pápulas vermelhas e inflamadas.
Miliária pustulosa
Quando a interrupação ocorre na região inicial do duto, as lesões são pústulas grandes.

Localizações mais frequentesBrotoejas no bebê

É mais comum que as lesões apareçam em tronco, pescoço, axilas e dobras.

Fatores predisponentes

• Ambientes quentes e úmidos
• Excesso de roupas e agasalhos
• Febre alta

Sintomas

Os principais sintomas da brotoeja são coceira e queimação. Coçar pode favorecer o rompimento das bolhas e o aparecimento de pequenas lesões e crostas no local. Pontos de pus e nódulos são sinais de infecção por bactérias.

Diagnóstico

O diagnóstico é clínico e o médico considera a aparência das lesões e os sintomas.
Em alguns casos, é importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outras doenças de pele, como a foliculite (infecção dos folículos pilosos por bactérias) e a hidradenite (inflamação das glândulas sudoríparas apócrinas). Daí a importância de nunca auto-medicar seu filho. Leve-o ao pediatra para que seja feito o diagnóstico correto.

Prevenção

A melhor forma de prevenir a manifestação da miliária é evitar situações que provoquem calor e possam provocar sudorese abundante.

Tratamento

O tratamento da brotoeja (miliária) leva em conta as características das lesões, o local onde se instalaram e a idade do paciente.
Em crianças pequenas, por exemplo, restringe-se a medidas para refrescar a pele, com o objetivo de aliviar o desconforto. Para tanto, é importante manter o ambiente fresco e ventilado, usar roupas leves e aumentar a frequência dos banhos. Loção de calamina também pode ser útil.
Casos mais graves, como quando há infecções secundárias, exigem acompanhamento médico e a indicação de medicamentos como corticóides e antibióticos, por exemplo.

Recomendações

• Evite passar cremes, loções e filtros solares gordurosos, especialmente nos dias de muito calor.
• Ligue o aparelho de ar condicionado ou ventiladores nos dias muito quentes para evitar a produção excessiva de suor.
• Coloque maisena na água de banho do bebê com erupções na pele. O velho conselho da vovó ajuda a aliviar os sintomas da brotoeja.
• Dê preferência às roupas de algodão que ajudam a absorver o suor.
Consulte um médico dermatologista ou pediatra se as lesões características da brotoeja apresentarem sinais de infecção.
Fonte: Pediatria Brasil
Foto: WebMd
Última atualização: 15/10/2012.
Visite o Pediatria Brasil. Informação de qualidade pra quem ama criança.

SAÚDE PRESENTE NA CRECHE PROFESSOR ROGERIO

 http://smsdc-cms-fazendabotafogo.blogspot.com/
PALESTRA PARA PAIS NA CRECHE PROFESSOR ROGERIO:
PALESTRA PARA PAIS NA CRECHE PROFESSOR ROGERIO
DR. BERENICE, ENFERMEIRO MARCO, ACS CIDELMA, ROSANGELA E GERALDO





Parceria com SESC: Ação de Higiene Bucal

 http://ediprofessorabeatriz.blogspot.com/
Parceria com SESC: Ação de Higiene Bucal:
Higiene Bucal

Em parceria com SESC a Dra Gabriela e a auxiliar de saúde bucal Emília desenvolveu um trabalhos de escovação e diagnose de cáries nas crianças e ministrou uma palestra para os funcionários ressaltando a importância da escovação correta no dia-dia das crianças e dos adultos.
também foi feito um trabalho de diagnose de cárie nas crianças, com bom resultado: menos de 5% das crianças com cárie. Bom resultado de uma alimentação saudável e uma boa escovação no período das crianças na creche, sinal que realmente nós fazemos a diferença na vida e na saúde de nossas crianças.