sábado, 13 de outubro de 2012

Escovar os dentes das crianças previne problemas futuros

 http://www.blog.saude.gov.br/
Escovar os dentes das crianças previne problemas futuros:
Atenção, mamães! Seu pequeno já escovou os dentes hoje? Manter a boca limpa é essencial para prevenir problemas na adolescência e fase adulta. De acordo com o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, a higienização bucal deve ser iniciada ainda na fase de amamentação e não somente quando surge o primeiro dente de leite, por volta dos seis meses de vida. “É essencial a higienização logo após a última mamada do dia. A dica é utilizar uma gaze limpa e úmida. É um erro amamentar a criança e deixá-la dormir sem limpar a boca, principalmente por conta do açúcar’’, afirma Pucca.
Além da preocupação com a higiene diária, o coordenador explica a importância da primeira consulta odontológica. Quanto mais cedo levar a criança a um profissional, melhor, pois, é nas primeiras consultas que o dentista tem a oportunidade de diagnosticar situações de risco, como a cárie, doença que deteriora o dente e pode surgir logo que o primeiro nasce.

É importante o acompanhamento dos pais durante a escovação, pois a criança não deve ingerir a pasta de dente. | Foto: John Lund/Marc Romanelli/Blend Images/Corbis
Para garantir o acesso a essas consultas o Ministério da Saúde oferece, por meio do programa Brasil Sorridente, atendimento odontológico gratuito a todos os brasileiros. Em todo o País existem 21,7 mil equipes de saúde bucal integradas à rede de atenção básica e 901 Centros de Especialidades Odontológicas (CEO). Em 2011, foram realizados mais de 150 milhões de atendimentos odontológicos na rede pública.
Pucca explica também sobre a importância dos pais entenderem o papel fundamental do dente de leite. São eles que ajudam na mastigação e mantém o espaço dos futuros dentes permanentes, prevenindo, inclusive, problemas na arcada dentária e uso de possíveis aparelhos ortodônticos.
Outro aspecto que o coordenador esclarece é o uso contínuo de creme dental com flúor, inclusive para crianças. “Não recomendamos pasta de dente sem flúor. Também é importante o acompanhamento dos pais durante a escovação, pois a criança não deve ingerir a pasta de dente”, lembra.
Além de cuidados com a higiene da boca, o Ministério da Saúde também recomenda a redução do consumo de açúcar para evitar as cáries e outros problemas. Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio do programa Brasil Sorridente, oferece uma série de ações para o tratamento bucal, voltadas para crianças e cidadãos de todas as idades.
Brasil Sorridente – O Brasil Sorridente é uma política de integralidade e de universalidade, que oferece assistência odontológica desde a gestante, por meio do programa Rede Cegonha, até a pessoa da terceira idade. Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, o Brasil Sorridente, além do atendimento básico, a população passa a ter acesso também a tratamentos especializados, como canal, doenças da gengiva, cirurgias odontológicas, câncer bucal em estágio mais avançado, endodontia e ortodontia.
As principais linhas de ação do Brasil Sorridente são a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal (principalmente por meio da estratégia Saúde da Família), a ampliação e qualificação da Atenção Especializada (por meio, principalmente, da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
Karolline Soares / Blog da Saúde 

Pais devem ficar atentos à saúde das crianças

 http://www.blog.saude.gov.br/
Pais devem ficar atentos à saúde das crianças:
Neste Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, o Ministério da Saúde parabeniza todas as crianças brasileiras e reforça a necessidade de adotar hábitos saudáveis. É fundamental que as crianças aprendam desde cedo a importância de uma alimentação saudável, a manutenção da higiene bucal, além da necessidade de brincar e praticar atividades físicas, evitando obesidade e futuros problemas de saúde.
A coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Tatiana Coimbra falou ao Blog da Saúde e deixou um recado para os pais acompanharem a saúde do seu filho.
Confira o vídeo da coordenadora substituta da área técnica de Saúde da Criança, Tatiana Coimbra:


Blog da Saúde

Palhaços levam alegria e ajudam no tratamento de crianças internadas no INC

 http://www.blog.saude.gov.br/
Palhaços levam alegria e ajudam no tratamento de crianças internadas no INC:

 Instituto Nacional de Cardiologia é referência do Ministério da Saúde no tratamento e cirurgia de doenças graves do coração. | Foto: Drew Myers/Corbis
Crianças e adolescentes internados no INC, Instituto Nacional de Cardiologia, no Rio de Janeiro, enfrentam um tratamento difícil, mas com momentos de muita alegria e risos. Há quase dois meses, os palhaços Tilhinha e Tatuí, do grupo Sapato Velho, visitam o hospital duas vezes por semana, se apresentam nos quartos e enfermarias e arrancam gargalhadas dos pequenos pacientes e acompanhantes.
O ator Dio Jaime Vianna, que interpreta o palhaço Tatuí, diz que as visitas são momentos de levar alegria e esperança: ”A gente prepara, ensaia muito, prepara os truques com todo carinho do mundo, se concentra para doar. Com a figura do palhaço, a gente consegue se distanciar e tirar aquelas pessoas daquela realidade, todo mundo que está dentro daquele ambiente. A gente imagina que consegue por alguns instantes aliviar a dor ou então tirar aquelas pessoas dali.”
Para a dona de casa, Márcia Oliveira, que está com a filha de um ano e dez meses internada no INC há um mês, os palhaços melhoram o ambiente do hospital. A filha dela já passou por quatro cirurgias no coração, mas mesmo assim consegue dar boas gargalhas quando recebe a visita dos palhaços: ”Hoje o doutor brincando com ela aqui tinha um palhacinho na beirada da cama dela e ele falou: ‘olha o palhacinho’ e ela falou o nome do palhaço que veio e ela esteve com ele semana passada, ela não esqueceu o nome dele. Isso faz muito bem, ela ficou muito feliz e eles foram embora e ela: ‘quer palhaço, mamãe, quer palhaço, mamãe’. Então é muito bom!”
Segundo a terapeuta ocupacional do INC, Márcia de Faria, os palhaços diminuem a dor e o sofrimento da criança: ”Eles têm uma linguagem toda própria, uma linguagem do reino da fantasia, fazem aquelas besteiras e as crianças riem e se identificam muito com os palhaços e isso ajuda as crianças a ponderarem a internação, a não ficaram com aquela associação imediata de hospital dor, hospital sofrimento. O hospital é além da dor, além do sofrimento, é apostar numa melhora.”
Inaugurado há 40 anos, o Instituto Nacional de Cardiologia é referência do Ministério da Saúde no tratamento e cirurgia de doenças graves do coração.
Ouça a matéria da Web Rádio Saúde
Fonte: Hortência Guedes / Web Rádio Saúde

As inscrições estão abertas para o XIV Seminário de Nutrição em Saúde

 http://crhsmerjecoando.blogspot.com/
As inscrições estão abertas para o XIV Seminário de Nutrição em Saúde:

Comunicado S/ACS de 11/10/2012 (D.O. Rio nº 143 de 11/10/2012 – p. 64).
As inscrições estão abertas para o XIV Seminário de Nutrição em Saúde Coletiva: Tendências e Desafios, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil. A atividade acontece no dia 28 de novembro no Instituto de Nutrição Annes Dias (INAD), em Botafogo. A participação é gratuita e os interessados devem acessar o site www.rio.rj.gov.br/web/smsdc até o dia 25/11. As vagas são limitadas. Os profissionais da área que desejarem enviar trabalhos devem acessar o formulário de submissão de resumos no site. Este ano a atividade abordará os conflitos de interesses na relação público e privado em alimentação e nutrição em Saúde Coletiva e os desafios da nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis. A atividade ocorrerá no INAD e contará com a participação de profissionais do Instituto Nacional do Câncer, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Ministério da Saúde. Para mais informações, basta enviar e-mail para seminarioinad2012@yahoo.com.br.
(Publicado no Ecoando n.º 22 - 2012)